terça-feira, 22 de novembro de 2011

Agentes do DMTT multam veículos estacionados em calçadas

Fotos: Ronaldo Modesto e Waldyr Silva

Seguindo exemplo de outras cidades em franco desenvolvimento, Parauapebas, hoje com uma população estimada em 180 mil habitantes, vem passando por uma situação bastante preocupante para os órgãos que regulam o trânsito nas ruas da cidade.

Com ruas estreitas, principalmente no centro da cidade, e a falta de planejamento na hora de construir o imóvel com garagem, muitos donos de veículos vêm estacionando diariamente seus carros nas calçadas, dificultando a passagem dos pedestres e consequentemente violando o Código Brasileiro de Trânsito.

A falta de garagem particular nas residências e em condomínios, e também a falta de estacionamentos privados na cidade, fazem com que os motoristas estacionem seus veículos sobre os passeios da rua, no intuito de deixar a pista de rolamento livre para o tráfego e proteger o carro de eventual vandalismo.

MULTAS
Na manhã do último sábado (19), uma equipe de reportagem acompanhou uma guarnição do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) na Rua B, no trecho entre as ruas 10 e 11, Bairro Cidade Nova, que em poucos minutos multou uma dezena de veículos estacionados nas calçadas do citado perímetro.

Em declaração ao Jornal, o agente de trânsito Júlio César, do DMTT, informou que a punição para quem estaciona veículo nas calçadas das ruas consta no art. 181, inciso VIII, do Código Brasileiro de Trânsito, com multa de natureza grave, no valor de R$ 127,00, e desconto de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

No momento em que os agentes de trânsito emitiam a guia de multa e colocavam uma via sob o limpador de pára-brisa do veículo, nenhum proprietário do carro multado apareceu para se reportar com os guardas de transito ou mesmo falar com a reportagem.

Indagado sobre a eventual recorrência por parte do proprietário do carro multado, Júlio César respondeu que é um direito de todo cidadão recorrer de ampla defesa para responder ou não sobre a infração sofrida, de acordo com as leis sobre trânsito.

O agente do DMMT informou que este tipo de infração vem sendo combatido diariamente pelo órgão fiscalizador de trânsito no município, mas, por causa do pequeno número de agentes, a situação vem se agravando na cidade, com uma quantidade muito grande de veículos estacionados nas calçadas.

Só no período das 7 às 10 horas da manhã do último sábado (19), de acordo com Júlio César, a guarnição do DMTT já havia multado 30 veículos estacionados na calçada das ruas de Parauapebas.

Nenhum comentário: