sábado, 2 de julho de 2011

Justiça: Vale pagará R$ 800 mil por 'lista suja' de empregados

A Vale foi condenada pela Justiça a pagar R$ 800 mil por ter pressionado empresas terceirizadas e contratadas a dispensar ou não admitir pessoas que já entraram com processos trabalhistas contra a mineradora, criando uma "lista suja" de candidatos. O dinheiro será revertido para o Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT).

A acusação foi feita em agosto de 2006 na 12ª Vara do Trabalho de Vitória (ES) pelo Ministério Público do Trabalho da 17ª Região (ES). A Vale recorreu à quinta turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que não aceitou o recurso da empresa.

Em sua decisão, o ministro do TST e relator do processo, Emmanoel Pereira, afirmou que "a denúncia diz que a recorrente (Vale) exercia pressão para que as empresas terceirizadas e contratadas dispensassem esses empregados ou impedissem sua contratação. E a denúncia está devidamente provada". O ministro afirmou ainda que a conduta da empresa foi "uma violência contra as normas protetivas do trabalho".

A empresa Vale foi procurada, mas até o momento da publicação desta nota ainda não havia se posicionado. (Fonte: O Documento)

Um comentário:

Valter Desiderio Barreto disse...

Boa noite meu amigo jornalista Waldir Silva!

Mais uma vez a Vale dar um péssimo exemplo de sua truculência contra os pequenos e humildes trabalhadores, obrigando a Justiça reconduzí-la a sua insignificância diante do valor do ser humano (que não tem preço) punindo-a aplicando-lhe uma punição ainda modesta em forma de moeda corrente no país, para mostrar a mesma que independente do seu poderio econômico, ela não está acima do bem e do mal.

A discriminação da Vale contra os humildes é visceral, não tem remédio, constatamos isso a cada ano que convivemos com a mesma aqui no município de Parauapebas.

Ela só está preocupada em robustecer a sua conta no banco com os lucros exorbitantes auferidos da nossa riqueza mineral que ela exporta para o exterior.

Para ela qualquer meio justifica o fim de seus lucros fáceis, até mesmo recusar pagar ao município de Parauapebas o que ela deve.

Ao invés dela pagar o que deve ao município, se presta a fazer denúncia em revista de grande circulação contra o gestor municipal Darci Lermen de desvio de verba pública, ao invés de denunciar os Vereadores do município que são os legítimos representantes do povo e que foram eleitos exatamente para fiscalizar o poder executivo e exigir do mesmo transparência no trato com a coisa público, tendo o poder até de destituir o mesmo caso seja necessário.

Prefeito não governa um municipio sosinho, ele governa em parceria com o Legislativo, os erros que praticar frente a administração os Vereadores devem responder solidariamente com o chefe do executivo.

A Vale só convoca a população para audiência pública quando é de interesse dela, mas quando a população deseja algo dela, ela se esquiva e não dá a mínima para os interesses da comunidade aonde ela está instalada extraindo as riquezas do município, acumulando grandes bônus, e nos deixando só com o ônus assim como aconteceu com Itabira e outras regiões do nosso país.

Graças a Deus e a minha persistência juntamente com minha esposa, hoje sou uma referência mundial no aproveitamento de caroços de açaí para confeccionar diversos produtos como cadeiras, mesas, armários, tapetes, jarros e tantos outros objetos conforme já foi divulgado na grande mídia, como na TV Liberal no programa "É do Pará", na TV Cultura do estado do Pará, na RBA, afiliada a Band, na Globo News, sendo o nosso trabalho premiado a nível estadual pelo Sebrae.

Procuramos a Vale através de seu representante na Serra dos Carajás para firmarmos parceria com o o objetivo de capacitarmos pessoas que estão fora do mercado de trabalho no município de Parauapebas, ministrando-lhes curso de confecção de artefatos de grãos de açaí abrindo assim porta de trabalho e renda para os mesmos, no final do ano passado, fomos orientados pelo funcionário da empresa a enviar-lhe material que mostrava nossos produtos, providenciamos dois vídeos das matérias que foram veiculadas nas duas emissoras de televisão acima citadas e enviamos para o cidadão de nome Luiz Veloso através do escritório da Vale em Belém que após assistir os vídeos enviou-nos uma mensagem via e-mail, comunicando-nos que breve faria-nos uma visita ao nosso ateliê e até hoje nunca nos deu uma satisfação.

Não pedi nada a Vale para mim, apenas solicitei uma parceria com a mesma, para abrirmos portas de trabalho e renda para pessoas que se encontram fora do mercado de trabalho em Parauapebas.


Valter Desiderio Barreto - Escritor e Artesão. e-mail valterbt@gmail.com Cel. (91) 81751369.