quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Fórum Social Mundial 2008: um dia de mobilização e ação em todo o planeta

No próximo sábado (dia 26), milhares de pessoas ao redor do planeta irão marchar, protestar, celebrar e promover discussões em vilas, zonas rurais e centros urbanos em centenas de ações descentralizadas e auto-organizadas.
A previsão é de uma semana de mobilização, culminando no Dia de Mobilização e Ação Global, para mostrar que um outro mundo é possível.
Nestes mesmos dias, o "velho" mundo se encontrará em Davos (Suíça) para o Fórum Econômico Mundial, reunindo seus economistas e especialistas, suas ideologias e técnicas que produzem violência, exploração, exclusão, pobreza, fome e catástrofes ecológicas, privando a humanidade de seus direitos fundamentais e esgotando os recursos naturais da terra.
O Fórum Social Mundial é um espaço aberto ao encontro de movimentos sociais, redes, Ongs e outras organizações da sociedade civil que pretendem levantar questões, debater idéias, formular propostas, compartilhar experiências e construir redes de articulação para ação concreta.
Esses movimentos se opõem ao mundo dominado pelo capital e por todas as formas de imperialismo e dominação.
Desde o primeiro encontro, em 2001, o Fórum Social Mundial se tornou um processo permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais.
Nos últimos sete anos, os fóruns sociais mundiais aconteceram sempre no final de janeiro em diferentes lugares do planeta, e esse espírito de diversidade continuará a ser refletido nas atividades planejadas para o Dia de Mobilização e Ação Global de 2008.
O site www.wsf2008.net é a principal ferramenta para articulação dos participantes do fórum descentralizado de 2008. Convide seus amigos e parceiros para se inscrever no site, contribua com os Espaços de Ação, apresente sua atividade, publique vídeos e notícias e conecte a sua ação com outras.

Nenhum comentário: