quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Prefeito Valmir Mariano inaugura ponte de concreto na Sol Poente

Fotos: Irisvelton Silva
 
 
Atendendo a antigo pleito da comunidade, o prefeito Valmir Mariano inaugurou no final da manhã desta quinta-feira (27) uma ponte de concreto com 30 metros de extensão e 11 metros de largura, ligando os bairros da Paz e Paraíso, facilitando o tráfego de veículos naquela localidade.
A obra atende a um antigo sonho da comunidade que mora nas redondezas, uma vez que o local, que contava com uma precária ponte de madeira e servia de ponto de encontro para malfeitores, não contava com os serviços básicos de infraestrutura.
Preocupado com a fluidez de trânsito, segurança e bestar estar daquela comunidade, o gestor municipal determinou a construção da moderna ponte, que é dotada de passeios para pedestres, iluminação pública dos dois lados e sinalização.
Para o líder comunitário Luiz Layanes, presidente da Associação dos Moradores do Bairro da Paz, a entrega da ponte para a comunidade do bairro “é um grande presente que o prefeito Valmir Mariano está dando para nosso povo, que há 15 anos vinha lutando por esse beneficio”.
Ato inaugural
O ato inaugural da ponte contou com as presenças, além do prefeito Valmir Mariano, da vice-prefeita Ângela Pereira; do presidente da Câmara Municipal, vereador Josineto Feitosa; secretário municipal de Obras, Raimundo Queiroga; ex-prefeito Faisal Salmen; e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz), Marcelo Catalão; que fizeram uso da palavra, e ainda secretários municipais da administração pública, vereadores, membros da imprensa e populares.
A cerimônia contou com desenlace da fita inaugural, discursos e descerramento da placa com nomes de autoridades, além de queima de fogos de artifício.
Ao usar a palavra, Valmir Mariano ratificou o desafio que fizera há uma semana ao secretário de Obras que na segunda quinzena de fevereiro e em todo mês de março seu governo estaria inaugurando uma obra a cada semana.
“Este desafio que fiz ao secretário de Obras é um compromisso que faço para a população, que tem apoiado nosso governo na busca de políticas púbicas”, enfatizou o gestor municipal. (Waldyr Silva / Ascom PMP)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

TSE aprova novas regras para as eleições de outubro deste ano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou três resoluções com novas regras para as eleições de outubro. As normas alteraram algumas regras de propaganda eleitoral, registro de candidaturas e arrecadação para as campanhas eleitorais. As medidas foram apresentadas pelo ministro Dias Toffoli, com objetivo de disciplinar as regras para as eleições deste ano.
Os ministros decidiram proibir que candidatos usem serviços de telemarketing para pedir votos aos eleitores. Com as novas regras, também será obrigatório que a propaganda eleitoral e os debates na TV sejam transmitidos com legenda ou na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para facilitar a compreensão por pessoas com deficiência.
Com as novas regras, os candidatos não poderão ser identificados por nome relacionados a autarquias ou órgãos públicos, como “Fulano do INSS”, por exemplo. Também ficou definido que os partidos só podem substituir seus candidatos 20 dias antes da eleição. Antes da decisão, o prazo era de 24 horas antes do pleito.
Sobre financiamento, o TSE reafirmou que o candidato só pode financiar sua campanha com recursos próprios com até 50% do próprio patrimônio. No ano passado, ao aprovar outras regras, o TSE decidiu que o voto em trânsito passará a valer nas eleições deste ano nas cidades com mais de 200 mil eleitores. No último pleito, o eleitor podia votar em trânsito apenas nas capitais. (Fonte: Agência Brasil)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Apicultores de Parauapebas podem contar com Casa do Mel

Fotos: Irisvelton Silva
A Prefeitura de Parauapebas está viabilizando espaço denominado Casa do Mel, no Centro Tecnológico de Apoio à Agricultura Familiar (Cetaf), zona rural do município, para apoiar famílias produtoras de mel. A revelação foi feita nesta terça-feira (25) pelo titular da Secretaria Municipal de Produção Rural, Antonio Horário Martins.
Segundo explicou o secretário, hoje um grupo de 23 famílias da zona rural de Parauapebas, a maioria formada por mulheres, vem sendo atendido por um projeto de apicultura desenvolvido pela Sempror, com a doação de kits para o início das atividades, treinamento e orientação técnica.
O projeto de apicultura é fruto de uma parceria celebrada entre Prefeitura, Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Região de Carajás (Cooper), Sebrae e Caixa Econômica Federal (CEF).
De acordo ainda com Horácio Martins, a produção dos apicultores, calculada hoje em torno de 400 quilos/ano, é vendida no ponto comercial da Cooper, na Avenida Cristo Rei nº 21, Bairro Rio Verde, e também na Feira do Produtor, Bairro Cidade Nova.
Preocupada com a qualidade do produto, a Sempror está viabilizando a Casa do Mel no Cetaf, que tem como objetivo agregar os apiários do município, oferecendo a eles condições técnicas e de higiene para beneficiamento e manipulação do produto, que hoje ainda é comercializado de maneira informal.
Rafael Campelo Silva, coordenador do projeto, acrescenta que a maioria das famílias apiárias se localiza na região de Cedere I, com destaque para as VS (vias secundárias) 13 e 14, portanto, próximo do local onde vai ser instalada a Casa do Mel.
Os kits básicos doados aos apicultores, conforme revelou Rafael Silva, são compostos por dez caixas racionais, dois macacões para proteção de ferradas de abelhas e dois fumigadores (equipamento para produzir e expelir fumaça), tanque decantador de mel e centrífuga, além de insumos como cera.
O coordenador do projeto de apicultura destaca que a região rural de Parauapebas é muito propícia para criação de abelhas produtoras de mel, devido à enorme existência de floração nativa da floresta amazônica para produção de néctar, e água em abundância, situação que atrai os insetos para formação dos enxames.
Para participar do projeto, o interessado deve fazer um cadastro na Sempror e aguardar visita de técnicos em sua propriedade para que seja verificado se ele possui as condições básicas necessárias para a implantação do apiário, local em que é produzido o mel. (Waldyr Silva / Ascom PMP)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

WhatsApp terá chamada de voz no próximo trimestre

O aplicativo WhatsApp anunciou, nesta segunda-feira (24), durante o Mobile World Congress (MWC), novidades para o próximo trimestre. De acordo com o fundador do aplicativo, Jan Koum, o serviço de mensagens também terá ligações de voz.
“Nossa missão é levar a opção de as pessoas entrarem em contato com as outras em qualquer lugar e de forma econômica. Nossa meta é estarmos presentes em todos os aparelhos celulares do mundo”, afirmou Jan Koum.
Com o novo modelo, o WhatsApp, que foi comprado na semana passada pelo Facebook, passará a competir diretamente com o Skype, adquirido pela Microsoft.
Koum não explicou mais detalhes sobre reajustes de preço no serviço, mas informou que não haverá mudança no modelo de negócios do app. "O WhatsApp não apresenta publicidade e custa US$ 1 anual a seus usuários, um batalhão de 465 milhões de pessoas ao redor do mundo".
A novidade chegará primeiro nas versões para os sistemas Android e iOS. (DOL, com informações da Folha de S.Paulo)

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Clube do Remo é campeão da Taça Cidade de Belém

O Clube do Remo conquistou neste domingo (23) no Mangueirão, capital do estado, o título da Taça Cidade de Belém, ao empatar com o Paysandu em 1 a 1. O Leão jogava com a vantagem do empate para conquistar o tão sonhado título e dar largo passo para garantir vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.
Mais uma vez superando críticas e comentários acerca do estado físico e da qualidade técnica nos últimos jogos, o atacante Val Barreto deu a resposta em campo, calando a torcida bicolor, aos 27 minutos da etapa inicial, ao receber um presente após disputa de bola entre o companheiro Ratinho e o zaga bicolor. O gol que deu origem ao título do primeiro turno é mais um que entra na galeria de gols do “Valotelli” diante do rival.
O atacante chegou ao Remo em 2013, saiu, após uma temporada fracassada, mas acabou retornando no final do ano passado, aclamado pela torcida em verso e prosa. Aos gritos “Ele é artilheiro e goleador, Val Barreto é matador!”, o atleta de 28 anos se diz abençoado e exalta o espírito do grupo.
Val termina o primeiro turno como artilheiro do time, com três gols, ao lado de Eduardo Ramos. O número, apesar de ainda modesto, é o mesmo de gols marcados contra o maior rival. “Graças a Deus eu fui iluminado e pude continuar marcando gols contra o nosso maior rival, mas ainda não ganhamos nada. Este foi um passo muito grande”, finaliza o ídolo.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Samba no pé

by J.Bosco

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Escola do Bairro dos Minérios é inaugurada nesta sexta-feira (21)

Estudantes do Bairro dos Minérios e proximidades têm motivo a mais para comemorar a volta às aulas. A Prefeitura de Parauapebas inaugura às 16 horas desta sexta-feira (21) a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinícius de Moraes, localizada na Rua 35, quadra especial, Bairro dos Minérios.
A nova escola, que recebe o nome de um dos maiores poetas e compositores brasileiros e segue o padrão previsto pelo Ministério da Educação, é a oitava inaugurada no Governo Valmir Mariano.
Com infraestrutura moderna, o estabelecimento de ensino conta com 12 salas de aula climatizadas, sala de arte e/ou reforço, laboratório de informática, biblioteca, bloco administrativo, quadra esportiva coberta, cozinha industrial, almoxarifado e acessibilidade para receber alunos cadeirantes.
A escola vai beneficiar mais de 1.500 alunos moradores dos Bairros dos Minérios, Cidade Jardim e proximidades. (Ascom PMP) 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PSL no rádio e na TV

O Partido Social Liberal (PSL) entra no ar nesta quinta-feira (20) em rede nacional de rádio e de TV, no período das 20 às 20h05 e das 20h30 às 20h35, respectivamente, com inserções informativas do partido. No próximo dia 27 será a vez do PMDB.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dr. Zé Roberto visita bairros de Parauapebas e municípios vizinhos


Nos últimos 12 meses, o médico José Roberto Bezerra Nascimento, 48 anos, conhecido por “Dr. Zé Roberto”, diretor-presidente do Hospital das Clínicas (HC) de Parauapebas, vem construindo uma importante base de apoio na cidade e municípios vizinhos, na expectativa de ter o seu nome aprovado pelo Partido Social Cristão (PSC) para concorrer a uma das 17 vagas da Câmara dos Deputados nas eleições deste ano.
Conciliando o tempo de seus afazeres na administração do Hospital das Clínicas e nas visitas à comunidade, “Dr. Zé Roberto” vem visitando e formando grupos em vários bairros de Parauapebas, entre estes o Bairro Primavera, dos Minérios, Vila Rica e complexo de bairros da VS 10.
O tema das conversas com a comunidade gira em torno de política, esporte, saúde, transporte, educação, emprego e segurança pública.
Nas conversas mantidas com a população, “Dr. Zé Roberto” tem sentido de perto as necessidades sofridas pela comunidade por falta de políticas públicas que beneficiem a população.
Numa recente visita a Curionópolis, o médico teve a oportunidade de rever amigos da época em que ele prestou serviço naquele município, entre estes o senhor Renê da Agrotrinta, numa animada confraternização.
Já em Eldorado do Carajás, “Dr. Zé Roberto” foi recebido pelo amigo e ex-prefeito daquele município Jair da Campo, com quem formou aliança para futuro apoio político.
Ainda em Eldorado, José Roberto foi convidado para participar do aniversário de dona Dita, esposa do senhor Evilásio (ex-vereador do município), na Fazenda Bamerindus.
O médico Zé Roberto costuma dizer que é possível fazer política diferente e acredita que o Pará e o Brasil vivenciarão um novo tempo.

Vagas de emprego no Sine de Parauapebas (18/02)

A Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) disponibiliza para esta terça-feira (18), na sala de encaminhamento, as seguintes vagas em Parauapebas, com experiência comprovada:
Açougueiro
Eletricista de automóveis
Engenharia mecânico
Identificador florestal
Marceneiro
Office boy
Pedreiro
Promotor de vendas
Supervisor de RH
Técnico em instalação
Vendedor externo

Interessados devem procurar a Agência do Sine na Rua 11, entre as ruas D e E, ao lado da Semas no Bairro Cidade Nova, ou telefonar para (94) 3346-2971, Parauapebas (PA).

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Descontos do IPVA para final de placas 03 a 33 só até dia 25

Até o dia 25, proprietários de veículos com placas terminadas de 03 a 33 podem pagar com desconto o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O prazo para o licenciamento desses veículos no Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) encerrará em 25 de abril. Os descontos são de 15% sobre o valor do imposto para quem esteja há dois anos sem multa; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações. O desconto não é cumulativo.
São três as opções de pagamento do IPVA: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três parcelas antes do vencimento, sem desconto; ou pagamento integral com o licenciamento do Detran. Após a data do licenciamento, o pagamento será feito com acréscimo de multas e juros.
O contribuinte poderá acessar o Portal de Serviços da Sefa (www.sefa.pa.gov.br), item IPVA Antecipação, para consultar o valor do imposto e emitir o Documento Estadual de Arrecadação (DAE), para pagamentos em parcela única ou parcelados. 
O pagamento do DAE é feito na rede bancária autorizada – Banco do Estado do Pará (Banpará), Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal – e nas casas lotéricas.
Serviço
Mais informações estão disponíveis no site da Sefa ou no serviço de atendimento telefônico pelo 0800-725-5533. (Ana Marcia Pantoja/Agência Pará de Notícias)

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Mundo deve comercializar 1 bilhão de aparelhos com Android

A Gartner divulgou na última quinta-feira (13) pesquisa consolidada sobre a quantidade de telefones móveis vendidos em 2013 e, junto com isso, também colocou na mesa a expectativa para 2014.
E há uma previsão animadora para o Google: neste ano, cerca de 1 bilhão de aparelhos com Android devem ser vendidos.
O Android é, de longe, o sistema operacional de presença mais significativa no mercado, estando em 758,7 milhões de aparelhos – uma participação de 78,4%. Em seguida, vêm iOS (150,7 mi, 15,6%), os da Microsoft (30,8 im, 3,2%) e da BlackBerry (18,6 mi, 1,9%).
A Samsung aparece como a campeã de vendas, com 299,7 milhões de unidades entregues e 31% de participação de mercado. Depois, aparecem Apple (150,7 mi, 15,6%), Huawei (46,6 mi, 4,8%), LG (46,4 mi, 4,8%) e Lenovo (43,9 mi, 4,5%). (Fonte: O Debate)

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Horário de verão encerra à meia-noite deste sábado para domingo

Em vigor desde a meia-noite do dia 19 de outubro do ano passado, a medida tem como objetivo um maior aproveitamento da luz solar e evitar a necessidade de mais investimentos em geração e transmissão de energia.
O horário de verão de 2013/2014 foi adotado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Nesses estados, os relógios deverão ser atrasados em uma hora à meia-noite deste sábado (15) para domingo (16) de fevereiro.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Prefeito esclarece posicionamento do governo a moradores da ocupação Nova Vitória

Fotos: Anderson Souza
Com relação à interdição de um trecho da Estrada Faruk Salmen, na manhã desta quinta-feira (13), por ocupantes de uma área denominada Nova Vitória, localizada às margens da referida estrada, a Prefeitura de Parauapebas faz o seguinte esclarecimento:
O prefeito Valmir Mariano recebeu por volta de 11 horas de hoje (13) uma comissão de moradores representante daquela comunidade. Ao prefeito, a comissão informou que a comunidade construiu uma escola com três salas de aula na localidade e exigiu que o município colocasse no espaço professores para ministrar aulas para alunos do 1º e 2º ciclos; disponibilizasse transporte escolar para os estudantes; pavimentasse as ruas da localidade; e doasse um transformador de energia elétrica para captar água de um poço artesiano construído pelo Saaep.
Após ouvir a pauta de reivindicação, o prefeito Valmir Mariano, que estava acompanhado do chefe de gabinete José de Fátima Rodrigues, da ouvidora Neuracy Pereira Braga e do assessor de comunicação Walmor Costa, foi enfático em informar que o município não pode legalmente fazer nenhuma benfeitoria na ocupação, em virtude de a área ainda pertencer à União e ser também considerada área de risco para moradia.
O gestor municipal ratificou que a prefeitura está preocupada com a segurança daquelas famílias, lembrando que em outra reunião, há cerca de seis meses, deu essa informação aos representantes daquela comunidade e ordenou que a prefeitura fizesse levantamento por meio de cadastro das famílias que ocupam a área, para ingressá-las nos programas de habitação, mas os moradores não deixaram os servidores fazerem o cadastramento.
Na reunião desta quinta-feira, o prefeito reforçou a necessidade de se fazer o cadastramento das famílias, pois assim o governo municipal vai poder ter condições para assentar os ocupantes em área segura e poder fazer eventuais indenizações de benfeitorias.
Os representantes saíram do gabinete do prefeito informando que iriam passar os encaminhamentos tratados na reunião para as demais famílias que ocupam a área. (Waldyr Silva/Ascom PMP)

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Grupo Havan anuncia instalar megaloja em Parauapebas

Fotos: Irisvelton Silva
Durante reunião nesta quarta-feira (12), no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Parauapebas (Acip), o diretor de expansão do Grupo Havan, Nilton Hang, anunciou para empresários, gestores do município e membros da imprensa a construção de uma megaloja de departamento às margens da Rodovia PA 275, nas proximidades do viaduto, com previsão de ser inaugurada no mês de agosto deste ano.

Marcaram presença no evento o chefe de gabinete José de Fátima Rodrigues, representando o prefeito Valmir Mariano; o presidente da Acip, Oriovaldo Mateus; o presidente da CDL, Daniel Pereira Lopes; empresários, comerciantes, secretários municipais da prefeitura e membros da imprensa local.
Durante sua apresentação, o diretor do Grupo Havan informou que, além de Parauapebas, a empresa vai construir também outra grande de departamento na cidade Marabá. Estes dois municípios são os primeiros no Estado do Pará a ter filiais de uma das maiores redes de lojas de departamento do Brasil.
A previsão dos investidores é que as duas filiais paraenses sejam inauguradas no início do segundo semestre deste ano, gerando em média 200 empregos diretos em cada uma das lojas.
Segundo revelou Nilton Hang, a Havan prevê investir algo em torno de R$ 40 milhões na instalação da megaloja em Parauapebas, que contará com 15 mil metros quadrados, estacionamento com 700 vagas coberto e gratuito, área de alimentação, esteira rolante e 22 check-outs.
A filial de Parauapebas acompanhará o padrão nacional da rede, reproduzindo na fachada da loja a arquitetura estilizada da Casa Branca, sede do governo norte-americano, além de réplica da Estátua da Liberdade, com 35 metros de altura, um monumento de identificação da marca e também atrativo turístico.
De acordo ainda com o diretor de expansão, a Havan tem matriz na cidade de Brusque (PR), possui 65 lojas e expectativa de chegar a 100 filiais até 2015, oferece mais de 100 mil itens de produtos nacionais e importados e pretende contratar mão de obra local.

PHS no rádio e na TV

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) entra no ar nesta quinta-feira (13) em rede nacional de rádio e de TV, no período das 19h30 às 19h35 e das 20 às 20h05, respectivamente, com inserções informativas do partido. No próximo dia 20 será a vez do PSL.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Desfile de blocos carnavalescos e escolas de samba

Acompanhe datas e horários dos desfiles de blocos carnavalescos e escolas de samba no carnaval de rua deste ano em Parauapebas, no Bairro Paraíso.
Dia 28 (sexta-feira)
Blocos carnavalescos alternativos, a partir das 19 horas
Do Pessoa, Os Carregos, Som dos Colégios, Tô na Pega, Camaleão Folia, Os Patrões, Papaléguas, Crazi Folia e Barca da Bola.
Dia 1º (sábado)
Blocos carnavalescos do grupo B, a partir das 19 horas
Me Completa, Piu Piu, Do Povão, Bye Bye, Qui Bonitinho, Cameleão e Jecas.
Dia 2 (domingo)
Escolas de samba do grupo A, a partir das 19 horas
Acadêmicos do Sol Nascente e Mocidade Independente do Primavera.
Dia 3 (segunda-feira)
Escolas de samba do grupo B, a partir das 19 horas
Acadêmicos do Liberdade, Arrastão Pai D’égua e Estação Eles e Elas.
Dia 4 (terça-feira)
Blocos carnavalescos do grupo A, a partir das 19 horas
Nessa Onda eu Vou, Bicho Papão, Cala a Boca e me Beija e Samuray.
Dia 5 (quarta-feira)
Apuração do carnaval, às 16 horas.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Semob incrementa obras para melhorar mobilidade

Fotos: Irisvelton Silva
Com o crescimento exacerbado da cidade, algumas ruas localizadas no centro de Parauapebas começam a ficar quase que intransitáveis com a intensa movimentação de veículos que circulam diariamente, principalmente nas horas de pico.
Preocupada com esse problema, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), vem criando vias alternativas de acesso para desafogar o tráfego de veículos, principalmente no centro da cidade.
Algumas vias alternativas de acesso já foram concluídas, enquanto outras estão em andamento, conforme explica o engenheiro civil Gércio Bittencourt Soares, da Coordenadoria de Infraestrutura da Semob.
No Bairro Maranhão, a Rua A foi estendida com terraplanagem e camada asfáltica no trecho da Rua 16 até a Rua 25 de Dezembro, cujo trecho já começa a ser usado por veículos e pedestres.
Paralelo à extensão da Rua A, também no perímetro da Rua 16 até a Rua 25 de Dezembro, está sendo aberta uma nova via de acesso para escoamento do tráfego.
Ainda no Bairro Maranhão, precisamente no final da Rua 16, um processo de desapropriação de cerca de 20 imóveis está em andamento para dar continuidade à via, que vai fazer parte da duplicação da Estrada Faruk Salmen.
Outra via alternativa de acesso que se encontra em andamento no Bairro Maranhão é uma pista que sai da Rua Santarém, faz contorno na base do Morro dos Ventos, passa na frente do Centro Administrativo da Prefeitura e chega à rotatória do Marco do Jubileu, dando passagem para os bairros Beira Rio II e Complexo Altamira.
Entre a Rua 16 e a Rua 25 de Dezembro, a Semob está executando serviço de drenagem num longo trecho numa baixada que passa pela Rua Santarém e chega na Lagoa das Capivaras, para escoação de água pluvial.
Já no Bairro Chácara do Sol, está previsto para esta semana o início da abertura de prosseguimento da Rua Belém, no perímetro da Rua 11 até a Estrada Faruk Salmen.
Na Avenida Liberdade, na frente do Bairro Paraíso, de acordo ainda com o engenheiro Gércio Bittencourt, as obras de alargamento de 5 metros de uma das pontes está prestes a serem concluídas, faltando apenas a camada asfáltica na parte alargada e calçamento na via de pedestre.
Na divisa dos bairros da Paz e Paraíso, no final da Rua Sol Poente, foi construída uma ponte de concreto pré-moldado medindo 30 metros de extensão por 12 de largura, com espaço para pedestres. A previsão do engenheiro é que os serviços de aterramento das duas cabeceiras da ponte, com respectiva camada asfáltica, sejam concluídos até o dia 27 do corrente, quando começa a programação do carnaval, com desfile de blocos e escolas de samba no Bairro Paraíso.
A Prefeitura iniciou também a construção de uma nova ponte paralela à existente na divisa dos bairros Beira Rio I e Beira Rio II, para facilitar a intensa movimentação de veículos naquele local.
O secretário municipal de Obras, engenheiro Raimundo Queiroga Júnior, complementa que, seguindo orientação do prefeito Valmir Mariano, estão sendo estudados outros projetos alternativos de vias de acesso para desafogar o tráfego de veículos na cidade. (Waldyr Silva/Ascom PMP)

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Companhias telefônicas podem ser obrigadas a identificar operadoras de destino da ligação

Projeto de lei do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) obriga as companhias telefônicas a informarem previamente qual a prestadora de destino das chamadas feitas pelo usuário (PLS 343/2012). A norma, válida para telefones fixos e celulares, modifica a lei que organiza os serviços de telecomunicações (Lei 9.472/1997).
Pela proposta, a identificação fica dispensada quando a chamada efetuada pelo usuário tiver como destino a mesma operadora de origem. Na justificativa do projeto, o autor lembra que "uma chamada originada e terminada na rede da mesma prestadora é mais barata que uma originada na rede de uma operadora e terminada na rede de outra, pois dispensa o pagamento de tarifa de interconexão".
O senador lembra que até meados de 2009 a numeração utilizada por uma prestadora estava vinculada a prefixos específicos, cenário que foi alterado com a implantação, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da portabilidade numérica – que permitiu ao consumidor manter o número original do telefone ao mudar de operadora.
A matéria será votada em decisão final na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), na próxima terça-feira (11). O relator do projeto na comissão, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), argumenta que a medida é simples e seu custo de implantação não é expressivo. Ele sugere que uma gravação informe a que prestadora o telefone chamado está vinculado. Caberá então à Anatel padronizar o sinal que representará a incidência (ou não incidência) de despesas de interconexão em cada chamada.
Flexa Ribeiro apresentou substitutivo para que essa alteração seja feita no artigo 3º da Lei Geral de Telecomunicações (GLT), que relaciona os direitos dos usuários, e não por meio da inserção de nova lei. (Agência Senado)

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Leptospirose

by J.Bosco

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CTA de Parauapebas é referência para outros municípios paraenses

Irisvelton Silva
Desde 2004, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) atua em Parauapebas na identificação e acompanhamento de casos de HIV/aids, hepatites virais e outras DSTs, além de desenvolver ações de combate a essas doenças.
Só em 2013 foram realizados mais de oito mil testes rápidos, entre HIV/aids, hepatite e sífilis, e distribuídos cerca de sete mil preservativos. As 141 pessoas diagnosticadas recebem acompanhamento médico e nutricional, bem como a medicação gratuitamente.
Dentre as atividades realizadas em 2013 está a entrega de 100 kits de manicure na área urbana da cidade. O objetivo desta ação foi alertar quanto à adequada higienização dos materiais cortantes de quem presta este tipo de serviço. A entrega desses kits levou Parauapebas ao patamar de referência no estado em ações de combate ao HIV e hepatites virais.
De acordo com Marcelo Monteiro, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, o município de Parauapebas foi citado em seminário estadual de combate às DSTs/HIVs como exemplo. “A ação com as manicures será reaplicada em Belém no mesmo formato que aplicamos aqui", afirma o diretor.
No início de dezembro, o CTA realizou ainda uma ampla ação de diagnóstico e combate, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao HIV/aids, que envolveu Ongs e a prestação de serviços à comunidade.
Pelas ações desenvolvidas, Parauapebas recebeu do programa Avaliação Externa de Qualidade (AEQT/Teste Rápido) o certificado de excelência nas avaliações de HIV. "Este é o reconhecimento de um trabalho que vem buscando a melhoria contínua, não só na qualidade do teste aplicado, como também na melhoria do atendimento aos usuários", destacou o coordenador do CTA, Alan Miranda.
Para 2014, a programação de diagnóstico e de combate está sendo finalizada e deve entrar nas ruas no período de carnaval. "Vamos intensificar nossa atuação em datas pontuais, mas as ações do CTA continuam durante todo o ano", afirma o coordenador.
O CTA está localizado na Rua P, nº 38, Bairro União, e oferece serviços como testes rápidos para diagnósticos de HIV/aids, hepatites virais e sífilis, consultas médicas e distribuição de preservativos. (Márcia Pajeú/Semsa)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

‘Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais’, diz o Papa Francisco

Em suas últimas revelações, o Papa Francisco disse:
“A igreja já não acredita em um inferno literal, onde as pessoas sofrem. Esta doutrina é incompatível com o amor infinito de Deus. Deus não é um juiz, mas um amigo e um amante da humanidade. Deus nos procura não para condenar, mas para abraçar. Como a história de Adão e Eva, nós vemos o inferno como um artifício literário. O inferno é só uma metáfora da alma exilada (ou isolada), que, como todas as almas em última análise, estão unidos no amor com Deus”.
Em um discurso poderoso que está repercutindo em todo o mundo, o Papa Francisco declarou:
“Todas as religiões são verdadeiras, porque elas são verdadeiras nos corações de todos aqueles que acreditam nelas. Que outro tipo existe, realmente? No passado, a igreja considerava muitas coisas como pecado que hoje já não são julgadas dessa maneira. Como um pai amoroso, nunca condena seus filhos. Nossa igreja é grande o suficiente para heterossexuais e homossexuais, por pró-vida e pró-escolha! Para os conservadores e liberais, até mesmo os comunistas são bem-vindos a se juntaram a nós. Todos nós amando e adorando o mesmo Deus. “Nos últimos seis meses, os cardeais, bispos e teólogos católicos têm debatido na Cidade do Vaticano sobre o futuro da Igreja e da redefinição das doutrinas católicas e seus dogmas”.
O Terceiro Conselho do Vaticano com o Papa Francisco concluiu anunciando que…
“O catolicismo é uma religião agora moderno e razoável, que passou por mudanças evolutivas. Hora de deixar toda intolerância. Devemos reconhecer que a verdade religiosa evolui e muda. A verdade não é absoluta ou imutável. Mesmo ateus reconhecem o divino. Através de atos de amor e caridade ateu reconhece Deus, bem como redime a sua alma, tornando-se um participante ativo na redenção da humanidade”.
A declaração sobre o discurso do papa enviou os tradicionalistas a um ataque de confusão e histeria.
“Deus está mudando e evoluindo como nós somos, porque Deus habita em nós e em nossos corações. Quando espalhar o amor e bondade no mundo, nós reconheceremos nossa divindade. A Bíblia é um livro sagrado bonito, mas, como todas as grandes obras antigas, algumas passagens estão desatualizadas. Algumas passagens chamam mesmo para intolerância ou julgamento. É o tempo de ver estes versos como interpolações posteriores, contra a mensagem do amor e da verdade. Com base em nossa nova compreensão, vamos começar a ordenar mulheres como cardeais, bispos e sacerdotes. No futuro, é minha esperança de que, um dia, um papa feminino não permita que qualquer porta que está aberta para um homem seja fechada para uma mulher”.
Alguns cardeais da Igreja Católica são contra as recentes declarações do Papa Francisco. (Fonte: OjornaldeHOJE)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Proposta permite pagamento de 13º salário no aniversário do trabalhador

A Câmara dos Deputados vai analisar, em breve, um projeto de lei que prevê o direito do trabalhador de receber o 13º salário no mês de seu aniversário. Pela proposta, se quiser receber a quantia nessa data, o funcionário deverá apresentar requerimento ao empregador com, no mínimo, 60 dias de antecedência.
Segundo o deputado federal João Paulo Lima (PT-PE), autor do projeto, dessa forma, o empregado poderá contar com esse recurso antecipadamente para utilizá-lo em algo de que precise ou até para poupar.
Ainda de acordo com o parlamentar, essa possibilidade de pagamento numa data diferente tira do empregador o peso do pagamento concentrado da gratificação com a folha de dezembro, facilitando o fluxo financeiro das empresas. A proposta ainda passará pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados. (Fonte: Extra - Online)

sábado, 1 de fevereiro de 2014