quinta-feira, 10 de março de 2011

Carnaval encerra com protesto contra secretário de Cultura




































O desfile das escolas de samba Acadêmicos do Liberdade, Sol Nascente e Eles e Elas, ocorrido na noite da última terça-feira (8) em Parauapebas, foi marcado por protesto promovido pelos carnavalescos das três agremiações contra o secretário municipal de Cultura, Cláudio Felipeto Feitosa.

Durante o desfile, os carnavalescos gritavam em protesto palavras de ordem como “Fora, Cláudio” e “Não deixe o samba morrer” e exibiam na avenida vestimentas na cor preta e fantasias mal-acabadas, alegando que a verba repassada às escolas de samba não chegou a tempo de os foliões aprontarem as fantasias e carros alegóricos.
As escolas Acadêmicos do Liberdade, Sol Nascente e Eles e Elas, juntamente com a Mocidade Independente do Primavera, estavam previstas na programação oficial de carnaval para se apresentar ao público no domingo (5), mas somente a última desfilou, ficando as outras três para se apresentar na última terça-feira (8), quando fizeram o protesto.
Ouvido pela reportagem, Cláudio Feitosa se limitou a dizer que sempre foi cordato com os carnavalescos, que este ano fizeram tudo para que a festa não tivesse o brilho que teve. “Apesar de os dirigentes das três escolas de samba fazerem tudo para me achincalhar, há males que vêm para o bem”, deixou o aviso no ar.
CARNAVAL 2012
O secretário municipal de Cultura aproveitou para revelar à reportagem que o carnaval do próximo ano já começa a ser organizada a partir da próxima segunda-feira (14), quando os blocos e escolas de samba interessados em participar dos desfiles oficiais deverão realizar a pré-inscrição até o final do mês.
Segundo Cláudio Feitosa, no carnaval de 2012 será estabelecido um número limite de blocos para os desfiles oficiais e criado um circuito de blocos com a utilização de trio elétrico. Toda escola de samba deverá estar legalizada (inscrição no CNPJ etc.) para acessar recursos públicos.
As escolas de samba deverão seguir critérios a serem estabelecidos até 8 de abril de 2011, num cronograma que prevê datas para apresentação pública de sinopse do enredo, pesquisa para desenvolvimento do enredo, apresentação do samba enredo e descritivo da estrutura que a escola propõe para contar sua “história” na avenida.
“O repasse da subvenção às escolas obedecerá a critérios como número de brincantes inscritos (serão estabelecidos limites mínimo e máximo de brincantes) e cumprimento de etapas estabelecidas”, explica o secretário, adicionando que o primeiro repasse acontecerá até 15 de dezembro de 2011, e será complementado em duas novas datas, em janeiro de 2012, sempre condicionado ao cumprimento de metas.
Os critérios de julgamento das escolas e blocos serão elaborados pela Secult e levado à consulta pública para aprovação das agremiações devidamente cadastradas e aprovadas. Uma lista de jurados será apresentada às agremiações e deverá ser aprovada por maioria absoluta.
A Secult, por intermédio da sua Escola de Artes Visuais e do Departamento de Artes Cênicas, voltará a oferecer oficinas de formação de mão de obra necessárias à produção carnavalesca, tais como produção de adereços, alegorias e carros alegóricos, confecção de fantasias e um pequeno curso sobre a história das escolas de samba no Brasil.
Por sua vez, a Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique oferecerá, no segundo semestre de 2011, oficina para a formação de bateria de escola de samba. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: