quarta-feira, 27 de julho de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA (27-07)

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parauapebas, à frente o vereador Ivanaldo Braz, está convidando a população para prestigiar a sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos de 2022, às 9 horas da manhã da próxima segunda-feira (1º).

Na sessão solene os vereadores não têm obrigação de apresentar projetos, requerimentos ou mesmo indicações, ficando o expediente apenas para pronunciamentos sobre os trabalhos a serem exercidos neste último período de sessão do ano legislativo.

Já no dia seguinte, terça-feira (2), também às 9 horas da manhã, ocorre a 20ª sessão ordinária de 2022, quando os parlamentares vão apresentar, discutir e votar proposições como indicações, requerimento e projetos de decreto legislativo, cuja pauta parcial já se encontra publicada do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), no Portal da Câmara (www.parauapebas.pa.leg.br).

E por falar em Legislativo, o ex-vereador Euzébio Rodrigues assumiu semana passada a coordenação da Usina da Paz, do governo estadual, instalada no Bairro Tropical, em Parauapebas, no dia 18 de maio deste ano.

Postulam vagas na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e na Câmara dos Deputados, por Parauapebas, os pré-candidatos Keniston Braga, Ivanaldo Braz, Júlio César Araújo, Aurélio Goiano, Flávio Veras, Cláudio Almeida, Gilson Fernandes, Gesmar Costa, Suely Guilherme, Evaldo Fidélis, Hipólito Gomes e outros.

Até agora, os nomes que estão realmente seguros com relação à disputa do pleito são de Keniston Braga, pré-candidato a deputado federal pelo MDB; Ivanaldo Braz, pré-candidato a deputado estadual pelo PDT; Suely Guilherme, pré-candidata a deputada estadual pelo PT; Evaldo Fidélis, pré-candidato a deputado estadual pelo Psol; e Hipólito Gomes, pré-candidato a deputado estadual pelo PSC.

O ex-candidato derrotado a prefeito de Parauapebas nas últimas eleições, Júlio César Araújo, propaga aos quatro cantos da cidade e região que é “pré-candidato a deputado federal do presidente Bolsonaro”. Mas nesta segunda-feira (25) o juiz Celso Quim Filho, titular da 106ª Zona Eleitoral de Parauapebas, condenou-o à inelegibilidade de oito anos por abuso de poder.

Júlio César foi candidato a prefeito de Parauapebas pelo PRTB nas eleições 2020 e respondia uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral ajuizada pela Coligação Parauapebas da Prosperidade por abuso dos meios de comunicação para fins eleitorais por justamente simular um evento, ou pelo menos sua versão, para capitalizar eleitoralmente.

Segundo consta nos autos, o então candidato Júlio César e equipe de campanha usaram de manipulação pública para obter vantagens eleitorais ao divulgar em redes sociais um suposto “atentado político”, embora não houvesse nenhuma prova ou investigação policial que levasse a essa conclusão.

“Ante o exposto, julgo PARCIALMENTE PROCEDENTES os pedidos desta Ação de Investigação Judicial Eleitoral por abuso de poder mediante o uso indevido dos meios de comunicação em relação aos investigados JÚLIO CESAR ARAÚJO OLIVEIRA e AMAURY LARA ROSA FILHO [candidato a vice-prefeito] e DECLARO a inelegibilidade dos mesmos pelo prazo de oito anos, nos termos do artigo 22, inciso XIV, da Lei Complementar 64/90. Por outro lado, absolvo o investigado Michel Neves Winter [marqueteiro da campanha], por ausência de provas de sua participação no atentado forjado”, finaliza a sentença.

A menos de um mês para os partidos registrarem suas candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é grande a movimentação de pré-candidatos em Belém para o Governo do Pará. Até agora, apresentam-se como pré-candidatos o senador Zequinha Marinho (PL), que lançou candidatura no último dia 20; Cleber Rabelo (PSTU), que ficou de lançar candidatura nesta terça-feira (26); Shirley Alves (Pros), com lançamento de candidatura marcado para esta sexta-feira (29); Felipe Augusto (PRTB), que marcou convenção para confirmação do nome em 5 de agosto; e o atual governador Helder Barbalho, cuja convenção está marcada para 5 de agosto.

Marcaram convenções para efetivação de nomes de candidatos ao Governo do Estado os partidos Agir, para o dia 30 de julho; e Psol, para 4 de agosto. Além de governador, são lançadas candidaturas também a senador, deputado federal e deputado estadual.

Da segunda quinzena de agosto até 48 horas antes da eleição fica liberado fazer comícios, distribuir material gráfico, propagandas pela internet e caminhada com apoiadores sem que seja quebrada a lei eleitoral.

O 1º turno do pleito deste ano será realizado em 2 de outubro. Assim, a partir do dia 30 de setembro até 24 horas depois da eleição, fica impedida qualquer propaganda. Caso necessário, o 2º turno ocorrerá no dia 30.

A cantora gospel Valesca Mayssa, 23 anos de idade, é uma das atrações musicais esperadas na programação de aniversário de 28 anos de Palmares Sul, a se apresentar nesta sexta-feira (29).

O Ministério Público Federal denunciou a empresa Equatorial à Justiça por crime ambiental e fraude, após ela ter construído três redes de distribuição de energia ilegais dentro da Terra Indígena Cachoeira Seca, do povo Arara, na região do Xingu, no Pará.

A denúncia contra a concessionária de energia elétrica foi apresentada à Justiça no dia 22 do corrente e divulgada nesta segunda-feira (25). O MPF pede que a empresa pague R$ 1,6 milhão por danos ambientais.

Até a próxima quarta-feira.

Nenhum comentário: