terça-feira, 19 de julho de 2016

HIV: 2,5 milhões de pessoas são infectados por ano no mundo

Dois milhões e meio de pessoas são infectados todos os anos no mundo com o vírus da aids (HIV), embora os tratamentos tenham reduzido a mortalidade provocada pela doença, adverte um estudo publicado nesta terça-feira (19).
A quantidade anual de novas infecções permaneceu relativamente constante neste nível preocupante de 2,5 milhões anuais na última década, segundo o relatório publicado pela The Lancet que compila dados de 195 países entre 1980 e 2015.
Seus resultados são anunciados em paralelo à conferência internacional sobre aids organizada na cidade sul-africana de Durban e destinada a avaliar os avanços contra uma epidemia que já matou 30 milhões de pessoas desde os anos 1980.
"Lança uma imagem inquietante da lentidão dos avanços na redução das novas infecções por HIV", advertiu Haidong Wang, da Universidade de Washington (Seattle, noroeste dos Estados Unidos), principal autor do estudo.
A situação pode se agravar devido ao estancamento do financiamento dos programas contra o HIV/aids.
"Será necessário, portanto, um aumento em massa dos esforços dos governos e dos organismos internacionais para alcançar os 36 bilhões de dólares necessários todos os anos para atingir o objetivo de colocar fim à aids até 2030", destaca Christopher Murray, da mesma instituição.
Segundo o relatório, 38,8 milhões de pessoas viviam com o HIV em 2015, um número que aumenta regularmente desde 2000, quando totalizavam 28 milhões. (Fonte: O Debate)

Nenhum comentário: