quarta-feira, 17 de agosto de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA (17-08)

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (16), os vereadores aprovaram 16 proposições: uma indicação de autoria de Josemir Santos (Pros), outra de Elias da Construforte (PSB), uma de Leandro do Chiquito (Pros), outra de Léo Márcio (Pros) e duas de cada um dos vereadores Joel do Sindicato (PDT), Zé do Bode (MDB), Eliene Soares (MDB) e Josivaldo da Farmácia (PP); e um projeto de lei de Eliene Soares, um do Poder Executivo e dois de Ivanaldo Braz (PDT).

Teve início nesta terça-feira a campanha dos candidatos que vão concorrer a cargos eletivos nas eleições deste ano. O candidato a deputado estadual Ivanaldo Braz, atual presidente da Mesa Diretora do Legislativo local, realizou adesivação de carros e lançou oficialmente sua candidatura rumo à Assembleia Legislativa do Pará.

Encerrado o prazo para as inscrições de chapa, o Estado do Pará terá nove candidatos concorrendo ao governo, oito ao Senado, 299 disputando 17 vagas para deputado federal e 619 na briga pelas 41 vagas para deputado estadual.

No total, candidataram-se 143 empresários, 51 advogados, 40 deputados, 39 policiais militares, 37 professores de ensino médio, 33 administradores, 27 vereadores e 161 que se registraram na categoria outros. 66% das candidaturas foram solicitadas por homens e 34% por mulheres. 

Os candidatos ao Governo do Estado são Adolfo Oliveira (Psol-Rede), tendo como vice Vera Rodrigues; Cleber Rabelo (PSTU) – vice Benedita Amaral; Dr. Felipe (PRTB) vice Fernando Dourado; Helder Barbalho (MDB)vice Hanna Ghasan Tuma; Major Marcony (Solidariedade) – vice Nilo Rendeiro; Paulo Roseira (Agir) vice Murilo Monteiro; Shirley Rolim (Pros) – vice Ricardo Cunha; Sofia Couto (PMB) –  vice Luciano Bombeiro; e Zequinha Marinho (PL), que tem como vice Rosiane Eguchi.

Já os candidatos ao Senado são Beto Faro (PT), Delegado Jardel (Podemos), Elielton Lira (Avante), Flexa Ribeiro (PP), Gideon Miranda (Agir), Manoel Pioneiro (PSDB-Cidadania), Márcio Antônio Sabbá Corrêa (PMB), Mário Couto (PL), Paulo Castelo Branco (Pros), Professor João Santiago (PSTU) e Renata Fonseca (PRTB). 

No embalo dos concursos públicos neste segundo semestre, a Prefeitura de Parauapebas anuncia que estará publicando no dia 12 de outubro edital com oferta de 347 vagas de servidores, sendo 260 com contratação imediata e 87 para cadastro de reserva.

O concurso da prefeitura vai oferecer dez vagas para agente de combate às endemias, 142 de agente comunitário de saúde, 24 de agente de trânsito e transporte, duas para eletricista, fiscal de urbanismo e técnico de laboratório; seis para instrutor de informática, quatro para técnico em edificação, onze para técnico em segurança no trabalho, 77 para professor área I: ciclos iniciais; 45 para professor área I: creche; e 20 para professor área I: educação infantil.

Em sua décima edição, o CurtaCarajás abre as inscrições para sua mostra competitiva de filmes em curta-metragem. O festival, que acontece em Parauapebas, é uma importante janela de difusão das produções independentes de curtas brasileiros na Região Norte do país.

Realizado desde 2009, o festival teve uma pausa, devido à pandemia e outros motivos, não optando por fazer de forma virtual, e retornou em 2021 em edição especial. Este ano, o evento volta a ser realizado de forma tradicional e presencial, com sua mostra competitiva de curtas, trazendo mostras paralelas e outras atividades, como oficinas e palestras, com programação totalmente gratuita.

Na mostra competitiva serão aceitos filmes produzidos por realizadores brasileiros no gênero documentário, ficção e animação, com duração de até 25 minutos produzidos a partir de 2020.

As inscrições estão abertas e disponíveis no site www.curtacarajas.com.br. O regulamento também se encontra acessível com todas as informações. O festival acontecerá no período de 22 a 26 de novembro deste ano, em Parauapebas.

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou nesta terça-feira o Projeto de Lei nº 4/2021, de autoria do deputado Dr. Galileu, que institui campanha de conscientização contra o abandono de animais no Pará. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil hoje contabiliza 30 milhões de animais abandonados em todo o país.

O projeto cria um mês inteiro de trabalhos para a conscientização do abandono de animais e vai permitir que o Governo do Estado celebre convênios com as prefeituras e iniciativa privada, permitindo melhor divulgação e sensibilização da população. 

Segundo Dr. Galileu, a matéria visa intensificar, sistematizar e instituir campanhas para alertar a população sobre o aumento do número de animais em situação de abandono no Estado do Pará. "Temos meios de poder punir essas pessoas. Mas antes de punir, é importante que a gente eduque essas pessoas, para que não caiam nessa condição de abandono", frisou.

Com a aprovação do projeto de lei, fica o Poder Executivo Estadual autorizado a buscar parcerias e firmar convênios junto a entidades, empresas e demais órgão de iniciativa privada, para a execução de ações de conscientização da Campanha de Conscientização contra o Abandono de Animais. 

Até a próxima semana.

Nenhum comentário: