segunda-feira, 6 de março de 2017

Antônio Marcos, um jornalista apaixonado pela profissão

O jornalista Antônio Marcos dos Santos, que faleceu na noite deste sábado (4), e no próximo dia 11 completaria 42 anos de idade, era um apaixonado pela comunicação. Ele deixa boas lembranças e um jeito alegre de enxergar a vida de um modo diferente.
Antônio Marcos começou a se apaixonar pelo jornalismo em 1995, quando foi contratado para prestar serviços de datilografia na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Parauapebas, na gestão do então prefeito Chico das Cortinas.
Segundo revelação de colegas, naquela época ele começou a se aproximar da equipe de produção, teve a oportunidade de fazer reportagens e entrevistas e passou a pegar o jeito do trabalho na comunicação, oportunidade em que começou a receber treinamento para iniciar na profissão.
Daí para frente, Antônio Marcos tomou gosto pela coisa e começou a prestar serviços como repórter no jornal impresso semanal “Movimento Regional”, de propriedade do empresário gráfico Sérgio Balduino de Carvalho, atual vice-prefeito de Parauapebas.
Depois, ele passou uma boa temporada na TV Record, do empresário Welney Lopes de Carvalho, em Parauapebas, e numa emissora de TV de Palmas (TO), afiliada do SBT.
Retornando a Parauapebas, o repórter foi contratado pela Band, na época dirigida por Cláudio Feitosa, quando se consolidou na carreira de repórter de televisão.
No ano passado, ele fez parte da equipe do programa Barra Pesada, exibido pela RBATV (Band), e atualmente atuava no SBT, como repórter e diretor de jornalismo, e na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Parauapebas, coincidentemente, onde toda a sua história com o jornalismo começou.
A morte do repórter, que ainda não foi totalmente esclarecida, deixa bastante consternada toda a categoria de comunicadores, que tinham um grande apreço pelo colega.
Nos primeiros levantamentos, Antônio Marcos teria sido encontrado em um bar sentado numa cadeira com o pescoço inclinado, com batimento cardíaco fraco, e removido em ambulância do Corpo de Bombeiros para o Hospital Municipal de Parauapebas, onde foi constatado o óbito, segundo o laudo do IML, por traumatismo craniano e hemorragia epidural.
O corpo de Antônio Marcos foi velado na Câmara Municipal de Parauapebas, de onde saiu para sepultamento às 9h40 desta segunda-feira (6).
Investigação
Tão logo o corpo do jornalista foi enterrado, a presidente da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), Cleo Lopes, convocou integrantes da imprensa local para irem até a delegacia e pressionar as autoridades policiais para que tenham rigor nas investigações sobre a causa da morte, uma vez que existem várias informações desencontradas.
Uma testemunha teria afirmado que Antônio Marcos foi empurrado, e não que teria caído sozinho, como foi noticiado por várias pessoas, inclusive na própria imprensa, que teve acesso às informações repassadas pelo proprietário do estabelecimento onde o repórter acabou morrendo. (Waldyr Silva)

domingo, 5 de março de 2017

NOTA DE PESAR

A Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) cumpre o doloroso dever de comunicar a morte do repórter Antônio Marcos dos Santos, 42 anos, que deu entrada no HMP já sem vida às 21h45 deste sábado (4), após sofrer um acidente. Antônio Marcos prestava serviço no SBT e na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Parauapebas.
O corpo do repórter será velado no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, a partir das 13 horas deste domingo, de onde sairá para sepultamento às 9h30 de segunda-feira (6).
Neste momento de dor pela perda repentina do associado Antônio Marcos, a Aicop decreta três dias de luto em suas atividades e se irmana à família enlutada.

sábado, 4 de março de 2017

TV por assinatura perde clientes

O número de clientes de TV por assinatura no Brasil caiu 1,91% entre janeiro do ano passado e o mesmo mês deste ano, com redução de 364,4 mil assinantes. De dezembro de 2016 para janeiro deste ano, houve queda de 105 mil clientes de TV paga no país.
Atualmente, o país tem 18,69 milhões de clientes de TV paga, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia por satélite é a que tem o maior número de assinantes, com 10,6 milhões de clientes, seguida pela TV a cabo, com 7,7 milhões.
Nos últimos 12 meses, o Estado de Pernambuco liderou a redução percentual de assinantes de TV no país, com queda de 8,02%, seguido de Rondônia (-7,98%) e do Amapá (-7,58%). Lideraram o crescimento da TV paga no Brasil os estados do Piauí (7,47%), de Sergipe (4,26%) e do Maranhão (4,08%).
Segundo especialistas, uma das causas para a queda no número de assinantes de TV por assinatura é a crise econômica, que tem levado muitas famílias brasileiras a cancelar o serviço. (Fonte: Agência Brasil)

sexta-feira, 3 de março de 2017

Nota de pesar

A Academia Parauapebense de Letras (APL) cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do escritor Adalberto Franklin Pereira de Castro, 54 anos, membro efetivo da Academia Imperatrizense de Letras e membro correspondente da APL, ocorrido às 3 horas da madrugada desta sexta-feira (3), vítima de AVC, no Hospital da Unimed, em Imperatriz (MA).

Em respeito ao membro correspondente da APL, esta instituição decreta luto oficial de três dias em suas atividades.

Neste momento de dor pela perda irreparável, a Academia Parauapebense de Letras lamenta profundamente a morte do escritor e se solidariza com familiares, colegas e amigos de Adalberto Franklin.