segunda-feira, 31 de março de 2014

Formadores de Opinião (5)

Waldyr Silva
Iniciamos a coluna desta semana reportando debate do grupo Formadores de Opinião (FO) sobre obras que vêm sendo executadas pela atual administração municipal. Para alguns dos membros do grupo, a maioria das obras em andamento ou concluídas foi iniciada na gestão anterior, entre elas a do hospital municipal.
Com relação à continuidade de obras de governo anterior, um dos debatedores opinou que concluir algo da gestão passada mostra compromisso com a coisa pública.
O grupo criticou também a manutenção de alguns secretários municipais no cargo por laços de amizade com o chefe do Executivo e não por méritos técnicos.
No tema saúde, foi reconhecido que a área é o calcanhar de Aquiles de qualquer governo, e por isso são raros os gestores que tenham merecido elogios pelo trabalho executado à frente da pasta.
Ainda no assunto, os debates lembraram que a gestão passada contratou a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Bem Viver para administrar o hospital municipal “Teófilo Soares”.
O grupo denunciou que a Oscip Bem Viver estava envolvida em falcatruas em várias cidades onde atuava, mas mesmo assim o governo anterior a contratou para administrar o hospital público, chegando a provocar prejuízo também em Parauapebas, cujo valor não foi revelado.
Sobre educação, o assunto girou em torno da atuação do ex-secretário e da atual Juliana de Souza. Um dos membros do grupo FO defendeu que o ex-secretário fez uma gestão compartilhada e com isso alcançou o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Estado do Pará.
Quanto a atual secretária municipal de Educação, o grupo reconheceu que ela tem competência e a sensibilidade para fazer um bom trabalho à frente da paste que gerencia.
Os debatedores lembraram também que o atual prefeito assumiu o comando da administração do município com PPA (Plano Plurianual Aplicado) deixado pela gestão passada, e também deixará para seu sucessor que assumir em 2017.
Um dos integrantes do grupo destacou que muitas críticas atribuídas a uma gestão atual na maioria das vezes vêm de pessoas que estiveram dentro do governo em gestões anteriores e na atual ficaram de fora. “Quem esteve dentro sente falta, reclama e critica até, às vezes, conseguir espaço novamente”.
Foi dito no debate que todas as pessoas que aqui chegaram com boas intenções para morar torcem, lutam e querem o bem do município, independente de pertencer ou não a alguma sigla partidária ou para quem votou.
Prosseguindo nos debates, foi discutido que este ano os Formadores de Opinião têm uma grande oportunidade para colaborar com os gestores na elaboração de um plano diretor de mobilidade e acessibilidade urbana.
“Que adianta pensar em melhor transporte para a cidade se ainda continuamos com vias para 50 mil habitantes e uma frota de quase 80 mil veículos circulando na cidade?”, indagou um membro do grupo.
O grupo FO apela para que a prefeitura olhe com atenção os cruzamentos da Rodovia PA 160, mandando colocar semáforos, construir rotatórias ou outros tipos de orientação ou advertência nos pontos mais críticos da estrada.
Na quarta-feira (26), Amparo Borges, membro do grupo FO, informou aos colegas que a partir daquela data estava assumindo a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (Semsi), que tem como gestor Hipólito Gomes, integrante também do grupo.
“Coloco-me à disposição dos senhores, sobretudo, dos representantes dos meios de comunicação, a fim de que possamos manter a nossa relação profissional direta, estreita e eficaz, dentro das possibilidades que forem concedidas”, afirmou Amparo Borges.
Na quinta-feira (27) o grupo havia agendado reunião com o presidente da Câmara Municipal, vereador Josineto Feitosa, mas ele cancelou o encontro, alegando ter assumido outro compromisso mais relevante.
Como a maioria dos debates é feita por celular, via wahatsapp, foi marcada uma reunião para as 20 horas do próximo sábado (5) na sede provisória da Aicop, localizada na Rua Marabá nº 259, Bairro da Paz, para alinhamento dos debates.

domingo, 30 de março de 2014

Popularidade

by J.Bosco

sábado, 29 de março de 2014

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Amepa, Associação dos Magistrados do Pará, entidade de classe que representa a judicância estadual, por meio de seu presidente, atenta às deliberações da 185° Sessão do Conselho Nacional de Justiça, vem esclarecer à sociedade paraense algumas distorções que levianamente estão sendo realizadas por uma minoria de articulistas.
No sistema democrático brasileiro inexiste ente – público ou privado – que esteja alheio à apuração ou responsabilização de seus atos, sempre na via jurisdicional, com regras previamente dispostas em lei, ao que se dá o nome de devido processo legal.
Com base nessa premissa, a instauração de procedimentos contra magistrados não configura qualquer ato fora do contexto do chamado mecanismo de freios e contrapesos. Aliás, a permanente fiscalização entre os poderes republicanos oxigena a democracia e é sempre salutar.
Causa espécie, no entanto, que decisão superficial contra qualquer magistrado passe a ser comemorada e sirva de base àqueles que se utilizam da regra do "quanto pior, melhor".
Pequena parcela de pseudos comentaristas assim vem agindo quanto aos julgados do CNJ nos procedimentos envolvendo dois juízes locais. Despejam velhas pendências pessoais para atacar e generalizar toda a classe. Atitude leviana e covarde na medida em que insinuam a existência de outras condutas, sem indicação dos responsáveis.
Apedrejar instituições com verborragia derivada de chantagem editorial é mesquinho. Não contribui em nada para o aprimoramento do sistema judicial e cria um ambiente de perseguição, com ares de regimes de exceção. Tolerar tal atitude, especialmente no ano em que se completa meio século de um golpe que nos calou o direito de expressão, é por demais simbólico.
Não há espaço nos dias atuais para escolher o inimigo público número um. Isso é hipocrisia. Apontar o dedo em riste e disparar acusações sem fundamento também. É retornar aos porões em que se condenava por suspeita.
A Amepa atuará de maneira serena e técnica no que diz respeito às imputações aos seus associados. Nossa missão diária consiste em assegurar a todos o direito à presunção de inocência. Portanto, aos associados também esse direito não pode ser negado.
Com base no constitucional direito à defesa, que nos cabe garantir sempre, iremos à Suprema Corte sustentar que afastamento cautelar de servidor público somente se justifica a quem está no exercício do cargo. Ou, ao contrário, é indevida antecipação de pena. Tardia cautela quase três anos após a saída do membro da jurisdição eleitoral.
A magistratura não pode admitir ser responsável pelas garantias constitucionais e ao deparar com o que considera abjeto, simplesmente ceder nessa defesa.
Aos que festejam massacres e somente contribuem para acirrar desentendimentos classistas, a Amepa interpelará no modo e tempo devidos.
À sociedade paraense, destinatária de todos os serviços judiciais e a quem devemos todas as satisfações e publicidade, a Amepa apresenta o presente esclarecimento, destacando que participará de maneira atenta das deliberações judiciais nos eventos, forma de evitar distorções indevidas contra nossos associados.
Belém, 28 de março de 2014
Heyder Tavares da Silva Ferreira
Presidente da Amepa

sexta-feira, 28 de março de 2014

Vivo avança; Claro e Oi perdem linhas

As operadoras Oi e Claro perderam participação de mercado em fevereiro na comparação com janeiro e viram a rival Vivo avançar.
Os dados divulgados na última quinta-feira (27) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicam que a Vivo encerrou fevereiro com 28,6% do setor, contra 28,5% em janeiro, ligeiramente melhor que a TIM, que permanece com 27%.
A Claro caiu de 25,3% para 25,2%, enquanto a Oi foi de 18,5% para 18,4%.
Segundo o relatório, o Brasil soma 272,7 milhões de linhas de celulares ativas, crescimento de quase 4% sobre o total verificado no mesmo período de 2013.
Na comparação com janeiro, a base registrou avanço de 0,14 por cento. (O Debate)

quinta-feira, 27 de março de 2014

quarta-feira, 26 de março de 2014

Samu recebe habilitação federal para funcionar em Parauapebas

Fotos: Irisvelton Silva
A unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já se encontra oficialmente habilitada pelo Ministério da Saúde para funcionar em Parauapebas. Atualmente, a obra se encontra em fase de conclusão de acabamentos na construção do prédio e instalação de móveis e equipamentos.
A certificação da unidade foi feita na manhã de terça-feira (25) pela consultora nacional do Samu, Luciana Nunes, servidora pública do Ministério da Saúde, com as presenças do prefeito Valmir Mariano; secretário municipal de Saúde, Rômulo Maia; coordenador local do Samu, Manoel Ilson; e da equipe de servidores que vai trabalhar na unidade.
Na visita de inspeção às instalações do Samu, a representante do governo federal reconheceu a unidade como uma das mais bem estruturadas que ela já visitou.
O prefeito Valmir Mariano explicou à consultora nacional do Samu que sua administração tem uma grande preocupação com a preservação de vidas, e por isso determinou que a unidade do Samu fosse dotada de estruturas que possam atender com segurança a população em momento de emergência.
Por sua vez, o secretário municipal de Saúde informou que inicialmente a unidade do Samu, que deve ser inaugurada dentro de poucos dias, vai funcionar com uma ambulância dotada de equipamentos, mas terá à sua disposição as demais ambulâncias adquiridas pelo município.
No momento da visita às instalações do Samu, Luciana Nunes aproveitou para explicar detalhes à equipe que vai ficar de prontidão 24 horas por dia quanto à responsabilidade de prestar o serviço tão importante de socorro à comunidade, como os preparativos da ambulância, equipamentos essenciais e os cuidados básicos que devem ter com as vítimas.
Como em todo o país, o Samu de Parauapebas atende pelo fone 192. Ao ligar para esse número, uma equipe preparada atende em Marabá, onde fica a Central de Regulação, e encaminha imediatamente o pedido para a unidade que solicitou atendimento de urgência.
Manoel Ilson, coordenador local do Samu, explicou que a equipe é composta por 13 profissionais de saúde, sendo sete técnicos de enfermagem e seis condutores de veículos de emergência, que vêm sendo treinados desde o final do mês de janeiro.
A unidade do Samu está localizada na Av. A, esquina com Rua 70, lotes 3 ao 7, no Bairro Jardim Canadá. A estrutura construída é de 476 m2 e conta com recepção, sala de equipamentos, sala de regulação, coordenação médica e de enfermagem, pátio para ambulâncias, sala de reuniões, entre outros espaços. (Waldyr Silva / Ascom PMP)

terça-feira, 25 de março de 2014

Câmara dos Deputados aprova Marco Civil da Internet

Após cinco meses de polêmica e intensos debates, a Câmara Federal aprovou nesta terça-feira (25), em votação simbólica, o projeto do Marco Civil da Internet (PL 2.126/11). O projeto passou a trancar a pauta da Câmara desde 28 de outubro de 2013.
O projeto define os direitos e deveres de usuários e provedores de serviços de conexão e aplicativos na internet. A aprovação abre caminho para que os internautas brasileiros possam ter garantido o direito à privacidade e à não discriminação do tráfego de conteúdos. O texto agora segue para o Senado e, caso seja aprovado lá também, deverá ir para sanção presidencial.
“Hoje em dia precisamos de lei para proteger a essência da internet que está ameaçada por práticas de mercado e, até mesmo, de governo. Assim, precisamos garantir regras para que a liberdade na rede seja garantida", disse o relator do projeto, deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ).
Antes da votação, um grupo de manifestantes entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), uma petição com mais de 340 mil assinaturas a favor do Marco Civil da Internet. Na ocasião, Alves informou que o projeto já estava "amadurecido" para ir à votação.
Entre os principais pontos da proposta, a garantia do direito à privacidade dos usuários, especialmente à inviolabilidade, e ao sigilo de suas comunicações pela internet. Atualmente, as informações são usadas livremente por empresas que vendem esses dados para os setores de marketing ou vendas.
Agora, os provedores não poderão fornecer a terceiros as informações dos usuários, a não ser que haja consentimento do internauta. Os registros constantes de sites de buscas, os e-mails e outros dados só poderão ser armazenados por seis meses. O projeto também define os casos em que a Justiça pode requisitar registros de acesso à rede e a comunicações de usuários.
De acordo com o texto, as empresas não vão poder limitar o acesso a certos conteúdos ou cobrar preços diferenciados para cada tipo de serviço prestado.
Antes da votação, o governo recuou e aceitou alterar alguns pontos considerados polêmicos por parlamentares da oposição e da base aliada. O principal deles é o princípio da neutralidade de rede que assegura a não discriminação do tráfego de conteúdos.
Após negociação, os deputados acordaram que a regulamentação deste trecho da lei caberá a um decreto da Presidência da República, depois de consulta à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI).
Também caiu a obrigatoriedade das empresas provedoras de conexão e aplicações de internet manter em território nacional estrutura de armazenamento de dados, os chamados data centers.
A obrigatoriedade havia sido incluída após as denúncias de espionagem do governo brasileiro, por parte dos Estados Unidos, revelados pelo ex-consultor que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) norte-americana, Edward Snowden. Como forma de punição para a violação das comunicações, ficou assegurado no texto que deverá ser “obrigatoriamente respeitada a legislação brasileira”. (Agência Brasil)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Formadores de Opinião (4)

Waldyr Silva
As atividades desta semana do movimento Formadores de Opinião (FO) registraram vários debates envolvendo os temas concurso público, transporte público de passageiros, ruas esburacadas, manifestação de populares e outros.
Na discussão sobre concurso público, um dos membros do FO chegou a afirmar que é contra a realização de provas para escolha de servidor público, quando foi alertado que ser contra concurso público para seleção de pessoal qualificado é o mesmo que ir de encontro às leis do país.
Um dos membros do movimento revelou que dos 9.700 servidores que a Prefeitura de Parauapebas tem atualmente em seus quadros, apenas 2.300 são servidores concursados.
No tema transporte público de passageiros, as discussões com relação à implantação do serviço táxi lotação dividiram os integrantes do grupo. Para uns, autorizar o serviço na cidade é contribuir ainda mais com o caos no transporte público, somando-se ao já provocado pelas vans.
Por outro lado, os que defendem táxi lotação afirmam que os usuários já não suportam mais os serviços oferecidos pelas cooperativas de vans, e por isso apostam na nova modalidade de transporte de passageiros.
Como contribuição de melhoria para o serviço de transporte público, alguns sugeriram a transformação das instalações do mercado municipal do Bairro Verde num terminal de integração, mas outros justificaram que este sistema é coisa do passado, sugerindo vale eletrônico, que possibilita o usuário a pegar várias linhas com pagamento de apenas uma passagem.
Enquanto o debate esquentava, foi dito que, antes de se pensar em implantar táxi lotação e terminal de integração, é preciso primeiro organizar o transporte coletivo, tirando as vans das ruas e colocando micro-ônibus, com corredores de tráfego bem definidos.
No decorrer da semana, os membros do grupo participaram do tradicional futebol de todas as quintas-feiras no clube da Portal Vidros, de um culto ecumênico em ação de graças na residência do casal JB/Karine, de mapeamento de buracos na pista em algumas rotas de van e de palestras do Saaep sobre o Dia Mundial da Água, na Câmara Municipal de Parauapebas.
No mapeamento de buracos de rua, cujo resultado será entregue ao secretário municipal de Obras, a equipe percorreu os bairros Liberdade, União, Cidade Nova, Primavera, Rio Verde, Da Paz, Guanabara, Bela Vista, Caetanópolis e demais bairros localizados ao logo da VS 10.
Para identificar os pontos críticos das ruas da cidade, a equipe utilizou o aplicativo Minhas Trilhas, do Google, para georreferenciar as áreas visitadas. Neste serviço, foram percorridos 40 quilômetros, identificadas 136 áreas com buracos e tiradas 220 fotos.
A reunião do grupo com o procurador geral do município, advogado Marcones José Santos da Silva, marcada para quinta-feira (20), foi suspensa. Na justificativa do procurador, ele alegou que estava muito envolvido na negociação com os manifestantes que estavam acampados na frente do prédio da prefeitura.
Para a próxima quinta-feira (27), o grupo agendou reunião com o presidente da Câmara Municipal, vereador Josineto Feitosa.
Por hoje é só. Até a próxima segunda-feira.

Legionários no SporTV nesta sexta

domingo, 23 de março de 2014

Grupo FO prestigia palestras do Saaep sobre Dia Mundial da Água

Fotos: Bariloche Silva e Valter Desidério
 
Cerca de 20 integrantes do grupo Formadores de Opinião (FO) marcaram presença na noite de sexta-feira (21) no auditório da Câmara Municipal para prestigiar duas palestras alusivas ao Dia Mundial da Água, que transcorre no dia 22 de março.
Para quem não sabe, o FO, que se comunica por meio da ferramenta WhatsApp, via celular, é formado por jornalistas, comunicadores, empresários, políticos, sindicalistas, servidores públicos, gestores municipais, desportistas e outros.
O evento teve como tema "Água, bem de todos. Preserve-a!", foi organizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e teve como palestrantes a bióloga Mariana Leal Sá Carvalho, com o tema “A água e a importância de sua preservação”, e o engenheiro hidrólogo Marcos Correntino, que discorreu sobre "Recursos hídricos".
A mesa foi composta por Gesmar Costa, gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep); secretários municipais de Meio Ambiente, Zoêno Silva, e de Educação, Juliana de Souza; vereador Odilon Rocha; e Miguel Ângelo, coordenador do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap).
Odilon Rocha fez questão de parabenizar não só a capacidade administrativa do prefeito Valmir Mariano, como também elogiou o gestor do Saaep e sua equipe, que em pouco tempo de gestão frente à autarquia praticamente solucionaram o problema de abastecimento de água na cidade.
Ao fazer uso da palavra, Gesmar Costa agradeceu os elogios, lembrou aos presentes a situação em que recebeu a autarquia, fez um resumo dos trabalhos que vêm sendo executados para levar água tratada à população e reconheceu o empenho de todos os servidores do órgão.
No final de sua fala, o gestor do Saaep apresentou um mascote da autarquia (no formato de caixa d’água) e anunciou o concurso para a escolha do nome do mesmo, que acontecerá entre os alunos do ensino fundamental da rede pública municipal, cujo resultado será anunciado no aniversário da cidade, dia 10 de maio.
Os dois palestrantes foram enfáticos em afirmar que cuidar da água não é tarefa só para o poder público, mas também para todos os habitantes do planeta, que dependem dela para sobrevivência.
Segundo a organização do evento, cerca de 500 pessoas marcaram presença no auditório da Câmara Municipal para prestigiar as duas palestras, a maioria formada por pessoas do povo, pois poucas autoridades compareceram ao evento.
Após o encerramento da palestra, houve a entrega de certificados de participação a algumas pessoas presentes e coffee break oferecido às pessoas presentes.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Infância

by J.Bosco

quinta-feira, 20 de março de 2014

STF manda prender o deputado federal Asdrúbal Bentes

O Supremo Tribunal Federal (STF) mandou prender, nesta quinta-feira (20), o deputado federal Asdrúbal Mendes Bentes (PMDB-PA). Ele foi condenado, em setembro de 2011, por crime de esterilização.
Asdrúbal Bentes (foto) foi acusado de trocar votos por operações de laqueadura. A pena foi fixada em três anos, um mês e dez dias de reclusão. Nesta quinta, os ministros do STF negaram os embargos interpostos pelos advogados de Bentes para reverter a pena.
“É um caso escabroso”, definiu o ministro Dias Toffoli, relator dos embargos. “Esse foi o caso da esterilização?”, questionou o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. “Foi. E o fez utilizando o Sistema Único de Saúde”, completou Toffoli.
Críticas
O relator determinou a expedição do mandado de prisão contra Bentes. Em seguida, o ministro Luiz Fux perguntou se Bentes exerce o mandato na Câmara. “Sim. Mas eu não posso impor a perda (do mandato) agora”, respondeu Toffoli. O relator lembrou que, em 2011, o STF decidiu que deveria apenas comunicar a Câmara sobre a condenação para que ela decidisse sobre a cassação ou não do deputado. “Não posso rever isso agora, em sede de embargos”, justificou Toffoli.
“É uma situação esdrúxula, porque teremos um parlamentar condenado e no exercício do mandato”, lamentou Celso de Mello, o decano da Corte.
“São essas incongruências que emanaram do STF nos últimos dois anos”, criticou Barbosa.
Os ministros decidiram comunicar a Câmara novamente a respeito do julgamento, que negou os últimos recursos de Bentes, para que a Casa decida pela cassação ou não.
Como o deputado foi condenado a uma pena inferior a quatro anos, terá que cumpri-la no regime aberto. Toffoli votou pela conversão da pena em prestação de serviços, mas a maioria foi contra essa alternativa. Com isso, Bentes deve cumprir pena domiciliar. E, enquanto não for cassado, poderá ir à Câmara para participar das votações. 
Comitiva da presidente
Asdrúbal Bentes é um dos parlamentares que integra a comitiva de Dilma Rousseff em visita ao município de Marabá, no Pará.
A presidente passou a convidar parlamentares em suas viagens pelo país, em ritmo de pré-campanha eleitoral, como forma de estreitar suas relações com o Congresso e partidos políticos.
Asdrúbal Bentes foi anunciado nominalmente pela presidente Dilma, assim como pelo cerimonial do evento. (Juliano Basile/Valor)

Edital para concurso público da Guarda Municipal de Parauapebas

O prefeito municipal de Parauapebas, no uso de suas atribuições legais, e em cumprimento às normas previstas no decreto 264/2014 de 14 de março de 2014, torna público o Edital de Abertura do Concurso Público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o Curso de Formação de Guarda Municipal da Prefeitura Municipal de Parauapebas, mediante as condições estabelecidas em Edital.
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico http://www.fundacaocetap.com.br.
Arquivos
EDITAIS
Edital de Abertura n.º 01/2014
http://www.fundacaocetap.com.br/cetapsite/images/pdf.gif
Anexo 01 – Conteúdo Programático
http://www.fundacaocetap.com.br/cetapsite/images/pdf.gif
Anexo 02 – Cronograma Completo
http://www.fundacaocetap.com.br/cetapsite/images/pdf.gif
Anexo 03 – Informações do Cargo
http://www.fundacaocetap.com.br/cetapsite/images/pdf.gif

PRTB no rádio e na TV

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) entra no ar nesta quinta-feira (20) em rede nacional de rádio e de TV, no período das 20 às 20h05 e das 20h30 às 20h35, respectivamente, com inserções informativas do partido. Na próxima terça-feira (25) será o PCB.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Formadores de Opinião (III)

Waldyr Silva
Na coluna desta semana, vamos reforçar alguns temas debatidos no encontro do grupo Formadores de Opinião (FO) com o secretário municipal de Obras, Raimundo Queiroga, ocorrido no dia 11, uma vez que a matéria completa foi publicada em alguns veículos de comunicação.
A comissão do grupo recebida pelo titular da Semob foi formada por Carlos Alessander, Carlos Refribom, Cleo Lopes, Danilo Freitas, Frank James, Genésio Filho, Pedro Alcântara e Waldyr Silva.
Antes dos questionamentos, o secretário de Obras apresentou um organograma da repartição pública, resumo das atividades executadas e planejadas pela pasta, obras concluídas e em andamento e operação tapa buraco.
Raimundo Queiroga falou dos estágios em que se encontram as obras e projetos, como a construção da orla no Rio Parauapebas, a duplicação das rodovias PA 160 e PA 275 e da estrada Faruk Salmen; pavimentação de estradas vicinais na zona rural e obras de infraestrutura do complexo de bairros Altamira.
Sobre a orla, o secretário informou que o processo de licitação para contratação da empresa que vai fazer a primeira etapa da obra, no percurso da portaria de acesso a Carajás até a Chácara das Estrelas, deverá estar concluído até setembro deste ano.
Com relação à duplicação da estrada Faruk Salmen, no trecho que vai da delegacia de polícia até a Vila Palmares Sul, o gestor da Semob confirmou que a obra, que deve ser iniciada nos próximos dias, é de responsabilidade da mineradora Vale, com contrapartida da prefeitura.
Quanto às obras de drenagem e pavimentação asfáltica das vias públicas dos bairros que integram o complexo Altamira, Raimundo Queiroga garantiu que os serviços serão retomados a partir do mês de abril pela empresa CTC.
A respeito da coleta de lixo, o secretário informou que a coordenação deste serviço é exclusiva da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), cabendo à Semob apenas a contratação dos veículos e máquinas para execução dos serviços.
No tema operação tapa buraco, Raimundo Queiroga esclareceu que a Semob conta hoje com cerca de 10 frentes de trabalho executando os serviços durante o dia e à noite, conforme prioridade dos bairros da cidade.
Após os esclarecimentos, o secretário de Obras agradeceu a participação do grupo e se colocou à disposição do mesmo para outras reuniões, no intuito de passar as informações sobre os serviços executados pela repartição pública.
Na avaliação de Genésio Filho, a reunião com o secretário provou mais uma vez a força que tem o grupo FO. “O secretário de Obras teve o cuidado de explanar todo o plano de trabalho da repartição, ouviu as críticas, as ideias e se colocou à disposição para outros esclarecimentos. E o mais importante: deixou um canal aberto para nossas críticas e proposições”.
Para Carlos Alessander, a reunião foi altamente produtiva, repleta de conteúdo. “A receptividade de Queiroga conosco foi extraordinária, mesmo sendo naquele dia o aniversário da filha dele. Acredito que em breve o resultado estará aparecendo, porque parece que o governo está começando a se encaixar”.
Por sua vez, João Batista declarou que estamos acostumados a nos contentar com pouca coisa. “Se daqui um tempo fizer valer o que se propôs agora, aí sim, merecerá elogios. Não podemos fazer festa, coroar alguém só por causa da apresentação de um projeto ou belas palavras, porque estas se vão ao vento”.
Robervaldo Freitas parabenizou os integrantes do grupo pela reunião com o secretário. “Agora, temos que formular os questionamentos, as proposições, assinar e protocolar junto à Semob, para possamos cobrar depois”.
Nesta quinta-feira (20), às 15 horas, o grupo deve ser recebido pelo procurador geral do município, advogado Marcones José Santos da Silva. Na pauta: processo de duplicação da Estrada Faruk Salmen; desapropriação de imóveis na Rua 16, Bairro Maranhão; centro cultural proposto pela mineradora Vale; avanço de loteamento nas áreas de preservação permanente, morros e mananciais, entre outros.
Até a próxima segunda-feira.

domingo, 16 de março de 2014

Saaep realiza palestra sobre preservação da água na próxima sexta-feira na Câmara Municipal

Em alusão ao Dia Mundial da Água, que transcorre no dia 22 deste mês, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) realiza na próxima sexta-feira (21), a partir das 19 horas, no auditório da Câmara Municipal, uma palestra denominada Água: Bem de todos. Preserve-a!
O evento contará com as participações de dois renomados palestrantes, o biólogo Cesar de Sá Carvalho Neto, que falará sobre "A água e a importância de sua preservação", e o engenheiro hidrólogo Marcos Correntino, que discorrerá sobre o tema "Recursos hídricos".
Gesmar Costa, gestor da autarquia, aproveita para convidar a população de Parauapebas a se fazer presente a esse debate muito importante para toda a sociedade, já que o problema da escassez de água no planeta terra não diz respeito só às autoridades e governantes dos países do mundo inteiro, mas a todos os usuários desse bem maior da vida, imprescindível para a nossa sobrevivência.
No encerramento da palestra haverá entrega de certificados de participação, seguida de um especial coffee break às pessoas presentes.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Internet chega a 41% dos domicílios brasileiros

Um estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) indica que 40,8% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet – o valor não considera a conexão via smartphone dos moradores.
O alcance é maior no Sudeste (51,5%), seguido por Sul (42,9%), Centro-Oeste (40,7%), Nordeste (29,2%) e Norte (20,7%).
Essa edição da pesquisa domiciliar Sips (Sistema de Indicadores de Percepção Social) trata de serviços de telecomunicações – não há como comparar com levantamentos anteriores, pois os temas abordados eram outros.
O estudo foi realizado em 3.809 domicílios de 212 municípios, durante junho de 2013. A margem geral de erro é de 1,34%, e a distribuição de respondentes por região reflete a proporcionalidade nacional.
Em todo o país, a forma mais comum de acesso residencial é a internet banda larga via estrutura de TV a cabo (32,8%). Na sequência aparecem conexões via linha telefônica (23%), modem de telefonia móvel (18,3%), satélite (10,6%), rádio (10,2%), linha discada (1,5%) e outros (3,6%).
Mais da metade dos entrevistados (55,2%) paga mensalmente entre R$ 31 e R$ 70 pelo acesso. 12,8% investem até R$ 30; 10,3% desembolsam de R$ 71 a R$ 100; 3,9% pagam de R$ 101 a R$ 150 e apenas 0,9% dos respondentes gastam mais de R$ 150.
Entre os respondentes, 69,1% têm uma percepção positiva do serviço de internet residencial. Na divisão por tipo de acesso, a TV a cabo teve a melhor avaliação (78,4% positiva), enquanto o acesso via modem de telefonia móvel teve a pior (positivo para 60,9%). (O Debate)

quinta-feira, 13 de março de 2014

PPL no rádio e na TV

O Partido Pátria Livre (PPL) entra no ar nesta quinta-feira (13) em rede nacional de rádio e de TV, no período das 20 às 20h05 e das 20h30 às 20h35, respectivamente, com inserções informativas do partido. No próximo dia 20 será a vez do PRTB.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Saaep avisa que vai faltar água na cidade no próximo sábado

Anderson Souza
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) informa que está fazendo a interligação da nova adutora de água bruta em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material de maior resistência e durabilidade, em substituição à antiga. A interligação está ocorrendo entre o sistema de captação e a estação de tratamento de água I e II.
A ação é mais um esforço da Prefeitura de Parauapebas para aumentar o fluxo de água na cidade e atender ao maior número de pessoas. Por esse motivo, haverá interrupção no fornecimento de água no período das 6 às 18 horas do próximo sábado (15).

Representantes do grupo FO são recebidos pelo secretário de Obras

Waldyr Silva
Dando prosseguimento à série de encontros com gestores públicos do município, uma comissão de integrantes do grupo denominado Formadores de Opinião (FO) foi recebida na noite desta terça-feira (11) pelo secretário municipal de Obras, Raimundo Queiroga, na sala de reunião da Semob.
Antes de ser sabatinado por perguntas elaboradas pelos representantes do grupo, o secretário de Obras apresentou um organograma da repartição pública, resumo das atividades executadas e planejadas pela pasta, obras concluídas e em andamento e operação tapa buraco.
Em sua breve exposição, Raimundo Queiroga falou dos estágios em que se encontram as obras e projetos como a construção da orla no Rio Parauapebas, a duplicação das rodovias PA 160 e PA 275 e da estrada Faruk Salmen; pavimentação de estradas vicinais na zona rural e obras de infraestrutura do complexo de bairros Altamira.
No que diz respeito à obra de construção da orla ribeirinha, o secretário revelou que até setembro deste ano o processo de licitação para contratação da empresa que vai fazer a primeira etapa da obra, que vai da portaria de acesso a Carajás até a Chácara das Estrelas, deverá estar concluído.
Com relação à duplicação da estrada Faruk Salmen, no trecho que vai da delegacia de polícia até a Vila Palmares Sul, o gestor da Semob confirmou que a obra, que deve ser iniciada nos próximos dias, é de responsabilidade da mineradora Vale, com contrapartida da prefeitura.
Sobre as obras de drenagem e pavimentação asfáltica das vias públicas dos bairros que integram o complexo Altamira, o secretário Raimundo Queiroga garantiu aos representantes do grupo que os serviços de obras serão retomados a partir do próximo mês de abril pela empresa CTC.
Os dois temas que chamaram mais atenção das discussões foram coleta de lixo e operação tapa buraco. A respeito da coleta de lixo, o titular da Semob informou que a coordenação deste serviço é exclusivo da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), cabendo à Secretaria de Obras apenas a contratação dos veículos e máquinas para execução dos serviços de coleta e transporte do lixo.
A respeito da operação tapa buraco, Raimundo Queiroga esclareceu que a Semob conta hoje com seis frentes de trabalho executando os serviços durante o dia à noite, conforme planejamento de prioridade verificado nos bairros da cidade.
A comissão do grupo FO, formada por Carlos Alessander, Carlos Refribom, Cleo Lopes, Danilo Freitas, Frank James, Genésio Filho, Pedro Alcântara e Waldyr Silva, comprometeu-se, na medida do possível, a fotografar buracos de rua na cidade e enviar para a Semob.
Na avaliação do encontro, o secretário de Obras agradeceu a participação do grupo e se colocou à disposição do mesmo para outras reuniões, no intuito de passar as informações sobre os serviços executados pela repartição pública. (Waldyr Silva)

terça-feira, 11 de março de 2014

Fumo passivo causa danos irreversíveis às artérias das crianças, revela estudo

O prejuízo do cigarro à saúde das crianças – vítimas do fumo passivo – é algo que já vem sendo provado há muito tempo pela ciência. No entanto, um novo estudo publicado na “European Heart Journal” traz novos dados sobre o risco que as crianças correm ao conviverem com adultos fumantes. De acordo com a pesquisa, o problema causa danos irreversíveis às artérias de crianças, tornando os vasos sanguíneos até três anos mais “velhos” do que se não estivessem expostos à fumaça.
Esse “envelhecimento”, segundo a BBC News, engrossa as paredes das artérias, o que eleva o risco de ataques cardíacos e enfartes na idade adulta.
O estudo analisou mais de duas mil crianças com idades entre 3 e 18 anos na Finlândia e na Austrália e concluiu que esse tipo de dano ocorria quando pai e mãe fumavam.
“Nosso trabalho mostra que a exposição ao fumo passivo na infância causa um dano direto e irreversível à estrutura das artérias”, disse à BBC a coordenadora do estudo, Seana Gall, da Universidade da Tasmânia (Austrália).
Pais ou casais que pensam em ter filhos devem parar de fumar, não apenas para recuperar sua própria saúde, mas para proteger a saúde dos filhos no futuro.
Exames
Por meio do estudo, exames de ultrassom mostraram como os filhos de pais fumantes apresentavam mudanças na principal artéria do corpo, que vai do pescoço à cabeça.
O trabalho acompanhou as crianças durante anos. No início, as diferenças de espessura na parte da carótida analisada eram modestas. No entanto, elas passaram a ser bastante significativas após cerca de 20 anos, quando as crianças chegavam à idade adulta.
A pesquisa também levou em conta outros fatores que poderiam explicar os danos arteriais, como se as crianças passaram a fumar quando adultas, mas os resultados se mantiveram mesmo assim.
Esse dano, no entanto, não foi encontrado em crianças que cresceram com apenas um dos pais fumando – provavelmente porque o nível de exposição à fumaça não era tão alto. Mesmo assim, os pesquisadores afirmaram que não há um nível “seguro” de fumo passivo. (Fonte: O Globo Online)

segunda-feira, 10 de março de 2014

Formadores de Opinião (II)

Waldyr Silva
Para quem não nos acompanhou na semana passada, esta coluna tem o objetivo de publicar as ações debatidas pelos membros do grupo Formadores de Opinião (FO), criado no final do mês de novembro com o objetivo de contribuir com as autoridades no que diz respeito à administração de Parauapebas.
O grupo, cujos membros se comunicam por meio da ferramenta WhatsApp, via celular, é formado por jornalistas, comunicadores, empresários, políticos, sindicalistas, servidores públicos, gestores municipais, desportistas e outros.
Como havia adiantado na coluna anterior, o grupo FO só discute temas de interesse coletivo da comunidade parauapebense, portanto, nada pessoal ou particular. Para outros casos (pessoal ou particular), foi criado o grupo Tribuna Livre, onde se discute tudo, inclusive a parte de lazer de seus membros.
E por falar em lazer, os membros do grupo, acompanhados de suas respectivas famílias, se reúnem todas as quintas-feiras, a partir das 19h30, no clube da Portal Vidros, no Bairro Paraíso, onde jogam futebol soçaite e se confraternizam com churrasco e bebida.
Já nas sextas-feiras, no período das 20 às 21 horas, o encontro do grupo ocorre numa quadra sintética do Bairro Liberdade, para partida de futebol.
Os principais debates dos Formadores de Opinião desta semana se voltaram sobre o carnaval e a possibilidade de entrada de mais 4 vereadores nos quadros da Câmara Municipal.
Sobre a realização do carnaval, o grupo foi unânime em reconhecer que a festa momesca deste ano foi uma das mais bem organizadas e tranquilas do município de Parauapebas.
Por outro lado, os debates em torno da apresentação das escolas de samba na avenida chegaram à conclusão que o poder público está jogando dinheiro fora, ao doar até R$ 30 mil a cada uma das agremiações carnavalesca, cuja apresentação ao povo não faz jus ao investimento recebido.
Na opinião do grupo, caso a prefeitura continue fazendo a distribuição de dinheiro aos blocos carnavalescos e escolas de samba, seria necessário que as agremiações beneficiadas prestassem conta do dinheiro público recebido.
Outra sugestão do grupo, para evitar desperdício de dinheiro público distribuído às escolas e blocos, seria incentivar as agremiações, por meio da Liga das Agremiações de Blocos e Escolas de Samba de Parauapebas (Liabesp), a fazerem eventos para angariar fundos durante o ano.
No desfile das escolas de samba na avenida, os Formadores de Opinião disseram que alguns carros alegóricos pareciam mais com carroças, importante veículo de tração animal em festas juninas.
Uma das escolas, cujo samba enredo homenageava o folclórico Pinduca, rei do carimbó no Pará, desfilou com o artista numa geringonça chamada de carro alegórico. A cada impulso que os manobristas davam para movimentar o andor, Pinduca se esforçava para não cair ao chão.
Os integrantes do grupo se colocam à disposição do governo municipal, da Liabesp e dos próprios dirigentes de escolas de samba e blocos carnavalescos para buscar alternativas que possam alocar recursos que não sejam públicos.
Com relação à possibilidade de ampliação de 15 para 19 vereadores na Câmara Municipal de Parauapebas, o grupo FO discutiu o assunto, levantando as hipóteses de isto vir a acontecer.
Os comentários davam conta que os quatro suplentes de vereadores a assumirem as vagas seriam Joelma Leite (PT), José Benevides, o popular JB (PDT), Marcelo Parceirinho (PMDB) e Zacarias Assunção (PP).
Após discussões e consultas com entendidos no assunto, os integrantes do grupo chegaram à conclusão que o quadro de edis do Poder Legislativo de Parauapebas vai permanecer o mesmo, pelo menos até a próxima eleição para vereador.
O grupo procurou saber também que alguns vereadores estariam dispostos a propor à mesa uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar eventuais desvios de recursos públicos na pasta municipal de saúde, mas até agora a suposta CPI ainda não havia sido aprovada em plenário.
Por hoje é só. Até a próxima segunda-feira.

Ufra inaugura nesta segunda-feira primeiro campus em Parauapebas

Será inaugurado às 16 horas desta segunda-feira (10) em Parauapebas o primeiro campus de uma universidade federal no município. Por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Parauapebas e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), o novo campus oferecerá cursos como engenharia florestal, zootecnia e administração.

O professor Sueo Numazawa, reitor da instituição universitária, e o prefeito Valmir Mariano participarão da cerimônia deste que será o maior campus da Ufra no interior do estado. Localizado na Rodovia PA-275 (saída para Curionópolis), o campus abriga salas amplas, auditório e laboratórios.

domingo, 9 de março de 2014

Polícia prende motorista que atropelou e matou servidor público

 
Já se encontra preso na carceragem municipal do Bairro Rio Verde, em Parauapebas, desde o final da manhã deste domingo (9), à disposição da Justiça, o indivíduo Gilberto Correa da Silva, acusado de perder o controle do automóvel Corsa Classic, atropelar e matar o servidor público municipal Jonas Quirino Fonseca (fotos).

A vítima prestava serviço na Secretaria Municipal de Obras como técnico administrativo desde fevereiro de 2013.
O trágico acidente aconteceu por volta das 2 horas da madrugada do último sábado (8), na Rua F, próximo do Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), Parauapebas. A revelação é do delegado de Polícia Civil Nelson Alves Júnior.
No momento em que foi atropelado, Jonas Quirino passeava na calçada da rua com a companheira dele, Leidiany Shawandeggeher Oliveira, que foi atingida também pelo veículo, mas sem muita gravidade. Segundos depois da batida, ela se levantou e presenciou de perto a tragédia.
De acordo com as imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais das proximidades, Gilberto Silva conduzia o automóvel em alta velocidade, perdeu o controle e de forma brusca saiu da pista, chocou-se com outros dois veículos e atingiu Jonas Quirino, que teve morte instantânea devido à força brusca do baque. Os três carros ficaram totalmente danificados com a batida.
Depois de assistir na internet dois vídeos (em ângulos diferentes) do trágico acidente, milhares de internautas vêm comentando o lamentável desastre e se mostrando revoltados com o motorista causador do fatídico acidente que tirou a vida de uma pessoa inocente. (Waldyr Silva, com informações de Pebinha de Açúcar)

quinta-feira, 6 de março de 2014

Escola Mocidade do Primavera e bloco Cala Boca e me Beija são campeões do carnaval 2014

A escola de samba Mocidade Independente do Primavera e o bloco carnavalesco Cala Boca e me Beija são os grandes campeões do carnaval de Parauapebas este ano.

O resultado da apuração dos pontos dados pelos membros do corpo de jurados foi revelado no início da noite desta quinta-feira (6) no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC).

Após a revelação dos resultados, carnavalescos das duas agremiações saíram às ruas da cidade para comemorar os títulos conquistados.

Abaixo, algumas imagens da escola na avenida.
Fotos: Gustavo Santana
 
 
 
 

PTdoB no rádio e na TV

O Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) entra no ar nesta quinta-feira (6) em rede nacional de rádio e de TV, no período das 20 às 20h10 e das 20h30 às 20h40, respectivamente, com inserções informativas do partido. No próximo dia 13 será a vez do PPL.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Teste da linguinha pode se tornar obrigatório em maternidades

De autoria do deputado federal Onofre Santo Agostini (PSD-SC), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 113/2013 obriga os hospitais e maternidades a realizarem o protocolo de avaliação do frênulo da língua nos bebês. O objetivo é o diagnóstico precoce da anquiloglossia ou anciloglossia, mais conhecida como língua presa.
Segundo o autor, a língua presa pode causar dificuldades na sucção, na deglutição, na mastigação e na fala. A dificuldade na sucção causaria ainda o desmame precoce. O teste da linguinha nos recém-nascidos possibilitaria o tratamento imediato e prevenção desses problemas.
Para o relator da matéria, senador Eduardo Amorim (PSC-SE), a medida é muito importante para a saúde das crianças. Ele ressaltou o prejuízo que a doença pode causar nos primeiros dias e meses de vida, já que afeta a amamentação, e também quando as crianças estão maiores.
“Em etapas posteriores, outras funções, a exemplo da mastigação e da fala, também podem ser prejudicadas. O distúrbio da fala ou da pronúncia (dislalia) pode interferir nas atividades escolares, sociais e familiares da criança, o que ressalta a importância do diagnóstico e do tratamento precoces da anomalia”, afirmou Eduardo Amorim.
De acordo com o relator, o tratamento cirúrgico da anquiloglossia, quando indicado, é simples, rápido e pode ser feito com anestesia local durante a permanência do bebê no hospital.
Se for aprovado pela CAS, o projeto seguirá para análise do plenário do Senado. (Agência Senado)

terça-feira, 4 de março de 2014

Estatueta

by J.Bosco

segunda-feira, 3 de março de 2014

Coluna Formadores de Opinião (03-03)

Waldyr Silva
A partir desta semana, esta coluna vai abordar os principais temas debatidos pelos membros do grupo Formadores de Opinião, criado no final do mês de novembro último com o objetivo de contribuir com as autoridades no que diz respeito à administração de Parauapebas.
O grupo, que se comunica por meio da ferramenta WhatsApp, via celular, é formado por jornalistas, comunicadores, empresários, políticos, sindicalistas, servidores públicos, gestores municipais, desportistas e outros.
Entre os membros do Formadores de Opinião, que congrega um limite de até 50 pessoas, estão Frank James (coordenador do grupo), Genésio Filho, Bariloche Silva, Rodolfo Ramos, Waldyr Silva, Felipe Borges, João Batista, Francisco Falcão, Janderson Rodrigues, José Anchieta, Raimundo Santos, Amparo Borges, Gesmar Costa, Eliene Soares, Kelves Rainery, Alex Fontenele, Carlos Refribom, Francimar Túlio, Anne Costa, Elvis Silva e Pedro Alcântara.
Fazem parte do grupo ainda Demerval Moreno, Vinícios Nogueira, Elson Brito, Cleo Lopes, Francinete Cruz, Laércio de Castro, Hipólito Gomes, Josineto Feitosa, Marcelo Catalão, Josean Chocolate, Ozeas Fernandes, Saulo Kretli, Robervaldo Vieira, Carlos Campos, Zacarias Marques, Ronaldo Modesto, Charles Borges, Danilo Vieira, Manuel Júnior, Pablo Silva e Carlos Alessander. Se faltou algum nome, insiro na próxima semana.
Como se percebe, integram-se ao grupo algumas pessoas ligadas a partido político, mas os integrantes não debatem políticas partidárias deste ou daquele eventual candidato.
Nestes cerca de 100 dias de composição do grupo, os integrantes vêm debatendo com autoridades assuntos relacionados com o IML (Instituto de Medicina Legal), Rede Celpa, segurança pública, mineradora Vale, DMTT (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte), urbanismo, entre outros.
A maioria dos debates é feita entre os membros do grupo via celular, numa espécie de teleconferência, onde todos participam simultaneamente com reclamações e sugestões relativas ao assunto discutido. As reuniões presenciais ocorrem uma vez por semana.
Representantes do grupo já se reuniram no Fórum de Justiça com o juiz Líbio Araujo Moura, titular da 3ª Vara Penal de Parauapebas, para tomar conhecimento sobre a superlotação de presos de justiça na carceragem municipal do Bairro Rio Verde, quando foram informados que o excesso de detentos vem gradativamente sendo transferido para presídios em Marabá e Belém.
O grupo reuniu-se também no quartel da Polícia Militar com o subcomandante daquela corporação, major Modesto; delegado Rodrigo Paggi, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas; e representantes do Corpo de Bombeiros, Detran, DMTT, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Secretaria Municipal de Segurança Institucional, Defesa do Cidadão, e da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura, no intuito de colaborar nas ações desenvolvidas pelos órgãos de segurança pública.
Com resultado deste encontro, no dia seguinte as polícias Civil e Militar deslancharam uma blitz na cidade, com apoio do DMTT, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Ascom da PMP, entre outros órgãos, para combater a criminalidade.
Após esse encontro com autoridades, o grupo Formadores de Opinião sensibilizou as direções da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Parauapebas (Acip) e do Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz) a encaminhar ofício ao secretário de estado de Segurança Pública solicitando a permanência do atual comandante do 23º BPM, ten-cel. Mauro Sérgio, que estava previsto a ser transferido para Marabá.
O grupo já foi recebido também pelos titulares das secretarias municipais de Segurança Institucional, Defesa do Cidadão (Semsi), Hipólito Gomes, e de Urbanismo (Semurb), Augusto Neto, em datas e locais diferentes, a quem fez várias sugestões de melhorias na execução dos serviços prestados à sociedade.
Na próxima semana, informações sobre outras atividades do grupo, inclusive as de futebol e de lazer.