quinta-feira, 1 de junho de 2023

COLUNA LINHA CRUZADA 01-06

Depois de umas “férias” de longos quatro meses, a coluna Linha Cruzada, finalmente, volta a ser publicada no Blog do Waldyr (http://blogdowaldyr.blogspot.com/), no Instagram (@waldirsilva13) e no Portal Pebinha de Açúcar (https://pebinhadeacucar.com.br/), agora, todas as quintas-feiras.

Só lembrando que, tão logo o prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen, exonerou o secretário municipal de Saúde, Gilberto Regueira Alves Laranjeiras, em 19 de maio, foi criada a Comissão Especial de Acompanhamento e Intervenção Administrativa na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para resguardar a continuidade dos serviços essenciais no Hospital Geral de Parauapebas, nas unidades de pronto atendimento e nos demais setores do órgão, pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Composta pelos servidores públicos Alex Pamplona Ohana (coordenador), Evaldo de Almeida Fidelis, Jobervan Augusto da Silva, Natacha Flora Alves de Moraes, Paulo de Tarso Ribeiro Vilarinhos, Seanne Rodrigue da Silva e Teobaldo Moreira Correia Neto, a comissão tem ainda a responsabilidade de instaurar processo administrativo para apurar eventuais irregularidades a serem identificadas em decorrência da descontinuidade dos serviços essenciais na Semsa.

A Prefeitura de Parauapebas publicou edital no Diário Oficial do Município de terça-feira (30), convocando candidatos aprovados em concurso público de 2022 para o cargo de professor do quadro de pessoal efetivo de nível superior.

Os futuros servidores devem comparecer à Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), localizada na Rua Tiradentes, s/nº, esquina com Av. Tancredo Neves, no Bairro Rio Verde, no dia 12 de junho de 2023, conforme cronograma de habilitação que ficará disponível no site da prefeitura (https://parauapebas.pa.gov.br/concursos-de-parauapebas/concurso-01-2022/), munidos de cópia legível dos documentos, das certidões e da via original dos exames, conforme Edital nº 01/2022.

Com a chegada do mês de junho, as agremiações de quadrilhas juninas aceleram os ensaios para participar do tão esperado e tradicional Festival Junino Jeca Tatu, que desde a pandemia do coronavírus não vinha sendo realizado em Parauapebas.

De acordo com a organização do evento, o festival terá início no dia 28 de junho, a partir das 15 horas, com concentração das 27 quadrilhas da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) na praça do Bairro Guanabara e trajeto de carroças até a Praça de Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, na antiga Praça dos Metais, onde os grupos de quadrilhas vão se apresentar durante cinco noites.

A exemplo de anos anteriores, a 19ª edição do Festival Junino Jeca Tatu vai continuar com os competitivos concursos de miss diversidade, miss caipira e casal de noivos, movimentando as torcidas em todos os cantos da cidade.

O cartório da 106ª Zona Eleitoral de Parauapebas comunica algumas alterações nos locais de votação: as seções eleitorais 0296 e 0323, que funcionavam na Escola Maria Machado, foram transferidas para a Escola Pingo de Gente, localizada na Av. Mato Grosso nº 83, Bairro da Paz; as seções 0295 e 0307, que funcionavam no prédio do INSS, foram remanejadas para a Escola Dalmo Tenório, na Rua do Contorno, s/nº, no Residencial Alto Bonito.

Já as seções 0299 e 0314, instaladas no Colégio Adventista, vão funcionar na Escola Deisy Lorrena, localizada na Rua Bela Vista nº 258, Bairro Novo Brasil; e as seções 0036, 0037, 0038, 0039, 0040, 0041, 0042 e 0286, que funcionavam na Escola Infantil Moranguinho, foram transferidas para o Instituto Federal do Pará (IFPA), localizado na Rua F, Bairro União.

Localizado na Rua D, entre as ruas 6 e 8, no Bairro Cidade Nova, o órgão eleitoral continua realizando coleta e atualização de cadastros biométricos, mudança de local de votação dentro do município, revisão de dados, transferência de domicílio eleitoral vindo de outro município e alistamento eleitoral a partir dos 16 anos de idade. Para consultas via celular ou whatsapp, o interessado pode utilizar o contato 91 98412-2690, ou o e-mail zona106@tre-pa.jus.br.

A partir desta quinta-feira, 1º de junho, o expediente nos setores administrativos da Prefeitura de Parauapebas passa a ser das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas.

O novo horário de atendimento é referente ao Decreto nº 531, de 18 de maio, que revoga o Decreto nº 1023, de 9 de agosto de 2019, passando a vigorar a jornada de trabalho estabelecida para os servidores públicos na Lei Municipal nº 4.230/2002.

A Academia de Letras de Rondon do Pará e Região (Alerpre) realiza neste sábado (3), a partir das 19h30 na Câmara Municipal de Parauapebas, sessão solene para deliberar sobre produção literária, artística e cultural, além de prestação de homenagem a escritores e artistas plásticos de Parauapebas.

Até a próxima semana.

Nenhum comentário: