sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Falta de higiene afasta clientes de feira de peixe em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva

João de Deus


Francisco de Assis


Aspecto da feira de peixe

muito tempo, a população consumidora de pescado vem reclamando das péssimas condições de higiene na Feira do Produtor, localizada no Bairro Cidade Nova, em Parauapebas.

A situação vem afastando a clientela daquela feira, e por isso agora os próprios revendedores de pescado pressionam a prefeitura para que o órgão remaneje os feirantes para local mais decente, com água limpa, boxes higienizados e local adequado para depositar as vísceras e escamas retiradas dos peixes.

João de Deus de Oliveira, revendedor de peixe há 15 anos na cidade, reclama que durante todo este tempo vem trabalhando na Feira do Produtor nas mesmas condições precárias de falta de higiene e espaço adequado para atender a clientela.

“A prefeitura há muito tempo prometeu transferir a gente para um dos galpões da feira, mas isso nunca aconteceu. Por isso, a gente fica no meio da rua, sem higiene, para comercializar o pescado. Acredito que muitos clientes deixam de comprar peixe aqui, por causa da situação precária da feira”, avalia.

Segundo João de Deus, a parte externa da feira conta atualmente com cerca de 40 revendedores de peixes, que comercializam seus produtos às quartas-feiras e aos sábados, no período das 6 às 13 horas. A média de revenda desses peixeiros na feira é meia tonelada por semana.

O peixeiro Francisco de Assis Freitas de Souza, que há 8 anos comercializa na feira, lamenta também a situação precária de higiene na feira, creditando o problema à prefeitura, “que nunca nos transferiu para o galpão da feira que está fechado, e por isso a gente comercializa o pescado sem nenhum tipo de higiene no meio da rua”, protesta, informando que as vísceras dos peixes são retiradas ali mesmo, colocadas em sacos de plástico e depositadas em contêineres da prefeitura.

A dona-de-casa Osmarina da Conceição Silva, do Bairro União, que pediu para não ser fotografada, declarou à reportagem que raramente vai comprar peixe na feira, por causa do que ela considera como um local “imundo”.

PIRACEMA
Outro problema reclamado pelos revendedores de peixe é a escassez do produto nesta época do ano, quando ocorre a piracema, período em que são proibidas a pesca e a comercialização de peixes de água doce, porque estão se reproduzindo. A liberação da pesca só ocorrerá no final do mês de março.

Por causa desta proibição, os peixeiros ficam limitados a comercializar apenas pescado da água salgada, como dourada, pescada amarela, filhote, tamuatá, entre outros, enquanto da água doce eles podem vender a espécie tambaqui, que é criada na região e comercializada em feiras e supermercados.

Mesmo com a proibição da pesca de certas espécies de peixe nesta época, feirantes se arriscam em vender algum tipo de peixe na feira, principalmente tucunaré, e muitas vezes são flagrados por fiscais do Ibama.

Os preços do quilo de peixe na Feira do Produtor variam de R$ 8,00 a R$ 15,00, dependendo da espécie. O pescado da água doce vem do lago de Tucuruí, enquanto o peixe salgado é oriundo de Belém.

A espécie de peixe tambaqui é criada na região e vendida viva na Feira do Produtor e na feira do Mercado Municipal, no Bairro Rio Verde.

RECESSO
A reportagem do CORREIO DO TOCANTINS procurou a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) e o Setor de Vigilância Sanitária, órgãos responsáveis pela fiscalização de venda de produtos no município, mas não encontrou nenhum servidor responsável para falar sobre o assunto. Os vigias informaram que todas as secretarias da prefeitura estão de recesso, exceto hospital e segurança, com previsão para retornar à normalidade no dia 10 de janeiro de 2011. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Nomes anunciados por Jatene

Até esta terça-feira (28), o governador eleito Simão Jatene já anunciou 23 membros do seu governo que se inicia em 1º de janeiro de 2011.

Nesta quarta-feira (29), o nome do ex-prefeito de Marabá e deputado estadual eleito Sebastião Miranda foi anunciado para assumir a Secretaria de Obras do Estado.

Veja a lista abaixo:

Calendário inter-religioso 2011



Encontra-se à venda na Europa o calendário inter-religioso de 2011, o ano que a ONU proclamou como “Ano Internacional das Florestas”.

Trata-se de uma publicação das Edições Paulinas que, à semelhança dos anos anteriores, assinala as festividades e celebrações das principais religiões radicadas em Portugal – Hinduismo, Judaismo, Budismo, Cristianismo (várias igrejas), Islã, Fé Bahá’í e algumas festividades guardadas pela Comunidade Chinesa –, assim como as principais efemérides civis: os dias nacionais dos 27 membros da União Europeia e vários outros dias dedicados à reflexão de variada temática de âmbito social. (Fonte: Blog Povo de Bahá)

Roteiro do dia da posse da presidente Dilma Rousseff

Brasília - A cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer, marcada para este sábado (1/1), terá sua largada dada a partir das 14h30 na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
Dilma e Temer embarcam em carros abertos na altura da Catedral de Brasília e seguem, escoltados por batedores e a cavalaria do Batalhão da Guarda Presidencial, até a rampa do Congresso Nacional.

No Congresso, Dilma e Temer serão recebidos pelo senador José Sarney, presidente do Senado, e seguirão para o plenário da Câmara dos Deputados. A presidente eleita e o vice prestarão compromisso constitucional perante os parlamentares. O termo de posse será lido pelo primeiro-secretário do Congresso Nacional. Dilma e Temer assinam o termo de posse, bem como os parlamentares integrantes da mesa. Os dois são declarados empossados e em seguida será executado o Hino Nacional.

O roteiro prossegue com o discurso da presidente Dilma Rousseff, após o qual a cerimônia na Câmara é encerrada. Do plenário, Dilma e Temer seguem para a rampa principal na área externa, onde será novamente executado o Hino Nacional, desta vez pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial, com salva de 21 tiros. Os dois partirão, então, em carro aberto, ao Palácio do Planalto.

Ao chegar à sede do Poder Executivo brasileiro, Dilma Rousseff e Michel Temer sobem a rampa do Palácio, são recebidos pelo presidente Lula na área interna e seguem ao parlatório para a cerimônia de passagem da faixa presidencial. Lula passa a faixa a Dilma Rousseff e todos voltam ao interior do Palácio para os cumprimentos das delegações estrangeiras, que ocorrerá no Salão Leste do Palácio do Planalto.
Após essa cerimônia, Dilma acompanha o presidente Lula até o alto da rampa e de lá se despede do já ex-presidente. Dilma retorna então ao parlatório, onde fará seu pronunciamento. Em seguida, retorna ao interior do Palácio e, no Salão Nobre, dá posse ao seu ministério. A foto oficial da presidente com o seu ministério será feita no Salão Oeste.

Em caso de chuva, as cerimônias da rampa e do parlatório serão canceladas. Tudo ocorrerá no interior do Palácio do Planalto.

Previsões


Lula chora no Recife e diz que continuará a fazer política

Ao ser homenageado na noite desta terça-feira (28) em Pernambuco, estado onde nasceu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de mais uma despedida do cargo e afirmou que continuará ajudando a resolver os problemas do Brasil.

Durante toda a semana, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), convocou a população para a festa na Praça do Marco Zero, em Recife, através de anúncios institucionais nas emissoras de rádio e televisão.

“Sinceramente, deixo apenas a Presidência, mas não pensem que vocês vão se livrar de mim, porque estarei nas ruas deste país, ajudando a resolver os problemas do Brasil”, afirmou Lula, ao discursar no encerramento da homenagem na Praça do Marco Zero. (Letícia Lins, de O Globo)

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pobre sistema

Francesco Costa
Saidinhas de banco, furtos, assaltos, jogo do bicho e máquinas caça-níqueis, uma perfeita combinação que provoca diversas reações na criminalidade em Parauapebas.

Não é de hoje que a população se sente obrigada a conviver com este tipo de situação: tropeçando nas contravenções do jogo do bicho e nas máquinas caça-níqueis. O primeiro é encontrado em várias esquinas e o segundo em bares e até restaurantes. O negócio rola solto e à vista de quem quiser, inclusive de policiais, que conversam encostados nos equipamentos.

Que é um negócio ilegal, todo mundo sabe, mas muita gente joga e todo mundo aceita, inclusive a polícia, o Ministério público e até mesmo a ineficiente imprensa local. O temido delegado, que deixou a cidade cheia de saudosismo e os traficantes um tanto aliviados com sua morte, parecia ignorar estes tipos de crimes, focando seus holofotes e concentrando todas suas forças, e de sua equipe, apenas no “combate” ao tráfico.

Parauapebas é mesmo um lugar de contravenções e de autoridade que se faz de desentendida. A Polícia Militar, de vez em quando, faz apreensão de material pirata, ou melhor, de material fonográfico (CD e DVD). Tudo bem que a pirataria é crime, mas a lei não qualifica apenas a fonográfica. Por que será que em meio a tantos relógios, bonés, camisetas, óculos etc. a polícia só resolve apreender CD e DVD?

Por outro lado, Parauapebas é lugar de gente que parece não conhecer seus direitos ou desconhecer os deveres da polícia, pois se conhecesse não tolerava tais ações anteriormente citadas.

Agora, curioso mesmo é a situação, principalmente, da Praça do Cidadão e de outros logradouros públicos, que a cada dia estão mais ocupados pelos camelôs. Sabe por que eles ainda estão ali? Pasme! Não aceitaram ser removidos para o Mercado Municipal do Rio Verde, sob a alegação que o lugar não é frequentado pelo público! Belos comerciantes. Não descobriram ainda que o cliente sai em busca do produto e o persegue até que encontre. Ou seja, o que falta naquele local, Mercado Municipal, é um comércio interessante, e uma vez os camelôs o ocupando passará a ser um lugar atrativo.

Mas, por outro lado, que governo é este que não impõe o Código de Posturas? Se a lei que proíbe a ocupação de espaços públicos existe, basta fazê-la cumprir. E desde quando camelô tem que botar “banca” se sai ou não de local público. Se não quer o Mercado Municipal, que alugue um local privado e monte seus negócios. Se não tem condições, que aceite a oferta da prefeitura.

O Mercado Municipal do Rio Verde é um lugar de excelente estrutura e um espaço adequado com vários boxes, quase todos abandonados pelos que se acham donos da coisa pública.

Som em altíssimo volume a partir das 22 horas? É fácil resolver. Ligue nos números fornecidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que funciona até as 17 horas, ou então ligue de seu celular no 190 que será atendido no quartel da PM em Marabá, que garante passar o rádio para o quartel de Parauapebas e você sabe o resultado: #$*%¨#@¨*¨#+&%¨*&*. Isto mesmo, vai xingar um monte, reclamar do sistema, passar a noite acordado com o barulho do som dos desocupados e levantar com cara de ressaca, mesmo sem ter bebido.

Ah, sabe quem é o culpado de tudo isto? O sistema. Pobre sistema. Encontre-o e reclame a ele. Mas, por favor, se conseguir me avise, que tenho um monte de coisas a reclamar também.

Homem armado reage à prisão, mata soldado e é executado




Adilson Bida

Ao ser abordado por uma guarnição da Polícia Militar, composta pelo sargento Carlos e o soldado Moreira, o indivíduo Adilson Barbosa da Rocha, conhecido por “Bida”, 39 anos e natural de Santo Estevão (BA), surpreendeu os PMs, disparando dois tiros contra o soldado Moreira com uma pistola 380 e em seguida foi alvejado pelo sargento Carlos.

O primeiro tiro contra o policial acertou no colete à prova de balas, mas o segundo atingiu mortalmente o PM, abaixo de um dos braços, com o balote transfixando o coração da vítima. Os dois tiveram morte instantânea.

O duplo homicídio ocorreu por volta das 19h30 do último domingo (26), em um bar localizado na Vila Paulo Fonteles, zona rural do município de Marabá.

Ainda consternado com a morte do soldado Moreira, o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas, major Juniso Honorato, explicou à reportagem que sargento Carlos e soldado Moreira, ambos lotados na Vila Garimpo das Pedras, receberam denúncia dando conta que um homem se encontrava armado ingerindo bebida alcoólica com duas mulheres na Vila Paulo Fonteles, localizada a poucos quilômetros de Garimpo das Pedras, depois de ter estourado a bala os pneus de um veículo.

Na vila, os dois policiais avistaram o suposto homem que estaria armado, sentado na cadeira de uma mesa com as mãos sobre as pernas. Ao ser ordenado a colocar as mãos para cima e receber voz de prisão, o homem, posteriormente identificado como Adilson Barbosa da Rocha, conhecido por “Bida”, surpreendeu os policiais, tirou a arma que se encontrava sob as pernas e disparou contra os PMs, acertando dois tiros no soldado Moreira, que faleceu no local.

Ainda baleado, o soldado Moreira chegou a acertar um tiro em “Bida”, que em seguida foi atingido mortalmente pelo sargento Carlos, sentado na cadeira do bar. Os corpos das duas vítimas foram encaminhas para Parauapebas e posteriormente ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Marabá, para exame de necropsia.

EXPERIENTE
Segundo informou o comandante da PM em Parauapebas, o soldado Moreira servia a corporação há 5 anos, era um policial bastante experiente, foi integrante do Grupo Tático da Polícia Militar e ultimamente, por causa de uma sequela em uma das pernas, desligou-se do Tático e estava lotado no posto policial da Vila Garimpo das Pedras, localizada a cerca de 80 quilômetros do centro de Parauapebas.

Major Juniso Honorato disse lamentar as duas mortes ocorridas no confronto, e que, após a liberação pelo IML, o corpo do militar seria transladado para Belém, onde ia ser velado e enterrado por membros da família da vítima nesta terça-feira (28).

“Vamos fazer uma homenagem póstuma ao nosso colega aqui no quartel de Parauapebas, pois ele morreu no exercício de seu dever, defendendo a comunidade, numa tentativa de confortar a esposa dele, que está recebendo apoio da assistência social da Polícia Militar, e para dar o último adeus ao soldado”, informou o comandante. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Lula coloca publicidade estatal em 8.094 veículos de comunicação

Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, em janeiro de 2003, apenas 499 veículos de comunicação recebiam verbas de publicidade do governo federal. Agora, o número foi para 8.094.

Esses jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e "outros" estão espalhados por 2.733 cidades. Em 2003, eram só 182 municípios.

Só neste ano eleitoral de 2010, o dinheiro para publicidade de Lula passou a ser distribuído para 1.047 novos veículos de comunicação.

A categoria "outros" inclui portais de internet, blogs, comerciais em cinemas, carros de som, barcos e publicidade estática, como outdoors ou painéis em aeroportos.

Chama a atenção o aumento do número de "outros". Em 2003, eram apenas 11. Agora, são 2.512. A informação do governo é que a maioria é composta por sites e blogs na internet.

Lula e sua equipe de comunicação não escondem a simpatia pelo novo meio digital. O presidente foi o primeiro a conceder uma entrevista exclusiva dentro do Planalto para o que a administração petista chama de "blogs progressistas".

Lula da Silva avançou na transparência em relação ao governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.

Nunca existiu esse tipo de estatística até 2003. Ainda assim, há buracos negros no processo. Não se sabe quais são os veículos que recebem verba de publicidade estatal nem quanto cada um ganha. O valor total gasto nos dois mandatos de Lula, até outubro deste ano, foi R$ 9,325 bilhões. (Fernando Rodrigues, Folha de S.Paulo)

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Surdez


Farra dos vereadores ganha novo capítulo

Câmaras terão mais 7.716 vagas em 2013. Custo aumentará R$ 2,1 bi/ano

O aumento populacional verificado pelo Censo 2010, do IBGE, faz com que boa parte dos municípios brasileiros já esteja começando a articular um novo aumento no número dos vereadores, a partir de 2013.

Como a Constituição Federal determina que a quantidade de representantes nas câmaras municipais deve ser proporcional ao número de habitantes de cada cidade, o Brasil vai registrar uma explosão do número de vereadores daqui a dois anos: eles passarão de 51.992 para 59.708, segundo cálculos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Ou seja, haverá pelo menos 7,7 mil parlamentares a mais já na próxima legislatura, após a eleição municipal de 2012. E, com isso, uma garfada ainda maior nos cofres públicos. Em 2013, a chegada desses oito mil vai coincidir com o reajuste salarial generalizado para os vereadores de todo o país.

Isso porque o reajuste salarial de 62% para os deputados e senadores, aprovado este mês, tem efeito cascata, e nas câmaras municipais chegará em 2013. Os novos vereadores já vão chegar ganhando mais. O teto salarial de um vereador, que hoje é de R$ 9.288,27, poderá chegar a R$ 15.031,75 em 2013.

Um vereador pode ganhar 20% do salário dos deputados estaduais em cidades com até dez mil habitantes — o que hoje significa R$ 2.476,87 — e até 75% do salário dos deputados estaduais em cidades com mais de 500 mil habitantes. E o salário dos deputados estaduais também pode variar de estado para estado, pois eles podem ganhar até 75% do que recebem os deputados federais.

Por conta dessas inúmeras variáveis, os especialistas não se arriscam a apostar em quanto aumentarão as despesas nas Casas de todo o país.

De concreto, sabe-se apenas que o aumento salarial concedido aos deputados este ano pode aumentar em até R$ 1,83 bilhão os rendimentos dos vereadores, considerando somente o número de 51.992 exercendo mandato atualmente.

Fazendo uma conta por baixo, com base no salário de R$ 2.246,87, apenas o aumento no número de vereadores custará mais R$ 230 milhões por ano ao país. Ou seja, a soma dos reajustes com o aumento do número de vereadores custará ao país mais de R$ 2,1 bilhões por ano. (Marcelle Ribeiro)

domingo, 26 de dezembro de 2010

sábado, 25 de dezembro de 2010

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Euzébio Rodrigues volta a presidir Câmara Municipal de Parauapebas

Fotos: Abcom
Vereador Euzébio Rodrigues


Odilon Rocha, Euzébio Rodrigues, Faisal Salmen e Adelson Fernandes
Depois de muita negociação, adiamento e especulação em torno do nome do novo presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, finalmente o vereador Euzébio Rodrigues (PT) foi eleito na manhã desta quinta-feira (23) como o novo mandatário da Mesa Diretora do Legislativo para o exercício de 2011.

Os demais integrantes da nova diretoria da Câmara Municipal são os vereadores Faisal Salmen (PSDB), como vice-presidente; Odilon Rocha (PMDB), primeiro secretário; e Adelson Fernandes (PDT), segundo secretário.

A eleição da nova Mesa Diretora foi envolta de muita expectativa por parte da comunidade, inclusive com quebra de acordo mantido entre os vereadores em janeiro de 2009.

Pelo acordo selado entre os parlamentares no início da atual legislatura, em 2009 o presidente da Casa de Leis seria Euzébio Rodrigues (PT); em 2010, o vereador José Adelson (PDT); em 2011, Antonio Massud (PTB); e em 2012, o vereador José Alves (PT).

Pelo fato de Antonio Massud ter saído candidato a deputado federal nas eleições deste ano e ter pedido votos para candidatos de seu partido, o PDT, mesmo sendo aliado ao governo municipal, tendo inclusive secretaria municipal sob seu comando, Massud foi considerado “traidor” pelo grupo da administração, e por isso não teria votos do grupo do prefeito para se eleger presidente da Câmara, vindo o acordo a ser quebrado.

Com a retirada de Antonio Massud do páreo na disputa pela presidência do Legislativo local, surgiram os nomes dos vereadores petistas Euzébio Rodrigues e José Alves para concorrer ao cargo.

A eleição foi primeiramente marcada para a sessão ordinária da Câmara do dia 14. Depois, para dia 21 e 22 e, finalmente, para a sessão extraordinária desta quinta-feira (23), quando finalmente ocorreu o pleito, com a ausência dos vereadores Antonio Massud e Francisângela Resende.

À reportagem do CORREIO, o vereador Euzébio Rodrigues, que já presidiu a Mesa Diretora em 2009, declarou que vai reassumir o comando do Poder Legislativo com a responsabilidade redobrada, em virtude da realização de concurso público para efetivação de servidores públicos no quadro da Câmara Municipal, que ocorrerá no início do ano que vem, e a construção do novo prédio da Casa de Leis, cuja obra deve ser concluída em meados do ano de 2012.

Por sua vez, o atual presidente da Câmara, vereador Adelson Fernandes, que deixa o cargo no próximo dia 31, destacou alguns serviços desenvolvidos em sua gestão, como o lançamento da pedra fundamental para início da construção do novo prédio do Legislativo, as sessões itinerantes, a abertura de inscrição para realização do concurso público, entre outras ações. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Deicharles em niver


Aniversariando nesta quinta-feira (23) o amigo Deicharles Damascena (foto), diretor artístico da Banda Legionários, de Parauapebas. Parabéns, Deicharles.

83% da população acredita que governo Dilma será melhor ou igual ao de Lula

O governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) será igual ou melhor do que o governo Lula na opinião de 83% da população brasileira. Os dados são da pesquisa Datafolha divulgada nesta semana. De acordo com o instituto, a expectativa de 53% dos entrevistados é que a gestão da petista seja similar à do antecessor. Outros 30% avaliam que Dilma se sairá melhor.

Para 73%, o futuro governo de Dilma será ótimo ou bom. O segundo percentual mais alto de expectativa sobre o mandato de um presidente eleito desde a redemocratização do país. Em dezembro de 2002, a expectativa positiva sobre Lula era de 76%.

Os números de Dilma superam os do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) tanto no primeiro mandato (70%) como no segundo (41%). Fernando Collor (1990-92) obteve 71%. Não foi feita pesquisa em 2006.

Os picos positivos foram demonstrados no Nordeste do país, especialmente em Pernambuco (78%), no Ceará (79%) e em Minas Gerais (80%). No Sul, o índice de otimismo cai para 68%. Foram ouvidas em todo o país 11.281 pessoas, no período de 17 a 19 do mês passado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Sexagenário pede ajuda para criar sete filhos

Ronaldo Modesto


Alegando não ter condições financeiras para criar os sete filhos menores de idade, por causa de problema se saúde que vem enfrentando em um dos olhos, e ainda por a mulher dele ter abandonado marido e filhos, o aposentado José Franco de Souza, 65 anos, procurou a Sucursal do Jornal CORREIO DO TOCANTINS em Parauapebas para fazer um apelo à população a ajudá-lo com cesta básica nas festas de final de ano.

Na redação do CT, acompanhado dos sete filhos, José Franco contou que há dois anos perdeu a visão de um dos olhos e hoje cuida da criançada sozinho, porque a mulher dele o abandonou.

Ele disse que atualmente mora em dois cômodos cedidos pela Assistência Social do município, na Rua Amazonas n° 243, Bairro Primavera, após sua casa ser interditada pela defesa civil.

Devido à situação de sua família, seu filho mais velho, de 15 anos de idade, foi obrigado a largar os estudos para trabalhar na roça de sua família, pois o pai dele não podia mais, por causa do problema de visão.

Os filhos têm idade de 15, 12, 11, 9, 8, 6 e 5 anos. São quatro mulheres e três homens. Senhor José Franco pede que qualquer ajuda pode ser deixada para ele e os filhos na Rua Amazonas n° 243, Bairro Primavera, próximo à Escola Bom Pastor, que ele agradece e deseja a todos Feliz Natal e Feliz Ano-Novo. (Elane Soares/Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Delegados condenados no Pará por prender menina com homens

Cinco delegados foram condenados pela Justiça acusados de envolvimento no caso da adolescente de 15 anos que ficou presa com 23 homens na delegacia de Abaetetuba, no Pará. O caso aconteceu em 2007 e teve repercussão nacional. Durante os 20 dias em que ficou presa, a menor foi violentada sexualmente pelos demais detentos.

A condenação aconteceu na última sexta-feira (17), mas os réus ainda não foram notificados. Flávia Monteiro Pereira, que estava de plantão no dia, foi condenada a cinco anos de prisão. Já os delegados Antonio Fernando Botelho da Cunha, Celso Iran Cordovil Viana, Rodolfo Fernando Valle Gonçalves e Danielle Bentes da Silva foram condenados a quatro anos.

Todos terão de cumprir prisão em regime fechado. A Associação dos Delegados de Polícia Civil vai recorrer da decisão, alegando que os acusados não tiveram direito à ampla defesa.

"Cada um deveria ter um julgamento isolado pela conduta que praticou, e não de forma generalizada. A responsabilidade sobre a guarda de presos é do sistema penitenciário, e não da Polícia Civil", declarou Ione Coelho, vice-presidente da associação. (O Globo)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Eleição da Câmara Municipal de Parauapebas adiada por três vezes

A eleição dos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parauapebas foi adiada pela terceira vez. A eleição deveria ocorrer na sessão ordinária do dia 14/12, mas foi remarcada para esta terça-feira (21), porém o pleito não ocorreu, sendo adiado para esta quarta-feira (22), e mais uma vez foi mudada, desta vez para as 9 horas desta quinta-feira (23).

Tudo indica que o presidente será o vereador Euzébio Rodrigues (PT), que comandará o Poder Legislativo com os colegas Faisal Salmen (PSDB), vice-presidente; Odilon Rocha (PMDB), primeiro secretário; e Adelson Fernandes (PDT), segundo secretário.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Banda Legionários agita galera no Tributo a Legião Urbana 5

Deicharles Damascena


Para encerrar o ano com chave de ouro, aconteceu no último sábado (18), na Praça de Eventos, Tributo a Legião Urbana de número 5 em Parauapebas. Um show ao vivo de quase 3 horas de duração com a banda Legionários, que tocou grandes sucessos da Legião e emocionou o público presente. A banda comemorou mais de 50 apresentações realizadas somente em 2010.

Um evento para os fãs e admiradores da Legião Urbana matar a saudade. Renato Russo não esteve presente, mas seu sucessor, o vocalista Rogério, representou de forma impecável as canções que marcaram gerações nos anos 80.

Um repertório com quase 30 músicas que foram tocadas em mais de duas horas e meia de apresentação, entre elas, grandes sucessos como “Pais e filhos”, “Faroeste caboclo” e “Será”, além de “Vento no Litoral”, música muito pedida no ano passado pelos fãs.

Um show para deixar na memória de muitos, já que evento desse tipo é difícil acontecer na região, devido à falta de incentivo de empresas privadas.

O tributo é um projeto de Deicharles Produções e foi realizado este ano em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Labirinto Cinema Clube, que apresentou diversos filmes no II Curta Carajás, no período de 14 a 18 de dezembro.

Ainda no Curta Carajás, foi exibido um documentário dos 5 anos da banda Legionários, com o título “Na estrada com banda Legionários”, mostrando um pouco da trajetória do grupo, que vem ganhando prestígio no estado, muitos fãs e admiradores no decorrer destes cinco anos.

No palco, a banda reproduziu de forma perfeita o desempenho da Legião original. Para quem gosta da boa música, o show foi uma ótima pedida.

O evento teve o apoio da prefeitura e de algumas empresas locais. Foi um show marcante para os fãs e admiradores da Legião Urbana e da banda Legionários, que encerrou o ano com mais de 50 shows realizados somente em 2010. (Deicharles Damascena)

Aicop se confraterniza com associados e convidados

Fotos: Ronaldo Modesto






Dezenas de militantes da imprensa e comunicadores em Parauapebas se reuniram com a família no último domingo (19) na Chácara Rio Verde em confraternização de fim de ano, com muito churrasco, refrigerante, cerveja e música mecânica e ao vivo.

Patrocinado pela Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), tendo à frente o atual presidente da entidade, jornalista Waldyr Silva, além da confraternização da categoria, o encontro marca também a comemoração dos 7 anos de fundação da Aicop, que foi fundada no dia 19 de dezembro de 2003.

Além de associados, famílias e convidados, a confraternização da imprensa contou ainda com a presença de um grupo de funcionários do Jornal CORREIO DO TOCANTINS, que foi a Parauapebas no domingo (19) para uma partida amistosa de futebol contra a equipe do jornal local Correio do Pará, com o CT vencendo o jogo com o placar de 7 a 6.

Ao usar a palavra para agradecer a presença dos colegas e o apoio recebido para realização da festa, Waldyr Silva enumerou algumas iniciativas da Aicop ocorridas no ano que se finda, com destaque para a tradicional Copa de Futsal da Aicop, e citou algumas metas para o exercício do ano que se aproxima, entre estas a aquisição de terreno para construção de sede própria da Aicop e a realização do Troféu Imprensa, em homenagem póstuma à jornalista Ariana Rodrigues, que militava na imprensa local e faleceu precocemente.

A confraternização da Aicop contou com a presença de alguns membros da Banda Legionários, entre estes o vocalista Rogério e o guitarrista Romário, que deram um show à parte, interpretando músicas da saudosa banda Legião Urbana e MPB, para delírio dos repórteres presentes na confraternização, que iniciou por volta do meio-dia e encerrou às 20 horas de domingo. (Jornal Correio do Tocantins)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

domingo, 19 de dezembro de 2010

Festa da posse de Dilma Rousseff custará R$ 1,5 milhão

Uma série de shows deverá embalar o público que estiver em Brasília para acompanhar a posse da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) no próximo dia 1º de janeiro. As cinco apresentações agendadas são de cantoras, em uma homenagem à primeira mulher eleita presidente da República.

Na lista de cantoras estão dois nomes curiosos: o de Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu, que foi indicada pela então candidata Dilma Rousseff, em seu microblog, no momento em que seus adversários participavam de debate na Rede Canção Nova, no dia 23 de agosto.

Outra artista escalada para o show é Elba Ramalho, que em 2002 participou da campanha tucana e este ano precisou negar sua participação na campanha de José Serra, depois que a batida da música "Bate coração" foi usada como jingle no programa do candidato.

Além das duas, também devem se apresentar no palco, que será montado na Praça dos Três Poderes, Zélia Duncan, Mart'nália e Gabi Amarantos.

Os shows devem começar por volta das 18h30, depois do discurso que Dilma fará no parlatório do Palácio do Planalto. A nova presidente não deverá acompanhar os shows, pois sua agenda prevê para o horário um coquetel no Palácio Itamaraty, com a presença de autoridades estrangeiras.

O Ministério da Cultura está organizando a programação do dia 1º de janeiro e destinou R$ 1,5 milhão para os eventos, valor que inclui cachês, transporte e estrutura.

Além dos shows, também devem ser montadas tendas no gramado da Esplanada dos Ministérios para apresentações de cultura popular. O público esperado para o dia da posse é de 70 mil pessoas. (Terra.com)

sábado, 18 de dezembro de 2010

Presidente de associação denuncia invasão de entidade à Câmara

Fotos: Ronaldo Modesto

Maria do Amparo


Lídia Araújo

A atual presidente da Associação Clube de Mães do Bairro Jardim Novo Horizonte, em Parauapebas, Maria do Amparo Batista, enviou ofício nº 005/10 à Câmara Municipal de Parauapebas, denunciando que a ex-presidente da entidade, Elismar Marques Araújo, popularmente conhecida por “Lídia”, invadiu pela terceira vez a sede da creche da instituição para se beneficiar, onde estaria ministrando aula para crianças e adolescentes, cobrando mensalidades dos alunos.

No ofício, datado de terça-feira (14) e lido no plenário da Câmara na mesma data, Maria do Amparo diz que, mesmo afastada do clube há mais de seis anos, a ex-presidente vem usando o nome da entidade para se beneficiar, construindo, inclusive, salas de aula na creche e transformando o local em escola particular para ministrar aula cobrando mensalidade dos alunos.

A presidente do clube explica ainda no documento aos vereadores que a justiça já havia alertado à ex-presidente para ela não fazer nenhuma construção na creche, enquanto a situação não fosse resolvida, mas “Lídia” não dera ouvido à determinação judicial.

À reportagem do CT, Maria do Amparo acrescentou que por causa do impasse com a ex-presidente ela está impossibilitada de renovar os convênios com a Prefeitura de Parauapebas para funcionamento da escola infanto-juvenil e do Programa Pró-Jovem, que funcionavam justamente nas dependências da creche.

Maria do Amparo acusa ainda Lídia de ter cortado a água que serve a outra parte da associação, prejudicando o andamento das outras atividades da instituição, e ainda vedado janelas e portas que dão acesso à creche.

Procurada pelo jornal na quarta-feira (15), “Lídia” Araújo negou que tenha invadido as dependências da creche, justificando que se apoderou de uma propriedade que lhe pertence, porque, segundo ela, o prédio da creche foi construído por ela em terreno dela.

“Lídia” Araújo fez questão de exibir à reportagem cópia de documento de compra e venda em seu nome do lote onde se encontra edificado o prédio da creche, datado de 17 de maio de 2002 e registrado no então cartório Alberto Santis em 23 de maio do mesmo ano.

A ex-presidente do Clube de Mães admite que isolou o acesso do principal prédio à creche e também que suspendeu o fornecimento de água, “porque sou eu quem pago a água e não quero mais nada com a associação”.

Quanto à cobrança de mensalidades de estudantes, “Lídia” Araújo admite que faz isso, sim, porque a escola é particular e lhe pertence, e não ao clube. Disse ainda que ela está celebrando convênio com outras instituições de ensino para ampliar as atividades da escola-creche. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Colação de grau

Fotos: Waldyr Silva

Gyancarlo Gabriel


Hora do juramento


Clarinha e Gabriel, no Atrium Hotel

Parabéns ao garotão Gyancarlo Gabriel Silva (10 anos), que colou grau na 4ª série (antigo 5º ano), primeira etapa do ensino fundamental, pela escola Bom Pastor, em Parauapebas.
O formando é filho deste blogger (Waldyr Silva) com Clarinha Costa, que desejam muito sucesso ao filho querido, Feliz Natal e 2011 cheio de saúde e inteligência.

Aprovação de Lula bate novo recorde e chega a 87%

A aprovação pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu novo recorde, chegando a 87% e superando os 85% da pesquisa anterior, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (16).

A confiança no presidente voltou ao percentual recorde de 81%, após ter caído para 76% na pesquisa de setembro. A avaliação positiva do governo subiu para 80% em dezembro, ante 77% em setembro, registrando novo recorde.

Para 16% dos entrevistados, o governo é considerado regular, contra 18% há três meses. A avaliação ruim/péssima permaneceu em 4%. A pesquisa também mostrou que 62% dos entrevistados acreditam que o governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, será ótimo/bom. Para outros 19%, o próximo governo será regular e para 9%, ruim/péssimo.

O levantamento mostrou ainda que 58% dos entrevistados acreditam que o governo Dilma será igual ao do presidente Lula, ante 18% que esperam uma gestão melhor da presidente eleita. Para 14%, o novo governo será pior. O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 4 e 9 de dezembro, em 140 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Governador, deputados e senadores serão diplomados

Um total de 66 candidatos eleitos no pleito de outubro deste ano será diplomado nesta sexta-feira (17) à noite, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em sessão solene.

Dos 66 eleitos, 41 são deputados estaduais, 17 deputados federais e 2 senadores (que recebem seus diplomas juntamente com os 2 suplentes de cada senador), além do governador e o vice-governador. O governador eleito Simão Jatene (PSDB) será o representante dos diplomados e deve ir à tribuna.

Os suplentes dos deputados estaduais e federais serão diplomados no gabinete da presidência, à medida que as contas de campanha forem aprovadas. Os senadores e deputados tomam posse somente em fevereiro, enquanto que o governador e vice-governador serão empossados pela Assembleia Legislativa no dia 1º de janeiro de 2011.

De acordo com a organização do evento, são esperadas para a diplomação cerca de duas mil pessoas, entre parentes dos diplomados, autoridades, demais convidados e imprensa. O evento é aberto ao público.

A solenidade está prevista para começar às 19 h. A abertura oficial da sessão ficará a cargo do desembargador João Maroja, presidente do TRE-PA. Os diplomados devem receber seus títulos também das mãos dos demais integrantes da Corte Eleitoral. O procurador eleitoral Daniel Avelino representará o MPF. (Ascom TRE-PA)

IBGE: sensação de insegurança atinge 47,2%

A sensação de insegurança atinge quase metade da população nas cidades brasileiras. Cerca de 76,8 milhões de pessoas, 47,2% da população, não se sentem seguras em suas cidades.

Nada menos que 21,4% se sentem inseguros mesmo dentro de casa. Em relação ao bairro onde mora, o percentual é de 32,9%.

Os dados são da pesquisa "Características da Vitimização e do Acesso à Justiça no Brasil", suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009 (Pnad) divulgado ontem pelo IBGE.

As maiores proporções de insegurança são no Pará (63,1%) e no Rio de Janeiro (57,7%). A sensação de segurança é menor nas áreas urbanas e nas regiões metropolitanas. O percentual de domicílios que possuem dispositivos de segurança (como grades e câmeras) é de 59,4%.

"Nós temos no Brasil uma quantidade muito alta de pessoas que se sentem inseguras. É um fenômeno que observamos em todo o país e que deve ser tratado com bastante atenção", disse o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.

A pesquisa aponta também que cerca de 11,9 milhões (7,3%) de pessoas com 10 anos ou mais de idade foram roubadas ou furtadas entre setembro de 2008 e de 2009. Em 1988, esse percentual era de 5,4%. Já o índice de tentativas de furtos e roubos mais que triplicou em 21 anos, passando de 1,6% para 5,4%.

Entre as pessoas roubadas, o percentual das que não procuraram a polícia foi de 51,6%. Delas, 36,4% disseram que não fizeram a notificação por não acreditarem na corporação. (O Globo)

Eldorado do Carajás sedia evento estadual sobre mel de abelha

Fotos: Waldyr Silva






O município de Eldorado do Carajás foi palco, no período de 10 a 13/12, de três importantes eventos denominados Apipará, que trataram sobre a produção, exposição e comercialização de mel de abelha: 9º Congresso Paraense de Apicultura e Meliponicultura, 1º Seminário de Apicultura e Meliponicultura da Região Carajás e 2ª Feira de Mel de Eldorado do Carajás.
O evento fez parte da programação de aniversário de 19 anos da cidade e foi realizado pela Federação das Associações de Apicultura do Estado do Pará (Fapic), Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Eldorado do Carajás (Apimec), Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás, com patrocínio de várias empresas e órgãos públicos.
Durante os quatro dias do evento, foram realizados palestras, conferências e seminários sobre os mais variados temas ligados à produção e comercialização de mel por profissionais do Sebrae-PA, Emater-PA, CBA, Sagri, Fapip, Apimec, entre outros órgãos, além da prefeita de Igarapé-Açu (PA), Sandra Miki Uesugi Nogueira, que vai sediar o evento em seu município em 2011.
Dentre os temas discutidos, destacam-se “Pólen, moeda de grande valor que vem das abelhas”, “Projetos estruturantes da cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura desenvolvidos pela CBA e parceiros”, “Segurança alimentar e a importância do PAA e do Programa Mesa Brasil para a sociedade”, “Grito das abelhas na Flona de Carajás” e “Mercado x comercialização: podemos aumentar a produção apícola do Brasil?”.
O público presente, a maioria formada por apicultores da região, participou ativamente das oficinas realizadas no Apipará, entre estas, “Cooperativismo e associativismo na cadeia produtiva apícola”, “Controle de escrituração zootécnica”, “Cosméticos à base de produtos apícolas”, “Criação de manejo de abelhas indígenas sem ferrão”, “Criação e produção de abelhas rainhas”, “Mercado e comercialização de produtos apícolas”, “Reflorestamento e flora apícola” e outras.
A 2ª Feira de Mel de Eldorado do Carajás contou com estandes e barracas expondo e vendendo potes de mel dos mais variados tipos e sabores, reuniu entidades governamentais e não-governamentais, entrepostos, empresas de equipamentos, insumos e materiais apícolas, com atrações musicais e culturais, peças teatrais, premiações e outras atividades. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Formatura em Odontologia

Formou-se em Odontologia, pelo Centro Universitário do Maranhão (Ceuma), o jovem parauapebense Jefferson Silva Santos (21 anos), filho do casal Joaquim Simão dos Santos e Maria Helena Silva Santos (foto). A festa de comemoração será no período de 22 a 26 de dezembro, em São Luís (MA).

Comunidade visita obras da Estação Conhecimento de Marabá

Representantes do poder público, de instituições parceiras e da comunidade em geral de Marabá visitam nesta quinta-feira (16) as obras de instalação da Estação Conhecimento de Marabá, um núcleo de desenvolvimento humano e econômico idealizado pela Fundação Vale e viabilizado por meio de parcerias como a Prefeitura Municipal e entidades da sociedade civil organizada. A unidade de Marabá vai funcionar na zona urbana da cidade, no bairro São Félix.

A construção da obra iniciou em março deste ano e tem previsão de começar a funcionar até meados de 2011. O núcleo de Marabá seguirá o padrão das Estações Conhecimentos, reunindo, no mesmo lugar, atividades educativas, esportivas e culturais, estruturada com pista de atletismo, campo de futebol com arquibancada e vestiários, piscina semiolímpica, edifícios administrativo, educacional, profissionalizante e teatro.

Quando estiver em pleno funcionamento, atenderá aproximadamente duas mil pessoas, entre crianças e jovens em práticas esportivas (atletismo, natação, futebol), culturais (dança, teatro, música) e cursos profissionalizantes em construção civil, hotelaria e serviços e manipulação de alimentos.

Cerca de R$ 12 milhões estão sendo investidos na implantação da Estação Conhecimento de Marabá, contemplando obra e equipamentos. No estágio atual, os prédios da administração e serviços e o profissionalizante, além do campo de futebol e da pista de atletismo, estão em fase de acabamento.

Estações
As Estações Conhecimentos são constituídas como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) para proporcionar a participação direta da comunidade. Dentro de um processo de parceria, a Fundação Vale tem o compromisso de investir na construção das estações e as prefeituras de cada município se comprometem com a cessão de funcionários, lanche e transporte para os alunos, como será o caso de Marabá.

A proposta é que esses espaços sejam pólos de referência local, por meio de atividades promotoras do desenvolvimento cognitivo, emocional e físico, de forma integrada.

Até 2012, estão previstas para serem construídas 18 unidades nos estados do Pará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão e Minas Gerais.

No Pará, a primeira Estação Conhecimento do país começou a funcionar em Tucumã, sudeste do Estado, em outubro de 2008. Desde então, mais de 600 pessoas fizeram cursos de qualificação profissional, produção de biojoias e mais de 700 jovens iniciaram a prática de esportes, conquistando medalhas e competições esportivas estaduais.

A segunda unidade paraense, inaugurada em setembro passado, está localizada na zona rural de Parauapebas, sudeste do Pará, em uma Área de Proteção Ambiental (APA), beneficiando 85 famílias de agricultores que moram na região. (Assessoria de Imprensa da Fundação Vale)

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tuna vence PFC de 3 a 1

Virada espetacular foi o que aconteceu na quinta rodada da primeira fase do Campeonato Paraense: Tuna, Abaeté e Castanhal venceram e embolaram a disputa pelas duas vagas à elite do futebol paraense. Japiim é o novo líder da competição.

Nos jogos que aconteceram em Belém, a Tuna derrubou o último invicto do campeonato. A águia guerreira surpreendeu o Parauapebas no estádio do Souza, vencendo o confronto por 3 a 1, com gols de Jailson, Fabinho e Fininho, enquanto que Patrick, que entrou no segundo tempo, descontou para o PFC.

No estádio Baenão, o então líder Ananindeua sucumbiu diante do Castanhal. Embaixo de muita chuva, o Japiim bateu a tartaruga pelo placar de 1 a 0, gol anotado por Branco, aos 26 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Castanhal assumiu a liderança com dez pontos e a tartaruga caiu para terceira posição com 9 pontos.

No estádio Jaozão, em Mãe do Rio, o Santa Rosa venceu o Time Negra por 1 a 0 e empurrou o adversário para a lanterna do campeonato. Mesmo com a forte pressão do Time Negra, desde o primeiro tempo de partida, o jogador Ari foi quem salvou o Santa Rosa, marcando o gol da salvação aos 12 minutos do segundo tempo.

O Abaeté conseguiu sua segunda vitória consecutiva na primeira fase do Campeonato Paraense 2011. Atuando sob o olhar da sua torcida, dentro do estádio Humberto Parente, em Abaetetuba, o time da casa se redimiu da goleada sofrida por 7 a 2 para o Castanhal e venceu o Sport Belém por 6 a 1, com três gols do atacante Ivan, dois de Robinho e um de Leandro Cearense, enquanto que o veterano Isaías, o Zazá, diminuiu para o Dragão.

Próxima rodada
Sport Belém x Santa Rosa: às 15h30 do dia 18
Tuna x Abaeté: às 9h30 do dia 19, no Souza
Ananindeua x Parauapebas: às 9h30 do dia 19, no Baenão
Time Negra x Castanhal: às 9h30 do dia 19, na Curuzu

Classificação
Castanhal: 10 pontos*
Abaeté: 9 pontos*
Ananindeua: 9 pontos
Tuna Luso: 9 pontos
Parauapebas: 8 pontos
Santa Rosa: 6 pontos
Sport Belém: 4 pontos**
Time Negra: 2 pontos**

*Times que estariam classificados para o Parazão 2011
**Clubes que estariam rebaixados para a Segundinha 2012
(Fonte: Blog Show de Bola)

Deputados se reúnem para aumentar próprio salário

Em sessão extraordinária na Câmara dos Deputados, no início da tarde desta quarta-feira (15), os deputados federais devem aprovar a urgência para a votação ainda hoje do projeto de decreto legislativo que equipara os salários de presidente da República, vice-presidente, ministros de estado, senadores e deputados aos vencimentos recebidos atualmente pelos ministros do Supremo Tribunal Federal: R$ 26.723,13.

A ideia é, depois da aprovação na Câmara, encaminhar o projeto ao Senado, para aprovação imediata. Os novos salários entram em vigor a partir de 1º de fevereiro. O impacto financeiro nos dois poderes - Legislativo e Executivo - ainda estão sendo calculados. Mas só na Câmara dos Deputados estima-se que o aumento nos subsídios dos deputados (na ativa e aposentados) será de cerca de R$ 130 milhões. (O Globo)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Prefeito de Eldorado faz balanço de obras no aniversário da cidade














O prefeito de Eldorado do Carajás, Genival Diniz Gonçalves, popularmente conhecido por “Genival do PT”, comemorou no último final de semana os 19 anos de emancipação político-administrativa do município, mostrando o que ele fez em prol da comunidade nestes quase dois anos de mandato.
A data de aniversário do município ocorreu nesta segunda-feira, dia 13, mas a festa maior oferecida pelo prefeito ao povo ocorreu no final de semana, com a realização de um grande evento sobre produção de mel no município, sessão solene na Câmara Municipal, com prestação de contas do prefeito Genival e entrega de títulos de cidadão eldoradense a várias pessoas e personalidades, e show musical em praça pública com a dupla sertaneja Gino e Geno, quando “Genival do PT” mais uma vez enumerou as obras desenvolvidas em prol da comunidade nestes dois anos de mandato, quando foi aplaudido de pé por mais de 20 mil pessoas que se encontravam na praça.
O show musical, que contou com as presenças dos deputados Zé Geraldo (federal) e Bernadete ten Caten (estadual), além de vereadores locais e outras autoridades, terminou por volta das 2h30 da madrugada de domingo (12).
O deputado Zé Geraldo entregou ao prefeito Genival Diniz cópia de emenda garantindo para o próximo ano a construção de um estádio de futebol em Eldorado do Carajás.
Ao relatar as obras executadas na metade de seu mandato, o prefeito de Eldorado fazia questão de comparar os 16 anos de administração dos gestores anteriores com apenas dois anos de sua gestão, mostrando a diferença em termo de benefício proporcionado para a população.
TITULAÇÃO E ENERGIA
Dentre esta diferença, Genival Diniz lembrou que nas gestões anteriores nenhum dos 4 prefeitos que administraram o município teve a iniciativa de registrar em cartório a titulação de lotes urbanos, proporcionando à população o título definitivo dos terrenos onde os habitantes edificaram sua moradia. No sábado (12), em praça pública, o prefeito entregou de graça os primeiros títulos definitivos de lotes urbanos a várias famílias.
Outro bem exemplificado pelo gestor municipal que ele fez para a comunidade foi a colocação de energia elétrica no Bairro Abaeté, onde por muitos anos os moradores daquele logradouro penavam por falta de serviço de primeira necessidade.
Segundo o prefeito, outro bairro que vem recebendo luz elétrica é o Setor 1, cujas obras de instalação de rede elétrica já se encontras bastante adiantadas e em breve a comunidade vai contar também com esse bem tão esperado.
Além dos bairros Abaeté e Setor 1, receberam energia elétrica também as comunidades rurais de Betel, Tancredo Neves, Limão, Nossa Senhora das Graças, Piranha e Gameleira, além da implantação de iluminação pública na zona urbana do município.
SAÚDE
“Genival do PT” revelou também que, preocupado com a saúde da população que mora do Bairro Km 100, construiu banheiros em 324 residências, uma vez que os sanitários construídos nessas casas eram de péssima qualidade. “Me senti bastante emocionado quando uma senhora de 70 anos me revelou que nunca tinha feito necessidades fisiológicas em vaso sanitário de louça”, frisou.
O prefeito anunciou ainda que reformou o centro comunitário para transformá-lo em posto de saúde da família, revitalizou todos os postos de saúde existentes no município, adquiriu duas ambulâncias, uma delas do Samu; e atualmente está adequando o hospital municipal para contar com 60 leitos.
EDUCAÇÃO
Na área de educação, o prefeito de Eldorado do Carajás disse que construiu uma escola modelo no Assentamento 17 de Abril, na zona rural, para abrigar 1.500 alunos, com todas as salas de aula refrigeradas, laboratório, biblioteca, área de recreação, sala de professores e para reunião, entre outras repartições.
Ainda no setor de educação, Genival Diniz construiu uma escola no Setor 1, no Km 100; seis salas de aula na escola Francilândia e reformou totalmente a escola Ogilvanisa Moura, dotando todas as salas de aula com ar condicionado, aumentando com maior produtividade nos aprendizado dos alunos.
“Lembro que quando eu lecionava na escola Ogilvanisa Moura era um calor enorme, fato que deixava os estudantes impacientes, entrando e saindo das salas de aula, com pouca produtividade escolar”, lembrou o prefeito, ratificando que hoje quem passa naquela escola dá a impressão de que não há nenhum aluno estudando, tal é o silêncio.
Outro avanço em sua gestão ainda na área de educação foi a distribuição gratuita de 10.500 kits escolares para estudantes da rede pública municipal de ensino, a construção de quadras poliesportivas cobertas e sem coberturas e aquisição de quatro ônibus escolar e de duas mil carteiras.
INFRAESTRUTURA
Com relação à infraestrutura do município, “Genival do PT” informou que sua administração pavimentou centenas de quilômetros de estradas vicinais nos PAs (projetos de assentamento) Água Fria (24 km), Gameleira (65 km), Eldorado (40 km), Nossa Senhora das Graças (43 km), Itauba e São João (34 km), 17 de Abril (12 km), Boca do Lago (39 km), Castanheira (20 km), Bamerindus (25 km) e Pinheirinho (17 km).
O gestor municipal revelou ainda ter feito abertura de ruas na Vila Lourival Santana e construído 62 pontes na zona rural e duas no Bairro Bom Jardim, zona urbana da cidade; construção de 83 casas populares, drenagem e construção de meio-fio em vários bairros, campo de futebol no PA 17 de Abril, implantação de fábrica de bloquete, ofertando cerca de 30 empregos; pavimentação de 8 quilômetros de asfalto e bloquete; reforma do prédio da prefeitura e da Secretaria Municipal de Promoção Social; construção do parque de exposição agropecuária, em parceria com sindicato rural, entre outras obras.
AQUISIÇÃO DE BENS
No que tange à aquisição de bens duráveis nestes dois anos de mandato, o prefeito Genival Diniz enfatizou que adquiriu quatro motos e duas viaturas e cedeu para a Polícia Militar, quatro patrulhas agrícolas para preparo de terra e doadas a trabalhadores rurais, duas motos para Secretaria Municipal de Saúde, quatro para a Secretaria de Administração e duas para a Secretaria de Assistência Social.
Foi adquirida ainda, segundo revelou o prefeito, uma patrulha mecanizada composta por patrol, caçamba, trator e pá-carregadeira.
ÁREA SOCIAL
Por último, “Genival do PT” informa que seu governo investiu R$ 300 mil em crédito para empreendedorismo, ampliou o número de famílias beneficiadas com o programa Bolsa-Família de 3 mil para 4 mil, beneficiou 150 jovens no programa Bolsa-Trabalho, com ajuda de custo mensal de R$ 70,00 para cada um, contemplou 400 jovens pelo ProJovem Urbano, doou 1.500 cestas básicas para famílias carentes, atendeu cerca de 5 mil pessoas na Semana as Cidadania, com a emissão de documentos a prestação de serviço social, reformulou o plano de carreira, cargo e remuneração dos servidores municipais, em ter outras ações.
HISTÓRICO
Genival Diniz chegou a Eldorado do Carajás em 20 de maio de 1996, com o objetivo de realizar as santas missões populares da igreja católica e amenizar a angústia e a sensação de violência e impunidade que havia ficado no coração do povo eldoradense logo após o massacre da Curva do "S".
A partir de 1997, Genival ingressou na carreira de professor de 1ª à 4ª série na escola Marcos Freire, localizada na Vila Pedra Furada, onde batalhou por dois anos, exercendo cumulativamente as atividades de trabalhador rural.
Ainda em 1997, foi convidado para fazer parte de uma chapa que concorria à diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintep), quando foi eleito coordenador da entidade no município e iniciou uma grande luta em defesa da classe de profissionais em educação, conseguindo muitas conquistas.
Entre os anos 1999 e 2003, Genival Diniz passou por várias perseguições políticas, em virtude de não aceitar o abuso de poder e a corrupção desenfreada de governantes municipais desse período.
Foi assessor do deputado federal Zé Geraldo e depois de prefeito do Partido dos Trabalhadores da região. Fez parte também da coordenação de campanha da então candidata a governadora Ana Júlia Carepa e posteriormente assessor da governadora.
Em 2008, concorreu à Prefeitura de Eldorado Carajás, saindo vitorioso, mesmo enfrentando gigantes políticos, e agora vem mudando os rumos do município, fazendo uma administração que vem agradando a grande maioria da população. (Jornal Correio do Tocantins)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Confraternização da Aicop

Profissionais da mídia, membros da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), estão se mobilizando para realizar a tradicional confraternização de final de ano da categoria, marcada para o próximo domingo (19), data de aniversário de fundação da Aicop, na Chácara Rio Verde.

Você que é sócio da Aicop, não deixe de colaborar com a confraternização, que promete ser um dia de muito lazer com a família, música ao vivo, refrigerante, cerveja, churrasco e muita descontração. Participe!

domingo, 12 de dezembro de 2010

sábado, 11 de dezembro de 2010

Membros de sindicato denunciam irregularidade em eleição

Fotos: Ronaldo Modesto

Francisco Matias


Francisco de Assis

Alguns associados do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Parauapebas se reuniram na manhã desta sexta-feira (10) na Praça Mahatma Gandhi, Bairro Cidade Nova, para protestar quanto aos critérios adotados pelo atual presidente do sindicato, Francisco de Assis Pereira de Souza, que estaria concorrendo à reeleição na entidade pela terceira vez, cujo processo eleitoral estaria eivado de irregularidades.

A eleição está marcada para ser realizada neste domingo (12), com urnas espalhadas na sede da entidade, que se localizada no Bairro Rio Verde; e vilas Palmares II e Rio Branco, zona rural do município.

Insatisfeitos com a reeleição de Francisco de Assis, sindicalistas procuraram o Ministério Público Estadual em Parauapebas para denunciar que o presidente do sindicato não publicou em veículo de comunicação edital convocando os demais associados para concorrer e participar do pleito, e por isto estaria concorrendo sozinho à reeleição, sem nenhuma chapa concorrente registrada.

Francisco Matias de Souza, membro do sindicato, entregou à reportagem do CT cópia de representação do MPE, assinada pelo promotor público Manoel Adilton Peres de Oliveira, com data de 09/12, na qual a autoridade jurídica centifica Francisco de Assis de que, uma vez detectada qualquer ilegalidade ou irregularidade no processo eleitoral, “este órgão ministerial adotará de imediato as providências necessárias à promoção da nulidade do sufrágio supostamente viciado”.

O promotor Manoel Adilton solicita no ofício (553/2010-2ª PJP-MP) entregue a Francisco de Assis Souza que este apresente ao Ministério Público o regimento eleitoral e a prestação de contas da gestão atual, no prazo de 10 dias, contados a partir deste dia 10 de dezembro, data em que o presidente do sindicato recebeu o documento.

Além de entregar cópia do documento do MP encaminhado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco Matias exibiu à reportagem um abaixo-assinado subscrito por membros da entidade que estariam denunciando irregularidades no pleito eleitoral.

ASSIS CONTESTA
Procurado pelo CORREIO DO TOCANTINS, o presidente Francisco de Assis contesta as acusações, sustentando que o pleito no qual ele concorre em chapa única à reeleição da presidência do sindicato transcorre dentro da legalidade.

Francisco de Assis garantiu que o edital de convocação para eleição da nova diretoria do sindicato, marcada para este domingo (12), foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado do dia 27 de outubro deste ano, em Belém, e também na edição de 22 a 28 de outubro do corrente no Jornal Hoje, de Parauapebas.

O sindicalista fez questão de ser fotografado exibindo exemplar do Diário Oficial onde o edital foi publicado. Ele explica que não há nenhuma cláusula no estatuto do sindicato proibindo reeleição do presidente.

Com relação ao ofício do Ministério Público, solicitando prestação de contas, o presidente do sindicato respondeu que toda prestação de contas da entidade é feita com transparência por contadores que prestam serviços contábeis na cidade. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CONVITE

Currículos para shopping

O Unique Shopping Parauapebas está selecionando currículos para as vagas de emprego que serão abertas no empreendimento. O encaminhamento para os cursos do Senac é um pré-requisito para que as pessoas sejam cadastradas, ou seja, os alunos já inscritos entram para o banco de currículos do shopping. Já são quase 400 currículos cadastrados em apenas duas semanas e a procura não pára de crescer.

Quem desejar concorrer a uma vaga de emprego, basta deixar o currículo no estande de vendas do Unique Parauapebas ou enviar para o e-mail comercial@uniqueshopping.com.br, (Fabiana Alves, Planet Comunicação)

Embriaguez pode ser confirmada sem bafômetro, diz STJ

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a possibilidade de confirmar estados de embriaguez de motoristas por meio de teste clínico, e não apenas pelo bafômetro ou por exame de sangue.

Tomada por unanimidade pelos ministros da 5ª Turma da Corte, a decisão difere de um julgamento recente, ocorrido na 6ª Turma, no qual foi determinado o arquivamento de uma ação penal aberta contra um motorista que se recusou a fazer exame de sangue e teste do bafômetro, após ter sido flagrado dirigindo na contramão e com sinais de embriaguez.

Na decisão de agora, a 5ª Turma rejeitou um pedido de habeas corpus feito pelo motorista. De acordo com uma perícia, ele apresentava sinais claros de embriaguez e estava com "vestes em desalinho", "discurso arrastado", "hálito alcoólico", "marcha titubeante", "reflexo fotomotor lento" e "coordenação muscualar perturbada".

Conforme informações divulgadas pelo STJ, o motorista teria dito ao perito que havia ingerido três cervejas. (Estadão.com)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Novas notas de R$ 100 e R$ 50 a partir de segunda-feira

As novas notas de R$ 100 e R$ 50 entrarão em circulação na próxima segunda-feira (13), em todo o país. Essa é a primeira etapa da troca total da família do Real, criada em 1994 e que, até então, não havia sido modificada integralmente.

As duas notas, que são alvo de maior falsificação por causa dos valores mais elevados, terão tamanhos diferenciados e diversos novos itens de segurança, como a marca holográfica e tintas especiais. O anúncio será feito na própria segunda-feira, na sede do Banco Central (BC), em Brasília.

Entre as novidades, para facilitar a identificação também pelos deficientes visuais, está o tamanho de cada uma delas. A de R$ 50 terá 14,9 centímetros por 7 centímetros, enquanto a de R$ 100 mede 15,6 cm por 7 cm.

As demais notas - de R$ 20, R$ 10, R$ 5 e R$ 2 - também terão tamanhos diferenciados, mas menores do que os das notas que vão começar a circular agora. Hoje, todas as cédulas em circulação têm o mesmo tamanho: 14 cm x 6,5 cm. (O Globo)

Prefeitura e Câmara têm até esta quinta-feira para atender MP

Fotos: Waldyr Silva

Promotor Manoel Adilton


Promotor Danyllo Colares

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Parauapebas têm prazo até hoje (quinta-feira) para responder a questionamentos do Ministério Público Estadual sobre o montante da arrecadação da Contribuição Financeira sobre Exploração Mineral (CFEM) e a destinação dos valores. A CFEM é uma contribuição oriunda da comercialização de minério extraído do solo do município de Parauapebas pela empresa Vale.

Em conversa informal com a reportagem no início da semana, assessores jurídicos dos poderes Executivo e Legislativo asseguraram que vão atender aos pedidos dos promotores públicos dentro do prazo solicitado pelo Ministério Público.

INQUÉRITO CIVIL
Assinado pelos promotores públicos Danyllo Pompeu Colares e Manoel Adilton Peres de Oliveira, o inquérito civil do MP determina que a Prefeitura de Parauapebas, a Câmara Municipal e a mineradora Vale informem o montante da arrecadação da CFEM por parte da administração municipal de Parauapebas e onde os valores estão sendo investidos.

De acordo com Portaria nº 47/2010-MP, datada de 24 de novembro último, a prefeitura tem prazo de 10 dias úteis para informar ao Ministério Público como e onde foram utilizados os recursos oriundos da compensação financeira pela exploração de recursos minerais nos anos 2009 até o mês de novembro de 2010.

Nas considerações dos promotores, eles justificam que o repasse dos recursos da CFEM ao município de Parauapebas provém de riquezas locais, e que a utilização desses recursos deve ser revertida para beneficiar a sociedade de maneira direta e indistinta, uma vez que a riqueza pertence ao município.

Noutra consideração, a Portaria nº 47/2010-MP diz que “o Ministério Público tem como função institucional promover o inquérito civil e a ação pública, para proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos”.

Contando dez dias úteis a partir do dia 25 de novembro, a prefeitura tem até esta quinta-feira (9) para atender ao pedido do MP com as informações solicitadas sobre a aplicação dos recursos dos royalties repassados pela Vale.

VALE RESPONDE
Na resposta da Vale, assinada por Marcelo Cunha de Oliveira Bastos, a mineradora informou aos promotores que em 2008 recolheu de CFEM a quantia de R$ 135.374.182,00. Desta importância, a mineradora diz ter repassado R$ 87.993.218,00 (65%) aos cofres da prefeitura, R$ 31.136.062,00 (23%) ao Estado do Pará e R$ 16.244.902,00 (12%) ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Em 2009, de acordo com a Vale, a arrecadação total de royalties foi R$ 137.593.365,00, sendo R$ 89.435.687,00 para Parauapebas, R$ 31.646.474,00 para o Pará e R$ 16.511.204,00 para o DNPM.

De janeiro a junho de 2010, o total arrecadado pela mineradora foi R$ 79.036.939,00, cabendo ao município a importância de R$ 51.374.010,00, ao estado R$ 18.178.496,00 e ao DNPM R$ 9.484.433,00.

Quanto à Câmara Municipal, o Ministério Público quer saber se o Poder Legislativo acompanha e fiscaliza a utilização da CFEM por parte da administração municipal de Parauapebas.

O ofício nº 637/10-1ª PJP-MP encaminhado pela promotoria à presidência da Câmara Municipal foi recebido pela Câmara no dia 26/11, com pedido para ser respondido dentro de 10 dias úteis. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PFC empata com Time Negra

O time do Parauapebas Futebol Clube (PFC) empatou nesta quarta-feira (8) em 1 a 1 com a equipe do Time Negra, no estádio Rosenão, em Parauapebas, em partida válida pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Paraense 2011.

A rodada apresentou média de 4,75 gols por partida, a maior ao longo do torneio. O grande número de redes balançando foi acentuado graças a duas goleadas: Castanhal 7 x 2 Abaeté e Ananindeua 4 x 1 Santa Rosa.

Após o término da rodada, o Ananindeua se destaca como líder isolado, com nove pontos, seguido pelo Castanhal, com sete pontos, e Parauapebas, com cinco pontos. O atacante Branco, autor de quatro dos sete gols do Castanhal contra o Santa Rosa, é o artilheiro da competição, com cinco gols marcados em três partidas disputadas.

Resultados
Sport Belém 2 x 1 Tuna Luso
Abaeté 2 x 7 Castanhal
Santa Rosa 1 x 4 Ananindeua
Parauapebas 1 x 1 Time Negra

Próxima rodada
Tuna Luso x Ananindeua, dia 11/12, às 9h30, em Belém
Castanhal x Santa Rosa, dia 11/12, às 20 horas, em Castanhal
Time Negra x Abaeté, dia 12/12, às 9h30, em Belém
Parauapebas x Sport Belém, dia 12/12, às 16 horas, em Parauapebas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Criação de novos municípios

O deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) apresentou no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (7), proposta de emenda à Constituição que dá nova redação ao § 4º do art. 18 da Constituição, para restabelecer a competência dos estados para legislar sobre criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios.

“Embora seja final de ano, entendo que é o momento de se fazer uma revisão no que foi modificado pela Emenda Constitucional nº 15, que alterou o § 4º do art. 18, no que diz respeito à criação de novos municípios”, justificou o parlamentar.

O deputado destacou ainda que o Brasil há 14 anos não consegue criar um município, porque a Emenda nº 15, ao modificar e alterar a Constituição originária, de 1988, praticamente colocou uma legislação impeditiva de se criar novos municípios.

"Nós, do Estado do Pará, temos 144 municípios, e temos que criar mais 80 novos municípios, no mínimo. Compete ao Estado decidir sua organização geopolítica, e não a nós, no Congresso Nacional, ditando regras para os estados brasileiros. É no mínimo um desrespeito à Federação”, defendeu Queiroz, reportando-se à presidência da Mesa.

Alessandro, Minêgo e Magrão não comparecem para audiência


Graziela Almeida

Esperados pela justiça para prestar depoimento nesta segunda-feira (6) no Fórum de Parauapebas sobre o envolvimento deles na morte e sumiço do corpo de Ana Karina Matos Guimarães, crime ocorrido no dia 10 de maio deste ano, os acusados Alessandro Camilo de Lima, Francisco Assis Dias (Magrão) e Florentino de Souza Rodrigues (Minêgo) não se apresentaram para a audiência.

De acordo com informações colhidas pela reportagem, Alessandro, Minêgo e Magrão teriam saído de Belém às 7 horas do último domingo (5) em direção a Parauapebas, aonde chegariam por volta das 17 horas e pernoitariam no quartel da Polícia Militar. Na manhã desta segunda-feira (6), o trio participava da primeira audiência de instrução do caso.

Pela manhã desta segunda-feira, era grande a movimentação de repórteres em busca de notícias e populares na porta do Fórum, no Bairro Cidade Nova, para ver os acusados. Mas, sorrateiramente, só compareceu Graziela Barros Almeida, além de outras testemunhas.

Cópia de um fax enviado pelo diretor interino do CRC (Centro de Recuperação Criminal), de Belém, Luiz Domingos Ribeiro da Conceição, foi distribuída à imprensa pelo juiz Líbio Araújo, comunicando ao magistrado que todas as providências para transportar os acusados foram tomadas, mas a Polícia Militar não teria comparecido, motivo pelo qual os presos não foram apresentados em Parauapebas.

Segundo informações de pessoas próximas aos acusados, estes estariam propensos a mudar a versão de que mataram a comerciária e jogaram o corpo da vítima no rio Itacaiúnas, depois de colocá-lo em um tambor, negando a autoria do crime e alegando terem sido coagidos pela polícia para confessar.

Os depoimentos das testemunhas, entre estas a mãe da vítima, dona Maria Íris Guimarães, encerraram por volta das 18h30 desta segunda-feira (6) e vão ser reiniciados na próxima quinta-feira (9). (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

domingo, 5 de dezembro de 2010

sábado, 4 de dezembro de 2010

Castanhal e PFC empatam em 2 a 2

Castanhal e Parauapebas Futebol Clube (PFC) empataram em 2 a 2 na noite deste sábado (4) no estádio Maximino Porpino, em Castanhal, pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Paraense 2011.

O Japiim abriu o placar com Soares, aos 9 minutos do segundo tempo. Já aos 30, Diego Silva empatou para o Parauapebas. Um minuto depois, Branco deixou o Castanhal de novo na frente, e aos 36 minutos o atacante Ró igualou o placar em definitivo.

Os próximos jogos do PFC são com Time Negra, dia 8, às 16 horas, no estádio Rosenão, em Parauapebas; Sport Belém, dia 12, às 16 horas, também em Parauapebas; Tuna Luso, dia 15, às 15h30, no estádio do Souza, em Belém; Ananindeua, dia 19, às 9h30, no estádio Baenão, em Belém; e com Abaeté, dia 22, às 15h30, estádio Rosenão, em Parauapebas.

Comissão de Direitos Humanos da Câmara visita cadeia municipal





Depois de receber oficialmente na tarde da última quinta-feira (2) da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Parauapebas um relatório sobre as denúncias dando conta que os detentos do presídio municipal do Rio Verde tinham sido torturados pela Polícia Militar, integrantes das comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública da Câmara Municipal de Parauapebas, acompanhados do procurador jurídico do Legislativo, advogado Jakson Silva e Souza, fizeram uma visita no mesmo dia ao antigo prédio da delegacia, onde funciona o presídio, para checar as denúncias de tortura sofrida pelos presos.
Integraram as duas comissões da Câmara Municipal os vereadores Adelson Fernandes (PDT), Antonio Massud (PTB), Faisal Salmen (PSDB) e Percília Martins (PRTB), que verificaram in loco a situação em que vivem os detentos amotinados nas celas do xadrez e ouviram depoimentos dos presos, os quais mostraram hematomas que comprovariam as denúncias.
Na visita dos vereadores ao presídio, eles presenciaram superlotação das celas, observando que estes espaços, com capacidade para apenas 12 detentos cada, contavam com mais 30 presos amontoados.
O vereador Adelson Fernandes, presidente da Mesa Diretora da Câmara, prometeu que o Poder Legislativo vai cobrar as providências aos órgãos competentes para resolver o problema de superlotação de presos no presídio municipal, sugerindo a transferência dos detentos para penitenciária.
Além da transferência dos presos para presídio seguro, os vereadores avisaram que vão cobrar também providências para a desativação definitiva do prédio da antiga delegacia, onde funciona o xadrez, localizado numa área urbana, inapropriada e sem quaisquer condições físicas para abrigar presos de justiça ou de qualquer espécie.
Uma reunião entre representantes do Legislativo Municipal, a OAB de Parauapebas e o novo secretário de Segurança Pública do Estado deve ser marcada logo para o início de 2011, especialmente para tratar o problema.
A comissão da Subseção da OAB local que entregou oficialmente o relatório sobre a situação dos presos aos vereadores foi composta pelo presidente da Ordem, Ademir Donizete Fernandes; Helano Farnesi e Gildásio Teixeira Sobrinho. Os advogados foram recebidos pelos vereadores Adelson Fernandes, Faisal Salmen e Antonio Massud. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)