sábado, 30 de novembro de 2013

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Zé Geraldo exige apuração de fraude eleitoral em Parauapebas

O Partido dos Trabalhadores (PT) é o único partido do mundo que realiza, periodicamente, eleições diretas para a sua direção partidária em todos os níveis, numa importante demonstração de democracia direta e representativa.
O atual Processo de Eleições Diretas (PED) do PT foi coroado de êxito em todo país. No Estado do Pará, tanto no primeiro, quanto no segundo turnos, transcorreu normalmente, em todos os municípios.
Por isso, na condição de candidato a presidente do Diretório Regional do PT do Pará, exigimos a rigorosa apuração da denúncia de fraude no processo eleitoral do segundo turno, realizado no município de Parauapebas, uma vez que, na nossa avaliação, compromete o resultado do pleito, com a introdução artificial e irregular de mais de 400 votos, alterando o resultado e desrespeitando a vontade soberana do conjunto dos filiados paraenses que foram às urnas no último dia 24 de novembro.
Pelo depoimento de vários filiados e militantes do PT de Parauapebas, inclusive de um dos fundadores do PT do Pará e que foi secretário municipal por 8 anos, a hipótese mais provável é que o crime eleitoral tenha ocorrido mediante o seguinte “modus operandi”:
1. Foram instaladas quatro urnas, pró-forma, para que os eleitores que eventualmente comparecessem pudessem votar;
2. Estima-se que menos de 300 filiados compareceram para votar no segundo turno. Não houve a mobilização e transporte de eleitores, a exemplo do primeiro turno, quando três candidatos disputaram a presidência municipal e votaram pouco mais de 600 filiados. Contudo, o resultado informado é de 714 votos para Milton Zimmer e 28 votos para Zé Geraldo, sem falar dos votos nulos e brancos.
3. As eleições foram encerradas às 17h00 e Parauapebas foi o primeiro município do estado a anunciar o resultado, precisamente às 17h50, mesmo sem ter chegado a urna da zona rural. A hipótese é que sequer conferiram as poucas cédulas coletadas nas quatros urnas.
Caso seja necessária a judicialização da denúncia, vamos requerer ao delegado, que ficará responsável pelo caso, a reconstituição material do crime.
Terça-feira (26), representantes da nossa candidatura foram covardemente agredidos na sede do PT de Parauapebas, pelos militantes conhecidos como Parazinho e Professor Pedro, quando foram entregar formalmente o recurso à Comissão Organizadora Eleitoral (COE). Registraram ocorrência policial e esperamos que também este crime, de lesão corporal, seja apurado e punidos os responsáveis. Esta reação violenta, somada à negação do acesso à documentação das eleições, reforça a suspeita de fraude, uma vez que “quem não deve não teme”. Nossa solidariedade aos companheiros agredidos.
O prazo para que os municípios encaminhem a documentação das eleições para a direção regional do PT estende-se até esta sexta-feira (29). Temos recebido informações de que vários filiados estariam sendo visitados para assinar, de próprio punho e de forma retroativa, uma nova lista de votação, com a clara intenção de refazer e maquiar a documentação oficial.
Por isso, pedimos encarecidamente aos filiados do PT de Parauapebas que eventualmente forem sendo procurados para que NÃO ASSINEM A NOVA LISTA DE VOTAÇÃO DE FORMA RETORATIVA E QUE DENUNCIEM O FATO, contribuindo, assim, com a lisura do PED.
Por outro lado, em nosso nome, em nome da nossa tendência e de todas as forças políticas e lideranças que apoiaram a nossa candidatura, solicitamos à Comissão de Organização Eleitoral estadual que avoque para si a apuração destas denúncias, considerando que o pleito é estadual e que em Parauapebas perderam-se as condições de segurança e tranquilidade necessárias.
Finalmente, esperamos contar com o apoio de todos os dirigentes do PT do Pará e do Brasil para que seja garantida a rigorosa apuração destas denúncias e para que seja respeitada a vontade de todos os filiados que generosamente se dirigiram às urnas no domingo próximo passado, preservando a imagem do PT como um partido sério e estratégico para a luta dos trabalhadores.
Água Azul do Norte, 27 de novembro de 2013
Atenciosamente,
Deputado federal Zé Geraldo - candidato a presidente do PT do Pará

Comunicado Coomigasp

O interventor da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Marcos Alexandre, comunica a todos os garimpeiros e imprensa em geral que o pagamento das mensalidades do associado à Cooperativa só está sendo feito na sede da cooperativa, em Curionópolis. Nenhuma delegacia regional em outros municípios ou estado está autorizada a receber o pagamento dos garimpeiros, até o fim da auditoria que está em andamento.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PP no rádio e na TV

O Partido Progressista (PP) entra no ar nesta quinta-feira (28) em rede nacional de rádio e de TV, no período das 20 às 20h10 e das 20h30 às 20h40, respectivamente, com inserções informativas do partido.
Na próxima terça-feira (3) será a vez das inserções do PSTU.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Gleidson Almeida assume DMTT no lugar de Rafael Cristo

O prefeito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano, nomeou nesta terça-feira (26) o novo diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT). Gleidson Afonso Almeida de Sousa (foto), servidor concursado como agente do departamento desde 2006, assume o lugar de Rafael Silva Cristo, que esteve à frente do órgão desde março deste ano.
Graduado em Gestão Pública pela Universidade da Amazônia (Unama), Gleidson Almeida já foi coordenador de vários setores do DMTT e está desde o início do ano responsável pela implantação do novo sistema de transporte público do município.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Moradores interditam via pública no Bairro Guanabara

Fotos: Ronaldo Modesto
Sob a justificativa de que estão cansados de pedir apoio ao serviço público no que diz respeito à realização de benfeitorias no bairro, populares interditaram neste domingo (24) um trecho da Rua Santa Maria, no Bairro Guanabara, em Parauapebas, com o objetivo de chamar a atenção dos órgãos responsáveis pelos serviços de infraestrutura da cidade.
Segundo o morador Edivanildo Oliveira Duarte, a comunidade do bairro já está cansada de tanto buscar apoio junto à prefeitura, mas, segundo ele, os apelos dos reclamantes não vêm sendo atendidos.
Edivanildo Duarte enumera que os problemas enfrentados pelos moradores do Bairro Guanabara são falta de asfalto nas ruas, falta de policiamento e outros tipos de infraestrutura.
Quem também reclama de problemas no logradouro é o morador Elessandro Araújo da Silva, residente na Rua Santa Maria, em frente a um dos mais críticos pontos da rua, onde ele diz ser constante o número de atropelamento de pessoas, inclusive com vítimas fatais.
Na manifestação deste domingo, de acordo com Elessandro Araújo, a comunidade pedia, pelo menos, que fosse construído um quebra-molas, para diminuir a velocidade dos veículos, e tampado um enorme buraco localizado no meio da pista. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

domingo, 24 de novembro de 2013

Google vai lançar cartão de débito

Senhor das buscas, o Google quer atacar no varejo. A companhia planeja oferecer nos Estados Unidos um cartão pré-pago de débito com o qual os consumidores poderão fazer compras em lojas físicas e sacar dinheiro em caixas eletrônicos. Ainda não há data para o lançamento do produto.
A funcionalidade será possível por meio de integração com contas do Google Wallet, aplicativo utilizado para pagamentos pelo smartphone.
Gratuito e livre de taxas mensais ou anuais, o cartão Wallet será aceito em máquinas compatíveis com os serviços da Mastercard.
Uma porta-voz confirmou que o Google terá acesso às informações geradas a partir das transações feitas, como a descrição dos produtos comprados, quantias pagas e outros dados pessoais que poderão ser usados para a venda de publicidade. (Fonte: O Debate)

sábado, 23 de novembro de 2013

Mensaleiros

by J.Bosco

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Secretarias municipais de Obras e de Fazenda têm novos gestores

O prefeito Valmir Mariano deu posse nesta sexta-feira (22) a dois novos secretários: o engenheiro Raimundo Honório de Queiroga Júnior, na Secretaria Municipal de Obras (Semob), no lugar de Wander José Nepomuceno, que vinha cuidando da pasta interinamente desde o último dia 13, e Maria Mendes da Silva, que assume a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), em substituição a José Rinaldo Alves de Carvalho.
Com mais de 25 anos de experiência na indústria, Raimundo Queiroga, que também possui MBA em Gestão Empresarial, já trabalhou em empresas como Sertep, Mineração Rio do Norte e Vale.
Já Maria Mendes atua no serviço público desde 1980, passando pelas prefeituras de Riacho dos Cavalos (PB), Marabá e Parauapebas, além da Câmara Municipal de Parauapebas e algumas empresas da iniciativa privada.

Nova iluminação pública começa mudar visual da cidade

Anderson Souza
Mais segurança à população e uma cidade mais iluminada, com as vias mais bonitas. Isso é o que está acontecendo em Parauapebas com a nova iluminação decorativa instalada pela prefeitura em vários bairros da cidade.
O projeto de iluminação decorativa já começou a mudar o visual da cidade em algumas vias onde a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) já começou fazer as instalações dos novos postes e lâmpadas. A Avenida J, no Bairro Jardim Canadá, uma das principais vias da cidade, que liga vários bairros, foi uma das primeiras contempladas com o serviço.
Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Augusto Neto, até agora foram colocados 181 postes de 16 metros de altura e um total de 362 lâmpadas de 400 watts, iluminando cerca de 10 quilômetros.
Orçada em mais de R$ 1 milhão, a obra será executada em duas etapas, beneficiando as principais vias que possuem canteiro central e alcançando oito bairros da cidade.
A primeira etapa das obras já está sendo finalizada e envolveu as avenidas J, 69, A, E, F, Rio Grande e Potiguar. Já a segunda etapa será executada nas avenidas Havana, Caena, Inglaterra, Bom Jardim e Avenida I.
Além do projeto de iluminação decorativa, a Secretaria de Urbanismo atua diariamente em vários locais da cidade, realizando reparos e trocando luminárias. O trabalho faz parte do planejamento da prefeitura, que tem como meta favorecer todos os bairros e vias do município. (Liliane Diniz/Ascom)

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PEN no rádio e na TV

O Partido Ecológico Nacional (PEN) entra no ar nesta quinta-feira (21) em rede nacional de rádio e de TV, no período das 20 às 20h05 e das 20h30 às 20h35, respectivamente, com inserções informativas do partido.

No próximo dia 28 será a vez do PP, no rádio e na TV.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Novas ambulâncias semi-UTI reforçam atendimento de saúde

Fotos: Anderson Souza
Adquiridas com recursos do município, as seis ambulâncias 0 km entregues nesta terça-feira (19) serão utilizadas pelas unidades básicas de Saúde das zonas urbana e rural de Parauapebas. Elas estão equipadas com respirador portátil, aspirador de secreção a vácuo, bomba de infusão, cadeira de rodas retrátil, cilindros de oxigênio e bolsa resgate. As ambulâncias fazem parte de um grupo de dez veículos que vão agilizar e qualificar o transporte de pacientes.
“A prefeitura está investindo na melhoria da qualidade do atendimento de saúde e essas ambulâncias são uma prova disso”, declarou o secretário municipal de Saúde, Rômulo Maia, ressaltando a importância de transportar com mais qualidade os pacientes e dar toda a condição para que médicos, técnicos e enfermeiros realizem esse transporte sem levar riscos para nossos usuários.
“Compramos 10 ambulâncias para este ano e compraremos mais 10 para o próximo ano", garantiu o prefeito Valmir Mariano. O prefeito aproveitou para ressaltar o investimento em saúde preventiva. "Estamos reformando e ampliando 16 unidades básicas de Saúde e ano que vem construiremos mais 11. Também estamos investindo na ampliação e na qualidade do abastecimento de água e do saneamento básico do município”, ressaltou.
Dentro da estratégia de melhoria do atendimento de saúde no município, além das seis ambulâncias básicas, a prefeitura vai entregar ainda este ano mais quatro unidades de UTI móvel e um ônibus para transporte de pacientes que fazem hemodiálise em outros municípios. As ambulâncias devem estar disponíveis para uso da população até o final do mês de novembro. (Márcia Pajeú/Semsa)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Jovens maranhenses discutem sobre impactos da mineração

Durante dois dias (16 e 17), jovens dos municípios maranhenses de Açailândia, Arari, Itapecuru, Santa Rita e São Luís se reuniram para discutir sobre a atividade de mineração no estado. Estavam presentes quilombolas, filhos de pescadores e de camponeses e jovens dos centros urbanos que têm a diversidade cultural ameaçada pelos impactos da mineração.
O objetivo do encontro foi reunir jovens de comunidades que são atingidas pelo Complexo Logístico da Vale S.A., com a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e as siderúrgicas que se instalaram no Estado do Maranhão desde a década de 1980. O evento ocorreu na escola Mamãe Elvira Pires, localizada no quilombo Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru-Mirim.
Os jovens participaram de atividades teatrais, rodas de conversas, música e socializaram os seus modos de vida e preocupações. O encontro entre jovens de diferentes municípios do Maranhão foi importante para que a nova geração possa discutir caminhos em comum. Trabalho, educação, extermínio da juventude negra, saúde, consumo de drogas lícitas e ilícitas, impactos socioambientais decorrentes da EFC e da siderurgia foram preocupações apresentadas.
Futuros ameaçados
A juventude maranhense demonstrou insatisfação com a chegada de grandes empresas, como a Vale e Suzano Papel e Celulose. Um jovem do município de Arari relatou que quando a Estação do Conhecimento, uma proposta de ação social da Vale, se instalou na cidade, gerou expectativa entre jovens e crianças.
“A empresa dizia que ia preparar os jovens e crianças para as olimpíadas e fortalecer as potencialidades econômicas locais. Alguns anos depois, o que sobrou foi uma infraestrutura de primeiro mundo subutilizada”, relatou o jovem.
No município de Santa Rita, os jovens mencionaram ainda a dificuldade e risco que enfrentam no caminho de casa para a escola no período da noite. Por várias horas o trem de cargas, de concessão da empresa Vale, fica parado no local de acesso à comunidade, onde não há viaduto e iluminação. A escola que oferece ensino médio fica distante das comunidades, o que obriga os estudantes da área rural a rotineiramente atravessar a ferrovia para chegar à cidade.
“Uma das estratégias das empresas é fazer a gente acreditar que pescar não é futuro. Futuro é trabalhar na Vale, na Suzano”, disparou um jovem de Santa Rita, criticando a atuação das empresas.
Outros temas como migração da juventude para trabalhar no Sul e Sudeste do país, a forma como a polícia ver o jovem e a entrada de drogas nas comunidades foram abordados teatralmente no encontro.
Os participantes demonstraram ainda preocupação com o ambiente em que vivem e mais uma vez a empresa Vale foi criticada. “Semana passada, eles realizaram na nossa escola a ‘Jornada pelo Meio Ambiente’. A Vale não tem direito de falar sobre o meio ambiente, se eles mesmo destroem”, mencionou um jovem da comunidade Sítio do Meio, município de Santa Rita.
Os jovens moradores de Açailândia relataram os problemas de saúde da comunidade Piquiá de Baixo, decorrente da instalação de cinco siderúrgicas na década de 1980. Já na comunidade Santa Rosa dos Pretos, eles reclamaram da educação precária. Estudantes do ensino médio da escola estadual Mamãe Elvira Pires destacaram que não assistem aula durante dias seguidos ou apenas em dias alternados por falta de professores.
De acordo com Sislene Costa, pesquisadora que acompanha as comunidades impactadas pelo Corredor de Carajás, o evento mostrou que a juventude está preocupada com as ameaças a seus territórios e não está alheia às investidas dos grandes projetos de desenvolvimento.
“A juventude quer educação de qualidade, formação profissional; quer ser mais bem vista e respeitada pela sociedade; anseia espaços de diálogos em que possa fortalecer seu sonho e lutar por seus direitos”, apelou Sislene Costa. (Rede Justiça nos Trilhos / http://www.viasdefato.jor.br/)

Audiência pública na Câmara de Vereadores sobre PPA e LOA


Acontece nesta quarta-feira (20), a partir das 8 horas da manhã, na Câmara Municipal de Parauapebas, audiência pública para discutir o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
É importante a presença de entidades representativas da sociedade, autoridades, cidadãos parauapebenses e a quem mais possa interessar na audiência pública.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Criança flagrada dirigindo carro em Parauapebas

Pai de alunos de uma escola particular localizada no Bairro Cidade Nova, em Parauapebas, ao buscar os filhos dele por volta de meio-dia desta segunda-feira (18), flagrou e fotografou um adolescente dirigindo um veículo e pegando estudantes na porta da referida escola.
O denunciante disse ter conversado com alguns funcionários do estabelecimento de ensino e os mesmos afirmaram que os menores recebem autorização dos pais para dirigir.
Informações dão conta que alguns adolescentes conduzem até picapes e caminhões e sempre levam outros colegas.
“Meus filhos estudam nessa escola e temo pela segurança deles e de outras pessoas”, preocupa-se o pai de família, apelando que as autoridades de trânsito coíbam este tipo de irregularidade.

domingo, 17 de novembro de 2013

Tolerância

by J.Bosco

sábado, 16 de novembro de 2013

Carta aberta ao povo brasileiro

Zé Dirceu – O julgamento da AP 470 caminha para o fim como começou: inovando – e violando – garantias individuais asseguradas pela Constituição e pela Convenção Americana dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário.
A Suprema Corte do meu país mandou fatiar o cumprimento das penas. O julgamento começou sob o signo da exceção e assim permanece. No início, não desmembraram o processo para a primeira instância, violando o direito ao duplo grau de jurisdição, garantia expressa no artigo 8 do Pacto de San Jose. Ficamos nós, os réus, com um suposto foro privilegiado, direito que eu não tinha, o que fez do caso um julgamento de exceção e político.
Como sempre, vou cumprir o que manda a Constituição e a lei, mas não sem protestar e denunciar o caráter injusto da condenação que recebi. A pior das injustiças é aquela cometida pela própria Justiça.
É público e consta dos autos que fui condenado sem provas. Sou inocente e fui apenado a 10 anos e 10 meses por corrupção ativa e formação de quadrilha – contra a qual ainda cabe recurso – com base na teoria do domínio do fato, aplicada erroneamente pelo STF.
Fui condenado sem ato de oficio ou provas, num julgamento transmitido dia e noite pela TV, sob pressão da grande imprensa, que durante esses oito anos me submeteu a um pré-julgamento e linchamento.
Ignoraram-se provas categóricas de que não houve qualquer desvio de dinheiro público. Provas que ratificavam que os pagamentos realizados pela Visanet, via Banco do Brasil, tiveram a devida contrapartida em serviços prestados por agência de publicidade contratada.
Chancelou-se a acusação de que votos foram comprados em votações parlamentares sem quaisquer evidências concretas, estabelecendo essa interpretação para atos que guardam relação apenas com o pagamento de despesas ou acordos eleitorais.
Durante o julgamento inédito que paralisou a Suprema Corte por mais de um ano, a cobertura da imprensa foi estimulada e estimulou votos e condenações, acobertou violações dos direitos e garantais individuais, do direito de defesa e das prerrogativas dos advogados – violadas mais uma vez na sessão de quarta-feira, quando lhes foi negado o contraditório ao pedido da Procuradoria-Geral da República.
Não me condenaram pelos meus atos nos quase 50 anos de vida política dedicada integralmente ao Brasil, à democracia e ao povo brasileiro. Nunca fui sequer investigado em minha vida pública, como deputado, como militante social e dirigente político, como profissional e cidadão, como ministro de Estado do governo Lula. Minha condenação foi e é uma tentativa de julgar nossa luta e nossa história, da esquerda e do PT, nossos governos e nosso projeto político.
Esta é a segunda vez em minha vida que pagarei com a prisão por cumprir meu papel no combate por uma sociedade mais justa e fraterna. Fui preso político durante a ditadura militar. Serei preso político de uma democracia sob pressão das elites.
Mesmo nas piores circunstâncias, minha geração sempre demonstrou que não se verga e não se quebra. Peço aos amigos e companheiros que mantenham a serenidade e a firmeza. O povo brasileiro segue apoiando as mudanças iniciadas pelo presidente Lula e incrementadas pela presidente Dilma.
Ainda que preso, permanecerei lutando para provar minha inocência e anular esta sentença espúria, através da revisão criminal e do apelo às cortes internacionais. Não importa que me tenham roubado a liberdade: continuarei a defender por todos os meios ao meu alcance as grandes causas da nossa gente, ao lado do povo brasileiro, combatendo por sua emancipação e soberania.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Campus do IFPA passará a funcionar em Parauapebas em 2014

Mais uma conquista para a educação de Parauapebas. As aulas dos cursos técnicos em Mecânica e Eletroeletrônica, primeiros a serem ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus de Parauapebas, deverão ter início no primeiro semestre do ano que vem.
Essas e outras informações foram repassadas a líderes dos movimentos estudantis de Parauapebas, em reunião ocorrida na última segunda-feira (11), no gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A reunião contou com a participação da gestora da pasta, Juliana de Souza; de líderes estudantis, da vereadora Eliane Soares, do reitor do IFPA, Élio de Almeida Cordeiro; e do diretor do Campus de Parauapebas, Walter Soares Fernandes; e serviu para esclarecer dúvidas acerca da implantação do Instituto Federal no município.
Com infraestrutura composta por dez salas de aula, oito laboratórios, biblioteca, auditório, área de convivência, bloco administrativo e acesso para pessoas com necessidades especiais, o Campus de Parauapebas, ainda em obras, deverá ser entregue ao IFPA pela mineradora Vale em dezembro próximo, todo equipado e pronto para funcionar.
Segundo Walter Fernandes, o processo seletivo para a formação das quatro turmas, duas de Mecânica e duas de Eletroeletrônica, está previsto para ocorrer no início de 2014. “Tudo para que as aulas sejam iniciadas ainda no primeiro semestre”, informou.
O diretor destacou que a oferta inicial é de apenas dois cursos, mas está prevista no planejamento do novo campus a ampliação gradativa, de acordo com a demanda.
“Começaremos com a oferta de dois cursos técnicos. Esta oferta deverá ser acrescida por um terceiro curso já no segundo ano e, posteriormente, de acordo com a necessidade da região, poderemos implantar novos cursos, até chegarmos à inclusão dos cursos superiores, no quinto ano de funcionamento do instituto”, detalha o diretor do campus.
Conquista
Durante a reunião, a secretária Juliana de Souza falou aos estudantes sobre o ganho que é para o município a implantação do IFPA. “É uma vitória para nossos estudantes, uma vez que se abre mais um leque de possibilidades. Hoje, são dois cursos, mas em breve virão muitos outros, inclusive superiores”, lembrou a secretária de Educação.
Para Elton Batista, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Regional Sudeste do Pará, a vinda do instituto é imprescindível ao desenvolvimento regional. “É um importante passo para qualificar mão de obra local e aumentar o índice de pessoas empregadas em projetos implantados no município”, comemorou o estudante, ao lembrar a importância da oferta de cursos, por parte da instituição de ensino, para além do nível técnico. (Texto e fotos: Messania Cardoso/Semed)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PCB no rádio e na TV

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) entra no ar nesta quinta-feira (14) em rede nacional de rádio e de TV, no período das 20 às 20h05 e das 20h30 às 20h35, respectivamente, com inserções informativas do partido.
No próximo dia 14 será a vez do PEN, no rádio e na TV.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Vagas de emprego no Sine de Parauapebas (14-11)

A Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) disponibiliza para esta quinta-feira (14), na sala de encaminhamento, as seguintes vagas em Parauapebas, com experiência comprovada:
Alinhador e balanceador
Auxiliar de cozinha, sem experiência
Doméstica, com disponibilidade para morar na casa
Eletricista industrial
Garçom
Montador de Pizza
Montador de vidro
Motorista de ônibus, com CNH D
Operador de caixa
Operador de plataforma
Salgadeira
Serralheiro de alumínio
Sondador
Tapeceiro

Interessados devem procurar a Agência do Sine na Rua 11, entre as ruas D e E, ao lado da Semas, Bairro Cidade Nova, fone (94) 3346-2971, Parauapebas (PA).

Semob: sai Dário Veloso e entra Wander Nepomuceno

Alegando motivos particulares, o secretário municipal de Obras, Dário Furtado Veloso, entregou o cargo ao prefeito Valmir Mariano, que lamentou sua saída, mas acatou o pedido.
Em seu lugar, assume o engenheiro Wander José Nepomuceno (foto), recém-empossado secretário municipal de Planejamento e Gestão, e agora vai responder pelas duas pastas.
O decreto de exoneração de Dário Veloso é datado de segunda-feira (11) e a portaria que designa Wander Nepomuceno a assumir a Secretaria Municipal de Obras (Semob) foi publicada nesta quarta-feira (13).

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pesquisador desenvolve antídoto para bebedeira

Parece ficção científica, mas esses desejos estão no conhecimento da neurociência moderna. Após algumas horas de embriaguez, o pesquisador David Nutt experimentou um antídoto e conseguiu se recuperar em alguns minutos para dar uma palestra. As informações são do Huffington Post.
O álcool é uma das drogas mais antigas e perigosas, responsável por 2,5 milhões de mortes ao redor do mundo, mais do que a malária ou aids. As razões para isso são conhecidas: o álcool é tóxico para todos os sistemas do corpo, particularmente, para o fígado, coração e cérebro. A bebida deixa as pessoas mais desinibidas, provoca atitudes violentas e também pode causar dependência, pois cerca de 10% das pessoas ficam viciadas.
A única forma de diminuir os danos da bebida é limitar o consumo, aumentando preços e diminuindo a disponibilidade. Outra saída é criar uma versão mais segura das bebidas alcoólicas.
O grande alvo do álcool no cérebro são os neurotransmissores do sistema Gaba, que com o aumento de suas funções gera sensação de relaxamento. No entanto, existe uma parte do Gaba que pode ser afetada por algumas drogas. Na teoria, é possível preparar um álcool substituto que faça as pessoas se sentirem relaxadas e sociáveis e remova os efeitos indesejados, como agressão e dependência.
Cinco combinações foram identificadas, mas é preciso testá-las para descobrir se as pessoas acham os efeitos tão agradáveis quanto os provocados pelo álcool. O desafio é preparar um novo drinque que tenha boa aparência e sabor. A vantagem dessa descoberta científica é que, se é possível usar componentes para mexer com o sistema Gaba e produzir relaxamento na pessoa, depois será possível produzir outras drogas que funcionem como antídoto.
"Depois de experimentar um dos compostos, fiquei relaxado e sonolento, embriagado por uma hora ou mais. Em seguida, após tomar o antídoto, levei alguns minutos para me recuperar e dar uma palestra sem qualquer prejuízo", contou David Nutt.
É preciso angariar financiamento para testar o produto e colocá-lo no mercado. Alguns contatos dentro da indústria do álcool sugeriram que as empresas estão interessadas, segundo o pesquisador. (O Debate)

Crônica: do balão à ascensão, Marcos Leal é vice-campeão

Anderson George – Na manhã do último sábado (9), contrariando as expectativas e as opiniões de familiares, amigos, conhecidos e mesmo do torcedor mais otimista, o servidor da Assessoria de Comunicação (Ascom), Marcos Leal, garantiu o 2º lugar na Corrida do Servidor 2013.
Marcos, que não havia conseguido sequer terminar e acabou tendo que ser atendido com balão de oxigênio pela equipe do Corpo de Bombeiros durante a 3ª Corrida Rústica do Trabalhador, em maio deste ano, desta vez garantiu seu lugar no pódio.
Quando perguntado sobre seu desempenho na competição, Marcos Leal foi taxativo: “Tinha duas gretinhas me dando mole e parei umas duas vezes pra conferir, só não levei ouro por causa disso”. Marcos ainda disse que durante a Corrida do Trabalhador só não obteve melhor resultado por ele ter se alimentado mal pouco antes da competição. “Só tinha comido um cuscuz, dois ovos e um litro de açaí, mas desta vez não vacilei e parti pra cima de uma panelada, dois pratos de caldo de mocotó e duas barras de rapadura”, revelou o atleta de ponta.
Marcos lembrou e agradeceu aos seus colegas de trabalho, Irisvelton Silva, Gabriel Macedo e Anderson George (o humilde jornalista que escreve esta crônica com riqueza de detalhes, sempre atento à veracidade dos fatos), que o apoiaram nos momentos mais difíceis de sua vida de esportista profissional, sempre com palavras de incentivo. Motivado, Marcos Leal agora está treinando para vencer a Corrida de São Silvestre, que acontece no final do próximo mês, em São Paulo.
Corrida
A Corrida do Servidor faz parte da programação da IX Mostra de Artes dos Servidores Públicos de Parauapebas (Maspp) e objetiva proporcionar mais saúde e lazer ao público interno. Cerca de trinta servidores públicos municipais se inscreveram.
O evento recebeu apoio da Secretaria Municipal de Saúde, do Corpo de Bombeiros, da Cruz Vermelha, das Forças Armadas e do Ministério da Saúde. “Depois da última Corrida do Trabalhador, em que um dos atletas passou mal e quase passou dessa para uma melhor não queríamos arriscar, deixamos uma ambulância equipada com UTI a cada 100 metros”, divulgou uma das organizadoras do evento.
Na corrida de maio, com exceção de um, todos os atletas receberam R$ 500 pela participação na competição e um acordo que fizeram com a organização do evento. Esse valor seria para deixar um dos corredores (que não posso revelar o nome) chegar ao pódio. Um desses competidores disse: “Foi muito difícil diminuir nosso ritmo, mas não podíamos deixar muito à vista o que estávamos fazendo para que ele não percebesse. Putz! Fizemos um baita esforço pra ele garantir essa medalha”.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Nas alturas

by J.Bosco

domingo, 10 de novembro de 2013

Vagas de emprego no Sine de Parauapebas (11-11)

A Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) disponibiliza para esta segunda-feira (11), na sala de encaminhamento, as seguintes vagas em Parauapebas, com experiência comprovada:
Alinhador e balanceador
Doméstica, com disponibilidade para morar na casa
Eletricista de alta e baixa tensão, com CNH
Eletricista de autos
Montador de forro
Motorista de carreta, com CNH
Motorista de ônibus, com CNH
Operador de pá carregadeira, com CNH
Serralheiro de alumínio
Tapeceiro
Vendedor externo

Interessados devem procurar a Agência do Sine na Rua 11, entre as ruas D e E, ao lado da Semas no Bairro Cidade Nova, ou telefonar para (94) 3346-2971, Parauapebas (PA).

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Estudantes parauapebenses são premiados com honras de astronauta

Fotos: Anderson Souza
Parabéns, aplausos e muita emoção marcaram a cerimônia de premiação dos 36 alunos de Parauapebas medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), ocorrida nesta quinta-feira (7) no tatersal do Parque de Exposição Lázaro de Deus Vieira Neto.
“Este foi um momento único que vai ficar marcado para sempre na minha vida. Vou contar com muito orgulho para meus amigos e familiares, e até para as próximas gerações”, relatou comovida Irislany Santos Silva, aluna do 2º ano do 4º ciclo (9º ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Matos Filho, ao falar do evento e do recebimento da medalha pelas mãos do engenheiro e primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes.
Cerca de 600 convidados prestigiaram o evento realizado pela Prefeitura de Parauapebas. Convidado especial para o evento, Marcos Pontes compartilhou sua experiência de vida com os alunos e participou com entusiasmo das premiações.
O astronauta comentou um pouco dos desafios que o Brasil tem com relação à ciência e tecnologia. “O tripé do desenvolvimento são a educação, a ciência e a tecnologia. Parabenizo o município pela iniciativa e reconhecimento à dedicação dos alunos. Observo esse tipo de atitude em poucos lugares do país”, finalizou Marcos Pontes.
O prefeito Valmir Mariano fez questão de participar da homenagem organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para os vencedores das duas competições realizadas a nível nacional.
Vereadores, alunos da rede pública municipal e particular, profissionais da educação e imprensa também participaram do evento. (Karine Gomes e Messania Cardoso / Ascom e Semed)

Corrida do Servidor neste sábado

Trinta servidores públicos municipais se inscreveram na tradicional Corrida do Servidor Público Municipal, que será realizada neste sábado (9). Os participantes vão percorrer quatro mil metros, com saída às 7 horas da manhã da Avenida Ana Karina, ao lado do Unique Shopping, e passar pelo bairro WTorre e Residencial Amazônia.
A corrida faz parte da programação da IX Mostra de Artes dos Servidores Públicos de Parauapebas (Maspp) e objetiva proporcionar mais saúde e lazer ao público interno.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a equipe da Maspp conseguiu que os participantes fossem avaliados pelo médico cardiologista Fredson Roberto Mota. Os servidores passaram por consulta médica, e para alguns deles foram solicitados alguns exames específicos, como eletrocardiograma.
“Como o servidor precisa comprovar, por meio de atestado médico, que se encontra apto para participar do evento, fomos atrás de parceria e conseguimos o cardiologista para atender aos nossos servidores gratuitamente”, ressalta Maria José Monteiro, coordenadora da Maspp, acrescentando que o atleta deverá estar no local com uma hora de antecedência do início previsto para a corrida.
Organizada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) e Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), a Corrida do Servidor Público conta com o apoio da Semsa e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel); Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Tênis de mesa
Também no sábado, às 14 horas, no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio, ocorrerá a competição de tênis de mesa para os servidores portadores de necessidades especiais. “Todos os servidores estão convidados para prestigiar esse evento. A programação foi pensada de forma a contemplar a todos os servidores”, convida Maria José.
Premiação
Haverá premiação para o 1º, 2º e 3º colocados, nas categorias masculina e feminina, com tablet, câmera fotográfica e aparelho celular, respectivamente. A entrega dos prêmios acontecerá em dezembro, durante o evento “Noite de homenagens e premiações”. (Jéssica Borges / Ascom PMP)

Brasil registrou 50 mil mortes em 2012

Se os números da economia formal brasileira mostram sinais de desaceleração, o submundo do crime permanece pujante. É o que mostram os dados da criminalidade enviados pelas secretarias de Segurança das 27 unidades da federação para o Anuário Estatístico do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). No ano passado, os homicídios no Brasil cresceram 7,6% em relação a 2011.
Os dados completos do Anuário, encomendados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), foram apresentados na terça-feira desta semana.
O total de assassinatos é o maior da série histórica desde 2008. Houve 50.108 casos no Brasil em 2012, incluindo homicídios dolosos (47.136), assaltos seguidos de morte (1.810) e lesão corporal seguida de morte (1.162). O país registrou taxa de 25,8 homicídios por 100 mil habitantes. E São Paulo puxou o índice para cima.
Os estados do Norte e Nordeste seguem liderando o ranking de homicídios no Brasil. Alagoas, com 61,8 casos por 100 mil habitantes, apesar de estar no primeiro lugar no ranking, registrou redução de 14%. Pará subiu para a segunda colocação, com 44 por 100 mil, seguido por Ceará (42,5), Bahia (40,7) e Sergipe (40).
"O padrão de homicídios no Brasil é muito alto, assim como os outros crimes. Isso mostra como não conseguimos enfrentar o problema da criminalidade urbana. Mostra a necessidade urgente de reformas nas polícias, para melhorar as investigações e o policiamento ostensivo. É um assunto que precisa ser enfrentado com coragem ou o Brasil não vai conseguir reverter esse quadro", afirma o sociólogo Renato Sérgio de Lima, do FBSP.
Patrimônio
Os registros de crimes contra o patrimônio também são preocupantes. Os dados do Anuário não permitem uma comparação com 2011. Mas, no ano passado, foram 566.793 casos de roubos, em que os ladrões levaram carros, atacaram bancos, cargas de caminhões, pedestres e casas. Em todo o território nacional, considerando só as ocorrências registradas nas delegacias, foram 1.574 casos de roubo por dia.
Mesmo no Norte e Nordeste há problemas de crimes contra o patrimônio. Amazonas desponta com 737 roubos de carros por 100 mil habitantes. Bahia fica em segundo lugar, com 435 por 100 mil.
A guerra contra os traficantes também revela a dimensão do comércio de entorpecentes. No ano passado, o Brasil registrou 122.921 ocorrências de tráfico, crescimento de 19% em relação ao ano anterior. Os estudiosos explicam que a apreensão de drogas mostra, sobretudo, a atuação policial no combate ao crime. A maioria dos casos foi registrada nos estados de São Paulo (41.115) e Minas (24.272).
Encarceramento
As lacunas no sistema de segurança nacional, no entanto, ficam evidentes ao se comparar a situação brasileira com a de outros países do mundo. Ao mesmo tempo em que encarcera demais, não parece conseguir diminuir as taxas de criminalidade.
Segundo os dados do Anuário, o Brasil tem atualmente 515.482 presos, o que o coloca em quarto lugar no ranking daqueles com maior população prisional do mundo. Fica atrás apenas dos Estados Unidos (2.239.751), da China (1.640.000) e Rússia (681.600).
Por outro lado, o Brasil fica em 7º lugar entre os países mais violentos. As mais de 50 mil mortes por homicídios são duas vezes mais do que a média de baixas em um ano de guerra entre Rússia e Chechênia, por exemplo. (Fonte: jornal O Estado de S.Paulo)

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

OAB exige elucidação de assassinato do advogado Dácio

Durante caminhada na manhã desta quarta-feira (6) nas ruas de Parauapebas, em protesto pelo assassinato do advogado Dácio Antonio Gonçalves Nunes (foto), 42 anos, executado com dois disparos de pistola 380 na cabeça no início da noite da última terça-feira (5), no Bairro Rio Verde, em Parauapebas, membros da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município saíram do Fórum de Justiça em caminhada em direção ao prédio do Ministério Público, exigindo que a polícia ponha na cadeia o autor ou autores do homicídio.
A reportagem apurou junto aos membros da OAB local que minutos antes de ser alvejado Dácio Nunes havia descido de seu apartamento, localizado a duas quadras da carceragem municipal do Bairro Rio Verde, para pegar uma pizza e alguém passou numa moto e fez os disparos contra o causídico, que foi socorrido e levado às pressas por uma equipe do Corpo de Bombeiros para hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
De acordo com o exame de necropsia, feito no IML de Marabá, o advogado foi atingido por duas perfurações no crânio. De volta a Parauapebas, o corpo da vítima foi velado por algumas horas na tarde de quarta-feira no antigo prédio da Câmara Municipal e transladado para o Estado do Mato Grosso do Sul, para ser sepultado por familiares.
Indagado sobre possível suspeita de quem teria interesse na morte do advogado, um colega da vítima, que pediu para não ser identificado, respondeu que Dácio Nunes lidava há cerca de 8 anos na cidade com muitos processos criminais e por isso seria impossível apontar de onde viria a motivação para o crime.
O presidente da Subseção da OAB em Parauapebas, advogado Jakson Souza e Silva, depois de manter contato com a Seção da OAB do Pará, em Belém, foi informado que um delegado de Polícia Civil e uma equipe de investigação haviam sido encaminhados a Parauapebas para apoiar a investigação e elucidar o assassinato.
Jakson Silva informou que, diante do alto índice de violência no município, a OAB local vai criar a Comissão de Segurança Pública para poder tirar algum encaminhamento e enviar à Secretaria de Segurança do Estado e à própria OAB-Pará.
Presente na manifestação de protesto, o advogado Alberto Campos, vice-presidente da OAB na capital do estado, revelou à imprensa que de 2011 para cá 13 advogados foram vítimas de homicídio no Estado do Pará, em razão do exercício de sua profissão.
“Desses crimes, só conseguimos, até agora, levar um único caso a júri, e isso acontecerá somente no final deste mês”, lamenta Alberto Campos, acrescentando que os demais casos ainda estão em investigação, mas em nenhum deles a polícia identificou autoria ou mandante.
O vice-presidente da OAB-Pará diz ainda que quando se consegue definir a autoria de mandantes e executores do crime as prisões são decretadas, “mas os mandados não são cumpridos, não se sabe por qual razão”.
Na avaliação do ex-presidente da Subseção da OAB em Parauapebas, advogado Ademir Donizete Fernandes, o alto índice de violência em Parauapebas vem ocorrendo em virtude da frágil atuação do estado. Ele lamenta que uma cidade como Parauapebas, com uma população oficial de 176.582 habitantes (IBGE) [estima-se que a população hoje chegue a cerca de 250 mil pessoas], disponha de apenas uma delegacia de polícia. “Isso é um absurdo”, protestou.

PR no rádio e na TV

O Partido da República (PR) entra no ar nesta quinta-feira (7) em rede nacional de rádio e de TV, no período das 20 às 20h10 e das 20h30 às 20h40, respectivamente, com inserções informativas do partido.

No próximo dia 14 será a vez do PCB.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Vagas de emprego no Sine de Parauapebas (05-11)

A Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) disponibiliza para esta terça-feira (5), na sala de encaminhamento, as seguintes vagas em Parauapebas, com experiência comprovada:
Administrador de restaurante
Encarregado de limpeza, com CNH
Engenheiro civil
Montador de forro
Montador de vidro
Motorista de carreta, com CNH
Motorista de ônibus, com CNH
Operador de pá carregadeira, com CNH
Orçamentista
Repórter de jornal impresso, com CNH
Serralheiro de alumínio
Técnico de informática, com CNH

Interessados devem procurar a Agência do Sine na Rua 11, entre as ruas D e E, Bairro Cidade Nova, ou telefonar para (94) 3346-2971, Parauapebas (PA).

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Comunidade do Novo Brasil é beneficiada com o projeto piloto Prefeitura nos Bairros

Fotos: Irisvelton Silva
Emissão de documentos, corte de cabelo, consultas médicas, coleta para exames, testes rápidos, entre outros serviços, foram ofertados à comunidade do Bairro Novo Brasil, durante o projeto piloto Prefeitura nos Bairros. Promovido pelo Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), em parceria com secretarias municipais, o evento foi realizado neste domingo (3).
A ação integrada de governo beneficiou centenas de pessoas que moram em um dos bairros mais carentes da cidade. “Faz dois anos que tento mudar minha identidade para o nome de casada. Hoje tive a oportunidade de fazer isso e aproveitei para tirar o documento dos meus três filhos”, comemorou a dona de casa Arlete Sousa Leal.
Já a monitora de educação infantil, Marismar Ferreira Almeida, aproveitou o máximo os serviços de saúde oferecidos durante o evento. “Fiz consulta com o clínico geral, os testes rápidos e de glicemia, aferição da pressão, peguei encaminhamentos para especialistas e ainda os remédios receitados pela médica”, relatou Marismar Almeida.
Mais de 200 servidores foram mobilizados para trabalhar na ação, colaborando para que muitas pessoas tivessem oportunidade de acessar os serviços públicos municipais. “Nosso governo é voltado para a cidadania. Queremos estar o mais próximo e acessível possível da comunidade”, declarou o prefeito Valmir Mariano, presente no evento.
Prefeitura nos Bairros
De acordo com o coordenador do DRC, Valrismar Santos Nascimento, a proposta da ação é levar todos os serviços possíveis da prefeitura às comunidades, principalmente às que residem em bairros periféricos. “Vamos fazer uma reunião de avaliação do piloto e logo em seguida faremos um cronograma para atender toda a cidade”, disse Valrismar Nascimento.
Os serviços ofertados à população foram oferecidos pelas secretarias de Assistência Social (Semas), de Esporte e Lazer (Semel), da Mulher (Semmu), de Serviços Urbanos (Semurb), de Meio Ambiente (Semma), Saúde (Semsa) e de Produção Rural (Sempror). (Karine Gomes/Ascom PMP)

Espantosa distribuição da riqueza mundial

O planeta possui sete bilhões de pessoas. Veja abaixo dados espantosos sobre a distribuição da riqueza:
1 - Qualquer pessoa que possua bens em valor total superior a R$ 8.600,00 (uma moto usada) possui mais riqueza do que 3 bilhões e 500 milhões de pessoas no mundo inteiro. Está na metade superior da posse de riquezas.
2 - Quem possui bens em valor superior a 162 mil reais (uma casa simples em São Gonçalo, RJ) dispõe de mais riqueza do que 6 bilhões e 300 milhões de pessoas. Pertence aos dez por cento mais ricos do mundo.
3 - Quem tem bens em valor superior a um milhão e seiscentos mil reais (uma boa casa em Camboinhas, Niterói, RJ) possui mais riqueza do que 6 bilhões e 930 milhões de pessoas. Faz parte da fatia correspondente a um por cento da população mundial, mais rica do que os 99% restantes.
Conclusão: num planeta extremamente injusto, até as classes média e média alta são consideradas ricas.
Apenas 32 milhões de pessoas podem ser consideradas, de fato, ricas, sendo que 161 delas controlam cerca de 140 corporações que, por sua vez, dominam praticamente todo o sistema econômico e político do mundo.
Esse é o sistema capitalista que a imprensa defende com unhas e dentes? (Luiz Nassif)

domingo, 3 de novembro de 2013

Valciney Gomes vence eleição para prefeito em Palestina do Pará

Valciney Ferreira Gomes (PMDB) é o novo prefeito eleito de Palestina do Pará, ao vencer a eleição realizada neste domingo (3), com 53,96% dos votos válidos. O candidato do PSDB, Adeuvaldo Pereira de Souza, ficou em segundo lugar, com 45,55% dos votos válidos. Mais de 6 mil eleitores escolheram o novo prefeito da cidade.
A eleição extemporânea foi em decorrência do indeferimento do registro de candidatura, pelo TRE, da então prefeita vencedora da disputa, em 2012, reeleita com mais de  50% dos votos, acusada de compra de votos. (Fonte: Hiroshi Bogea Online)

sábado, 2 de novembro de 2013

Anac intensifica monitoramento nos preços de passagens aéreas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) promete intensificar o monitoramento nos preços do transporte aéreo, a partir de agora. De acordo com a secretária nacional do Consumidor (Senacon), Juliana Pereira da Silva, os representantes das companhias Gol, TAM, Azul e Avianca se comprometeram a usar absoluta clareza nas informações de preços, rotas e demais informações para o usuário.
O compromisso foi firmado durante reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que envolveu as empresas, a Anac, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e representantes dos ministérios da Fazenda, do Turismo e da Casa Civil da Presidência da República. Todos com o objetivo de esclarecer informações divergentes sobre reajustes de preços das passagens aéreas nos últimos anos.
Enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fala em reajuste real (acima da inflação) de 131,5% de 2005 a 2012, a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) sustenta que o preço médio da passagem caiu de R$ 575,47 para R$ 294,83 no período analisado, com redução nominal de R$ 280,64 (-48,77%), anteinflação de 50,17%.
Depois da reunião, Juliana Pereira frisou que o importante é que haja clima de tranquilidade na oferta do serviço aéreo, tanto em tempos de normalidade como em períodos de maior demanda, por exemplo, durante a Copa do Mundo de 2014, que coincidirá com época de férias. Ela alertou que “qualquer prática de preço abusivo será coibida”.
Participaram também da entrevista com a imprensa o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, e o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys. Sanovicz avisou que é preciso muito cuidado nas análises de preços, pois não se pode medir preços com base em projeções, que nem sempre são operadas. Como os preços de passagens têm comportamento dinâmico, e podem mudar a qualquer momento, dependendo da demanda, a comparação deve ser pelas tarifas efetivamente comercializadas.
Quanto à preocupação com possível aumento da demanda de passageiros na Copa do Mundo, ele destacou, com base nos dois últimos torneios de futebol (Alemanha, em 2006, e África do Sul, em 2010), que durante a Copa o tráfego aéreo diminui. Em caso de necessidade de mais frequências de voos para as cidades-sede de jogos, em datas específicas, é só botar voos extras, de acordo com a demanda.
“Não haverá”, segundo ele, “uma malha aérea para a Copa”. Até porque só 25% a 28% dos voos serão impactados pelos jogos, em rotas específicas. O cenário não é, portanto, para correr e se antecipar na compra de passagens na época da competição da Federação Internacional de Futebol (Fifa), até porque nem foi feito ainda o sorteio dos dias de jogos em cada cidade, destacou Eduardo Sanovicz. (Fonte: Agência Brasil)

Prefeito de Parauapebas quer compensações por danos causados pela mineração


Brasília - O prefeito de Parauapebas (PA), Valmir Queiroz Mariano, e vereadores da cidade apresentaram na última quarta-feira (30), na Câmara dos Deputados, em Brasília, um conjunto de propostas de alterações no novo Código de Mineração. A cidade paraense abriga a maior mina de minério de ferro do mundo, explorada pela empresa Vale.
O prefeito quer compensações efetivas pelos danos atuais e futuros da mineração. “Parauapebas é responsável pelo PIB deste país, mas sabemos que toda essa riqueza é efêmera. De repente, podemos, em um curto espaço de tempo, deixar de ser o grande polo minerador e ser um polo favelado. O nosso município, ainda na sua maioria, é de casa de madeira coberta de lona preta. Costumo dizer que Parauapebas é o quintal da Vale, e um quintal muito mal cuidado”, disparou Valmir Mariano.
O relator, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), informou que pretende dar compensações a municípios que, apesar de não terem minas, sofrem com a exploração dos minérios. “Colocaremos 10% da arrecadação da CFEM [Contribuição Financeira sobre Exploração Mineral] para os municípios impactados pela mineração”.
Quintão pretende apresentar o relatório nesta semana. “Queremos distribuir para a comissão um relatório preliminar para que os parlamentares possam dar a sua contribuição final também, e aprová-lo para brindarmos o país com uma lei nova que distribua melhor essa receita”.
Audiências
Ao todo, a comissão especial realizou 17 audiências na Câmara e fez 18 mesas redondas nos estados, em todas as regiões. Os deputados também fizeram visitas a empresas e a centros de pesquisa em mineração. O tema é complexo e polêmico, sobretudo, diante dos impactos socioambientais de um setor produtivo importante para a economia. O relator já acatou várias das sugestões apresentadas nas audiências públicas, como, por exemplo, a fixação em 4% da alíquota da CFEM, paga a título de royalties ao município produtor de minério de ferro. (Fonte: Jornal da Câmara)