terça-feira, 23 de outubro de 2018

Horário de verão inicia no dia 4 de novembro e vai até 17 de fevereiro


A partir da meia-noite do dia 4 de novembro os relógios brasileiros serão adiantados em uma hora nos estados em que o horário de verão é válido.
Este ano o horário de verão começa mais tarde por conta das eleições. Embora tenha sido cogitado um segundo adiamento do início do horário de verão para o dia 18 de novembro (com o objetivo de não interferir com o Exame Nacional do Ensino Médio-Enem), este não se concretizou.
O horário de verão consiste no adiantamento do relógio durante as estações do verão e primavera, onde os dias são mais longos. O objetivo é ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo as pessoas aproveitarem mais a iluminação natural do sol.
Quando o horário de verão chegar ao fim, em 17 de fevereiro de 2019, os relógios devem ser atrasados em uma hora.
O horário de verão surgiu pela primeira vez no Brasil com o Decreto de Lei nº 20.466, de 1º de outubro de 1931, estipulando o adiantamento do relógio em uma hora em todos os estados do território brasileiro. Atualmente, os estados da região Norte e Nordeste não participam do horário de verão.
O horário de verão existe atualmente em 30 países. A grande exceção são os países localizados na faixa equatorial, onde não existem variações de estações e o clima mantem-se o mesmo em quase todo o ano. (Fonte: Calendarr)

Nenhum comentário: