segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ninho de PVC para papagaio

Pesquisadores brasileiros estão experimentando fazer ninhos com tubos de PVC para aumentar as chances de reprodução e multiplicação do papagaio chauá (Amazona brasiliensis).

O papagaio chauá é uma espécie que só é encontrada em um lugar do mundo: uma pequena faixa litorânea que vai do sul de São Paulo ao norte de Santa Catarina.

O ninho sintético também é mais resistente do que o natural, e protege melhor tanto os ovos quanto os filhotes. A tática foi adotada por pesquisadores da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS).

No censo deste ano, realizado em maio, foram contados 5.099 indivíduos da espécie. Isso indica que o número vem se mantendo estável em relação aos anos anteriores. Embora não seja uma população muito grande.

Os pesquisadores agora querem saber se os ninhos artificiais são tão bons para chocar os filhotes quanto os naturais. Uma questão essencial é a temperatura, que precisa ser adequada para chocar os ovos.

Com apoio da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, os técnicos da equipe estão instalando termômetros em ninhos naturais e em artificiais de PVC e madeira para verificar se existe diferença significativa de temperatura interna entre eles.

Entre 2003 e 2009, os biólogos instalaram 80 ninhos artificiais. Nesse período, nasceram 105 filhotes.

Nenhum comentário: