sábado, 31 de outubro de 2015

Correios vão oferecer novos serviços aos cidadãos

O anúncio foi feito durante a Feira Futurecom 2015, em São Paulo, depois da assinatura de um termo de compromisso entre a Telebras, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e os Correios, órgãos responsáveis pela estruturação do projeto.
A ideia é disponibilizar os serviços nas máquinas de autoatendimento (totens) disponíveis nas agências dos Correios em todo o país.
O projeto piloto será implantado ainda este ano em duas agências de Brasília, a do edifício-sede e a do Setor Hoteleiro Sul.
Inspirada nas agências do Poupatempo, do Rio de Janeiro e São Paulo, e do Na Hora, no Distrito Federal, a proposta vai agregar, inicialmente, apenas serviços relativos ao governo federal, para depois incluir também serviços dos governos municipais e estaduais.
Os Correios têm uma média de 6,4 mil agências próprias, distribuídas em todo território nacional. Ainda não há definição das próximas cidades que vão participar do projeto. (Fonte: O Debate)

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Jogos Indígenas

by J.Bosco

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Vereadores de Parauapebas protocolam no DF pedido para concessão de TV e Rádio Câmara

Acompanhado dos colegas de parlamento José Pavão, Marcelo Parcerinho, e Zacarias Marques, e ainda do empresário de comunicação radiofônica Raimundo Cabeludo, o vereador Ivanaldo Braz protocolou na manhã desta quarta-feira (28), em Brasília, pedido de autorização para concessão do sinal da TV e Rádio Câmara, a serem implantadas no município de Parauapebas.
Cópia do documento foi entregue pelos vereadores ao assessor de Comunicação da TV Câmara, Rildo Bem-Hur, na Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), vereador Ivanaldo Braz, dentro de 60 dias já terá implantado o sinal da TV Câmara e da Rádio Câmara WEB, exclusivo pra internet.
A previsão é que dentro de seis meses ocorra a liberação definitiva do sinal externo para rádio e TV aberta em Parauapebas.
Nesta viagem a Brasília, o vereador Braz, com os demais parlamentares, aproveitou para filiar a Câmara Municipal de Parauapebas junto à Associação Brasileira de Televisão e Rádios Legislativos (Astral). (Waldyr Silva – Ascomleg CMP)

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Desvalorização do real puxou inflação dos industrializados em setembro, diz IBGE

A desvalorização do real ante o dólar em setembro foi o principal motivo para a alta da inflação dos produtos na saída das fábricas, medida pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP), que chegou a 3,03% no mês. Segundo dados do Banco Central, o dólar chegou a R$ 4,19 no dia 24 de setembro, ou seja, 15% maior do que o valor de R$ 3,64 de 31 de agosto.
“Isso tem um efeito sobre vários setores, não só de preços de produtos que a gente exporta, como de matérias primas que a gente importa, que vêm mais caras e, portanto, aumentam os nossos custos e os nossos produtos”, explicou Alexandre Brandão, pesquisador do IBGE.
Segundo ele, as maiores altas de preços foram concentradas nos segmentos dos alimentos, que tiveram inflação de 5,48%, e outros produtos químicos (3,41%). Outros setores que tiveram aumento de preços foram as indústrias extrativas (12,5%) e outros equipamentos de transporte (7,95%). (Fonte: Agência Brasil)

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Vereadores acompanham prefeito em visita às obras do novo hospital

Fotos: Anderson Souza
Convidados para conhecer o estágio final de construção do novo hospital regional de Parauapebas, os vereadores Ivanaldo Braz, Joelma Leite, Teca Gonçalves, Maridé Gomes, Ivaniti Barrão, José Pavão, Zacarias Marques e Marcelo Parcerinho acompanharam, no final da manhã da última sexta-feira (23), o prefeito Valmir Mariano, secretários municipais e servidores públicos, em visita às instalações do hospital público, cujas obras devem ser entregues até o final deste ano.
Além do prefeito, vereadores, servidores públicos e membros da imprensa, integraram também a comitiva de visita ao novo hospital representantes do governo estadual, do Conselho Municipal de Saúde e da mineradora Vale; secretários de saúde de municípios vizinhos, diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
De acordo com o prefeito Valmir Mariano, o governo municipal já fez a aquisição de cerca de 70% dos equipamentos que serão instalados na casa de saúde. O gestor municipal informou também que a prefeitura está em conversa com o governo estadual para avaliar a proposta de consórcio intermunicipal para administrar o hospital, envolvendo os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.
Segundo o titular da Semsa, João Luiz Ribeiro, a manutenção do hospital será custeada da seguinte forma: 40% de recursos do governo estadual, 30% dos municípios pactuados no consórcio e 30% da produção de atendimento do SUS.
Estrutura do hospital
Conforme foi informado na visita, os serviços do novo hospital são classificados em média e alta complexidade. A entrada dos pacientes deverá ser feita a partir do processo de regulação. O prédio conta com cinco pisos, incluindo o subsolo, e disponibiliza 152 leitos.
O novo hospital conta com estrutura para os seguintes atendimentos: tratamento de hemodiálise, com dez máquinas; UTI adulto, pediátrico e neonatal; salas de pré-parto, parto e puerpério; centro cirúrgico, sendo um de grande porte e dois de médio; ala de atendimento de urgência e emergência; cozinha, lavanderia, casa de máquina e necrotério.
No final da visita, foi oferecido aos convidados almoço com refrigerante, água e suco no novo restaurante do hospital, com feijoada e churrasco. (Waldyr Silva – Ascomleg CMP)

Lançamento de livro no CDC

Irisvelton Silva
O acadêmico Paulo Poeta Reis lança na próxima quinta-feira (29), às 20 horas, no CDC, sua segunda obra intitulada “Perdoar, sim! Mas, o que fazer com as mágoas”, produzida pela Ética Editora.
Paulo Poeta é um daqueles escritores apaixonados pelo oficio. Há pouco tempo ele estreou no meio literário com a obra “Coração de lata”. Apesar de trazer uma bagagem literária, o poeta distribuiu nas 130 páginas da última obra prosas e poesias que abordam a temática do “Perdoar sim! Mas, o que fazer com as mágoas?”. Com esse questionamento, o autor busca provocar o leitor a refletir.
O poeta apresenta uma série de acrósticos em seus poemas, mostrando o amor declamado, sentimento que se encontra perdido nos dias atuais em meio a tantas outras formas de se dizer...
O autor chega aos seus 36 anos de idade com a publicação de mais uma obra, exercendo o cargo de presidente da Academia Parauapebense de Letras (APL), instituição que ajudou a fundar.
A obra literária que estará sendo lançada traz em seus conteúdos textos poéticos, reflexivos... O autor continua e mesclando em suas obras prosas e poesias, com acrósticos.
Lançamento, dia 29 de outubro de 2015, a partir das 20 horas, no CDC.

Contatos do autor: (94) 98140-9965 / (94) 99239-8494

domingo, 25 de outubro de 2015

Águia de Marabá goleia Tiradentes pelo placar histórico de 12 a 1

O Águia de Marabá venceu o Tiradentes com uma goleada histórica, na tarde deste domingo (25). O Azulão marcou 12 gols em cima do visitante, que marcou apenas uma vez na partida. Com isso, o time de Marabá assumiu a liderança do grupo A1, pela 2ª divisão do Campeonato Paraense.
O primeiro gol da partida veio aos 6 minutos do primeiro tempo com Charles. O Azulão manteve a pressão em cima do Tiradentes e aos 23 minutos foi a vez de Joazinho. Três minutos depois foi a vez de Chaverinho marcar. Aos 36, Joazinho repetiu a dose. Antes de finalizar a primeira etapa da partida, Cheverinho fez mais dois gols, e Charles mais um.
Com a vantagem de sete gols no primeiro tempo, o Águia não descansou e logo aos 10 minutos da segunda etapa fez o oitavo gol da partida, com Danúbio. Depois foi a vez de Fred fazer o seu na partida. Dois minutos depois, Flamel marcou mais um.
O Tiradentes descontou com Rodolfo, aos 25 minutos. Mas não deu para o Tiradentes, que acabou levando mais 2 gols, de Joãozinho e Flamel.
O Águia foi a 11 pontos e assumiu a liderança do Grupo A1 e se classificou para a próxima fase da competição. (Fonte: DOL)

sábado, 24 de outubro de 2015

Aumente sua credibilidade


Wander Nepomuceno - Todos nós desejamos aumentar nossa credibilidade. O que falta aos políticos? O que falta aos profissionais? O que falta às empresas e suas marcas? Que falta às pessoas? Pode reparar: sempre dizemos que falta credibilidade. Qual a receita para aumentar nossa credibilidade? Ela existe?

A palavra credibilidade vem de crédito, que por sua vez vem do latim “credere”, que significa “confiar, acreditar, se comprometer”. Em contabilidade se estuda o que se chama de “partidas dobradas” ou método veneziano, descrito pela primeira vez em 1494. Significa que a cada crédito há que corresponder um débito. Não pode haver crédito sem débito. Tenho crédito quando tenho alguma coisa a receber. Tenho débito quando tenho alguma coisa a pagar. Assim, só poderei ter um crédito se alguém tiver um débito que corresponda a ele. A palavra débito (que vem do latim “debere” = dever, ter uma coisa a pagar) vai gerar as palavras “debilidade, débil, debilitado”. Isto porque quem tem débito está devendo alguma coisa a alguém (que terá esse crédito).
A conclusão a que quero chegar é simples: para aumentar minha credibilidade tenho que fazer mais do que as outras pessoas esperam que eu faça. Isso as deixará em débito em relação a mim, aumentando o meu crédito, ou seja, minha credibilidade. Se eu fizer exatamente o que as pessoas esperam (ou pediram) estarei apenas “fechando a conta”, isto é, não restará nem débito, nem crédito. Portanto, não terei minha credibilidade aumentada - visto que só posso ter crédito se alguém tiver débito. Pessoas que vivem em débito são debilitadas, infelizes. Pessoas que vivem em crédito são críveis, acreditadas e, portanto, mais felizes.
Quando fazemos mais do que é esperado a alguém, ele deverá nos dizer “muito obrigado”, que significa exatamente isso: esse alguém se sente devedor (com uma obrigação) em relação a nós. Assim, usando as lições da contabilidade para a nossa vida, temos a receita para aumentar nossa credibilidade. Fazer sempre mais e não menos. Ir além do simples cumprimento do dever. 
Pense nisso. Sucesso!

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Conexão Rural mostra bastidores da composição do hit ‘Boate azul’

O programa Conexão Rural deste domingo (25), com início às 9 horas da manhã na RBATV, canal 30, Band de Parauapebas, mostra entrevista com o autor da música “Boate azul”, Benedito Onofre Seviero. Ele nasceu em 20 de outubro de 1931, em Boa Esperança do Sul, perto de Sorocaba, interior de São Paulo.
Você vai conhecer no programa as curiosidades da composição da letra da música e ouvir a canção interpretada pela primeira dupla que gravou este hit sertanejo, Joaquim e Manuel, e por outros grandes artistas.
O Conexão Rural traz também entrevistas com as irmãs Maiara e Maraísa, que nasceram em Mato Groso, foram criadas em Araguaína (TO) e atualmente moram em Goiânia, e com  o cantor Kevo Santos, de Parauapebas. A dupla Maiara e Maraísa e Kevo Santos cantam grandes sucessos sertanejos.
O programa presta ainda homenagem ao primeiro ano de fundação da Academia Parauapebense de Letras (APL), entrevistando seus idealizadores e mostrando detalhes da programação de aniversário.
Com produção e apresentação do jornalista Lima Rodrigues, o Conexão Rural tem imagens de Adonias Silva e edição de João Pezão Filho.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Câmara aprova crédito adicional ao orçamento em primeira discussão

Felipe Borges
Foram aprovados em primeira discussão na manhã desta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Parauapebas, quatro projetos de lei de autoria do Poder Executivo que solicitam crédito adicional ao orçamento geral do município.
O Projeto de Lei n° 41/2015 dispõe sobre a suplementação de R$ 400 mil para a implantação e manutenção do Instituto Legislativo Parauapebense. Conforme estabelece o projeto, o montante de R$ 120 mil será utilizado para contratação por tempo determinado; R$ 30 mil serão destinados às obrigações patronais; R$ 80 mil para serviços de terceirização de pessoa jurídica; e R$ 170 mil a serem gastos com equipamentos e material permanente.
Os parlamentares se mostraram favoráveis à fundação do Instituto, visto que haverá ampliação da divulgação dos trabalhos da Casa de Leis. A vereadora Joelma Leite (PT) ressaltou que a criação de rádio e TV Câmara no âmbito municipal irá proporcionar à comunidade o conhecimento das atividades realizadas no Legislativo.
No Projeto de Lei nº 44/2015, o Executivo pede, como autoriza os termos do artigo 7º e § 1º do artigo 43, da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, abertura de crédito adicional de natureza suplementar, até o limite de 3,98% ao atual orçamento. O pedido de autorização de R$ 53.762.250,00 é para atender à insuficiência de dotações orçamentárias referentes às despesas com pessoal e encargos sociais.
O vereador Charles Borges (SD) questionou a falta de previsão de orçamento para a manutenção dos guardas municipais. “Ficou combinado que nesta suplementação estaria destinado o remanejamento para o salário dos guardas municipais. A secretária da Fazenda, Maria Mendes, firmou este compromisso conosco, porém no projeto não há verba destinada para este fim”, reclamou.
José Pavão (SD) afirmou que jamais votaria num projeto para prejudicar a comunidade. “Estou votando com responsabilidade. Sou a favor da implantação da guarda e acredito que o valor destinado aos salários dos agentes está incluso no valor referente ao gasto com pessoal”, explicou Pavão.
Segundo Eliene Soares (PT), já foram gastos quase quatro milhões de reais, mas o povo ainda não tem nada. “A suplementação não pode ser autorizada desta forma. Precisamos discutir de forma séria e verificar as prioridades, já que sabemos onde estão as necessidades do povo. Voto contra este projeto, porque não vi a folha de pagamento e houve cortes nas horas extras dos profissionais da área da saúde e da educação, por exemplo. Portanto, não existem motivos aparentes para esta suplementação. Eu votaria a favor, se fosse para o 14º salário dos servidores ou um benefício para os mesmos. Neste caso, eu votaria positivamente satisfeita”, destacou.
Para a vereadora Joelma Leite (PT), que votou contra o projeto, a proposição não contempla toda população. “Os servidores têm que receber seus salários, mas não concordo com o modo como foi realizado o remanejamento”.
O adicional do Projeto de Lei nº 45/2015 solicita 2,02% ao orçamento, totalizando R$ 27.300.000,00, para atender às dotações orçamentárias com investimento em obras estruturais e equipamentos e materiais permanentes. O projeto pede ainda autorização de 3,51%, o que totaliza R$ 47.391.590,00, para cobrir insuficiência com despesas correntes.
Para o relator do projeto, vereador Euzébio Rodrigues (PT), nesta proposição o governo deixa de cumprir o planejamento prévio para suprir necessidades que surgiram ao longo do ano. “Não há objeção e nem irregularidades no projeto. Por isso, as comissões emitiram pareceres favoráveis a proposta”.
Por fim, o Projeto de Lei nº 46/2015 solicita o crédito especial para o Fundo Municipal de Saúde. A verba pedida no projeto será para manutenção da atenção básica ao referido fundo. A proposta é que R$ 64 mil sejam destinados à atividade e à manutenção da coordenadoria geral das ações do Fundo Municipal de Saúde.
Os projetos de lei foram aprovados em primeira discussão e serão apreciados novamente na manhã da próxima sexta-feira, 23 de outubro, em sessão extraordinária, no Auditório João Prudêncio de Brito, a partir das 10 horas da manhã. Venha e acompanhe os trabalhos legislativos. (Josiane Quintino / CMP)

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Premiação, música e esporte motivam funcionários do estado na Semana do Servidor

Para celebrar o Dia do Servidor Público (28 de outubro), o Governo do Estado programou alguns eventos como a IV Corrida e Caminhada do Servidor, que serão realizadas no dia 25; e o Servifest - Festival de Música do Servidor Público do Estado do Pará.
As inscrições para o concurso que vai premiar a melhor música, o melhor intérprete e o melhor arranjo, com seis mil reais em dinheiro, começaram no dia 28 de setembro e encerram no dia 6 de novembro. Podem participar servidores públicos estaduais e servidores dos municípios de Ananindeua, Bujaru, Santa Bárbara do Pará, Barcarena, Castanhal, Santa Isabel do Pará, Inhangapi, Santo Antônio do Tauá, Benevides, Abaetetuba e Marituba.
A programação que chama mais atenção é a premiação do “Servidor Nota 10”. Organizada pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), a entrega da premiação será dia 27 de outubro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
Com o “Servidor Nota 10”, o Governo do Estado homenageia o funcionalismo público, premiando os funcionários que se destacam pela assiduidade, disciplina, iniciativa, produtividade e responsabilidade. “Quando a gente discute valorização profissional, estamos, sem dúvida, criando um estímulo para a qualificação do nosso servidor”, reforça Ruy Martini, diretor geral da Escola de Governança.

Na solenidade de premiação do Servidor Nota 10, os eleitos de cada órgão/entidade serão premiados com medalha alusiva ao concurso, certificado assinado pelo governador Simão Jatene e cheque simbólico no valor de R$ 1.000,00. Após a homenagem, haverá ainda sorteio que irá definir o Servidor Nota 10 do Estado, a quem será entregue um cheque no valor de R$ 20 mil. Para disputar o prêmio, os servidores se inscreveram espontaneamente ou foram indicados pelo órgão/entidade para o qual trabalham. (Syanne Neno)

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Autoridades convencem feirantes a deixarem Feira do Produtor

Fotos: Waldyr Silva
 
Depois de exaustivas reuniões com discussões calorosas, finalmente os 233 feirantes que insistem em permanecer nas antigas instalações da Feira do Produtor, Bairro Cidade Nova, em Parauapebas, foram convencidos a deixarem o local.
O encontro, com mais de 100 feirantes, ocorreu na tarde desta quarta-feira (14) no auditório do Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores, com as presenças de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Ministério Público e Defensoria Pública.
O Legislativo foi representado pelos vereadores Ivanaldo Braz (presidente), Maridé Gomes (vice-presidente), Zacarias Marques (líder do governo), Charles Borges (membro da comissão de feirantes), Antônio Massud, Eliene Soares, Teca Gonçalves, Joelma Leite e Ivaniti Barrão. Já o Executivo foi representado pelo chefe de Gabinete, Wanterlor Bandeira.
Ao iniciar a reunião, o juiz de Direito Líbio Araujo Moura fez questão de afirmar que a decisão de remoção dos pequenos comerciantes que ocupam a Feira do Produtor é de responsabilidade do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, cabendo à Prefeitura e Câmara Municipal a missão de acomodar os feirantes em local adequado, dotado de estruturas com boxes, serviços de transporte público e outros benefícios.
No calor das discussões, foi perguntado aos feirantes presentes na reunião quais os que gostariam de ser removidos para o Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP), no Complexo Altamira, e os que preferiam ir para as instalações do Mercado Municipal, no Bairro Rio Verde. A maioria votou para ser removida para o mercado.
Os vereadores Ivanaldo Braz e Zacarias Marques, juntamente com o chefe de Gabinete Wanterlor Bandeira, informaram aos presentes que os feirantes, previamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), deverão ser transferidos gradativamente para o Mercado Municipal até o final do ano.
Noutra oportunidade, conforme foi informado, serão transferidos da área os comerciantes que se encontram instalados nos setores denominados “Costa pra Rua” e “Pé Inchado”. O objetivo é reurbanizar a área de entorno da antiga Feira do Produtor, dotando o setor de espaço de lazer, cultura ou vias de acesso de veículos. (Waldyr Silva – Ascom/CMP)

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Twitter vai demitir 8% do quadro global da empresa

Mas ninguém esperava que a primeira delas chegaria tão cedo e seria tão drástica: 336 funcionários serão demitidos nesta semana, o equivalente a 8% do quadro global da empresa.
A informação está em um documento enviado pela empresa à SEC – a CVM dos EUA.
Dorsey havia falado sobre a necessidade de mudar a estratégia da companhia, que vem perdendo usuários e valor de mercado. Em teleconferência no segundo trimestre, a situação foi definida por ele como “inaceitável”.
Com as demissões, o Twitter terá de arcar com custos de indenizações de até US$ 20 milhões, além de ter de gastar outros US$ 15 milhões com reestruturação. Apesar disso, as previsões para o terceiro trimestre são melhores.
Em julho, a empresa projetava uma receita de US$ 545 milhões e um ebtida ajustado de US$ 110 milhões. Agora, a estimativa subiu para uma receita de US$ 560 milhões e um ebtida de US$ 115 milhões.
O otimismo com os números é uma maneira de a companhia mostrar ao mercado que as demissões vão trazer uma rentabilidade maior ao negócio. No entanto, os papéis da rede social caíram 6,8% nesta segunda-feira (12), depois da divulgação do relatório. (Fonte: Exame)

domingo, 11 de outubro de 2015

Promessas

by J.Bosco

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Por que comunicação?

Wander Nepomuceno - A sobrevivência de um projeto politico, seja ele qual for, de esquerda ou de direita, social ou republicano, está diretamente ligada à comunicação. É por meio dela que nos evoluímos, sobretudo, no desenvolvimento de novas alternativas, matrizes econômicas e tecnologias para atender às necessidades cotidianas, prestar conta da gestão e cumprimento de plano de governo.
As pessoas e as instituições que se comunicam bem são sujeitos ativos da história e criam produtos e serviços de grande credibilidade para população, cumprindo seu papel com cidadania e respeito, colocando em primeiro lugar o interesse público e o bem estar da população não tem mais espaço para falácias e sonhos mirabolantes.
Nesse contexto, fazer-se compreender no ambiente politico é fundamental. Por isso, é muito importante conhecer o processo de comunicação e as barreiras a serem vencidas, para garantirmos uma comunicação eficaz e de qualidade.
Assim, fortalecemos a nossa comunicação institucional; as nossas relações de governo e sociedade, relações entre poderes, relações interpessoais – pessoais e com profissionais de comunicação; e a nossa comunicação funcional, que é a base do nosso desenvolvimento enquanto sociedade e convivência.
Neste caminho, teremos a oportunidade de refletir sobre importantes práticas e conceitos de comunicação na gestão do município e aplicar estas lições e esses conhecimentos por meio da história de quatro temas que, por sua vez, buscam evoluir com foco em situações comunicativas bastante específicas de interesse da sociedade.
Por meio desses temas, conheceremos a relevância da comunicação na construção de uma sociedade sustentável e em processo contínuo de busca da sua identidade. O propósito também conta com atividades para promover a reflexão do governo sobre o contexto politico apresentado.
Baseado em diagnóstico e estudos sobre a situação atual do município e os impactos sobre a gestão publica.
Temas
•A influência da comunicação na construção de uma sociedade sustentável;
•A importância da comunicação, postura e ética, conhecimento do ambiente e da cultura para o contexto politico;
•As premissas para a construção de textos falados e escritos de interesse público;
•A concisão, assertividade e clareza na produção de mensagens;
•A aplicação correta da estrutura gramatical e o respeito às pessoas envolvidas com interesse público;
•A importância da opinião pública no processo de comunicação governamental;
•O uso de veículos de comunicação como um recurso de fortalecimento de imagem institucional.
Principais iniciativas
Definir cotidiano de temas em busca de se desenvolverem na comunicação. Por meio da essência de cada uma deles, várias situações comunicativas são levantadas aos temas e ao mesmo tempo, com:
•Conteúdo prático e objetivo, inserido num contexto que favorece o entendimento da população;
•Atividades para reflexão quanto ao contexto politico;
•Apoio à gestão como mais uma oportunidade de conhecimento sobre nossos compromissos e realizações.
Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum".
Através da comunicação, os munícipes partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Desde a emancipação do município, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento e construção de nossa sociedade.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Wanterlor Bandeira assume chefia de gabinete do prefeito

“Minha perspectiva de trabalho é construir uma relação mais harmoniosa entre os poderes Legislativo e Executivo”.
Essa é uma das metas de gestão do novo chefe de Gabinete Wanterlor Bandeira (foto), nomeado pelo prefeito Valmir Mariano no último dia 30 de setembro.
Casado e pai de dois filhos, Wanterlor está há 14 anos no serviço público com trabalhos realizados na Justiça do Trabalho, na Câmara Municipal, nas funções de vereador, diretor administrativo e diretor legislativo; além de coordenador administrativo da Secretaria Municipal de Obras e assessor de Gabinete do Executivo.
“Nossa ideia é construir caminhos, pontes para que o governo municipal possa, de fato, desenvolver as políticas públicas que a população de Parauapebas precisa”, ressalta. (Assessoria de Comunicação – PMP)