terça-feira, 30 de outubro de 2012

Festa da Criança da Integral atrai mais de 10 mil pessoas

Fotos: Waldyr Silva


Mais de 10 mil pessoas, entre crianças e adultos, de acordo com a organização do evento, marcaram presença, durante todo o dia de sábado (27), na 21ª Festa da Criança, da empresa Integral, realizada nas amplas instalações do Parque de Exposições Agropecuárias de Parauapebas.

Nestes mais de 20 anos de realização, a Festa da Criança ocorreu tradicionalmente no dia 12 de outubro, Dia da Criança, mas este ano, devido às eleições partidárias, foi excepcionalmente transferida para o dia 27, uma vez que o organizador da festa, empresário Valmir Queiroz Mariano, “Valmir da Integral”, concorreu ao pleito e foi eleito prefeito de Parauapebas.

De acordo com a organização do evento, a Festa da Criança deste ano contou com a participação de mais de 600 voluntários e apoio de dezenas de outros segmentos, principalmente empresas parceiras que fazem questão de colaborar para a realização da festa, que registra a presença de um número cada vez maior de crianças.

A festa teve início às 8 horas, quando os portões do Parque de Exposição foram abertos para a entrada das crianças, que tomaram conta do local e encontraram muita diversão no local, onde se encontrava instalado um verdadeiro “mundo encantado” com pula-pula, escorregadores, corrida do saco, pula corda, bombolê, banca para desenho, local de pintura e muitas outras atrações apresentadas por palhaços, que faziam questão de divertir e agradar a todas as crianças, distribuindo pirulitos, pipoca e outras delícias que as crianças adoram, além de brinquedos.

Para levar as milhares de crianças e adultos até a festa, ocorrida a 5 quilômetros do centro da cidade, foram disponibilizados mais de 40 ônibus e diversos outros veículos menores, que fizeram o transporte dos passageiros. Da frota de ônibus, somente a Vale cedeu 10, que ficaram à disposição dos frequentadores da festa até o final do evento.

Diversas entidades, como Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Unimed, Grupo de Escoteiros, Sorriso Ideal e Junta de Conciliação, além de profissionais liberais, se instalaram em mais de 20 tendas para atendimento social em diversos setores, com destaque para corte de cabelo, limpeza odontológica, aferição de pressão arterial, vacina, tipagem sanguínea, nutrição, emissão de cartão SUS e diversas orientações sobre os mais variados assuntos e problemas, numa verdadeira ação social.

Em outro grande galpão, um contingente de voluntários fazia o atendimento às milhares de crianças e adultos com farta alimentação, na distribuição de sanduiches, sucos em caixinha, picolés e sorvetes, fazendo com isto mais alegria a todos. Noutro espaço ocorreu a entrega de brinquedos, com a formação de enormes filas.

Mesmo com gente espalhada por todos os cantos, o espaço coberto com palco montado, reservado para apresentação de atrações artísticas, sorteios e brincadeiras, sob o comando de uma grande equipe liderada por Leudicy Leão, ficou repleto e os quadros se sucederam com apresentação de danças, brincadeiras diversas, agradecimentos aos parceiros, sorteio e entrega de prêmios, onde se tinha bicicletas, televisores, bonecas, bolas e uma infinidade de outros brindes.

Como era de se esperar, a grande figura esperada no local era de Valmir da Integral, idealizador e incentivador da festa, que se tornou um grande ídolo no meio da criançada e figura de destaque no meio dos adultos.

Em seu breve pronunciamento, Valmir não falou de política e muito menos sobre sua eleição para comandar os destinos da cidade, ficando suas palavras somente sobre a realização de mais esta festa para as crianças, desejando a todos muita diversão e alegria. Valmir, como sempre, permaneceu no local por pouco tempo, deixando o povo à vontade para se divertir.

Nenhum comentário: