quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Variante do HIV aumenta mistério

Cientistas europeus descobriram uma nova linhagem de "HIV" e a associaram a gorilas. Não se sabe quando e como foi contraída pela primeira vez por um ser humano.

Trata-se da primeira vez que cientistas identificam um caso de transmissão de um vírus de imunodeficiência de um gorila para seres humanos. Todas as linhagens conhecidas do vírus HIV são associadas a vírus de chimpanzés que sofreram mutações e originaram microorganismos capazes de infectar seres humanos. A explicação mais provável para o surgimento do novo vírus é que ele seja resultado do abate de gorilas para consumo da carne.

Outra possibilidade é que o vírus tenha surgido em chimpanzés, transmitido para gorilas e só depois passado para seres humanos.

O novo vírus foi isolado em 2004, mas sua identificação só foi concluída recentemente, apresentada num artigo na revista "Nature Medicine". O vírus foi encontrado em amostras do sangue de uma mulher de 62 anos, logo após esta chegar a Paris, proveniente da República de Camarões, na África. A mulher não manifestou qualquer sintoma específico da Aids. Porém, relatou ter começado a perder peso em 2003 e ter sofrido vários episódios de febre.

Os autores do estudo acreditam que a mulher contraiu o vírus em relações sexuais. Ela contou que teve vários parceiros em seu país, mas não sabe se algum deles tinha Aids. Para os cientistas, outras pessoas foram contaminadas em Camarões e o caso da mulher não seria o primeiro. (Fonte O Globo)

Nenhum comentário: