quarta-feira, 31 de outubro de 2012

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Festa da Criança da Integral atrai mais de 10 mil pessoas

Fotos: Waldyr Silva


Mais de 10 mil pessoas, entre crianças e adultos, de acordo com a organização do evento, marcaram presença, durante todo o dia de sábado (27), na 21ª Festa da Criança, da empresa Integral, realizada nas amplas instalações do Parque de Exposições Agropecuárias de Parauapebas.

Nestes mais de 20 anos de realização, a Festa da Criança ocorreu tradicionalmente no dia 12 de outubro, Dia da Criança, mas este ano, devido às eleições partidárias, foi excepcionalmente transferida para o dia 27, uma vez que o organizador da festa, empresário Valmir Queiroz Mariano, “Valmir da Integral”, concorreu ao pleito e foi eleito prefeito de Parauapebas.

De acordo com a organização do evento, a Festa da Criança deste ano contou com a participação de mais de 600 voluntários e apoio de dezenas de outros segmentos, principalmente empresas parceiras que fazem questão de colaborar para a realização da festa, que registra a presença de um número cada vez maior de crianças.

A festa teve início às 8 horas, quando os portões do Parque de Exposição foram abertos para a entrada das crianças, que tomaram conta do local e encontraram muita diversão no local, onde se encontrava instalado um verdadeiro “mundo encantado” com pula-pula, escorregadores, corrida do saco, pula corda, bombolê, banca para desenho, local de pintura e muitas outras atrações apresentadas por palhaços, que faziam questão de divertir e agradar a todas as crianças, distribuindo pirulitos, pipoca e outras delícias que as crianças adoram, além de brinquedos.

Para levar as milhares de crianças e adultos até a festa, ocorrida a 5 quilômetros do centro da cidade, foram disponibilizados mais de 40 ônibus e diversos outros veículos menores, que fizeram o transporte dos passageiros. Da frota de ônibus, somente a Vale cedeu 10, que ficaram à disposição dos frequentadores da festa até o final do evento.

Diversas entidades, como Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Unimed, Grupo de Escoteiros, Sorriso Ideal e Junta de Conciliação, além de profissionais liberais, se instalaram em mais de 20 tendas para atendimento social em diversos setores, com destaque para corte de cabelo, limpeza odontológica, aferição de pressão arterial, vacina, tipagem sanguínea, nutrição, emissão de cartão SUS e diversas orientações sobre os mais variados assuntos e problemas, numa verdadeira ação social.

Em outro grande galpão, um contingente de voluntários fazia o atendimento às milhares de crianças e adultos com farta alimentação, na distribuição de sanduiches, sucos em caixinha, picolés e sorvetes, fazendo com isto mais alegria a todos. Noutro espaço ocorreu a entrega de brinquedos, com a formação de enormes filas.

Mesmo com gente espalhada por todos os cantos, o espaço coberto com palco montado, reservado para apresentação de atrações artísticas, sorteios e brincadeiras, sob o comando de uma grande equipe liderada por Leudicy Leão, ficou repleto e os quadros se sucederam com apresentação de danças, brincadeiras diversas, agradecimentos aos parceiros, sorteio e entrega de prêmios, onde se tinha bicicletas, televisores, bonecas, bolas e uma infinidade de outros brindes.

Como era de se esperar, a grande figura esperada no local era de Valmir da Integral, idealizador e incentivador da festa, que se tornou um grande ídolo no meio da criançada e figura de destaque no meio dos adultos.

Em seu breve pronunciamento, Valmir não falou de política e muito menos sobre sua eleição para comandar os destinos da cidade, ficando suas palavras somente sobre a realização de mais esta festa para as crianças, desejando a todos muita diversão e alegria. Valmir, como sempre, permaneceu no local por pouco tempo, deixando o povo à vontade para se divertir.

Momentos comoventes na caminhada do Círio

Waldyr Silva
A caminhada do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizada na noite do último sábado (27) em Parauapebas, foi marcada por muita emoção provocada pelos fiéis mais fervorosos que acompanharam a procissão ao longo de seu percurso.

A procissão saiu da Igreja de Bom Jesus de Nazaré, no Bairro da Paz, com destino à Igreja matriz de São Sebastião, no Bairro Cidade Nova, passando pela Rua Sol Poente, até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, e depois pegando as ruas de Cidade Nova.

O Círio deste ano, o 8º a se realizar na cidade, contou com um número bem maior de participantes, que já começam a vir de cidades vizinhas para participar da festa católica.

A corda que cerca a berlinda onde fica a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que já tem uma guarda especial para conduzir a mesma, foi aumentada em seu tamanho, e os promesseiros que carregam a mesma já se somam aos milhares, numa demonstração de fé cada vez maior.

Durante todo o percurso da procissão, a berlinda teve que fazer dezenas de paradas para um pequeno ato de agradecimento ao altar instalado na porta de comércio ou residência, que pediam uma bênção especial, procedimento este que acontece em todos os locais onde se realiza o Círio no Pará.

A manifestação de fé era ainda vista em muitas residências no percurso da procissão, onde as pessoas fizeram questão de colocar sua gratidão de amor à Mãe de Deus.

O cortejo contou com a presença de todos os padres que trabalham nas paróquias da cidade, e mais a presença do padre Luiz Weber, hoje prestando serviço na Diocese de Marabá.

A peregrinação durou mais de duas horas, e muitas pessoas já traziam objetos, mostrando que foram beneficiadas com graças pedidas e atendidas por Nossa Senhora de Nazaré.

Na praça da Igreja de São Sebastião, a imagem da santa foi retirada da berlinda e levada para o altar improvisado num palco, onde aconteceu a missa campal concelebrada pelos padres presentes. Para encerar a noite, houve a tradicional queima de fogos com show pirotécnico, marcando o final de mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PFC vence mais um amistoso

Carlos Campos
Em tempos de vacas magras, cada um se vira como pode, diz o ditado popular. Seguindo essa máxima o Parauapebas Futebol Clube (PFC) vai levando a sua preparação visando a estreia na primeira fase da primeira divisão do Parazão 2013. A equipe parauapebense estreia na competição estadual no próximo dia 11 de novembro, diante do São Raimundo, na cidade de Santarém, oeste do Pará.

A partida amistosa do PFC aconteceu sábado (27), às 16 horas, no estádio Rosenão, contra uma seleção formada pelos jogadores que se destacaram no campeonato local, tanto da primeira quanto da segunda divisão. A equipe do PFC, comandada pelo técnico Samuel Cândido, venceu pelo placar de 5 a 0. O destaque da vitória foi o atacante Cristiano Tiririca, que marcou dois gols.

O Parauapebas abriu o placar logo a um minuto de bola rolando, com o atacante Bruno, que recebeu passe na grande área, se livrou da marcação e bateu forte no canto direito do arqueiro Bacabal. O selecionado do campeonato não se abateu com o gol e endureceu o caldo para cima do PFC, que só voltou a marcar aos 34 minutos, com o atacante Cristiano Tiririca.

No segundo tempo, o técnico Macaxeira deu reforço no seu meio campo, com Ednaldo e Lubica, na defesa, com Geovane e Antunes, e no ataque os goleadores do campeonato, Ricardo, pelo Dallas da primeira divisão, e Nelcivan, da segunda divisão.

O o técnico Samuel Cândido também fez algumas alterações na segunda etapa, colocando os estreantes Ninino, Rafinha e Sorato, além do meia atacante Jr. Chico.

O PFC voltou a marcar, aos 25 minutos, com Tiririca, e novamente Jr. Chico ampliou aos 27 minutos. O atacante Igor fechou a fatura, aos 30 minutos da etapa complementar, 5 a 0, PFC.

Além de ter vencido o sétimo jogo amistoso com 100% de aproveitamento, 37 gols marcados e três sofridos, as atenções dos torcedores estavam voltadas para as novidades que vestiram pela primeira vez o manto do PFC. Trata-se dos laterais Rafinha e Ninino e o volante Sorato, ambos vindos da equipe do Baraúnas, que está disputando o campeonato brasileiro da série D.

Os jogadores só entraram no segundo tempo da partida, uma vez que, segundo o preparador físico José Jorge, os atletas estão passando pelo processo de adaptação ao clima de Parauapebas, mas fisicamente os três estão bem, ratificou o preparador físico.

Samuel Cândido lamenta não está jogando com outras equipes profissionais, mas tem se dado por satisfeito com os resultados, principalmente porque tem mantido a mesma formação em praticamente todos os jogos. “A gente tem procurado trabalhar da melhor forma possível com os atletas que estão no grupo”, comentou o técnico.

As únicas ausências do último jogo foram os atletas Patrick (atacante), Willian Santos (volante), Rogerinho (lateral) e Maranhão (volante), os dois últimos no DM.

A diretoria está se movimentando para acertar a vinda do campeão da série D, do brasileirão, a equipe do Sampaio Correia-MA. (Carlos Campos/Waldyr Silva)

sábado, 27 de outubro de 2012

Agentes comunitários de saúde exigem melhorias de trabalho

Waldyr Silva
Dezenas de servidores públicos de Parauapebas que prestam serviços de agente comunitário de saúde (ACS) no município fizeram um ato de protesto na manhã da última quinta-feira (25), na frente do prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Bairro Cidade Nova, reivindicando uma série de pleitos, entre estes exames periódicos dos servidores, redução da jornada de trabalho de oito para seis horas diárias, material de expediente, pagamento de insalubridade e repasse de R$ 750 de abono ou incentivo e valorização profissional para cada um dos 119 agentes comunitários de saúde que atuam no município.

Em declarações prestadas à reportagem, Enivaldo Chaves, agente comunitário de saúde e diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública no Estado do Pará (Sintesp) em Parauapebas, defendeu que o município precisa urgentemente ampliar o quadro de 119 para 300 agentes comunitários de saúde, porque, segundo ele, hoje as atividades desses profissionais estão bastante sobrecarregadas. “Caso nossa situação não seja resolvida, vamos tomar outras providências, deflagrando, se preciso for, até uma greve da categoria”, avisa.

Com muito barulho na frente da Semsa provocado por apitos dos manifestantes, uma comissão representada pelos ACSs foi recebida pelo secretário municipal de Saúde, Alex Pamplona Ohana, que passou a ouvir os pleitos dos servidores públicos municipais.

À reportagem, num intervalo da reunião, Alex Pamplona adiantou que a secretaria, junto à Procuradoria Geral do Município, vai avaliar a legalidade da reivindicação dos R$ 750 de abono solicitada pelos agentes de saúde. Quanto à redução da jornada de trabalho de 40 para 36 horas semanais, o secretário informou que existe uma portaria do Ministério da Saúde que determina a jornada de trabalho dos agentes comunitários de 8 horas diárias. “Porém, vamos fazer também um estudo de viabilidade legal, no sentido de reduzir ou não a carga horária reivindicada pelos agentes”.

Com relação ao pedido de material de trabalho, Alex Pamplona respondeu que a Semsa já está providenciando atender ao pleito, com previsão para ser entregue até a próxima semana. Sobre a ampliação do quadro de ACSs, disse que dentro de uma semana será aberta inscrição para abertura, por meio de concurso público, de 149 vagas para agentes comunitários de saúde. “Das 149 pessoas que forem aprovadas no concurso, 107 serão imediatamente convocadas para assumir a função”, promete.

Agentes da PRE tentam obstruir trabalho da imprensa

Ronaldo Modesto
No momento em que fazia a cobertura de um acidente envolvendo dois veículos no início da manhã desta sexta-feira (26), na rodovia PA 275, entre Parauapebas e Curionópolis, o repórter-fotográfico Ronaldo Modesto, lotado na Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS em Parauapebas, foi ameaçado de ter os equipamentos danificados e ainda recebeu voz de prisão da guarnição da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), comandada pelo sargento Nunes.

A reação dos agentes de trânsito da PRE começou no momento em que o profissional de imprensa chegou ao local do desastre, fez as primeiras fotos dos veículos envolvidos no acidente e foi pressionado por uma mulher de prenome Paula a apagar as fotos da câmera, pois ela não queria que o acidente fosse veiculado pela imprensa.

Ao responder para a mulher (que seria agente de segurança de uma empresa prestadora de serviço da mineradora Vale) que não iria deletar as fotos, em razão de estar cumprindo com seu dever como repórter-fotográfico, Paula forçou o sargento Nunes a fazer com que Ronaldo Modesto desse fim nas fotos feitas no local.

Pressionado pelos militares a apagar as fotos, o repórter insistiu que não apagaria, quando o sargento Nunes ordenou que um soldado da guarnição, que não tinha identificação na farda, prendesse o profissional de imprensa, conduzindo-o até a viatura da PRE. Depois de alguns minutos detido na PA 275, Ronaldo Modesto foi liberado pelos agentes e orientado a sair do local, sem concluir o levantamento do acidente que havia iniciado.

De acordo com o que apurou a reportagem junto ao sargento BM Ronaldo, os carros envolvidos no acidente foram uma camionete modelo Amarok de placa OBU 8978 (Belém-PA) conduzida pelo motorista Jaime Moreira dos Santos, que ficou com vida, mas os pés presos nas ferragens do veículo, e o caminhão Mercedes Benz de placa BYH 2156 (Guarulhos-SP) dirigido pelo condutor Ronnie von da Silva, que sofreu apenas leves escoriações pelo corpo. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Moradores de áreas de risco pressionam prefeitura para liberação de lotes e kits

Ronaldo Modesto
Já virou rotina a presença de movimentos populares na Prefeitura de Parauapebas reivindicando moradia digna para as famílias que moram ou moravam em áreas de riscos e foram remanejadas para barracões improvisados, com a promessa de receber lotes urbanizados em áreas seguras e estruturadas.

Na manhã da última quarta-feira (24), dezenas de famílias que moravam em áreas de risco dos Bairros Riacho Doce, Chácara das Nuvens e da invasão da WTorre, em companhia dos abrigados do galpão da Usimig, realizaram uma manifestação com apitaço na frente e dentro do prédio da prefeitura, reivindicando a liberação dos lotes urbanos prometidos pelo governo municipal, kits de material para construção do imóvel e títulos definitivos de terrenos.

Os manifestantes fizeram muito barulho dentro e fora do prédio da prefeitura, das 8 às 11 horas, munidos de apitos e faixas com dizeres exigindo os benefícios. Foi preciso a intervenção da polícia para que os populares desobstruíssem a pista de acesso ao Centro Administrativo da Prefeitura, onde ficam o gabinete do prefeito e outras secretarias, entre estas e de Habitação.

Segundo Lucinei Alves da Silva, o objetivo da manifestação era pressionar o prefeito a receber uma comissão de moradores para cobrar a entrega prometida dos lotes urbanos e dos kits de material para construção. “A situação está precária, pois não temos para onde ir. O prefeito não entregou os lotes e nem os kits, e o período chuvoso já está chegando”, lamenta o manifestante...

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Democracia

by J.Bosco

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Coluna Linha Cruzada (25/10)

Marcada para a próxima terça-feira (30), no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), a realização do III Seminário dos Conselhos Municipais.
O evento objetiva aprimorar e fortalecer as políticas públicas dos conselhos municipais da Mulher e de Educação; do Fundo Municipal de Habitação e interesse social, direito das crianças e dos adolescentes e assistência social.
Interessados em participar dos debates podem fazer suas inscrições nas sedes dos conselhos municipais.
O seminário acorre desde 2010 e seus resultados são apresentados num relatório que é encaminhado para os conselhos, no sentido de nortear suas ações e possibilitar reflexões sobre a elaboração de políticas públicas para Parauapebas.
Na parte da manhã, a programação do seminário consta de credenciamento (8 horas), café da manhã (8h30), abertura do evento, composição da mesa, pronunciamento das autoridades (9 horas), retrospectiva do seminário anterior: Avanços e Desafios (9h30), palestra sobre o tema do debate (10 horas), formação dos grupos de trabalho (11 horas) e almoço no local do evento (12 horas).
Às 13h30, apresentação de propostas para melhorar a articulação entre conselhos; 15 horas, lanche; 15h30, apresentação do tema Vigilância Socioassistencial como apoio aos conselhos e à rede socioassistencial; 16 horas, eleição da comissão do IV Seminário dos Conselhos; e encerramento às 17 horas.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou as contas de 2005 do ex-prefeito de Curionópolis, Sebastião Curió, que deverá recolher aos cofres do município R$ 735.010,72 referentes a despesas não comprovadas e multas.
O TCM vai recomendar à Câmara de Vereadores de Curionópolis que não aprove a referida prestação de contas. Cópia dos autos será remetida ao Ministério Público para as providências que julgar cabíveis. A decisão do TCM ocorreu no último dia 11 de outubro de 2012, na sede do órgão, em Belém.
O processo, de nº 910012005-00, tem Daniel Lavareda como relator, Elaine Bastos na condição de auditora e Maria Regina Cunha como representante do Ministério Público.
O ex-prefeito fica obrigado a pagar R$ 474.844,22 à conta “Agente Ordenador”, caracterizada como dano ao erário; e R$ 41.260,00 pela realização de despesas com a concessão de diárias ao prefeito e vice-prefeito, sem ato legal.
E mais: R$ 4.748,45 pelo dano causado ao erário, com fundamento no artigo 56 da LO/TCM/PA; e R$ 6 mil referentes a 5% da remessa anual recebida pelo prefeito, pelo atraso ao RGF do 1º quadrimestre.
Curió foi multado ainda a pagar multa de R$ 193.158,05 referente a 3% sobre as despesas pagas (R$ 6.438.601,59) sem regular procedimento licitatório; e R$ 10 mil pela não apropriação dos encargos patronais, abertura de créditos suplementares sem custo legal, pela aplicação de recursos do Fundef com desvio de finalidade com recursos Fundef, e não aplicação dos gastos mínimos com educação e saúde.
Por último, o ex-prefeito foi condenado a devolver aos cofres públicos R$ 5 mil pela remessa intempestiva da LDO, LOA e RREOs dos 1º, 2º, 3º e 5º bimestres, não apresentação de danos contábeis, balanço de orçamentos, balanço patrimonial e pela não remessa do Plano Plurianual.
Até a próxima, leitor.

Pacientes denunciam falta de médicos na emergência do HMP

Fotos: Ronaldo Modesto

Dezenas de pessoas que na manhã de quarta-feira (24) procuraram o setor de emergência do hospital municipal de Parauapebas (HMP), no Bairro Primavera, entraram em contato com este veículo de comunicação para denunciar a falta de médicos naquela casa de saúde pública.

No momento em que a equipe de reportagem esteve no local, para checar a denúncia, era grande a movimentação de pessoas adultas e crianças na recepção e no balcão de triagem da emergência em busca de atendimento médico, mas a maioria era dispensada, por falta de médicos.

O agricultor Valdivino de Oliveira Castro, 56 anos, residente no PA Brasil Novo, localizado a 55 quilômetros do centro de Parauapebas, revelou à reportagem que há dois dias tentava conseguir uma ficha para a irmã dele, mas até a manhã de ontem (24) não tinha conseguido.

“Nestes dois dias que estamos por aqui, temos visto muitas pessoas revoltadas voltando para casa sem receber tratamento, por causa da falta de médicos”, declarou Valdivino Castro, adicionando que se até meio-dia a irmã dele não fosse atendida, com exames de raio-x, os dois estariam retornando para a zona rural.

Leide Silva, 27 anos, técnica em eletrônica, residente no Bairro da Paz, Parauapebas, declarou a este Jornal que na triagem da recepção do hospital foi informada que na manhã de ontem (quarta-feira) só havia um médico de plantão para atender apenas os casos mais emergenciais, como crianças. pessoas idosas e vítimas de acidentes com fraturas.

A senhorita Maria Gorete de Morais, 18 anos, estudante, residente no Bairro Betânia, informou que estava na emergência desde as 6h40 com fortes dores de cabeça e com febre, mas até as 10 horas de ontem não tinha sido atendida, segundo ela, “porque os médicos estão de greve”.

SECRETÁRIO
Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Saúde, Alex Pamplona Ohana, descartou que os médicos do município estivessem em estado de greve. De acordo com o secretário, a dificuldade do setor de emergência do HMP para atender a toda demanda surgiu em decorrência do período de transição da administração do hospital municipal, após o encerramento do contrato com a Oscip Bem Viver.

Alex Ohana explica que, com o encerramento do contrato com a Bem Viver, a prefeitura celebrou convênio com a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), para assumir o gerenciamento do HMP e capacitar os servidores para assumirem a nova casa de saúde pública, a partir de janeiro de 2013.

“Por esta situação, estamos fazendo a triagem dos pacientes e encaminhando os casos mais simples para os postos de saúde mais próximos de suas residências, enquanto que os casos de maior complexidade são atendidos no próprio hospital municipal”, explica o secretário, assegurando que não há falta de médicos na unidade de saúde. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dallas conquista tetracampeonato de futebol na primeira divisão

Uma grande final, digna do melhor campeonato amador do Estado do Pará, foi a decisão do campeonato municipal da primeira divisão de 2012 de Parauapebas. Na noite do último sábado (20), no estádio Rosenão, Dallas e Vila Romana decidiram o título da temporada nas penalidades máximas: Dallas 5 x 3 Vila Romana. No tempo normal, a partida terminou empatada em 1 a 1.

Com a vitória, a equipe do Dallas levantou seu quarto título da primeira divisão, conquistados em 1989, 2006, 2010 e agora em 2012. A partida foi bastante disputada dentro de campo, correspondendo à expectativa dos torcedores dos dois times que compareceram ao estádio.

O atacante Maninho abriu o marcador para o Vila Romana, aos 38 minutos do segundo tempo, após rápido contra-ataque pelo lado direito de ataque do Vila Romana.

O time do Dallas chegou ao empate nos acréscimos, já aos 49 minutos da etapa complementar. Após escanteio cobrado pelo lado esquerdo, o atacante Rafael subiu mais alto que a defesa do Vila Romana e escorou de cabeça no canto direito do goleiro Douglas, empatando em 1 a 1, placar final no tempo normal de 90 minutos.

Após o apito final do árbitro Jânio Balsaque, os nervos de jogadores, torcedores e comissão técnica ficaram à flor da pele, e um silêncio pairou nas arquibancadas do estádio.

Os jogadores escolhidos para cobrar as penalidades pelo técnico Dinho, do Dallas, foram Geovane, Renatinho, Jairo, Jorginho e Rafael. Pelo lado do Vila Romana, o técnico Macaxeira designou os atletas Neném, Maninho, Léo, Toninho e Gil Pica Pau.

A equipe do Dallas teve êxito nas cinco cobranças de pênalti. Já pelo lado do time do Vila Romana o volante Toninho desperdiçou a quarta cobrança.

O jogador Ricardo, do Dallas, foi premiado como artilheiro do campeonato, com 9 gols convertidos; Thiago, também do Dallas, como goleiro menos vazado; Anderson, do Independente, como atleta revelação; Rafael (Dallas), melhor atleta; e o Grêmio, como a equipe mais disciplinada.
SEGUNDA DIVISÃO
No campeonato da segunda divisão, a equipe do Rio Verde derrotou o time do Triangulina pelo placar de 3 a 1 e conquistou o título inédito para o clube. A partida aconteceu também no sábado (20), no estádio Rosenão. Com a conquista do título, o Rio Verde assegura acesso para a primeira divisão do próximo ano.
O destaque da partida foi o atacante Nelcivan, que marcou seu décimo sétimo gol com a camisa do Rio Verde e sagrou-se artilheiro isolado do campeonato.
Os gols do triunfo do Rio Verde, comandado pelo técnico Jairo Ferreira, foram anotados pelos atacantes Nelcivan e Fernando e pelo meio campista Francisco. O Triangulina marcou com Railan.
Mesmo com a derrota na final, a equipe do Triangulina terminou a primeira fase da competição de forma invicta e de quebra conquistou o primeiro turno da competição, além de ter na premiação o goleiro menos vazado, Regis, com apenas nove gols, e o melhor atleta do campeonato, o meia atacante Carlinhos. (Carlos Campos/Waldyr Silva)

Boletim orienta o consumidor que pretende abrir e encerrar contas

Orientações para os consumidores sobre a abertura e o encerramento de contas correntes é o tema da 5ª edição do boletim “Consumo e Finanças”, informativo produzido pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e pelo Banco Central do Brasil (BC).

O boletim informa que durante a abertura de uma conta corrente o consumidor deve estar atento às regras contratuais, tais como os direitos e as obrigações das partes envolvidas, as normas para movimentação da conta, os requisitos para rescisão e encerramento. Cláusulas contratuais que limitem os direitos do consumidor precisam estar em destaque para facilitar a compreensão do cliente.

O informativo esclarece também que o encerramento de uma conta corrente poderá ser feito por qualquer uma das partes envolvidas, desde que mediante as condições previstas no contrato de abertura, que é por tempo indeterminado. Vale ressaltar que o pedido de encerramento de conta deve ser aceito pelo banco, mesmo quando o cliente tiver cheques sustados, revogados ou cancelados por qualquer outra causa.

Há ainda o cuidado de ler o contrato atentamente e não assinar nenhum documento antes de esclarecer todas as dúvidas, inclusive referente a tarifas, juros e outros encargos; de solicitar cópia de todos os documentos assinados; e de ficar atento à não obrigatoriedade de contratar pacote de serviços ligado à conta corrente.

Em caso de dúvidas, o consumidor deve comparecer à instituição financeira ou correspondente ou procurar o seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Se não obtiver informações ou persistirem as dúvidas, o cliente pode recorrer à ouvidoria da instituição, aos órgãos de defesa do consumidor ou ao Banco Central. Informações, denúncias ou reclamações podem ser feitas pelos canais do Banco Central na internet e pelo telefone de discagem gratuita 0800 979 2345.

Termo aditivo ao acordo de cooperação técnica
O Ministério da Justiça e o Banco Central do Brasil assinaram, em 16 de julho deste ano, o primeiro termo aditivo do acordo de cooperação técnica para desenvolver ações conjuntas com o propósito de ampliar e melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados pelas instituições financeiras. Esse termo prorrogou por 60 meses a vigência do acordo de cooperação técnica celebrado em julho de 2010.

Para aperfeiçoar o processo de regulação e fiscalização das instituições financeiras, há dois anos o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça e o Banco Central trocam informações técnicas sobre temas de interesse do cidadão.

Os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), mantido pelo DPDC, e do Sistema de Registro de Denúncias e Reclamações de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (RDR), mantido pelo Banco Central, são avaliados por um grupo técnico das duas instituições que podem sugerir medidas normativas e de fiscalização relacionadas aos problemas apresentados pelos consumidores aos Procons e ao BC. (Boletim Abertura de Contas)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Motoristas de táxi-lotação fazem carreata nas ruas da cidade

Fotos: Ronaldo Modesto

Com o objetivo de sensibilizar a população da cidade e chamar a atenção de autoridades, dezenas de motoristas de táxi-lotação saíram em carreata na manhã do último domingo (21) pelas principais ruas de Parauapebas para mostrar a frota de veículos que começa a explorar os serviços de transporte de passageiros por meio de táxi-lotação, a exemplo do que já vem ocorrendo em outras cidades, entre estas, Marabá.

Em declarações prestadas à reportagem, Francisco das Chagas Batista Morais, presidente da Cooperativa de Táxi-Lotação de Parauapebas (Cooptalp), explica que a categoria hoje já congrega cerca de 50 táxis que operam o serviço de transporte de passageiro no sistema lotação nas paradas de ônibus e de vans, ao preço de R$ 3,00 por pessoa, enquanto a passagem de van custa a metade deste valor, ou seja, R$ 1,50.

Indagado se a modalidade de serviço já se encontra devidamente regulamentada junto aos órgãos públicos competentes do município, o presidente da Cooptalp respondeu que a entidade, sim, mas a concessão do serviço de táxi-lotação ainda não, porém, o transporte de passageiro já vem sendo feito há alguns meses, até que a Prefeitura e Câmara regulamentem o serviço.

“Nossa carreata tem o objetivo de pedir apoio tanto da população quanto dos governantes da cidade, para que nossa atividade seja regularizada o mais rápido possível no município de Parauapebas, já que estamos tendo uma boa receptividade por parte dos usuários do transporte de passageiros”, destaca Francisco Morais.

Reconhecendo que os veículos ainda não podem ser caracterizados como transporte de passageiros por meio de táxi-lotação, até porque o serviço ainda não se encontra legalizado, o presidente da cooperativa esclarece que, por enquanto, os táxis são identificados apenas por número de ordem e a logomarca da Cooperativa de Táxi-Lotação de Parauapebas.

Perguntado se os motoristas que aderiram a esta nova atividade econômica no município têm enfrentado algum tipo de represália por integrantes de segmentos similares como vanzeiros, que exploram os serviços de transporte de passageiros, Francisco Morais respondeu que sim, por entender que o novo serviço envolve a economia da cidade, “mas confrontos mesmos, graças a Deus que não, e a gente espera que isto nunca ocorra”.

A carreata partiu do Bairro Cidade Jardim, nas proximidades do shopping center, passando nos bairros dos Minérios, Casas Populares I e II, Vila Rica, Altamira, Betânia, Novo Horizonte, Cidade Nova, Rio Verde e Bairro da Paz, com retorno para o local de origem do movimento.

Segundo Francisco Morais, a Cooptalp está devidamente legalizada junto aos órgãos públicos, com sede localizada na Rua Princesa Isabel nº 421, fones 3346-1311 e 0800 095 1311, Bairro Liberdade, Parauapebas.

Inaugurada mais uma loja de O Boticário em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva
 
Localizada na Rua do Comércio, em frente à Praça do Cidadão, no Bairro Rio Verde, foi inaugurada em Parauapebas, no último sábado (20), mais uma loja franqueada de O Boticário, somando três estabelecimentos na cidade, um localizado no Bairro União e outro no Unique Shopping Parauapebas.

Para a empresária Sueli Lara, diretora das franquias de O Boticário, Cacau Show e CPAD (Casas Publicadoras das Assembleias de Deus) na região, com onze lojas nos municípios de Marabá, Jacundá e Parauapebas, o projeto de instalação de uma terceira loja de O Boticário na cidade já vinha sendo elaborado há alguns meses pela empresa, por acreditar no potencial econômico de Parauapebas, um dos municípios que mais crescem na região sudeste do Pará.

“Hoje, nossa empresa disponibiliza quatro lojas franqueadas de O Boticário em Marabá, uma de O Boticário e outra da Cacau Show em Jacundá e agora três de O Boticário, duas da Cacau Show e uma CPAD em Parauapebas, num total de 12 lojas na região”, revela Sueli Lara, adicionando que brevemente as franquias de produtos de perfume e maquiagem vão ter novas lojas em Parauapebas (Bairro da Paz), Canaã dos Carajás, Marabá e em Curionópolis.

Ao inaugurar as instalações da nova loja em Parauapebas, Sueli Lara, que foi escolhida por meio de pesquisa como a “Empresária do Ano” de 2012 em Marabá, cuja solenidade de entrega da honraria está marcada para sexta-feira (26), explicou que os estabelecimentos que revendem os produtos de O Boticário seguem um modelo padrão, com moderno designe das prateleiras e expositores onde são colocados os produtos à disposição da clientela.

“Além do mais, nossos cerca de 100 colaboradores (funcionários) são treinados para atender aos nossos clientes com muita simpatia e profissionalismo, proporcionando satisfação a todos os fregueses que compram nossos produtos”, explica a empresária, que se destaca neste mercado há 21 anos na região.

Referindo-se à localização da nova loja de O Boticário, Sueli Lara enfatiza que o Bairro Rio Verde é tradicionalmente um centro comercial da cidade, e por isso a clientela do logradouro e de todo o complexo de bairros da redondeza não poderia deixar de ser contemplada com uma moderna loja.

No final do dia da inauguração do ponto comercial, a gerência da loja fez sorteio e premiou com produtos O Boticário a vários clientes que faziam compras na nova loja do Rio Verde.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Arquivista

by J.Bosco

domingo, 21 de outubro de 2012

Parauapebas já registrou 23 acidentes com mortes este ano

O movimento de acidentes de trânsito com vitimais fatais em Parauapebas, no período de janeiro deste ano até a semana passada, registrou 23 mortes, a maioria envolvida com acidente de moto. A revelação é do agente de trânsito João Monteiro (foto), coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito, do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).

Segundo João Monteiro, na maioria dos acidentes registrados pelo órgão, os condutores envolvidos no desastre, ou mesmo os pedestres, deixaram de observar as regras que disciplinam o trânsito, como passar em sinal fechado, não sinalizar o veículo ao dobrar para a esquerda ou direita, dirigir em velocidade não permitida, desrespeitar a faixa de pedestre, não utilizar cinto de segurança e capacete, entre outras.

Questionado pelo Jornal sobre os resultados das esporádicas campanhas de conscientização de trânsito deslanchadas na rua para pedestres e condutores de veículos, o coordenador do DMTT respondeu que o trabalho tem sido bem aceito pela população, mas mesmo assim o índice de acidentes com vítimas fatais ainda é grande, situação que vem preocupando os fiscais de trânsito e transporte de Parauapebas.

João Monteiro assegura que uma das medidas que tem dado bons resultados são as eventuais blitze de fiscalização de trânsito realizadas na cidade em conjunto com o Detran e as polícias Militar e Civil, “mas ultimamente os agentes do DMTT não estão podendo solicitar a verificação de documentos de veículos e dos motoristas, por falta de convênio com o Governo do Estado”, lamenta o coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

sábado, 20 de outubro de 2012

Hospital municipal de Parauapebas deve ser inaugurado em dezembro

Ronaldo Modesto
Iniciada há mais de cinco anos, com recursos públicos da ordem de R$ 40 milhões, a construção do prédio do novo hospital municipal de Parauapebas, finalmente, encerra no final deste mês, quando, então, as instalações começam a receber móveis, equipamentos e demais aparelhos hospitalares. A revelação foi feita à reportagem pelo secretário municipal de Saúde, Afonso Mata Vidinha.

Promessa de campanha do atual prefeito Darci José Lermen (PT), a construção do novo hospital teve início por volta de 2007, ainda na primeira gestão do alcaide, com previsão de ser inaugurada dentro de seis meses. De lá para cá, várias datas de inauguração já foram anunciadas, mas a obra nunca foi concluída.

Com nível de média e alta complexidade, a unidade pública de saúde, que vem sendo construída com capacidade de 155 leitos, de acordo com o secretário, será inaugurada no mês de dezembro, quando encerra o mandato do atual prefeito do município.

A princípio, o novo hospital vai começar a funcionar em janeiro por etapas, iniciando com o funcionamento pleno da maternidade, que atende a uma média de quatro mil partos por ano. Em seguida, os outros departamentos do hospital entrarão em funcionamento.

Indagado sobre a atual capacidade funcional do antigo hospital municipal “Teófilo Soares”, com 74 leitos, Afonso Vidinha informou que aquela casa de saúde funciona hoje com a prestação de serviços de cerca de 700 profissionais, a metade do que vai precisar o novo hospital de Parauapebas. Para suprir esta lacuna, é necessário que o governo municipal realize concurso público para contratação de novos servidores.

CAPACITAÇÃO
Com a recente saída da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Bem Viver da administração do hospital, a Prefeitura de Parauapebas celebrou convênio com a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, (Fadesp), com o objetivo de capacitar os servidores do HMP para assumirem a nova casa de saúde pública, a partir de janeiro de 2013.

“A Fadesp é a instituição que vai nos auxiliar a implantar um programa de desenvolvimento e capacitação do pessoal que atua na área de saúde. O foco do programa é fazer com que esses servidores estejam aptos a trabalhar no novo hospital municipal”, detalha o secretário municipal de Saúde.

Prefeito eleito de Parauapebas cria equipe de transição

 
Valmir da Integral
Prefeito eleito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano (PSD), conhecido por “Valmir da Integral”, criou nesta semana a comissão que vai coordenar o governo transitório junto à atual administração do município até 31 de dezembro.
A comissão tem como coordenador o advogado Mauro Cesar Santos (interventor da Rede Celpa) e como demais membros José Omar Arraes (diretor legislativo da Câmara Municipal de Parauapebas), Elcy Oliveira Gomes (contadora), Vander Nepomuceno (consultor da empresa Vale), Adailson Jorge Teixeira (ex-diretor administrativo do Hospital Municipal de Parauapebas), Reticlyve Barbosa Oliveira (engenheiro civil), José Francisco Brito (ex-administrador da então vila de Parauapebas) e José Luiz Paixão.

Na última quinta-feira (18), o atual prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (PT), recebeu em seu gabinete o prefeito eleito Valmir da Integral, que foi apresentar ao gestor municipal os membros da comissão de transição de governo.

À reportagem, ontem (19) à tarde. José Omar Arraes, membro da comissão, declarou que, primeiramente, Darci Lermen e Valmir da Integral se reuniram a sós, por cerca de meia hora, e depois a equipe de transição fez parte da reunião, que delineou os passos que vai tomar daqui para frente.

De acordo ainda com José Omar, o prefeito Darci Lermen se mostrou bastante solícito com o prefeito eleito, colocando toda a situação contábil da prefeitura à disposição de Valmir da Integral e de sua equipe de governo transitório.

Durante esta semana, o perfeito eleito e os membros da comissão chegaram a se reunir num hotel da cidade, mas a partir desta segunda-feira (22) a comissão vai ter à sua disposição uma sala no prédio da prefeitura, cedida pelo prefeito municipal, que, na medida do possível, vai participar também do trabalho dos técnicos na transição de governo.

Também na próxima semana, o prefeito Darci Lermen vai baixar portaria nomeando dois secretários, ou técnicos, para disponibilizar as informações necessárias para os membros da comissão de transição do futuro governo de Valmir da Integral.

Nesta sexta-feira (19), o prefeito eleito viajou para Brasília, onde manterá contatos com parlamentares da bancada paraense e com a direção nacional do Partido Social Democrático (PSD), com retorno previsto a Parauapebas na segunda-feira (22).

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

'Naná' em nat




Nanaziane Costa, a popular "Naná" (foto), completa mais um ano de vida na próxima segunda-feira, dia 22, mas a comemoração entre amigos e familiares será neste domingo (21), na residência da nataliciante, Bairro Nova Vida, Parauapebas. Parabéns, Naná!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Banda Legionários completa 6 anos

No último domingo (14), a Banda Legionários, com sede em Parauapebas, completou seis anos de estrada. Nestes seis anos, a banda já se apresentou em várias cidades do estado, levando o nome de Parauapebas para outros municípios como Tucuruí, Curionópolis, Xínguara, Tucumã, Marabá e outros.

O que seria apenas um show de homenagem a um grande artista musical do rock nacional tornou-se uma banda de prestígio na região, que vem ganhando fãs e fazendo vários shows.

INÍCIO
Tudo começou quando Deicharles Damascena, em 2006, teve a ideia de fazer um tributo a Renato Russo, vocalista da Legião Urbana. Chamou os músicos e realizou a primeira formação da banda. Aquele primeiro tributo, realizado no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), era apenas para ser uma única homenagem a Renato Russo, com expectativa de um público de trezentas pessoas, só que compareceram mais de mil. Vendo todo aquele público empolgante no primeiro show do tributo, Deicharles percebeu que em Parauapebas tinha muito mais fãs de rock.

A primeira formação em 2006 tinha Rogério, Rafael, Pablo, Dnyson, André e Cris. Devido à maior parte dos integrantes daquela época ter ido morar fora do município, o grupo não ficou atuando.

No ano seguinte, o produtor Deicharles consegue formar o grupo novamente, mantendo o vocalista Rogério Reis. Então, foi realizado o segundo tributo, onde novamente lotou o CDC. Na formação, estavam Rogério, Romário, Renatinho, Claudinho, Pokemon e Victor.

No ano de 2008, Romário se afasta por um tempo e entram Pepeu, Arilson, Rafael, Edenir e Fábio. Logo depois, Romário retorna e fica fixo. Em meio a muitas polêmicas naquela época, e algumas situações acontecidas, é realizado o terceiro tributo, que conseguiu lotar a casa outra vez.

Seguindo em 2009, a banda passa por uma transformação radical, permanecendo apenas Rogério e Romário, e entrando Neto e Diógenes, formação que permaneceu fixa até o início de 2011. Ainda em 2011, passam pela banda os baixistas Lucas, Marquinho e Joel...

Idosos tentam sensibilizar operadores de transporte

Inicia hoje (18), e vai até sábado (20), em Parauapebas, uma programação alusiva ao Dia Internacional do Idoso, que transcorreu no dia 1º de outubro. O evento consta de atividades destinadas às pessoas idosas do município, com momento de sensibilização acerca dos direitos dos idosos.

As pessoas da terceira idade prometem enfatizar o direito à gratuidade nos transportes públicos, com entrega de adesivos para motoristas de vans e de ônibus e distribuição de cópias do Estatuto do Idoso. Organizadores do evento esperam reunir idosos atendidos pelos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A campanha tem como objetivo sensibilizar os vanzeiros a respeitar o Estatuto do Idoso e cumprir o que manda a lei, que é transportar livremente os idosos nos veículos que exploram o transporte público de passageiros.

O direito à gratuidade nos transportes é legalizado pelo Estatuto do Idoso, porém, não acontece da maneira devida em sua prática, uma vez que várias são as reclamações acerca do tipo de tratamento recebido, onde muitos são obrigados a pagar passagem, às vezes sem conseguir adentrar nos veículos. Diante do exposto, se faz necessário sensibilizar a população acerca deste grupo, que cresce a cada dia e merece respeito.

Os idosos de Parauapebas que se sentirem coagidos com o transporte alternativo ou demais situações podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados pelos bairros da cidade ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado na Rua 15 nº 85, Bairro Cidade Nova, telefone 3346-3235...

Coluna Linha Cruzada (18/10)

A previsão orçamentária enviada pelo Poder Executivo de Parauapebas para ser analisada, discutida e votada pela Câmara Municipal ainda este ano, para vigorar a partir de janeiro de 2013, quando a cidade já terá um novo prefeito, está estimada em R$ 888.190.000,00.
Isto significa que o orçamento do ano que vem deverá ser superior a R$ 1,3 bilhão, pois a previsão orçamentária é sempre feita para baixo, no sentido de dar ao administrador condições de enviar proposta pedindo suplementação no orçamento, que fica na base de 30% a 50%.
A proposta orçamentária de 2011 para 2012 foi pouco mais de 700 milhões de reais, mas a arrecadação durante este ano ultrapassou a casa do bilhão, levando a administração a apresentar mensagem pedindo suplementação em mais de 30%.
Entrando no Legislativo dentro do prazo legal, ou seja, no final de setembro, a proposta orçamentária já se encontra em poder da Assessoria Jurídica do Legislativo, que vai fazer o trabalho inicial, conferindo se a proposta está dentro do que determina a lei.
Estando os documentos dentro das conformidades, a tramitação dentro da Casa deverá passar pelas comissões para os devidos pareceres. Em caso de haver algum desencontro, o projeto volta para o Executivo para ser reelaborado.
Mesmo entrando na Casa Legislativa no final de setembro, a tramitação do projeto dentro dos gabinetes é demorada, e por isso sua discussão e aprovação final só deverão ocorrer no final de dezembro, quando o Legislativo se prepara para entrar de recesso.
O orçamento, quando colocado à disposição dos vereadores para as devidas apreciações, pode sofrer emendas, com os edis direcionando recursos para atendimento a projetos e ações sociais que são desenvolvidas por entidades no município.
Os atuais vereadores, mesmo não sendo reeleitos, podem fazer emendas no orçamento, direcionando recursos e dotações orçamentárias para entidades de seus interesses, mas as emendas ficam na dependência da sanção do gestor municipal.
O novo prefeito eleito em 2012, que toma posse só em 1º de janeiro de 2013, fica obrigado a trabalhar dentro da previsão orçamentária aprovada pela atual Casa Legislativa.
O prefeito eleito pode, se quiser, reunir-se com os atuais vereadores e fazer uma ação conjunta visando o bom andamento de sua futura administração, mostrando quais as prioridades de seu governo que podem ser colocadas nos valores do orçamento.
O município de Parauapebas teve o maior superávit comercial entre os municípios brasileiros de janeiro a setembro de 2012 (US$ 5,916 bilhões), ultrapassando Angra dos Reis-RJ, que estava em primeiro lugar até agosto deste ano e ficou com a segunda posição no período, atingindo US$ 5,777 bilhões.
O terceiro maior superávit foi alcançado por Santos-SP (US$ 3,547 bilhões), seguido por Nova Lima-MG (US$ 2,762 bilhões) e Paranaguá-PR (US$ 2,541 bilhões).
Os municípios que mais exportaram, de janeiro a setembro deste ano, foram Angra dos Reis-RJ, (US$ 8,781 bilhões) e São Paulo-SP (US$ 6,433 bilhões).
Parauapebas registrou vendas externas de US$ 6,151 bilhões e foi seguido por Rio de Janeiro-RJ (US$ 5,603 bilhões) e São José dos Campos-SP (US$ 4,453 bilhões).
E é só.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

País já tem 258,86 milhões de linhas de celular ativas

O Brasil fechou o mês de setembro com 258,86 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foram registradas 959,86 mil novas habilitações no mês, o que representa um crescimento de 0,37% na base de assinantes em relação a agosto.

A maioria dos acessos - 81,19% - é de assinaturas pré-pagas, enquanto 18,81% são pós-pagos. Os terminais 3G (banda larga móvel) totalizaram 57,28 milhões de acessos.

Em setembro, a teledensidade avançou 0,30% e, atualmente, são 131,56 acessos ativos para cada grupo de 100 habitantes. A Vivo continua com a maior fatia do mercado, com participação de 29,67%. Em seguida estão a TIM, com 26,81%; Claro, com 24,51%; Oi, com 18,69%; CTBC, com 0,29%; e a Sercomtel, com 0,03%. (Agência Brasil)

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Diplomação de candidatos eleitos deverá ocorrer até 19 de dezembro

Passadas as eleições, o juiz Líbio de Araujo Moura, titular da 75ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, tem até o dia 19 de dezembro deste ano para julgar os eventuais processos apresentados contra candidatos ou partidos e proceder à diplomação dos dois prefeitos eleitos e dos onze vereadores de Canaã dos Carajás e quinze de Parauapebas.

O Cartório Eleitoral da 75ª ZE recebeu algumas denúncias dando conta que candidatos teriam praticado irregularidade no período de campanha, e por isso os processos deverão ser apreciados pela Justiça Eleitoral nas esferas municipal, estadual e federal, de acordo com as normas que disciplinam o processo.

Em Parauapebas, Valmir da Integral (PSD) foi eleito prefeito do município com 49.080 votos, enquanto que em Canaã dos Carajás o prefeito eleito é Jeová Andrade (PMDB), com 10.915 votos.

Os 15 vereadores eleitos de Parauapebas são os seguintes: Devanir Martins (PP), com 2.924 votos; Bruno Leonardo Araújo Soares (PP), 2.550 votos; José Arenes Silva Souza (PT), 2.168 votos; Israel Pereira Barros, o “Miquinha” (PT), reeleito com 2.073; Euzébio Rodrigues dos Santos (PT), reeleito com 1.959; Eliene Soares Sousa da Silva (PT), 1.877 votos; Maridé Gomes da Silva (PSC), 1.867 votos; Odilon Rocha de Sanção (PMDB), reeleito com 1.552 votos; Ivanildo Braz Silva Simplício (PDT). 1.500 votos; João Assi, o “João do Feijão” (PP), 1.472 votos; José Francisco Amaral Pavão (PTB), 1.320 votos; Antonio Chaves de Sousa, o “Major da Mactra” (PSDB), 1.277 votos; Luzinete Rosa Batista (PV), 1.245 votos; Josineto Feitosa de Oliveira (PSDC), 1.074 votos; e Moacir Charles Agnelo Borges Segundo (PSD), 965 sufrágios.

Caso a Justiça Eleitoral entenda que haja algum impedimento para alguns dos vereadores eleitos assumirem as funções, ela pode optar em convocar alguns dos seguintes suplentes: Joelma de Moura Leite (PT), 1.529 votos; Zacarias de Assunção Vieira Marques (PP), 1.431 votos; José Marcelo Alves Filgueira (PMDB), 1.406 votos; e Antonio Massud de Sales Pereira (PTB), 1.170 votos.

Depois que os eleitos forem efetivamente diplomados, o juiz fará a convocação dos mesmos para a cerimônia de posse, que deverá ocorrer em 1º de janeiro de 2013.

Círio de Parauapebas terá cavalgada neste ano

Arquivo BWS
Com programação oficial marcada para o período de 20 a 27 de outubro, o VIII Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas contará com cavalgada, a ser composta por fiéis conduzidos por carroças e charretes e montados em bois, sem a participação de pessoas em carros, motos ou bicicletas.

A novidade inserida na programação do Círio de Nazaré deste ano está marcada para acontecer a partir das 8 horas da manhã do próximo sábado, dia 20, saindo da Rua F em direção às rodovias PA 160 e 275, retornando até a Rua 11, no Bairro Cidade, ao lado da Comunidade de São Sebastião. Na noite de sábado, no pátio da Igreja de São Sebastião, acontece show musical com a Banda Vida Reluz.

Dia 21, às 18 horas, será celebrada na Igreja de São Francisco, no Bairro Rio Verde, missa de abertura do VIII Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com envio das berlindas que irão conduzir as imagens peregrinas da santa em procissão pelas comunidades parauapebenses.

Para a realização das missas e das procissões diárias nos bairros com as imagens peregrinas de Nossa Senhora de Nazaré, a cidade de Parauapebas foi dividida em seis setores.

SETOR 1
Dia 22, acontecem procissão e missa na comunidade São João Batista, na Vila Palmares II. Dia 23, a procissão e a missa vão ocorrer na comunidade Nossa Senhora de Fátima, Bairro Novo Brasil. Dia 24, na comunidade Imaculada Conceição, Bairro Beira Rio I. Dia 25, a procissão será da comunidade Imaculada Conceição para a São Francisco, com missa no Bairro Rio Verde. Dia 26, procissão sai da São Francisco e vai para Santo Expedito, com missa no Bairro Nova Vida.

SETOR 2
Dia 22, a procissão sai da comunidade de Bom Jesus, no Bairro da Paz, e vai para a Santa Rita, com missa no Bairro Caetanópolis. Dia 23, procissão sai de Santa Rita em direção a São João Batista, com missa no Bairro Jardim América. Dia 24, procissão da comunidade São João Batista para São José, com missa no Bairro Guanabara. Dia 25, procissão da São José para a comunidade de Espírito Santo, com missa no Bairro da Paz. Dia 26, procissão da Espírito Santo para a Bom Jesus, com missa no Bairro da Paz.

SETOR 3
Dia 22, procissão e missa na Vila Cedere I, zona rural de Parauapebas. Dia 23, procissão e missa na Igreja de São Sebastião, Bairro Cidade Nova. Dia 24, procissão da Igreja São Sebastião para a São Raimundo, com missa no Bairro Primavera. Dia 25, procissão de São Sebastião para Nossa Senhora Aparecida, com missa no Bairro União. Dia 26, procissão da Igreja Nossa Senhora Aparecida para a Coração de Jesus e missa no Bairro Rio Verde.

SETOR 4
Dia 22, procissão e missa na Vila Palmares Sul. Dia 23, procissão e missa na Igreja São Pedro, no Bairro Liberdade II. Dia 24, procissão da comunidade São Pedro para a Guadalupe, com missa no Liberdade I. Dia 25, procissão no Bairro dos Minérios e missa ao lado da quadra de esportes. Dia 26, procissão do Bairro dos Minérios para o Bairro Cidade Jardim, com missa na Av. D.

SETOR 5
Dia 22, procissão e missa na Igreja São Judas Tadeu, no Bairro Betânia. Dia 23, procissão da São Judas Tadeu para a São Pedro, com missa no Novo Horizonte. Dia 24, procissão da Igreja São Pedro para a Santa Luzia, com missa no Bairro Altamira. Dia 25, procissão da Santa Luzia para a São Mateus, com missa no Bairro Casas Populares. Dia 26, procissão da Igreja São Mateus para a Santo Antonio, com missa no Bairro Vila Rica.

SETOR 6
Dia 22, procissão e missa na comunidade Nossa Senhora do Rosário, no loteamento Amazonas. Dia 23, procissão e missa na Igreja São Miguel, Bairro Nova Carajás. Dia 24, procissão e missa na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no Parque dos Carajás. Dia 25, procissão e missa na Igreja Santa Luzia, no Bairro Talismã, com participação de fiéis dos bairros Parque das Nações I e II, Panorama e São Luiz. Dia 26, procissão e missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Bela Vista, envolvendo as comunidades de Nossa Senhora das Graças, Santa Clara e São Lucas.

A programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré deste ano em Parauapebas termina no final da tarde do dia 27, com a tradicional romaria, que sai do Bairro da Paz, passa pelos bairros Rio Verde, União e chega ao Bairro Cidade Nova, onde ocorrerá missa ao ar livre, ao lado da Igreja de São Sebastião.

Rio Verde e Triangulina vencem nas semifinais e decidirão título da segunda divisão

Carlos Campos
Em duas partidas, o campeonato municipal da segunda divisão de Parauapebas conheceu seus finalistas na tarde do último sábado (13), no estádio Rosenão. As equipes do Rio Verde e de Triangulina venceram seus adversários nas semifinais e se habilitam para decidir o título do certame deste ano.

No primeiro confronto das semifinais, às 17 horas, o time do Rio Verde conseguiu uma importante vitória frente à equipe do Docenorte, por 3 a 0, com destaque para o atacante Nelcivan, que marcou dois gols e se isolou na artilharia do campeonato com 16 gols. Com o resultado, o Rio Verde chega pela primeira vez à primeira divisão.

No início do primeiro tempo de jogo, o Rio Verde começou pressionando o Docenorte, com jogadas rápidas com os atacantes Nelcivan e Fernando. O zagueiro Souza comete pênalti, aos 38 minutos, Nelcivan pede para cobrar e abre o marcador para Rio Verde. O Docenorte criava situações de gols, mas não conseguia concluir com os atacantes Robinho e Kenet. Aos 41 minutos, o zagueiro Rodrigo faz falta sem bola em Fernando e recebe cartão vermelho.

Na etapa complementar, o técnico Jânio, do Docenorte, recompôs sua defesa com Vander e colocou Emerson no meio para reforçar a marcação. Com um jogador a mais, o Rio Verde marcou o segundo gols, através de Nelcivan, de cabeça, após cruzamento pelo lado esquerdo de ataque, aos 29 minutos. O segundo gol foi uma ducha de água fria para o Docenorte, que jogava pelo empate. O terceiro gol do Rio Verde foi marcado pelo atacante Chocolate, que recebeu passe açucarado do atacante Francisco, roubando a bola do zagueiro Souza, que cochilou na defesa do Docenorte. Fim de jogo, Rio Verde finalista 3, Docenorte 0.

Os jogadores do Docenorte lamentaram a derrota e o sonho do acesso à primeira divisão, mas ressaltaram que em 2013 vão voltar com o mesmo espírito de luta para brilhar na divisão principal do futebol parauapebense.

Por outro lado, os jogadores e comissão técnica do Rio Verde comemoram no meio do campo o acesso à primeira divisão do próximo ano, juntamente com a pequena torcida que se fez presente no estádio.

Triangulina 5 x 1 Águia Azul
Na segunda partida das semifinais, às 19 horas, foi jogo para torcedor nenhum reclamar com a falta de gols, pois a rede balançou seis vezes, na goleada de 5 a 1 do Triangulina sobre o time do Águia Azul. O destaque da partida foi o meio atacante Carlinhos, que marcou duas vezes e ajudou o Triangulina a carimbar seu passaporte para a grande final do campeonato.

Melhor equipe na primeira fase do campeonato, o Triangulina começou o primeiro tempo pressionando o adversário. Aos 11 minutos, quase abre o placar, após cobrança de falta. O time do Águia Azul tentava se arrumar dentro de campo, mas esbarrava na boa marcação do Triangulina. O time do técnico Jair Diogo atacava em bloco com Carlinho Faisal e apoio do meia Jesí. Aos 24 minutos, Faisal abriu a contagem para o Triangulina. Quatro minutos depois, o atacante Wglipson marcou o segundo.

Mesmo jogando pelo empate, com dois gols de vantagem, o Triangulina continuou pressionando o Águia Azul, que esboçou reação aos 37 minutos, com o atacante Jasione fazendo seu único gol. Ainda na primeira etapa, o atacante Carlinhos marcou o terceiro, já nos acréscimos, aos 48 minutos, em cobrança de pênalti. Os outros dois tentos do Triangulina foram assinalados no segundo tempo por Carlinhos e Ronildo. (Carlos Campos/Waldyr Silva)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Horário de verão começa à meia-noite do próximo sábado

A partir do próximo domingo (21), brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no estado da Bahia terão que atrasar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013.

Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18 às 21 horas.

O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.

Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

A Bahia, único estado do Nordeste a participar, aderiu ao horário de verão por opção própria em 2011. Este ano, o governador da Bahia, Jacques Vagner (PT), chegou a anunciar que não haveria adesão pelo alto grau de rejeição da população ao horário diferenciado. No entanto, a Agência Brasil entrou em contato hoje (15) com a assessoria de imprensa do governador, que confirmou a participação do estado.

Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte. (Fonte: Agência Brasil)

domingo, 14 de outubro de 2012

Milagres

by J.Bosco

sábado, 13 de outubro de 2012

Valmir da Integral começou na política nos anos 90

Anderson Souza
O empresário Valmir Queiroz Mariano (PSD), conhecido por “Valmir da Integral”, prefeito eleito de Parauapebas com uma votação surpreendente (49.080 votos), começou sua luta política desde quando chegou à cidade, em 1990, trazendo sua empresa, a Integral, que primeiramente se instalou na Rua A, nas proximidades do Hospital Municipal.

Indiretamente, o empresário passou a fazer parte do processo de cobrança e ajuda aos administradores, sempre procurando o bem da cidade. Foi incompreendido, e até mesmo rejeitado, passando, então, a fazer parte direta do processo de conquista do poder.

Já na segunda eleição a prefeito do município, em 1992, a Integral, que prestava serviço na Serra dos Carajás, deu apoio político para o então candidato Chico das Cortinas, que veio a se tornar o segundo prefeito de Parauapebas.

Nas eleições seguintes, Valmir lançou Célia da Integral, sua esposa, na época, como candidata a vereadora por duas vezes, mas sem sucesso. Valmir resolveu entrar também na luta, saindo como candidato a deputado federal, depois estadual, e tentou ser candidato a prefeito pelo PTB, mas sempre sendo vítima de manobras políticas que lhe puxavam o tapete.

Nas eleições de 2010, Valmir se apresentou como candidato a deputado estadual pelo PDT, obteve 13.084 votos, mas não conseguiu se eleger.

Trilhando um novo caminho partidário, Valmir da Integral chegou a namorar seu ingresso no PSDB, porém, acabou sendo convencido a se filiar no PSD, legenda recém-criada que participa pela primeira vez de uma eleição...

Vereadores reeleitos comemoram e perdedores lamentam derrota

Fotos: Ascom CMP
Adelson Fernandes

Israel Miquinha

Novos vereadores eleitos
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, ocorrida na terça-feira (9), os três vereadores que conseguiram se reeleger, Israel Miquinha e Euzébio Rodrigues, ambos do PT, e Odilon Rocha, do PMDB, comemoraram a vitória, enquanto os perdedores lamentaram a derrota.

Odilon Rocha, que foi reeleito para o 6º mandato, agradeceu à população pelos 1.552 votos obtidos nas urnas, atribuindo a vitória como fruto do trabalho apresentado por ele durante décadas. “A política é a arte do jogo e o jogador tem que saber que quando se perde tem que ter humildade. Posso ter a tarja de durão, mas não tenho a de corrupto. Quem assina meu contrato não é o poder econômico, não é o prefeito, é a população. É com vocês que eu tenho obrigações e no dia que eu não quiser mais cumpri-las basta eu renunciar ao meu mandato”.

Reeleito para o segundo mandato (2.073 votos), Israel Miquinha relatou que ficou muito feliz com o resultado das eleições. “Isso quer dizer que fiz um bom trabalho, junto com todos os parlamentares desta Casa, porque sozinho eu não faria nada. Quem está na política não pode reclamar de traição, pois cada um tem o direito de escolha, de apoiar quem acha que deve apoiar”.

Já Euzébio Rodrigues, reeleito com 1.959 sufrágios para o terceiro mandato, falou da importância do direito de escolher representantes por meio do voto e da democracia, “que nada mais é do que uma doutrina política baseada nos princípios da soberania popular”. O parlamentar ressaltou que continuará na Câmara para fazer o que o povo quer e precisa.

Para Adelson Fernandes (PDT), que foi derrotado como candidato a prefeito, o momento é de desmontar os palanques. O vereador justificou que lançou candidatura própria a prefeito porque não acreditava em nenhuma das candidaturas que haviam sido lançadas. Mesmo não sendo eleito, Adelson afirmou que está feliz em ter saído candidato a prefeito.

Apesar de não ter sido reeleito, o vereador Antonio Massud (PTB) informou que vai participar do próximo governo municipal, que tem a esposa Ângela Pereira como vice-prefeita. “Não estou aqui pela ganância do poder, nem para querer enriquecer, mas porque acredito que podemos fazer algo melhor por esta cidade”, ressaltou Massud, defendendo que as pessoas nunca devem subestimar a capacidade de ninguém, “pois todos nós somos capazes de amanhã estar aqui, defendendo a população”...

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Um terço dos fichas-sujas tem votos para se eleger

Dos 197 políticos fichas-sujas que recorreram à Justiça e mesmo barrados disputaram a eleição a prefeito, 59 (quase um terço) foram os mais votados de suas cidades.

Se os recursos desses candidatos forem acatados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou pelo Supremo Tribunal Federal (STF), eles serão diplomados e poderão tomar posse em 2013.

Caso os recursos sejam negados ou não julgados neste ano, o segundo mais votado tomará posse em janeiro.

O juiz Márlon Reis, um dos autores da minuta da Lei da Ficha Limpa, disse que os números comprovam a eficácia da lei. "Muitos candidatos desistiram de concorrer, porque sabiam que não iam ser liberados", declarou.

Sub judice, esses 197 políticos barrados receberam 1,1 milhão de votos. No caso dos 59 que ainda podem tomar posse, foram 779,7 mil votos, todos registrados como "nulos".

Entre eles, dois candidatos poderão disputar o segundo turno, caso seus recursos sejam acatados até o pleito.

Até a antevéspera da eleição, segundo dados dos TREs, a Justiça Eleitoral havia indeferido os registros de 476 candidaturas a prefeito. Em 155 casos, os candidatos renunciaram após serem barrados.

Outros 58 foram barrados e não recorreram. Os 64 restantes tiveram os registros liberados, sendo que 31 deles foram eleitos.

É o caso de Rosinha Garotinho (PR), que venceu a disputa pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ). Apesar de ter sido barrada pelo TRE-RJ, ela conseguiu na Justiça o direito de concorrer. Como a decisão do TSE é de caráter provisório, ela ainda corre o risco de não assumir.

São considerados fichas-sujas, por exemplo, políticos cassados ou que renunciaram para evitar a cassação, aqueles condenados em processos criminais por decisão colegiada e os que tiveram contas de gestões públicas rejeitadas. (Fonte: Folha de S.Paulo)

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Coluna Linha Cruzada (11/10)

A atual composição da Câmara Municipal de Parauapebas, cujo período legislativo encerra em 31 de dezembro, conta com 11 vereadores. Destes, sete tentaram a reeleição, mas apenas três deles conseguiram ficar no cargo: Israel Miquinha e Euzébio Rodrigues, ambos do PT; e Odilon Rocha, do PMDB.
A partir de 1º de janeiro, o Legislativo de Parauapebas vai contar com 15 vereadores.
Entre os eleitos, há apenas duas mulheres: Eliene Soares Sousa da Silva, do PT, e Luzinete Rosa Batista, do PV.
Os demais vereadores eleitos são Devanir Martins (PP) e João do Feijão (PP), que já foram vereadores e agora retonam à Câmara; Bruno Soares (PP), José Arenes (PT), Maridé Gomes da Silva (PSC), Ivanildo Braz Silva Simplício (PDT), José Francisco Amaral Pavão (PTB), Antonio Chaves de Souza, conhecido por “Major da Mactra” (PSDB); Josineto Feitosa de Oliveira (PSDC) e Moacir Agnelo Charles Segundo (PSD), conhecido por “Dr. Charles”.
Dos 15 vereadores eleitos, a maior bancada será do PT, que elegeu quatro candidatos; o PP vem em seguida, com três, e as demais siglas, PMDB, PSC, PDT, PTB, PSDB, PV, PSDC e PSD, elegeram um parlamentar cada.
Com este quadro, o prefeito eleito Valmir da Integral, do PSD, deve enfrentar dificuldades para garantir apoio na Câmara, pois somente cinco integram a coligação “Mãos que trabalham”, liderada pelo novo gestor: Pavão, Major da Mactra, Luzinete Batista, Josineto Oliveira e Moacir Charles.
O nome mais novo e surpreendente no grupo dos novos vereadores é de Luzinete Rosa Batista, conhecida por “Irmã Luzinete”, que pouco se ouvia falar e conseguiu conquistar o tão cobiçado posto.
Irmã Luzinete, apesar de ter registrado candidatura na coligação de Valmir, virou dissidente e apoiou Coutinho.
A eleição de José Pavão causou certa surpresa no meio político, por ele ter derrotado o colega de partido Antonio Massud, atual vereador, que era a grande estrela do PTB, e muitos achavam que Pavão ia fazer escada para o mesmo.
Em todas as pesquisas, o nome de Massud aparecia entre os prováveis eleitos, ficando Pavão sempre em segundo lugar.
Na apuração dos votos, o nome de Massud apareceu poucas vezes e acabou sendo engolido por Pavão, que se tornou o grande eleito.
“Major da Mactra” era outro nome que muitos apostavam, pois na eleição passada ele obteve votação expressiva, e nesta campanha fez um trabalho direto com eleitores e amigos.
Com a saída de Faisal da disputa pelo PSDB, Major da Mactra passou a ser o grande nome que agora ganha cadeira.
Professor Josineto é um nome que não estava muito cotado na “bolsa de apostas” e sua eleição é vista com certa surpresa.
Josineto já havia enfrentado outras eleições e sempre trabalhou no sentido de conquistar este espaço.
Dr. Charles, o nome eleito pelo PSD, vai assumir o cargo de vereador com a incumbência de ser o líder do prefeito na Câmara, pois é o único representante direto do partido do prefeito eleito.
Moacir Charles foi candidato a vereador na eleição passada pelo PT, e, segundo se afirma, seu desejo é ser secretário de Saúde. Ainda nos tempos de PT, Charles teve pequena participação naquele setor, de onde saiu contrariado pelo modo como o mesmo funcionava. /// Por hoje é só.

Prefeitos eleitos na região falam de seus planos de governo

Fotos: Waldyr Silva
Valmir da Integral e Jeová Andrade

Wenderson Chamonzinho

Divino do Posto
Liderados pelo atual prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamonzinho (PMDB), que foi reeleito para mais quatro anos de mandato, os prefeitos eleitos no último domingo nos municípios de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano (PSD), conhecido por “Valmir da Integral”; de Canaã dos Carajás, Jeová Gonçalves de Andrade (PMDB); e de Eldorado do Carajás, Divino Alves Campos (PPS), conhecido por “Divino do Posto”, participaram na manhã de terça-feira (9) de uma mesa redonda no programa “Fala cidade”, da Rádio Liderança FM, de Curionópolis, com o comunicador Beto Rodrigues.

WENDERSON CHAMONZINHO
Durante o bate-papo, Chamonzinho afirmou que em seu primeiro mandato, que termina em dezembro, o lema era “Governo do trabalho” e que esse lema será mantido também no segundo mandato. O prefeito reeleito afirmou que dará prioridade à Vila de Serra Pelada com obras e implantação de serviços que certamente provocarão um grande avanço na qualidade de vida dos moradores daquela região.

Chamonzinho anunciou que pretende marcar uma reunião com o presidente da mineradora Vale, com a participação dos prefeitos eleitos de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás, além dele, para propor à empresa uma parceria no sentido de criar um Centro Universitário, com faculdades e escolas técnicas para formação profissional de jovens da região.

Segundo o prefeito reeleito, não faz sentido que os postos de trabalho ofertados pelas empresas que se instalam na região sejam preenchidos por pessoas de fora, em virtude da baixa qualificação profissional que hoje se apresenta nos municípios detentores de min.

“Precisamos unir nossas forças, independentemente do partido a que pertencemos, para que esse pólo educacional seja criado em parceria com a Vale e mantido financeiramente pelas quatro prefeituras”, defendeu Chamonzinho.

VALMIR DA INTEGRAL
O prefeito eleito de Parauapebas afirmou que, tão logo assuma o governo, dará prioridade a tudo que esteja em desarmonia no município e traçará um planejamento a médio e longo prazo, buscando priorizar as áreas de educação, trânsito, água e saúde.

Valmir da Integral admitiu que administrar um município como Parauapebas, que tem crescimento acima da média brasileira, é um grande desafio para os gestores, mas o desafio será enfrentado por ele, com apoio dos munícipes, possibilitando bem-estar para toda a população que escolheu a cidade para morar e produzir.

Durante a mesa redonda, Valmir da Integral lembrou que a campanha acabou e que agora era hora de políticos, empresários e a população colaborar para que a cidade de Parauapebas seja bem desenvolvida.

DIVINO DO POSTO
Considerando Eldorado como um “primo pobre” dos municípios vizinhos, Divino do Posto, por sua vez, afirmou que pretende dar prioridade à criação da Comarca de Eldorado do Carajás, pois, sem este órgão, a população e órgãos públicos ficam obrigados a resolver as demandas judiciais do município em Parauapebas e Curionópolis.

O prefeito eleito de Eldorado do Carajás prometeu envidar esforços para levar ao município agências bancárias e outros serviços essenciais, serviços estes que o povo de Eldorado busca também em Parauapebas e Curionópolis. Emergencialmente, o prefeito eleito disse que criará uma patrulha mecânica para resolver as principais demandas e que fará um planejamento para longo prazo para o município.

JEOVÁ ANDRADE
Por último, o prefeito eleito de Canaã dos Carajás anunciou que nos 100 primeiros dias de seu governo o objetivo é tirar o município do vermelho. Segundo Jeová Andrade, Canaã apresenta hoje uma inadimplência de aproximadamente 25 milhões de reais e não se pode governar com credores a todo o momento na prefeitura cobrando do prefeito. Além disso, o município está inadimplente com os impostos federais e isso o impede de captar recursos a nível federal para a implantação dos projetos.

Jeová afirmou ainda que priorizará as reformas dos prédios públicos, já que os mesmos se encontram em situação de miséria, e que planejará Canaã para daqui a 20 anos.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Facebook

by J.Bosco

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Valmir da Integral é eleito prefeito de Parauapebas com quase 20 mil votos de diferença

Waldyr Silva
Prefeito eleito posa com os três filhos
O empresário Valmir Mariano Queiroz, 65 anos de idade, conhecido por Valmir da Integral, do Partido Social Democrata (PSD), foi eleito o novo prefeito de Parauapebas, obtendo nas urnas 49.080 votos (55.71% dos votos válidos) contra 29.090 votos (33.02%) conquistados pelo segundo colocado, o petista José das Dores Couto, Coutinho, uma diferença de 19.990 sufrágios.

Dos 15 vereadores eleitos em Parauapebas, três foram reeleitos, dois voltam a exercer cargo legislativo e dez vão atuar pela primeira vez na Câmara Municipal.

O juiz eleitoral Líbio Araujo Moura, titular da 75ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, havia previsto anunciar o resultado das eleições por volta das 20 horas, mas o anúncio oficial foi antecipado para as 19h44, revelando os nomes dos prefeitos e vereadores eleitos nos dois municípios de sua jurisdição.

Um telão e cadeiras foram instalados no meio da rua nas proximidades do Cartório Eleitoral para o povo e a imprensa acompanhar os resultados da apuração dos votos. Tão o resultado final foi anunciado pelo juiz, eleitores simpatizantes do prefeito eleito Valmir da Integral saíram às comemorando a vitórias, numa grande movimentação na cidade.

Em rápidas declarações prestadas à imprensa, Valmir da Integral se disse surpreso com a diferença de quase 20 mil votos, pois achava ser vitorioso com cinco a seis mil votos acima do segundo colocado.

Na conversa com a imprensa, o prefeito eleito agradeceu a Deus, aos colaboradores de campanha e, principalmente, aos 49.080 eleitores que votaram em seu nome. “Agora, vamos enrolar as bandeiras azuis e vermelhas e pensar em fazer uma administração voltada aos interesses de toda a população, pois fui eleito para ser um prefeito para todos os habitantes de Parauapebas”, enfatizou Valmir da Integral.

ELEIÇÃO TRANQUILA
Na avaliação do juiz Líbio Moura, a eleição em Parauapebas e Canaã dos Carajás foi uma das mais tranquilas realizadas na história dos dois municípios, onde geralmente a disputa acirrada dos concorrentes pelo poder chega às vias de fato.

O magistrado atribui esta tranquilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos serventuários do Cartório Eleitoral, durante os últimos três meses, com apoio das polícias Militar e Civil, e também dos concorrentes ao pleito.

Da madrugada até a votação de domingo, segundo Líbio Moura, foram detidas apenas quatro pessoas, por distribuir santinhos nas ruas. Por volta de 1 hora da madrugada, elementos, até então desconhecidas da polícia, tentaram arrombar a grafia do Jornal O Regional, para resgatar suposto material de calúnia que estaria sendo impresso, segundo o delegado Antonio Miranda, os bandidos não conseguiram adentrar a gráfica, mas violentaram fisicamente um funcionário da empresa.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Prefeito e vereadores eleitos em Eldorado do Carajás

Ronaldo Modesto
PREFEITO
Divino do Posto (PPS) 34,28% 4.925 votos (eleito)
Célio Boiadeiro (PDT) 32,51% 4.671 votos
Genival do PT (PT) 28,91% 4.154 votos
Ernandes da Farmácia (PSC) 3,48% 500 votos
Vaniele Barbosa (Psol) 0,81% 117 votos

VEREADORES
01 Luís Lima (PT) 700
02 Valmir do Gravatá (PP) 650
03 Prof. Jocélio (PT) 596
04 Ricardo do Posto (PRB) 583
05 Zé Almeida (PSB) 535
06 Tota (DEM) 519
07 Luciano do Real (PDT) 477
08 Cidio Diniz (PRB) 463
09 Jaimão da 17 de Abril (PPS) 427
10 Simone do Boa Vista (PRP) 388
11 Renatinha (PDT) 350
12 Linguiça (PRP) 346
13 Nego da Loja (PMDB) 330

Prefeito e vereadores eleitos em Curionópolis

Ronaldo Modesto
PREFEITO
Wenderson Chamonzinho (PMDB) 61,46% 7.717 votos (reeleito)

Adonei Aguiar (DEM) 38,54% 4.839 votos

VEREADORES
01 Magno da Cooperalt (PMDB) 692
02 Luís Girão (PMDB) 538
03 Prof. Nilde (PMDB) 530
04 Edilei (PP) 522
05 Cassiano (PMDB) 493
06 Wilson Variedades (PT) 463
07 Manoel Zacarias (PSB) 418
08 Professor Diassis (PT) 397
09 Nonato Maranhense (PV) 335
10 Wilson do Fórum (PV) 321
11 Carlos Alencar (PV) 315

Prefeito e vereadores eleitos em Canaã dos Carajás

PREFEITO
Jeová Andrade (PMDB) 58,08% 10.915 votos (eleito)

Dra. Marilda Natal (PPS) 21,65% 4.069 votos
Valdemar da Pavinorte (PSDB) 17,63% 3.313 votos
Maia do Loteamento (PRB) 1,79% 336 votos
Osni da Visatec (Psol) 0,54% 102 votos
Anísio Oliveira (PTdoB) 0,22% 41 votos
Dr. Itamar Silva (PTB) 0,09% 16 votos

VEREADORES
01 João Batista (PT) 1.105
02 Wilson do Líder (PMDB) 1.033
03 Walter Diniz (PMDB) 942
04 Dionízio Coutinho (PSC) 922
05 Ailson da White (PSC) 837
06 Josenilton Ribita (PMDB) 719
07 Ademirson Chefinho (PP) 713
08 Júnior Garra (PR) 689
09 Jean Carlos (PDT) 646
10 Elio do Líder (PDT) 642
11 João do Caminhão (PSDB) 444

Prefeito e vereadores eleitos em Marabá

PREFEITO
João Salame (PPS) 56,71% 56.392 votos (eleito)

Tião Miranda (PTB) 41,14% 40.904 votos
Cesar do Comercio (PRP) 1,23% 1.226 votos
Manoel Rodrigues (Psol) 0,92% 912 votos
Maurino Magalhães (PR) 0,00% 0 voto

VEREADORES
01 Nagib Mutran (PMDB) 2.365
02 Miguelito Filho (PP) 2.310
03 Julia Rosa (PDT) 2.183
04 Pedrinho Correa (PTB) 1.980
05 Adelmo do Sindicato (PTB) 1.755
06 Alécio da Palmiteira (PSB) 1.580
07 Coronel Araújo (PR) 1.565
08 Leodato Marques (PP) 1.539
09 Sidney (PSDB) 1.526
10 Beto Miranda (PSDB) 1.412
11 João Hiran da Madeireira (PPS) 1.369
12 Toinha (PT) 1.306
13 Prof. Pedro Souza (PPS) 1.247
14 Ronaldo Yara (PTB) 1.243
15 Gerson do Badeco (PHS) 1.178
16 Vanda Américo (PSD) 1.178
17 Orlando Elias (PMDB) 1.164
18 Ubirajara (PPS) 1.153
19 Irma Nazare (PSDB) 1.083
20 Irismar (PR) 1.029
21 Pr. Eloi Ribeiro (PRB) 819

domingo, 7 de outubro de 2012

Prefeito e vereadores eleitos em Parauapebas

Waldyr Silva
PREFEITO
Valmir da Integral (PSD) 55.71% 49.080 votos (eleito)

José Coutinho (PT) 33.02% 29.090 votos
Chico das Cortinas (PRP) 5.58% 4.918 votos
Adelson Fernandes (PDT) 3.69% 3.247 votos
Rui Vassorinha (PRB) 1.03% 910 votos
Zezinho do Peso 0.97% 852 votos

VEREADORES
01 Devanir Martins (PP) 2.924
02 Bruno Soares (PP) 2.550
03 José Arenes (PT) 2.168
04 Israel Miquinha (PT), reeleito, 2.073
05 Euzébio Rodrigues (PT), reeleito, 1.959
06 Eliene Sousa (PT) 1.877
07 Maridé Gomes (PSC) 1.867
08 Odilon Rocha (PMDB), reeleito, 1.552
09 Ivanildo Braz (PDT) 1.500
10 João do Feijão (PP) 1.472
11 José Pavão (PTB) 1.320
12 Major da Mactra (PSDB) 1.277
13 Irmã Luzinete (PV) 1.245
14 Josineto Oliveira (PSDC) 1.074
15 Moacir Charles (PSD) 965

sábado, 6 de outubro de 2012

Noventa mil eleitores devem votar neste domingo em Parauapebas

Waldyr Silva
Dos 111.921 eleitores aptos a votar nestas eleições em Parauapebas, cerca de 90 mil devem comparecer às urnas neste domingo (7) para exercer seu direito de cidadania, cravando o voto em seus candidatos de preferência para prefeito vereador. A previsão deste número de votantes leva em consideração a possibilidade de haver cerca de 20% de abstenção de eleitores no município.

De acordo com Rafael Xavier Arruda (foto), chefe do Cartório Eleitoral da 75ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, depois de exaustivos trabalhos dos serventuários da Justiça Eleitoral nos últimos dias, tudo está pronto para que os milhares de eleitores possam votar neste domingo com segurança e tranquilidade em seus candidatos preferidos.

Rafael Arruda assegura que a Justiça Eleitoral, com apoio dos órgãos de segurança pública (polícias Civil, Militar e Exército), vai fazer com que o pleito de amanhã seja realizado com o mínimo de anormalidade, possibilitando aos eleitores uma eleição limpa e sem problemas.

O chefe de cartório garante que os serventuários do Cartório Eleitoral, com apoio dos órgãos de segurança pública, vão ficar em alerta com relação a flagrante de eventual crime eleitoral, levando as possíveis pessoas detidas para as instalações do ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio.

Como geralmente ocorre na calada da madrugada, em todas as eleições, a distribuição de santinhos no chão nas proximidades dos locais de votação, Rafael Arruda informa que a Justiça Eleitoral vai estar atenta a este tipo ilegal de propaganda política, fazendo a detenção das pessoas que forem flagradas praticando este tipo de crime.

A partir do início da tarde deste sábado (6), as 424 urnas eletrônicas serão transportadas do Fórum de Justiça para suas respectivas seções, inclusive na zona rural, onde passarão a noite, sob vigilância, e pela manhã serão disponibilizadas para a votação dos eleitores.

Segundo ainda Rafael Arruda, será montada neste domingo uma estrutura básica na frente do Cartório Eleitoral, na Rua C, Bairro Cidade Nova, dotada de cobertura de lona e telão, para que a imprensa, os candidatos e a comunidade possa acompanhar o desfecho da apuração dos votos contidos nas urnas.

A previsão é que por volta das 20 horas de domingo o juiz eleitoral Líbio Araujo Moura possa anunciar, oficialmente, o resultado das eleições, informando o nome dos prefeitos e dos vereadores eleitos para assumir a administração dos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás nos próximos quatro anos.