segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Mais 10 dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade

14 – Muito luxo produz muito lixo. Pense antes de sair comprando tudo o que aparecer pela frente. Com essa atitude, você vai fazer a diferença, combatendo o desperdício, diminuindo a montanha de embalagens descartadas e, de quebra, espantando as dívidas.

15 – Leve o campo para dentro de sua casa ou apartamento em plena cidade grande: cultive uma pequena horta em vasos ou mesmo num cantinho do quintal. Além de higiene mental, você colherá ervas, condimentos e hortaliças frescas diretamente da terra.

16 – Não asfixie suas plantinhas com adubos químicos. Restos de alimentos que você despeja na lixeira são bons fertilizantes orgânicos. Parece incrível, mas espalhar casca de ovo, de fruta e de legume, pó de café, saquinho de chá e pão velho nos vasos ajuda a deixar as plantas mais fortes e bonitas.

17 – Sofrer em engarrafamento para ir ao banco e depois testar a paciência numa fila interminável são coisas do passado. Faça uso da tecnologia, colocando em dia todas as suas transações financeiras pela internet, sem sair do conforto de casa.

18 – Que tal fazer compras caminhando até o mercadinho perto de sua casa ou divertir-se indo à feira a pé toda semana? Vá lá, pode ser que um ou outro produto esteja um pouco mais caro que naquele hipermercado de sua preferência. Mas pense na economia de combustível e de paciência que você terá sem precisar procurar vaga no estacionamento lotado.

19 – Prefira consumir produtos locais e de estação. Eles não precisam ser transportados de longa distância e, por isso, a emissão de carbono e de poluição é mínima. Saiba que a última moda nos melhores restaurantes da Itália é o “cardápio 0 km”. Eles servem apenas pratos feitos com ingredientes provenientes de produtores da vizinhança.

20 – Pare e pense bem antes descartar todos aqueles objetos que já não interessam mais a você. Que tal doá-los a alguma entidade assistencial? Pode ter certeza: esse material que está apenas ocupando espaço em sua casa certamente será útil para muita gente.

21 – “Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente”, aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades.

22 – Lute para que a companhia onde você trabalha adote atitudes mais sustentáveis. Pressione para que a direção da empresa tome medidas de economia de energia elétrica, água e materiais de consumo. Bem, se você não conseguir mudar nada, pense seriamente em mudar de emprego. Afinal de contas, você não precisa de chefe para ser bom cidadão.

23 – A quantas reuniões rápidas você já teve de ir depois de enfrentar horas no trânsito para ir e voltar? Às vezes é possível resolver isso por telefone ou em programas de comunicação on-line de seu computador. Continua.
Fonte: Manual de etiqueta Planeta Sustentável (http://www.planetasutentavel.com.br/)

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem 50 milhões de brasileiros passando fome.Esse manual devia se chamar os 10 Mandamentos da Hipocrisia.Devem ter sido escritos por um desses executivos das multinacionais que ganham R$ 1 milhão por mês e pedem para demitir uma Ministra que gastou R$ 400 num Free Shop.