quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Conta de luz pode ter bandeira amarela ou até verde em dezembro

Devido aos índices de chuva no Brasil dentro da expectativa para o mês de novembro, a bandeira tarifária da conta de energia elétrica para dezembro dificilmente retornará para a bandeira vermelha, garantiu o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone. “Reverter, acho difícil. No pior estágio, seria manter a amarela”, avalia.
A Aneel pode inclusive analisar a possibilidade de adotar a bandeira verde no próximo mês.  O estudo levará em conta a melhora nos níveis dos reservatórios diante da quantidade de chuva no Brasil durante novembro.
Segundo André Pepitone, é preciso aguardar mais um pouco para avaliar alguns fatores que influenciam o modelo que determina a escolha da cor da bandeira.
Entre os fatores, estão o nível de armazenamento, o GSF - fator que mede o nível entre a energia produzida pelos geradores do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) - e a soma das garantias físicas deles. É com este fator que se avalia quanta energia será alocada em cada usina.
Conforme o diretor-geral, as chuvas estão boas e dentro das expectativas. Ainda assim, é preciso esperar, porque está no começo do mês, mas ele acrescentou que o prognóstico é bom.
“De acordo com o cenário hídrico que estamos vivenciando hoje, ele se apresenta favorável, mas temos que aguardar para não fazer um exercício de futurologia”, ponderou.
Pepitone estimou que após o dia 20 será possível ter uma sensibilidade com grande precisão para definir a cor da bandeira. O diretor-geral da Aneel participou do 8º Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira e do 14º Brazil Energy and Power, organizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro. (Fonte: Agência Brasil)

Nenhum comentário: