quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Agentes de saneamento denunciam em Parauapebas desvio de função

Fotos: Waldyr Silva
Servidores no auditório da Câmara
Agente Gildásio Sousa

Vereadores prometeram estudar situação
Dezenas de servidores públicos municipais estiveram no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, na sessão ordinária da última terça-feira (19), denunciando que há 12 anos foram contratados pela prefeitura como agentes de saneamento, mas daquele tempo para cá tiveram a função desviada para o cargo de agente de endemias, sem nunca serem contemplados com a lei de cargos e salário do município, com a abertura de concurso público para eventual preenchimento de vagas.
Segundo o agente Gildásio Azevedo Sousa, um dos líderes do movimento, os agentes de saneamento cobram o cumprimento da Lei Federal 11.350, que dá aos servidores o direito a esse benefício, regulamentando o cargo de agente de endemias.
À reportagem da Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS, Gildásio Sousa revelou que ele e os demais agentes estavam ali na Câmara Municipal fazendo um apelo aos vereadores para que eles tentem sensibilizar o Poder Executivo a reconhecer as funções que eles exercem há mais de uma década para comunidade junto à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
“Com esse desvio de função, a gente perde vários benefícios que temos direito, como, por exemplo, o INSS, entre outras vantagens, pois no tempo de aposentaria não vamos poder provar que trabalhamos com produtos químicos e outros tipos de veneno”, lamenta o agente de saneamento.
Gildásio Sousa revela que durante todo este tempo os 60 agentes de endemias vêm correndo risco de sofrer alguma sequela por causa da manutenção de produtos químicos, ou mesmo até a morte, “pois nunca fomos submetidos a exames periódicos de saúde, como manda a lei”.
O servidor público conta ainda que a categoria já procurou o prefeito da cidade, conversou com os secretários municipais de Saúde e de Administração, mas obtiveram a resposta de que, por enquanto, não seria viável a criação do cargo de agente de endemias, porque demandaria muito custo financeiro, mas hoje já estariam pensando na possibilidade de estudar o problema.
“Diante desta situação, os vereadores estão nos prometendo que vão lutar em defesa de nossa causa. Por isso, estamos aqui ordeiramente, sem bagunça, na expectativa de sermos atendidos”, frisou Gildásio Sousa, garantindo que os manifestantes não iam radicalizar ou fazer algum tipo de greve, mas apenas buscar os direitos por meios legais.
PLEITO RECONHECIDO
Na impossibilidade de o secretário municipal de Saúde, Evaldo Benevides, atender à reportagem para se reportar sobre o assunto, o diretor administrativo da Secretaria, Ivanaldo Brás, e a assessora de comunicação da repartição pública, Maria José Monteiro, explicaram que o governo municipal reconhece como justa a reivindicação dos 60 agentes de endemias, e que já se manifesta para atender pleitos dos servidores contratados. (Jornal Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: