sábado, 1 de outubro de 2011

Parauapebas já tem área para construção de penitenciária

Ronaldo Modesto
A Prefeitura de Parauapebas acaba de doar ao Governo do Estado uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados para construção de uma penitenciária que vai funcionar como colônia agrícola, com regimes fechados e semi-abertos, disponibilizando 300 vagas para detentos de ambos os sexos.

A área doada pela prefeitura se localiza a 15 quilômetros do centro de Parauapebas, à margem direita da rodovia PA 160, sentido Canaã dos Carajás, nas proximidades do Distrito Industrial de Parauapebas, onde funciona hoje um viveiro de mudas de plantas da prefeitura.

No início da semana, o delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, acompanhado de agentes prisionais da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), visitou o local onde o Governo do Estado vai construir a penitenciária agrícola de Parauapebas.

De acordo com o delegado, o custo médio para construção do complexo penitenciário está orçado em R$ 2,5 milhões, cuja obra deve ser iniciada em meados do próximo ano, em parceria com o governo federal.

Segundo ainda Antonio Miranda, o Governo do Estado vai fazer também reforma e ampliação da carceragem municipal do Bairro Rio Verde, ainda este ano, construindo mais duas novas celas prisionais. Após a reforma e ampliação, a carceragem vai manter apenas os presos provisórios.

“Quando a penitenciária agrícola passar a funcionar na rodovia PA 160, a carceragem do Bairro Rio Verde deverá ser desativada ou mesmo transformada em delegacia de polícia”, adianta a autoridade policial. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: