sábado, 12 de novembro de 2011

Plebiscito: argumentos do ‘Sim’ e do ‘Não’ se divergem em debate

Fotos: Bariloche Silva
Público no Ceup

João Salame: sim

Zenaldo Coutinho: não

Imprensa na Acip
Parauapebas vivenciou um momento histórico na luta pela criação dos estados de Carajás e Tapajós, com um debate entre pró e contra a divisão do Estado do Pará. O evento ocorreu na última quarta-feira (9), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

Autoridades, políticos, estudantes, profissionais de imprensa e populares em geral compareceram para ouvir os argumentos de defesa pela criação de Carajás, apresentados pelo deputado estadual João Salame (PPS), e contrário, pelo deputado federal Zenaldo Coutinho (PSBD-PA).

Com o tema “O plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará: reflexões sobre como e por que ‘Sim’ ou ‘Não’”, o debate faz parte de um programa da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) denominado “Um quarto de conversa”.

Durante o encontro, foram debatidas as diferentes perspectivas que envolvem o plebiscito que irá decidir, no próximo dia 11 de dezembro, a possível separação do Estado do Pará e a criação dos estados do Tapajós e de Carajás.

Zenaldo Coutinho, presidente da “Frente em defesa do Pará”, e João Salame, titular do “Comitê Sim”, tiveram tempo de 30 minutos (cada), com participação do público presente, por meio de perguntas e argumentos apresentados aos deputados.

No final, os populares demonstraram mais interesse nas colocações do deputado João Salame a favor da criação do Estado do Carajás. Porém, Zenaldo Coutinho teve a oportunidade de apresentar as colocações contrárias.

Na oportunidade, João Salame disse que o governador Jatene não faz mais por esta região porque o estado está quebrado, e que a criação de Carajás e Tapajós, economicamente, será a solução para o povo que vive nessas regiões.

Por sua vez, Zenaldo Coutinho tentou mostrar a inviabilidade da criação dos novos estados, fazendo “uma viagem” sobre a história da economia do estado, mas não logrou êxito, tendo em vista a contundência dos fatos que foram colocados pelo seu oponente.

Frente a frente com uma plateia que sente na pele a ausência do governo e é praticamente 100% a favor da criação do Estado de Carajás, foi praticamente impossível Zenaldo não ser vaiado.

Campanha do “Sim”
Na tarde da última quinta-feira (10), membros da coordenação da Campanha do “Sim” em prol do Estado de Carajás reuniram com a imprensa local para deliberar sobre várias atividades relativas à campanha do plebiscito de 11 de dezembro.

Os coordenadores do movimento discutiram com os repórteres massificação da campanha do “Sim”, realização de um evento de massa para mobilização da sociedade de Parauapebas, organização de uma grande carreata na cidade e a elaboração de um calendário de atividades até o dia do plebiscito.

Ficou acertada a realização de uma grande plenária no dia 18 à noite, possivelmente na Praça de Eventos, e no dia seguinte uma carreata nos principais bairros da cidade, com distribuição de informativos sobre a importância de se votar sim no dia 11 de dezembro. (Bariloche Silva/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: