quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Cinco alimentos que não devem ser guardados na geladeira

Costumamos usar a geladeira para prolongar o tempo de validade de alguns produtos e alimentos. Porém, nem tudo pode ser armazenado lá. A geladeira é uma grande aliada quando falamos em conservação de alimentos. No entanto, você sabia que nem todo alimento pode ser guardado lá?

De acordo com a nutricionista Verônica Laino, quando você chegar do supermercado não vale sair colocando tudo na geladeira, porque alguns alimentos devem ser armazenados fora dela para que não percam suas propriedades.

Para entender quais são os melhores métodos de conservação, é preciso que você conheça as propriedades dos produtos e como elas se comportam. Veja quais são os itens que podem acabar se deteriorando mais rapidamente ao serem armazenados em baixas temperaturas 

1. Batata

Apesar de poder parecer surpresa para muita gente, a batata é um dos alimentos que não devem ir para a geladeira, porque possui propriedades que indicam que o armazenamento em temperatura ambiente é a melhor opção. Quando a batata vai para a geladeira, o amido se modifica, aumentando sua facilidade de absorção. Dessa forma, os que estão em processo de reeducação alimentar não ficam tão satisfeitos. Portanto, mantenha as batatas em local fresco, seco, arejado e longe do sol.

2. Alho

Se você colocar o alho na geladeira, fazer com que ele amoleca e o processo de deterioração aconteça mais rapidamente. Você pode conservá-lo em um local fresco e sem luz solar. Entretanto, se em conserva ou picado, você pode o colocar na geladeira dentro de um pote de vidro coberto com azeite.

3. Tomate

Por causa de seu aspecto físico, o tomate deve ficar fora da geladeira e em local com circulação de ar, porque, se refrigerado, ele passa a ter um aspecto farinheiro e desagradável, podendo perder sua cor. A dica é, ao ir ao supermercado, não selecione apenas tomates maduros. Compre também aqueles que ainda irão amadurecer em alguns dias, pois isso fará com que você sempre tenha tomates frescos e saborosos.

4. Pão

Às vezes, colocamos o pão na geladeira justamente para prolongar seu tempo de vida, já que não conseguimos consumi-los frescos. Porém, ao fazer isso, o pão perderá seu aspecto macio. Quando não conseguir comer todo o pão antes de seu vencimento, basta congelar as fatias separadamente e, depois, levá-las em uma torradeira. Dessa forma, este item ficará com aspecto de fresco e perfeito para o consumo.

5. Cebola

Outro alimento que altera suas propriedades quando refrigerado é a cebola. Apesar de tendermos a colocar o que sobra dela na geladeira, além dela ser responsável por um cheiro forte que pode passar para outros alimentos, a cebola não gosta de ambientes frios e úmidos. Por isso, as armazene em locais frescos e de boa circulação de ar. Caso ela esteja começando a brotar, descasque, pique e congele para que, assim, ela dure pelo menos mais 30 dias no congelador.

Fonte: https://pronatec.pro.br/nao-pode-guardar-estes-4-alimentos/

Nenhum comentário: