segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Anatel quer prioridade na ampliação de acesso à banda larga

O novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, colocou a ampliação do acesso aos serviços de telecomunicações como uma prioridade do seu mandato, que vai até 4 de novembro de 2018. Estimativas da Anatel apontam que 75% das residências do país não têm acesso à banda larga.
Para Juarez Quadros, esse número se deve, em parte, à falta de cobertura dos serviços em regiões mais afastadas dos grandes centros. O desafio, segundo ele, é lutar pela universalização do acesso à banda larga no Brasil.
"Nos grandes centros urbanos há uma gama de serviços prestados: telefonia móvel e fixa, banda larga, conexão em 3G e 4G. Mas ainda há muitos locais sem acesso a todas essas tecnologias. Precisamos mudar isso e levar as telecomunicações para todos os cantos do Brasil", destacou.
A qualidade do serviço prestado ao consumidor é outra preocupação do novo presidente da Anatel, que vê na satisfação do usuário o principal parâmetro de medição.
"O consumidor tem que ter a percepção de que o serviço prestado é de qualidade. Não é por meio de avaliações técnicas, baseadas em critérios técnicos pré-estabelecidos que vamos medir a qualidade do serviço. O ideal é saber como o consumidor quer ser atendido e vamos buscar essa integração", afirmou Juarez Quadros.
Ele lembra que a rede brasileira de telecomunicações é a quinta maior do mundo, com uma participação de 4% no Produto Interno Bruto (PIB) do país. (Fonte: Agência CT)

Nenhum comentário: