sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Encontro da Mulher inicia dia 6 e vai até dia 13 em Parauapebas


Inicia no próximo dia 6 (sábado), e vai até dia 13, o XX Encontro da Mulher de Parauapebas, tradicional evento organizado pela prefeitura municipal. Este ano, o encontro traz o tema “20 anos construindo história”.

Programação
Dias 06 e 07/03
8 horas – Campeonato esportivo/tarefa relâmpago, no ginásio poliesportivo do Beira Rio

Dia 08/03
20 horas – Lançamento da revista 20 anos de Encontro da Mulher e do documentário Mulheres de 20, no Atrium Hotel

Dia 11/03
16 horas – Marcha das Mulheres de Parauapebas, no ginásio poliesportivo do Beira Rio
A partir das 19 horas – Abertura do encontro, com pronunciamentos; apresentação dos jurados; grito de paz; peça teatral “Vale a pena ver de novo”; apresentação de música inédita e show com banda Tecno Mania, na Praça de Eventos.

Dia 12/03
A partir das 20 horas – Teatro gospel; Mulheres raras entre tantas mulheres; Mulheres, consumidoras conscientes por um mundo melhor; Tarefa relâmpago; Show gospel com Milla Carvalho, na Praça de Eventos.

Dia 13/03
9 horas – Corrida de kart, no Kartódromo de Parauapebas, próximo ao viaduto.
16 horas – Partida de futebol feminino entre Seleção de Parauapebas e Seleção de Tucumã, no estádio Rosenão.
A partir das 20 horas - Acordes femininos no ar; Mulheres antenadas em qualquer assunto; Tarefa relâmpago; Lugar de mulher é em todo lugar; Dança - vale a pena ver de novo; Premiação das equipes; Show nacional com Os Travessos, na Praça de Eventos.

Tempo


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Remo ganha fora e Papão em casa

Em partidas válidas pela Copa do Brasil, agora à noite, o Clube do Remo fez 2 a 1 na equipe do São Mateus, em Jaguaré (ES), enquanto que o Paysandu aplicou 3 a 1 no time de Potyguar (RN), no estádio Curuzu, em Belém.

Os gols do Remo foram assinalados por Fabrício (aos 8 minutos do primeiro tempo) e por Marciano, aos 22 minutos da etapa complementar, enquanto o jogador Marcelo descontou para São Mateus, aos 5 minutos do primeiro tempo.

Já os gols do Paysandu foram feitos por Moisés (32’1º), Brida (17’2º) e por Didi (18’2º), e descontado por Roquete (42’1º), para o Potyguar.

Governadora inaugura UCI em Parauapebas nesta sexta-feira

Waldyr Silva



A governadora Ana Júlia Carepa deve vir a Parauapebas nesta sexta-feira (26), à tarde, para inaugurar e entregar à população uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), espécie de UTI neonatal para atender crianças prematuras e que nascem com problemas de saúde.

Servidores da Casa Civil da governadoria se encontram na cidade desde terça-feira (23) ultimando os detalhes para a visita da governadora em Parauapebas.

Os modernos equipamentos da UCI foram adquiridos por meio de parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e o Governo do Estado.

A UCI, que se localiza nas instalações do Hospital Municipal de Parauapebas (HMP), conta com salas onde ficam os equipamentos (incubadoras, por exemplo), sala com poltronas para as mães amamentar os filhos e área para tomar banho de sol, entre outras repartições.

A fachada do HMP e áreas à frente da casa de saúde estão recebendo pintura nova e limpeza para receber a chefe do Executivo estadual, que será recebida pelo prefeito Darci Lermen e demais autoridades municipais.

Disque Denúncia de Parauapebas já apresenta resultados positivos

Lançado em Parauapebas no dia 27 de janeiro último, portanto, há menos de um mês, o Disque Denúncia começa a apresentar os primeiros resultados. Apenas na primeira semana, a Central registrou 148 ocorrências e, recentemente, graças a uma das denúncias recebidas, a Polícia Civil local conseguiu prender oito pessoas suspeitas de integrarem uma quadrilha de assaltos a bancos na região. Com o grupo foram apreendidas armas e munição.

Parauapebas é a primeira cidade do interior do Pará a receber o Disque Denúncia. O sistema é resultado de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC), governos federal, estadual e municipal, Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), instituições não-governamentais e a iniciativa privada, como a Vale.

O serviço funciona como uma central de atendimento comunitária, que atende pelo telefone (94) 3346-2250, durante 24 horas por dia. Como nos demais lugares do Brasil onde o serviço já foi implantado, o denunciante tem seu anonimato garantido.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

III Noite do Black-out agora será na Pirâmide Music, sexta-feira

Devido à grande procura de ingressos e por motivo de segurança (alertado pelo Corpo de Bombeiros), a direção do site Pebinha de Açúcar decidiu realizar a III Noite do Black-out no dia 5 de março (sexta-feira) na Pirâmide Music.

O site Pebinha de Açúcar se preocupa com a comodidade de todos e por esse motivo resolveu realizar a festa mais eletrizante de Parauapebas em um lugar maior, mais amplo e que com certeza a III Noite do Black-out vai ser imperdível!

Os ingresos comprados antecipados valem na Pirâmide, sem nenhum problema!

Maiores informações podem ser adquiridas pelos celulares (94) 8134-2558 e 9121-9293.

Especulação sobre contratação de aprovados no concurso público

Muito se tem especulado sobre a contratação dos concorrentes aprovados no concurso público feito pela Prefeitura de Parauapebas no final do ano passado.

A lista oficial com os nomes dos concorrentes de nível médio já foi publicada em veículos oficiais e particulares do Estado do Pará, enquanto que o resultado dos aprovados de nível superior está previsto, de acordo com a prefeitura, para ser anunciado no próximo dia 5 de março.

Recentemente, a prefeitura publicou edital convocando 50% dos aprovados na área de nível médio (544 servidores), das 1.254 vagas ofertadas, para efetiva contratação.

Muita gente aprovada acha (ou desconhece a lei) que à medida que passa em concurso público o órgão é obrigado a cantratar imediatamente para a função.

Segundo a legislação, o concurso público tem validade de dois anos, com prorrogação para mais dois anos, tempo em que a PMP pode chamar os classificados, de acordo com a demanda nesse período.

Interessados em maiores informações sobre a contratação de candidatos aprovados no concurso público da Prefeitura de Parauapebas podem procurar a comissão do concurso da Secretaria Municipal de Administração (Semad), no prédio da prefeitura, Rua E, bairro Cidade Nova.

Treinamento para combate à hanseníase em Parauapebas

A Prefeitura Municipal de Parauapebas realiza, no período de 23 a 25 de fevereiro, um treinamento para profissionais da cidade e de municípios vizinhos, visando capacitá-los para que cada vez mais melhore o atendimento a pacientes portadores de hanseníase.

O treinamento será feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com apoio do Departamento de Atenção Básica (Coordenação de Prevenção à Hanseníase). O curso visa atender a campanha de combate à hanseníase, que ocorre no período de 1º a 11 de março deste ano.

O médico Carlos Alberto Vieira da Cruz, hansenólogo da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com mais de 30 anos trabalhando nesta área, ministrará o treinamento. Ele trabalhou como médico da referência de hanseníase no Marcelo Candia – Centro de Referência de Hanseníase do Estado, hoje assessor da Coordenação Estadual de Hanseníase, médico sanitarista e epidemiologista.

Público alvo: médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede pública e privada
Início do treinamento: dia 23 de fevereiro de 2010 (parte teórica)
Horário: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Local: sala de videoconferência do Ceup, rua “A”, bairro Cidade Nova
Continuação: dias 24 e 25 de fevereiro (parte prática)
Horário: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Local: auditório do Departamento de Atenção Básica, rua “C” nº 391, bairro Cidade Nova

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Remo derrota São Raimundo e se mantém isolado na liderança

O Clube do Remo derrotou o São Raimundo, de virada, pelo placar de 3 a 1, neste sábado (21) à noite, no estádio Baenão, em Belém, na partida que marcou a abertura da sexta rodada do primeiro turno do campeonato paraense de futebol.

O jogo foi equilibrado do início ao fim, com as duas equipes buscando incansavelmente o caminho do gol. O primeiro gol saiu aos 20 minutos do primeiro tempo, através do atacante Branco, do São Raimundo.

Ainda na etapa inicial, o atacante Marciano, depois de uma cobrança de escanteio, escorou para o fundo das redes aos 25 minutos, empatando a partida para o Remo.

O desfecho só aconteceu nos minutos finais, pelo atacante Samir, que marcou de cabeça aos 44 minutos após o chute de Hellinton, que acertou o travessão, e aos 48 minutos, depois de uma dividida de bola dentro da área, mostrando oportunismo, sem defesa para o goleiro Labilá, fechando o placar em 3 a 1 para o Remo.

A renda divulgada foi R$ 79.311,00, para 6.152 pagantes, 550 credenciados, total de 6.702 torcedores.

Ibama revela esquema milionário de madeireiras fantasmas no Pará

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) começou a divulgar na última sexta-feira (19) o resultado da Operação Caça Fantasma, que rastreia a cadeia produtiva da madeira no Estado do Pará em busca de irregularidades. O órgão já detectou a existência de mais de 150 empresas fantasmas, que movimentaram mais de 200 mil metros cúbicos de madeira em créditos no sistema, um esquema de mais de 25 milhões de reais.

A operação Caça Fantasma é realizada pela Superintendência do Ibama no Pará e rastreia a cadeia produtiva florestal no estado por meio do Sisflora, sistema de gestão florestal adotado no Pará, e no Sistema DOF (Documento de Origem Florestal).

Por meio de vistorias in loco é constatada a existência ou não de empresas, e no caso de comprovação que a empresa não existe fisicamente (empresa fantasma), analistas ambientais do Ibama no Pará realizam o levantamento da cadeia de comercialização dos produtos florestais nos sistemas informatizados e bloqueiam o acesso da empresa ao sistema até comprovação de emissão de notas fiscais e guias florestais de maneira lícita.

Com a apresentação dos documentos pela empresa notificada, que na maioria das vezes comprova a fraude, pois grande parte das placas de veículos informados como responsáveis pelo transporte de produtos florestais, sendo na teoria caminhões e carretas, era na verdade motos, carros de passeio, veículos fora de circulação e até mesmo placas que não existiam.

As empresas são então autuadas e é solicitado o estorno das quantias de madeira, carvão ou lenha comercializadas, que é solicitado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), pois na verdade nunca existiu essa madeira, servindo os créditos apenas para acobertar a madeira extraída de maneira ilegal, ou seja, fora de planos de manejo e autorizações de desmatamento legalmente emitidas.

Resultados
De acordo com esse procedimento, foi solicitado à Sema/PA o estorno de mais de 173.000,00 m³ de madeira, seja serrada ou em toras, 42.000,00 MDCs (metros de carvão vegetal) e quase 11.000,00 estéreos de lenha, totalizando 226.400,00 m³, o equivalente a mais de 7.500 caminhões carregados de produtos florestais, isso tudo a um custo financeiro muito baixo e com grande efetividade na repressão ao crime ambiental. (Fonte: Ecoamazônia)

Futebol das 'bonecas' no Liberdade

Fotos: Carlos Campos




Homens vestidos de mulher deram show na manhã da última terça-feira (16), feriado de carnaval, no campo da Ciam, bairro Liberdade, mostrando muita irreverência e animação.

O jogo das "bonecas" acontece há quatro anos, quando vários amigos se reúnem para comemorar a terça-feira gorda de uma maneira diferente.

Líder da brincadeira bem humorada, Domingos do Pec explica que a partida de futebol "é um momento único no ano que a gente tem pra animar mais ainda o carnaval, junto com nossas famílias”.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

IGREJA CHAVE DO PARAISO

De um internauta sobre as delícias terrenas de se fundar uma igreja

O primeiro milagre do heliocentrismo
Eu, Claudio Angelo, editor de Ciência da Folha, e Rafael Garcia, repórter do jornal, decidimos abrir uma igreja. Com o auxílio técnico do departamento Jurídico da Folha e do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo Gasparian Advogados, fizemo-lo.

Precisamos apenas de R$ 418,42 em taxas e emolumentos e de cinco dias úteis (não consecutivos). É tudo muito simples. Não existem requisitos teológicos doutrinários para criar um culto religioso. Tampouco se exige número mínimo de fiéis.

Com o registro da Igreja Heliocêntrica do Sagrado EvangÉlio e seu CNPJ, pudemos abrir uma conta bancária na qual realizamos aplicações financeiras isentas de IR e IOF. Mas esses não são os únicos benefícios fiscais da empreitada. Nos termos do artigo 150 da Constituição, templos de qualquer culto são imunes a todos os impostos que incidam sobre o patrimônio, a renda ou os serviços relacionados com suas finalidades essenciais, as quais são definidas pelos próprios criadores. Ou seja, se levássemos a coisa adiante, poderíamos nos livrar de IPVA, IPTU, ISS, ITR e vários outros "Is" de bens colocados em nome da igreja.

Há também vantagens extratributárias. Os templos são livres para se organizarem como bem entenderem, o que inclui escolher seus sacerdotes.“Uma vez ungidos, eles adquirem privilégios como a isenção do serviço militar obrigatório (já sagrei meus filhos Ian e David ministros religiosos) e direito a prisão especial”.

VEJA MAIS EM http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u660688.shtml

Só para ilustrar
Alguns curiosos nomes de 'igrejas' no Brasil…

Veja mais em http://www.novotempo.org.br/amiltonmenezes/?p=392

Assembleia de Deus Batista, A Cobrinha de Moisés
Ass. de Deus com Doutrinas e sem Costumes (Rio de Janeiro-RJ)
Assembleia de Deus do Pai, do Filho e do Espírito Santo
Assembleia de Deus Fonte Santa em Biscoitão
Associação Evangélica Fiel até Debaixo d’Água (Corinthiano?)
Comunidade Arqueiros de Cristo
Comunidade do Coração Reciclado
Comunidade Evangélica Shalom Adonai, Cristo!
Comunidade Porta das Ovelhas
Congregação Anti-Blasfêmias
Congregação J.A.T (Jesus Ama a Todos)
Congregação Passo para o Futuro
Congregação Plena Paz Amando a Todos
Cruzada de Emoções
Cruzada do Poder Pleno e Misterioso
Cruzada Evangélica do Ministério de Jeová, Deus do Fogo
Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade
'Igreija' Evangélica Muçulmana Javé é Pai
Igreja ‘A’ de Amor
Igreja ‘Eu Sou a Porta’
Igreja A Fé de Gideão
Igreja Abre-te-Sésamo
Igreja Aceita a Jesus
Igreja Adventista da Sétima Reforma Divina
Igreja Assembleia de Deus Adventista Romaria do Povo de Deus
Igreja Atual dos Últimos Dias
Igreja Automotiva do Fogo Sagrado
Igreja Bailarinas da Valsa Divina
Igreja Barco da Salvação
Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo
Igreja Batista Coluna de Fogo (Belo Horizonte-MG)
Igreja Batista Floresta Encantada
Igreja Batista Incêndio de Bênçãos
Igreja Batista Ô Glória!
Igreja Batista Ponte para o Céu
Igreja Batista Renovada Lugar Forte
Igreja C.R.B (Cortina Repleta de Bênçãos)
Igreja Caverna de Adulão
Igreja Cenáculo de Oração Jesus Está Voltando
Igreja Chave do Éden
Igreja Cristo é Show
Igreja da Água Abençoada
Igreja da Bênção Mundial
Igreja da Bênção Mundial Fogo de Poder
Igreja da Bênção Mundial Pegando Fogo do Poder
Igreja da Cruz Erguida para o Bem das Almas
Igreja da Oração Eficiente
Igreja da Pomba Branca
Igreja das Sete Trombetas do Apocalipse
Igreja de Deus Assembleia dos Anciãos
Igreja de Deus da Profecia no Brasil e América do Sul
Igreja de Deus que se Reúne nas Casas (Itaúna-MG)
Igreja Dekanthalabassi
Igreja do Amor Maior que Outra Força
Igreja do Louvre
Igreja do Manto Branco
Igreja dos Bons Artifícios
Igreja dos Habitantes de Dabir
Igreja E.T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção) (???)
Igreja Este Brasil é Adventista
Igreja Evangélica a Última Trombeta Soará (Contagem-MG)
Igreja Evangélica Adão é o Homem
Igreja Evangélica Assembleia dos Primogênitos (João Pessoa-PB)
Igreja Evangélica Batalha dos Deuses
Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado
Igreja Evangélica Bola de Neve
Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta (???)
Igreja Ev. do Pastor Paulo Andrade, O Homem que Vive sem Pecados
Igreja Evangélica dos Hinos Maravilhosos
Igreja Evangélica Facho de Luz
Igreja Evangélica Florzinha de Jesus (Londrina-PR)
Igreja Evangélica Fonte de Milagres
Igreja Evangélica Idolatria ao Deus Maior
Igreja Evangélica Luz no Escuro
Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal
Igreja Evangélica O Senhor Vem no Fim (Só no fim?????)
Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo
Igreja Ev. Pentecostal a Volta do Grande Rei (Poços de Caldas-MG)
Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia
Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia (Uberlândia-MG)
Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo
Igreja Evangélica Pentecostal da Bênção Ininterrupta
Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo
Igreja Ev. Pentecostal Sinal da Volta de Cristo (Três Lagoas-MS)
Igreja Explosão da Fé
Igreja Filho do Varão (Opa!!! Se puxar o pai vai se dar bem!!!)
Igreja Jesus Está Voltando, Prepara-te
Igreja Menina dos Olhos de Deus
Igreja MTV, Manto da Ternura em Vida
Igreja Palma da Mão de Cristo
Igreja Pedra Viva
Igreja Pentecostal Alarido de Deus (Anápolis-GO)
Igreja Pentecostal do Fogo Azul
Igreja Pentecostal do Pastor Sassá
Igreja pentecostal Esconderijo do Altíssimo (Anápolis-GO)
Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém
Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica
Igreja Pentecostal Marilyn Monroe (???)
Igreja Pentecostal Planeta Cristo
Igreja Pentecostal Trombeta de Deus (Samambaia-DF)
Igreja Pentecostal Uma Porta para a Salvação
Igreja Pentecostal Vale de Bênçãos
Igreja Quadrangular o Mundo é Redondo
Igreja Sinais e Prodígios
Igreja Socorista Evangélica
Ministério Apascenta as Minhas Ovelhas
Ministério Eis-me Aqui
Ministério Favos de Mel (Rio de Janeiro-RJ)
Ministério Maravilhas de Deus

Rir ou chorar? Haja criatividade!!! Qual a intenção, origem e motivação por trás de tanta 'diversidade'?

Como escrevi no título da mensagem, vou abrir minha igreja e já volto.

Estou pensando em chamá-la IGREJA CHAVE DO PARAISO.

Detran – Feudo da Igreja do Evangelho Quadrangular

O Detran-PA faz parte da cota do PMDB na partilha política da máquina administrativa do governo Ana Júlia Carepa. Desde a exoneração do ex-diretor geral, Lívio Assis, defenestrado sob a suspeita de corrupção, a autarquia foi tomada de assalto pelos pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular e seus obreiros, célebres pela relação promíscua com os inquilinos do poder – sejam do PSDB, PT, ou PMDB.

Alberto Campos, que é pastor da tal Igreja do Evangelho Quadrangular, está no epicentro de um escândalo, deflagrado por uma denúncia deste blog, com provas documentais. À margem da lei, ele determinou que fossem anuladas multas, uma das quais gravíssima, de Maria Denise da Silveira, que também é pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular e vem a ser a diretora Administrativa e Financeira do Detran. Em consequência, Campos foi denunciado por improbidade administrativa ao Ministério Público estadual.

A Igreja do Evangelho Quadrangular tem como presidente no Pará o pastor Josué Bengston (PTB), ex-deputado federal pelo PTB, acusado de participar da máfia dos sanguessugas, esquema de compras de ambulâncias a preços superfaturados, com recursos do governo federal, obtidos por emendas parlamentares no orçamento da União.

Bengston é acusado de formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e fraude em licitação, segundo denúncia à Justiça do Ministério Público Federal. (Fonte: Blog do Barata)

Deu no blog da Ana Júlia Carepa

É prioridade o investimento na região sul e sudeste do Pará. Por mais empregos

(Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010)

Chego à tarde em Marabá e vou visitar as obras que estão sendo realizadas na BR-222 e inaugurar 5 pontes, emenda do deputado Lúcio Vale. Este investimento na construção de 11 pontes na BR 222 é de 13,6 milhões de reais.

No que toca ao nosso governo em relação a construção e reparação de rodovias e pontes, destinamos 14,9 milhões para recuperação da PA 150, 2,1 milhões na PA 477 e outros 4,5 milhões na recuperação de pontes.

Para desenvolver a região sul e sudeste do Pará, é preciso fazer o que estamos fazendo: um grande e prioritário investimento em infraestrutura e logística.

Estamos investindo na recuperação da infraestrutura da fase I do distrito industrial de Marabá, e na construção das fases II e III para dar condições a empresas metalúrgicas para que se instalem em nosso Estado e gerem emprego para o nosso povo.

Já temos o projeto da ALPA- Aços Laminados do Pará, que vai representar investimentos de mais de 3 bilhões de dólares. Temos um projeto que será construído pelo Sinobrás para produção de laminados finos de aço, mais 750 milhões de dólares em investimentos. Existe o projeto da Buritirama de produzir ligas metálicas de manganês.

E todo esse esforço para o desenvolvimento da região sul e sudeste, só faz sentido porque queremos o desenvolvimento para a região e também para os que ali moram. Com emprego prioritário para o povo do Pará.

Saudades


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Bairro Primavera leva prêmios de melhor bloco carnavalesco e melhor escola de samba

Fotos: Waldyr Silva




A comunidade do bairro Primavera ainda está comemorando o resultado duplo do carnaval deste ano, com a vitória do bloco carnavalesco Arrastão Pai D’égua e da escola de samba Mocidade Independente do Primavera, como campeões do carnaval de 2010 em Parauapebas.
O resultado do carnaval deste ano foi revelado no início da noite desta quarta-feira (17/02), na Praça de Eventos, por uma comissão de apuração formada por diretores da Liga das Agremiações de Blocos e Escolas de Samba de Parauapebas (Liabesp) e servidores da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com a presença de representantes dos blocos e escolas de samba.
Blocos carnavalescos1º - Arrastão Pai D’égua (45 pontos)
2º - Cala Boca e me Beija (43 pontos)
3º - Nessa Onda eu Vou (42 pontos)
4º - Vai Laaá (41,5 pontos)
Escolas de samba1º - Mocidade Independente do Primavera (85 pontos)
2º - Acadêmicos do Sol Nascente (83 pontos)
3º - Estação Eles e Elas (75 pontos)
4º - Acadêmicos do Liberdade (70,5 pontos)
Animação na apuraçãoOs carnavalescos do bairro Primavera eram os mais animados na Praça de Eventos, no momento da apuração, pois, à medida que o locutor anunciava os pontos das escolas e blocos adquiridos pelos jurados, explodiam de alegria e vibração com charanga.
Ao ser anunciado o resultado final do carnaval, representantes das escolas de samba Eles e Elas, Sol Nascente e Acadêmicos do Liberdade protestaram quanto à organização do desfile das agremiações carnavalescas, alegando que foram prejudicados em virtude da precariedade do som que seria instalado ao longo da avenida por onde passavam as escolas e blocos.
Emoção e agradecimentosPor outro lado, o presidente da escola de samba Mocidade Independente do Primavera, Raimundo Gonçalves Pinto, acompanhado dos irmãos e também diretores da escola, Rui e Síndima Pinto, agradeceu aos organizadores do carnaval, aos brincantes e a Nossa Senhora de Nazaré.
“Estou me sentindo muito orgulhosa pelo título e de maneira alguma poderia deixar de agradecer a todos que foram para a avenida e mostraram a qualidade do carnaval da Mocidade do Primavera, tendo em vista que nosso bairro é considerado o do samba e do amor”, comemorou a carnavalesca Síndima Pinto, bastante emocionada.
Como ocorre em todos os anos, a Prefeitura de Parauapebas ofereceu toda estrutura para a realização do carnaval de rua durante as quatro noites de folia (de 13 a 16/02), contratando bandas musicais (sete bandas), palco, arquibancadas e camarotes; organizando o desfile de blocos e escolas de samba, com apoio da Liabesp, e festival de marchinhas; e premiando os vencedores com troféus e dinheiro.

Águia de Marabá empata em 2 a 2 com Paysandu no Zinho Oliveira



Acabou em 2 a 2, agora há pouco, a partida entre Águia de Marabá e Paysandu, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá.

Os gols foram marcados por Wando (Águia), aos 8 minutos do segundo tempo; Sandro (Paysandu), aos 29 minutos do segundo tempo; Thiago Marabá (Águia), aos 42'2o; e por Sandro (Paysandu), de pênalty, aos 48 minutos da etapa final.

Classificação
1º - Remo (13 pontos)
2º - Paysandu (9 pontos)
3º - Independente (7 pontos)
4º - Cametá (6 pontos)
5º - Águia (5 pontos)
6º - São Raimundo (5 pontos)
7º - Santa Rosa (5 pontos)
8º - Ananindeua (3 pontos)

Próximos jogos da 6ª rodada
Remo x S.Raimundo / 20-02 (sábado), 20h30 (Baenão)
Paysandu x Cametá / 21-02 (domingo), 16 horas (Curuzu)
Santa Rosa x Ananindeua / 23-02 (terça-feira), 15h30 (Baenão)
Águia x Independente / 23-02 (terça-feira), 20 horas (Zinho)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Horário de Verão encerra à meia-noite de sábado para domingo

Na metade da noite do próximo sábado para domingo (21), acaba o Horário de Verão Brasileiro. Muita gente, no entanto, não fica atenta para essa mudança e acaba tendo alguns transtornos com agendamento de compromissos. Portanto, é importante que você fique atento à mudança e atualize o relógio do seu computador.

À meia-noite de sábado para domingo (do dia 20 para o dia 21 de fevereiro), os relógios devem ser atrasados em uma hora. Para quem ainda não instalou o Windows Update de dezembro último, é hora de instalá-lo imediatamente e ficar tranquilo com a mudança de horário. Mas usuários mais avançados, vale conferir se o hotfix KB 976098 está instalado.

Para conferir se o seu Windows está atualizado, vá ao menu Iniciar > Windows Update > Exibir Atualizações (se você usar Windows Vista ou 7). Instale então as atualizações que porventura estejam pendentes. Quem ainda usa o XP, deve clicar Iniciar > Todos os Programas > Windows Update e instalar as atualizações.

Quem controla seus compromissos pelo Exchange/Outlook também deve ficar atento para não perder a hora. Modifique manualmente cada compromisso na semana afetada (de domingo a sábado), depois que o fuso horário do sistema operacional for alterado. Este é o método preferido e recomendado para a maioria dos usuários.

Algumas versões do Microsoft Outlook, Outlook Mobile, Outlook Web Access, Microsoft Office SharePoint Server e do Windows SharePoint Services não carimbam propriedades de fuso horário em alguns tipos de itens de calendário. Sem esses dados, é provável que a Ferramenta de Atualização de Dados de Fuso Horário do Outlook atribua nova base a itens de calendário incorretamente para fusos em que as definições de horário tenham mudado parcialmente em um determinado ano – este é o caso para o fuso horário do Brasil (GMT-3:00) Brasília e (GMT-4:00) Manaus).

Para o Brasil, a Ferramenta de Atualização de Dados de Fuso Horário do Outlook versão 3.0 pode atribuir nova base incorretamente a qualquer item que não tenha uma definição de fuso carimbada. Antes de decidir usar a Ferramenta de Atualização de Dados de Fuso Horário do Outlook versão 3.0, você deve considerar, caso a caso, o grau de eficiência da ferramenta para o seu ambiente.

A Microsoft disponibilizou um suporte especial para quem precisa de ajuda com o horário de verão pelos telefones (11) 4706-0900 (São Paulo) ou 0800-761-7454 para as demais regiões do país. Se ainda tiver dúvidas, acesse a página da Microsoft com dicas para ajustar seus relógios.

Ator morre afogado no Tocantins

São Paulo – Morreu na noite da última terça-feira (16) o ator, cantor, compositor e humorista Arnaud Rodrigues. Arnaud (foto) estava dentro de uma embarcação, com outras onze pessoas, em um lago perto de Palmas, no Tocantins. O barco acabou virando durante a tarde, próximo a altura do km 26 da rodovia TO-10.

A confirmação da morte do artista foi dada pelo Corpo de Bombeiros e pela Marinha, que encerraram as buscas na noite desta terça (16). O trabalho está sendo retomado nesta quarta-feira (17).
Nascido em Serra Talhada (PE), em 1942, Arnaud Rodrigues trabalhou ao lado de Chico Anysio em diversos programas humorístico, como “Chico City” (1973).
Entre as novelas em que atuou, destaca-se “Roque Santeiro” (1985) e uma participação especial em “Lampião e Maria Bonita” (1982).
No cinema, Arnaud trabalhou com Renato Aragão em “A filha dos Trapalhões” (1984) e “Os Trapalhões e o Mágico de Oroz” (1984).
Mais recentemente, ele estava trabalhando no programa “A Praça é Nossa”, no SBT.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

IV Congresso do PT debate em Brasília eleições 2010

Brasília - Começa na próxima quinta-feira (18), em Brasília, o IV Congresso Nacional do PT. Durante o evento, os 1.350 delegados escolhidos durante o Processo de Eleições Diretas (PED) 2009 vão discutir a conjuntura nacional e internacional, a política de alianças e as eleições de 2010. No evento, que ocorre até sábado (20) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, haverá a posse dos membros do Diretório Nacional, da Comissão de Ética Nacional e do Conselho Fiscal Nacional.

As atividades do IV Congresso começam às 10 horas de quinta-feira, com um seminário entre delegações internacionais. Às 20 horas, haverá um show de música popular brasileira.

Na manhã de sexta-feira (19), os delegados vão votar o regimento interno e iniciar os debates políticos e a votação de resoluções. Os novos dirigentes do partido tomam posse às 19h30 do mesmo dia.

Às 9 horas de sábado, serão recebidos os representantes dos movimentos sociais. Às 10 h, haverá um ato de aprovação da pré-candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à presidência da República. Está prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Às 14h30, ocorre a primeira reunião do novo diretório nacional do partido. O novo presidente do PT, José Eduardo Dutra, comanda os trabalhos. Às 20 h, começa a festa dos 30 anos do PT.

Além dos debates políticos, o evento traz uma intensa programação cultural. Na quinta-feira, haverá intervenção cênica dos palhaços Charles e Tchuchuco (São Paulo). Durante o almoço, o Rolo Trio (Rio de Janeiro) apresenta um show de blues e jazz. No fim da tarde, o grupo Tripé (Mato Grosso do Sul) toca rock pop rural. À noite, a banda Mandracatu (Pernambuco) apresenta repertório de forró.

Na sexta-feira (19), Dr Dim e DJ Gez (Goiás) tocam números de hip hop. No fim da tarde, o Quartchêto (Rio Grande do Sul) traz música gaúcha com roupagem contemporânea. Durante os três dias de debates, haverá exposição dos artistas plásticos Cláudia Lobo (Maranhão), Edson Melo (Goiás) e Joana Rodrigues (Minas Gerais).

Para quem gosta de cinema, haverá exibição de filmes. Na sexta-feira, às 13 h, será apresentado o filme “Batismo de sangue”, de Helvécio Ratton. Às 17 h, é a vez do documentário “Roraimeira”, de Thiago Chaves Briglia. No sábado, às 13 h, nova exibição de “Batismo de sangue”. Às 17 h, será apresentado o filme “Narradores de Javé”, de Eliane Café.

O Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, levará ao IV Congresso Nacional do PT uma exposição de cartazes que marcaram a história do partido. Serão 61 painéis com momentos marcantes da trajetória do PT, das questões institucionais às bandeiras de luta, passando por campanhas eleitorais.

A seleção foi a partir de arquivos do partido, acervos públicos e pessoais, muitos doados por militantes e dirigentes ao Centro Sérgio Buarque de Holanda. A exposição “PT 30 anos – Cartazes” permanecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães durante os três dias de atividades.

A Setorial Nacional de Economia Solidaria do PT vai apresentar durante o evento uma mostra dos produtos e serviços do setor. O objetivo é apresentar aos delegados o atual estágio de desenvolvimento da economia solidaria no Brasil.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio de sua Assessoria de Comunicação (Ascom), vem a público informar que, caso qualquer nome de secretário ou coordenador do Governo Municipal for veiculado em algum bloco ou abadá, o fato será de única responsabilidade dos blocos carnavalescos, pois o Governo Municipal não patrocinou nenhum bloco e sim é responsável pelo Carnaval 2010 como um todo.

Prefeitura Municipal de Parauapebas
Nossa gente, nosso futuro

Contadores de Parauapebas fazem curso de reciclagem

Waldyr Silva


Contadores de Parauapebas participaram, no último final de semana, no auditório do Instituto Educacional Geralda Azevedo (Iega), bairro Rio Verde, de um treinamento denominado “Encerramento das demonstrações Contábeis”, ministrado pelo instrutor José Luiz Nunes Fernandes, professor na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Faculdade Ideal, em Belém.
O curso foi elaborado pela empresa Log. Educação Profissional, teve carga de 8 horas, foi apresentado aos contadores em data-show e disponibilizou kit contendo material didático, com entrega de certificado aos alunos no final do treinamento.
De acordo com o professor José Luiz Fernandes, foi incluída na grade curricular do treinamento a lei contábil atualizada para 2010, além de ações prévias ao encerramento das demonstrações contábeis, formalidades da escrituração contábil, escrituração fiscal, processamento eletrônico de dados, falsificação da escrituração, livros fiscais, conservação de livros e comprovantes, novo Código Civil, normas brasileiras de contabilidade, estrutura do balanço patrimonial, entre outros temas relacionados com a contabilidade.
Na avaliação do contador Custódio Rocha Azevedo, membro integrante do Comitê Gestor dos Contadores (CGC), responsável pela contratação do instrutor para ministrar o curso à categoria em Parauapebas, o treinamento teve como objetivo repassar conhecimentos atualizados aos profissionais de contabilidade que atuam na cidade, uma vez que a legislação brasileira passa constantemente por atualizações.
Segundo Custódio Azevedo, uma das lutas que vêm sendo travadas pelos contadores é trazer para Parauapebas uma Delegacia Regional do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), para que os contadores possam ter uma representatividade mais próxima.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Servidora pública humilhada por funcionária da Unimed

A servidora pública municipal Rosiere Morais, jornalista, envia reclamação para o blog, dizendo que foi humilhada por funcionária da Unimed em Parauapebas. Leia abaixo:

"Ao que parece nós habitantes de Parauapebas estamos abandonados ao prazer do acaso, quando o assunto é saúde. Se não conseguimos atendimento na rede pública o que fazemos? Os mais afortunados pagam plano de saúde. Eu tenho a sorte de ser um deles. Mas e quando nem o plano de saúde, pago com dinheiro suado todos os meses, lhe trata de forma digna? Não lhe oferece no mínimo um tratamento humano?

Pois assim aconteceu comigo: Fui ao médico e ele me solicitou exames. Muito calmamente me dirigi a sede da Unimed em Parauapebas para pedir autorização para os exames. Qual não foi a minha surpresa, quando a funcionária de nome Aline, perguntou-me rispidamente se eu tinha passado no concurso da prefeitura. É isso mesmo, se você passar em um concurso público e for usuário da Unimed não pode utilizar o plano.

Expliquei que eu tinha passado, quando tentei dizer que eu já era concursada ela, novamente de maneira fria e ríspida, disse que eu não tinha que provar nada. Claro, isso depois de me deixar esperando longamente sem nenhuma resposta.

Disse ainda que só estava seguindo ordens. 'Você quer falar com minha coordenadora?', disse. Será que a Unimed treina seus funcionários para serem mal educados, desumanos e grosseiros. Onde fica a educação, o bem estar do cliente, etc...

Com muita dor de cabeça, recebendo olhares de clientes e outros funcionários, ouvindo pessoas dizerem 'nossa como ela foi mal educada com você', sai sem resposta para se quiser ter meus direitos atendidos; procurar o Orgão de Proteção e Defesa do Consumidor".

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Vereador Miquinha presta contas do mandato na vila Palmares

Fotos: Waldyr Silva




Apesar da chuva torrencial que caiu sobre a vila Palmares Sul, no último sábado (6), e das interrupções no fornecimento de energia elétrica, boa parte dos moradores da vila compareceu para apreciar a prestação de contas do primeiro ano de mandato do vereador Israel Pereira Barros (PT), o popular Miquinha.
Para prestigiar o vereador, compareceram num clube da vila o secretário municipal de Fazenda, Milton Zimmer Schneider; o presidente do PT, Nilson Dias; o gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), Edvando Lage Cabral; o vereador Raimundo Vasconcelos (PT); e cerca de 700 pessoas que estiveram presentes durante todo o evento.
Ao usar a palavra, Israel Miquinha agradeceu ao povo pelo apoio e compreensão nesse primeiro ano de mandato e agradeceu pela confiança depositada e pela presença no evento. Ressaltou a importância da atividade parlamentar, enfatizando o compromisso intransigente da defesa dos interesses do povo, sem jamais ceder aos interesses próprios do Executivo. Agradeceu também o apoio que recebeu dos colegas da Câmara Municipal neste ano de aprendizagem, tanto no que diz respeito ao companheirismo como pela aprovação dos seus projetos, indicações e requerimentos.
Miquinha ressaltou ainda a conquista e a importância que foi a instalação dos correios comunitários no bairro Novo Horizonte e nas vilas Palmares I e II, ferramenta que vem ajudando e muito a população na questão da comunicação, bem como a importância e atuação que teve sua equipe de trabalho no desenvolvimento do mandato em 2009.
Após a exibição de vídeos de entrevistas positivas de pessoas do povo sobre a pessoa e a atuação do vereador Miquinha, foram apresentados slides sobre a produção e atuação legislativa neste primeiro ano de mandato, destacando, dentre eles, o projeto de lei de criação das Agências Administrativas Distritais em Palmares II, II, Cedere I e Distrito Xikrin, que visa descentralizar a administração pública municipal, fazendo com que a mesma chegue até a zona rural.
Muito importante também foi o projeto de lei que cria o primeiro restaurante popular de Parauapebas, que visa beneficiar a população mais carente, servindo refeições com qualidade ao preço médio de 3 reais por pessoa.
O vereador apresentou ainda o projeto de resolução para alterar o regimento interno da Câmara para criar a Tribuna Livre na Câmara, que visa permitir que qualquer cidadão ou representante da sociedade civil organizada possa fazer uso da tribuna da Câmara para discutir os problemas da sociedade ou ainda sobre os projetos que tramitam na casa.
Miquinha apresentou 14 emendas ao PPA e 7 emendas ao Orçamento, sendo o vereador que mais apresentou emendas a esses dois instrumentos de planejamento, ressaltando, entretanto, que algumas delas foram apresentadas em parceria com os vereadores da bancada do PT.
Ao PPA, apresentou emendas para temas importantes como meio ambiente, esporte, educação, cultura, estradas rurais, iluminação pública de vias importantes, construção de praças, instalação de estação de tratamento de esgoto, construção e instalação de redes coletoras de esgoto geral e condominial e inclusão digital na zona rural.
Para o orçamento deste ano, o vereador apresentou emendas na ordem de R$ 2.410.000,00, garantindo R$ 400 mil para pavimentação das ruas de Palmares I e II por meio de bloquetes; R$ 500 mil para as atividades dos pequenos produtores rurais, tais como mecanização agrícola e outros; R$ 190 mil para as atividades de esporte e lazer na zona rural; R$ 250 mil para a cobertura das quadras poliesportivas das escolas públicas; R$ 420 mil para a construção do prédio do primeiro restaurante popular; R$ 150 mil para a aquisição de ambulância para a população das vilas Palmares I e II; e R$ 500 mil para custear despesas de distribuição de bolsas de estudos, objetivando incentivar jovens e adultos a voltar a estudar.
Após essa exposição, interrompida pela falta de energia, o vereador ressaltou que para 2010 pretende lutar para realizar os projetos e as emendas que apresentou e estabelecer maior interação com o povo, que para ele é a razão de ser do mandato.
Por fim, anunciou que em breve será inaugurada uma extensão de seu gabinete nas vilas Palmares I e II para ficar mais próximo e prestar mais e melhor o serviço de representação ao povo.
Ao final, Miquinha ofereceu aos presentes café da manhã, regado com café, leite, refrigerante e a uma grande variedade frutas, doces e salgados. (Fonte: Gabinete do Vereador)

CARNAVAL DA SAÚDE

Dia 13 (sábado)
20 horas: Abertura do Carnaval
Desfile dos blocos da Camisinha e de Prevenção à Hanseníase (concentração ao lado dos Correios, na rua 10) e distribuição de preservativos

Dia 16 (terça-feira)
19h30: Desfile da escola de samba Acadêmicos do Futuro e dos blocos da Camisinha e de Prevenção à Hanseníase (concentração ao lado da Semas)

Abadá do bloco da Camisinha será trocado por uma lata de leite, cujo alimento será doado às crianças que vivem com Aids em Parauapebas, enquanto o abadá do bloco de Prevenção à Hanseníase será trocado por dois quilos de alimento não perecível para serem doados aos pacientes do programa de combate à hanseníase.

A Prefeitura Municipal de Parauapebas, em parceria com o CTA e a Clean, irá contribuir com o planeta sustentável durante todo o carnaval, efetuando a troca de garrafas de vidros e plástico por preservativo.

Dia 11 (quinta-feira)
Acontecerá a Blitz da Camisinha, a partir das 9 horas, com equipes passando em todos os departamentos, postos e setores da prefeitura, efetuando a troca de abadá por alimento e na sexta-feira (12) e sábado (13) haverá troca no setor de comunicação da Semsa e no CTA. (Fonte: Setor de Comunicação da Semsa)

Sessão solene abre trabalhos legislativos em Parauapebas

Acontece nesta quinta-feira (11), a partir das 9 h, sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos em Parauapebas, sob a presidência do vereador Adelson Fernandes (PDT).

Além de todos os vereadores, estão sendo aguardadas autoridades como o prefeito Darci Lermen e seu secretariado, além de lideranças políticas do município e a comunidade em geral.

Durante a sessão, o presidente da Casa deve fazer uma projeção de suas prioridades para o primeiro semestre deste ano, além de anunciar várias campanhas de cunho sócio-educativo, que serão lançadas e coordenadas pela Câmara Municipal.

Em entrevista recente, o presidente Adelson Fernandes salientou a necessidade de um maior envolvimento da comunidade nas decisões do parlamento e no dia-a-dia dos vereadores. Para isso, pretende fazer um mandato bem democrático, com a maciça participação popular, envolvendo não só os adultos, mas como o jovem, o adolescente e até mesmo a criançada no universo do Poder Legislativo.

Entre as novidades para 2010, está a mudança do horário das sessões ordinárias da Câmara, que passarão a acontecer às terças-feiras, a partir das 16 horas.

A primeira sessão ordinária do período, já em novo horário, acontecerá logo após a semana do carnaval, dia 23 de fevereiro. (Amparo Borges)

Na folia...


Palestra sobre Ciclos de Desenvolvimento Humano

Marcada para a próxima sexta-feira (12) uma palestra sobre Ciclos de Desenvolvimento Humano, na escola Chico Mendes, às 15h30, com o objetivo de aprofundar os fundamentos teóricos da implantação do sistema de ciclo de aprendizagem nos segmentos de 5ª a 8ª série e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede de ensino do município.

A palestra visa a garantia de mudança e a melhoria da qualidade da educação do sistema de ensino, com o empenho e a participação dos educadores nessa contextualização do ensino e aprendizagem, contribuindo para o aprofundamento de propostas escolares não seriadas.

Participarão da palestra professores de 5ª a 8ª, coordenadores e gestores das escolas da rede pública de ensino.

O seminário será ministrado pela professora Andréa Krug, doutora em Educação; doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) na linha de processos de inclusão e exclusão em educação; mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), em políticas públicas em Educação; licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991) e atualmente pesquisadora, colaboradora da Universidade Católica de Petrópolis e professora adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

De acordo com a coordenadora do evento, Vera Lúcia, a decisão de fazer um seminário de avaliação de aprendizagem surgiu da necessidade de sair da simples mensuração de resultados dos índices de aprendizagem dos educandos para qualificar a avaliação, capacitando os profissionais da Educação.

“Estamos implantando uma nova concepção de avaliação da aprendizagem, uma proposta que visa melhorar o acompanhamento da aprendizagem e humanizar as relações entre professores e alunos”, enfatiza Vera Lúcia. (Assessoria de Imprensa da Semed)

Carnaval em Parauapebas

Período: de 13 a 16 de fevereiro
Local: Praça de Eventos
Eventos: Desfile de blocos e escolas de samba, três matinês, dois shows por noite, festival de marchinhas, infraestrutura com arquibancadas e telão de Led
Bandas: Forrozão Chocolate (Parauapebas), Malícia do Pará (Parauapebas), Na Pressão (Belém), Lamazon (Belém), Mais Auê (Tucuruí), Camilly Fantini (Ceará) e Trem Bala (Bahia)
Realização: Prefeitura Municipal de Parauapebas e Liga das Agremiações de Blocos e Escolas de Samba de Parauapebas

SÁBADO (13)
20 horas: Desfile dos blocos (grupo B) Camisinha, Movimento Negro, Som da Paz, Povão, PEC e Jecas
23 horas: Apresentação da primeira banda da noite (a definir)
1 hora: Apresentação da segunda banda da noite (a definir)

DOMINGO (14)
18 horas: Matinê
20 horas: Desfile das escolas de samba Acadêmicos do Liberdade, Estação Eles e Elas, Mocidade Independente do Primavera e Acadêmicos do Sol Nascente
0 hora: Apresentação de banda (a definir)

SEGUNDA-FEIRA (15)
18 horas: Matinê
20 horas: Desfile dos blocos (grupo A) Vai lá, Bye Bye, É o Bicho, Piu-Piu e Cala a Boca e Me beija
22h30: Apresentação da primeira banda da noite (a definir)
0h30: Apresentação da segunda banda da noite (a definir)

TERÇA-FEIRA (16)
18 horas: Matinê
20 horas: Desfile da escola mirim “Acadêmicos do Futuro”, do Projeto Pipa
20h30: Desfile dos blocos (grupo A) Nessa Onda eu Vou, Bicho Papão, Caldeirão, Arrastão Pai D’égua e Samuray
21 horas: Concurso de Marchinhas
22h30: Apresentação da primeira banda da noite (a definir)
1 hora: Apresentação da segunda banda da noite (a definir)

QUARTA-FEIRA (17)
16 horas: Apuração do Carnaval 2010, na Praça de Eventos

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Projeto Salobo

A Vale realiza nesta quarta-feira (10) aula inaugural direcionada aos 273 novos trabalhadores contratados para o Projeto Salobo, localizado no município de Marabá. O evento acontece às 8h30, no auditório do Atrium Hotel, em Parauapebas.

Os novos contratados - operadores de equipamentos (tratores, caminhões fora-de-estrada e escavadeiras), supervisores, técnicos, mecânicos e soldadores - passarão por um período de cinco meses a um ano em treinamentos teóricos e práticos.

O Projeto Salobo, que possui a maior jazida de cobre já descoberta no Brasil, gera hoje, no pico das obras de implantação, mais de 6 mil empregos (próprios e contratados) e, na operação, promete gerar outros 2 mil empregos.

Parauapebas inaugura nova sorveteria na cidade

Parauapebas terá um novo espaço gastronômico onde as pessoas poderão experimentar receitas já consagradas em várias partes do mundo, mas que nunca foram comercializadas na cidade.

Nesta quarta-feira (10), às 19 horas, os proprietários da Nativus Sorveteria realizam o "Open Ice Cream" (lançamento) para imprensa e convidados, quando serão mostrados dependências e produtos do empreendimento.

A partir da próxima quinta-feira (11), a Nativus, localizada na rua F nº 146, bairro União, começa a atender a clientela, disponibilizando espaço com mesas de mármore, ar-condicionado, decoração de bom gosto, iluminação natural e música ambiente, além de produtos de primeira qualidade, como sorvetes dos mais variados sabores, açaí na tigela, petit gateau, milk-shake, banana split e outros.

Águia de Marabá anuncia contratação de Wando

Bira Ramos

Ferreirinha, Wando e Galvão

Marabá - Depois de mais de dois meses de expectativa, enfim, chegou ao fim a ‘novela Wando’, quando na tarde de segunda-feira (8), após treino físico no ginásio do Camisa 10, a diretoria confirmou a contratação do atacante Wando, de 29 anos, que defendeu o Paraná Clube (PR), no último Brasileiro da Série B, mas que estava vinculado ao clube paranaense até o final de outubro do ano passado.

“Ao confirmar no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que o atleta está liberado, vibrei como se fosse um gol do Águia”, declarou, entusiasmado, o presidente do time aguiano, Sebastião Ferreirinha, acrescentando que agora estava confiante no título estadual deste ano.

“O Wando era o jogador que faltava para fechar nosso grupo, que agora, sim, tem tudo para conquistar o estadual”, sentenciou Ferreirinha.

O prazo de validade do contrato do jogador e os valores da transação não foram revelados. Entretanto, há a possibilidade de o jogador ficar no time até a disputa da Série C, onde o Águia representa o Estado do Pará.

“Estou muito feliz por ter chegado a um acordo com o Águia, e agora só espero realizar o desejo da torcida aguiana, que sempre acreditou no meu potencial”, declarou o jogador, que já brilhou por Vila Nova e Goiás (GO) e Cruzeiro (MG).

Para o treinador João Galvão, esta foi uma contratação importante. “Além de grande jogador, o Wando é meu compadre e já está integrado ao grupo, treinando há cerca de um mês com o elenco, o que poderá facilitar sua entrada na equipe principal”, admitiu o comandante azulino. (Bira Ramos)

Ibope


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pré-conferências de cultura elegem delegados para evento nacional

Produtores e militantes da cultura de Parauapebas reuniram-se no último final de semana na Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH) para as pré-conferências de audiovisual, design e artesanato.

Na ocasião, foram eleitos delegados e levantadas diretrizes de cada segmento para a Conferência Nacional de Cultura, que ocorre em março, em Brasília.

Para o artesanato, Sandra Santos foi eleita delegada e José Lessa, suplente. O segmento reivindicou o fortalecimento das entidades representativas do artesanato, implantação de planos de manejo para utilização de insumos naturais e criação do conselho nacional de artesanato.

Afonso Camargo foi o delegado eleito para o segmento do design, com Leila Rocha na suplência. As demandas levantadas pediram mais investimento para a qualificação profissional na área de design e ampliação da política de editais e leis de incentivo para o segmento. Além disso, solicitaram o fortalecimento dos arranjos produtivos locais de produtos e serviços dos programas de desenvolvimento, nas áreas de cultura e turismo.

O audiovisual estabeleceu como diretrizes a criação de políticas públicas especificas (editais, leis de incentivo) para fomento da produção audiovisual local, ampliação e aparelhamento dos cineclubes regionais e cursos técnicos na área de audiovisual, para formação de mão-de-obra local. Simone Oliveira foi a delegada eleita e Maicon Meireles seu suplente. (Diego Pajeú)

Edital de Convocação da Acip

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - ACIP

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 002/2010

O presidente da Assembleia Geral da ACIP - Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas, no uso de suas atribuições legais, conforme prevê o estatuto da entidade no seu Capítulo V, resolve:

Convocar Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se na sede da entidade, situada na Rua 24 de Março nº 2, bairro Rio Verde, no dia 11 de fevereiro de 2010.

Assunto a ser discutido:

– Impetração de mandado de segurança contra a Fazenda Pública Estadual sobre a antecipação de ICMS na entrada (fronteira) das empresas comerciais enquadradas no Simples Nacional.
– O que ocorrer.

A referida assembleia terá início com primeira convocação para as 19 hotras e a segunda e última convocação para as 19h30, na forma do § 3º, letra “b”, do art. 20 do Estatuto.

Parauapebas (PA), 8 de fevereiro de 2010

JORGE ROBERTO CRUZ VIEIRA
Presidente da Assembleia Geral

Sindicato Metabase fecha melhor negociação da PR de sua história

Pagamento da participação nos resultados da Vale, somado aos salários do mês, jogará aproximadamente R$ 70 milhões, no mês de fevereiro, no comércio de Parauapebas e Canaã dos Carajás

O Sindicato Metabase Carajás fechou mais uma grande negociação com a Vale. É a PR (Participação nos Resultados), que neste ano pagará em fevereiro a soma de R$ 70 milhões aproximados, se somados aos 4,7 salários (que podem chegar até a 5,1 salários em alguns setores da mineração) a cada trabalhador a título de participação com os vencimentos normais do mês.

É um incremento significativo para o comércio local. Importante ressaltar que os valores agora firmados entre o sindicato e a empresa se referem ao exercício de 2009, ano da crise financeira mundial.

Apesar disso, este resultado superou o do ano de 2008 e, segundo Raimundo Macarrão, presidente do Metabase, como 2010 traz uma previsão de crescimento no comércio de minério de ferro, o sindicato trabalha com a expectativa de aumento da PR para o próximo ano.

“O crescimento das conquistas dos trabalhadores tem sido gradual, mas significativo, ano a ano, desde que assumimos a presidência do sindicato, porque trabalhamos unicamente em função do trabalhador, e não temos qualquer comprometimento com política partidária ou eleitoral, comprometimento esse que em outros lugares tem resultado na eleição de sindicalistas como vereadores, deputados etc, mas com prejuízo nos ganhos do trabalhador”, afirma o sindicalista.

Raimundo Macarrão lembra que só na área do Metabase Carajás a Vale paga, além do 13º salário, mais o 14º, 15º, bonificação no final do ano, além de inúmeros outros benefícios.

Prefeito de Curionópolis é o novo presidente da Amat

O prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon (Chamonzinho), é o novo presidente da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat). Chamonzinho (foto) foi eleito por aclamação, em Marabá, na última sexta-feira (5).

Diretoria da Amat

Presidente: Wenderson Chamon (Curionópolis)
Vice-presidente: Dino Altoé (Jacundá)
Diretor de Divisão Territorial: Luciano Guedes (Pau D'arco)
Diretor de Infraestrutura: Itamar Nascimento (Goianésia do Pará)
Diretor Jurídico: Valbertânio Milhomen (Bannach)


Diretor de Políticas Públicas: Walter José (Rio Maria)
Diretor de Controle Interno e Planejamento: Geraldo Bila (Brejo Grande do Araguaia)
Diretor de Consórcios: Hildefonso de Abreu (Abel Figueiredo)
Diretor Agrário: Genival Diniz (Eldorado do Carajás)

domingo, 7 de fevereiro de 2010

1 a 1 no Re x Pa

Encerrou agora há pouco em 1 a 1 a partida do clássico entre Remo e Paysandu (Re x pa), em Belém, com gols marcados por Moisés (Paysandu) aos 45 minutos do primeiro tempo, e por Velber (Remo), a um minuto depois (46'1o).

Os demais resultados deste final de semana foram Águia 2 x 0 Santa Rosa e Independente 3 x 1 Ananindeua.

C O N V I T E

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer está convidando desportistas e imprensa para uma reunião a ser realizada às 9 horas da próxima terça-feira (9), no ginásio poliesportivo, bairro Beira Rio, Parauapebas, para tratar sobre os preparativos da III Conferência Nacional de Esporte.

Fazendeiro que mandou matar missionária Dorothy se entrega

O fazendeiro acusado de ser o mandante do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang , Vitalmiro Bastos de Moura, o "Bida" (foto), se entregou neste sábado (6) à Polícia Civil do Pará.

Na última quinta-feira (4), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou habeas corpus impetrado pela defesa do acusado.

"Bida" se apresentou por volta de 6 h na delegacia de Altamira, no interior do Pará. Após fazer exames de corpo de delito, o fazendeiro foi levado para o Presídio Regional de Altamira.

De acordo coma Polícia Civil, o acusado ficará no presídio à disposição da Justiça, que pode determinar sua transferência.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sorteio de barracas para o carnaval

A Prefeitura de Parauapebas comunica à população que na próxima terça-feira (9), às 14 horas, haverá o sorteio das barracas que vão comercializar bebidas durante o carnaval na Praça de Eventos.

Os interessados devem comparecer ao prédio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), localizado na rua Rio Dourado, próximo à praça, no bairro Beira Rio, no horário estipulado.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Águia de Marabá viaja a Belém para enfrentar Santa Rosa

Marabá - Visando o jogo diante do Santa Rosa, no próximo sábado (6), às 10 horas, no estádio Evandro Almeida, o Baenão, em Belém, o Águia de Marabá viaja para a capital do estado nesta sexta-feira (5), às 11h45, via aérea, cuja providência visa evitar desgastar o plantel azulino, que encara o jogo como sendo de vida ou morte para as pretensões do Azulão do Norte, que (apesar dos resultados adversos nos jogos iniciais do torneio) ainda sonha com a conquista do primeiro turno, que o levaria direto à final da competição e lhe daria vaga assegurada na Copa do Brasil do próximo ano.

Além da comissão técnica, que contará com o treinador João Galvão, o fisicultor Roberto Ramalho, o preparador de goleiros Welington Ramos, o mordomo Leomar Missanto, o supervisor José Wilton e o massagista Nivaldo Duarte, o time aguiano levará para Belém os jogadores Alan, Inácio, Victor Ferraz, Edkléber, Charles, Darlan, Analdo, Daniel, Aldivan, Thiago Marabá, Glauber, Douglas, Marcondes, Garrinchinha, Jales, Gustavo, Rodrigo, Diego Biro. (Bira Ramos)

Anderson Moratorio é eleito vice-presidente da Federação de Handebol do Estado do Pará

Carlos Campos

Anderson Moratorio colocando cédula na urna

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Anderson Marcos Moratorio, é o novo vice-presidente da Federação de Handebol do Estado do Pará (Fhepa). A eleição, que ocorreu na última sexta-feira (29), na sede do Sesc, em Belém, teve chapa única denominada “Chapa revolução do handebol”, encabeçada por Miguel Rufino Sampaio.

Na ocasião, Miguel Sampaio fez questão de frisar a importância de Anderson Moratorio na vice-presidência da Fhepa, lembrando que o secretário agora tem uma grande missão que é unir as regiões sul e sudeste do estado, com todos os desportistas falando a mesma língua, para que o handebol paraense possa continuar sendo uma grande potência na região Norte.

“Anderson Moratório vai ser um vice-presidente com total autonomia para tomar decisões sem me consultar”, declarou Sampaio, que se mostrou muito satisfeito com a postura do seu vice.

Por sua vez, o novo membro da diretoria da Federação de Handebol reconheceu ser uma “honra inestimável” fazer parte da entidade e de ter a confiança do presidente Miguel Sampaio. “Sem dúvidas que vou dar tudo de mim para poder honrar a nossa região”, prometeu Anderson Moratorio, em tom de emoção, aproveitando para agradecer a escolha da presidência.

PresençasMarcaram presença no evento o secretário de Esporte do Estado do Pará, Jorge Panzera; o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Belém, Simão Pedro; e os cronistas esportivos Abenner Luis (Rádio Liberal CBN), Carlos Ferreira (TV Liberal) e João Cunha (Rádio Clube do Pará).

Membros da nova diretoriaPresidente: Miguel Rufino Sampaio
Vice-presidente: Anderson Marcos Moratorio
Conselho Fiscal
Efetivos: Sérgio Solano, Carlos Marx Tonini e Gilson José B.Pereira. Suplentes: João Bosco Sampaio, Raimundo Damião de Souza Oliveira e Antonio Pedro Navegantes Caetano
Diretora do Departamento Administrativo: Carmem Lúcia dos Santos Sampaio. Diretor do Departamento Financeiro: Márcio Augusto Barros Sampaio. Diretores do Departamento Técnico: Osvaldo Magalhães da Silva e Gentil Eduardo Cardoso de Oliveira.

Diretora do Departamento de Árbitros: Lúcia de Fátima Nascimento Martins. Diretor do Departamento Jurídico: Dr. Emmanuel Salgado Atayde. Diretor de Marketing, Relações Públicas e Divulgação: Braz Jaime Chucre. Tribunal de Justiça Desportiva: José Célio Lima dos Santos. Comissão Disciplinar: Dr. Ronaldo Napoleão de Araújo Porto.

Título de BeneméritoNa oportunidade, Anderson Moratorio foi homenageado pela diretoria da Federação de Handebol do Estado do Pará (Fhepa) com diploma ostentando o título de benemérito da instituição, em reconhecimento aos importantes serviços prestados na região em prol do handebol.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Cultura terá maior orçamento da história do país em 2010

O Ministério da Cultura (MinC) terá mais de R$ 2,2 bilhões para utilizar em 2010. É o maior orçamento da história do ministério. O montante consta na peça orçamentária aprovada pelo Congresso Nacional e representa mais que o dobro do que foi aplicado efetivamente pelo órgão no ano passado. Em relação ao montante previsto no projeto também aprovado pelo Congresso para 2009, o valor é 64% maior. Os dados não incluem as aplicações da Lei Rouanet.

Para o relator da peça orçamentária 2010 e presidente da Frente Parlamentar da Cultura na Câmara, deputado federal Magela (PT-DF), o volume recorde de recursos para a pasta só foi possível graças à forma como o governo Lula passou a encarar a cultura. “O governo Lula mudou completamente a forma de se reconhecer a cultura no Brasil. Hoje, a cultura é uma prioridade e um direito da nação brasileira”, defendeu Magela.

De acordo com o parlamentar, ao investir na cultura o país avança no desenvolvimento humano, além de manter viva sua diversidade cultural. “A cultura ajuda na elevação da consciência crítica da população. Estamos democratizando o acesso à cultura para permitir que todas as classes sociais tenham direito à literatura, teatro, cinema, música e a todas as demais expressões culturais brasileiras”, concluiu.

Tendência PT pra Valer expulsa superintendente regional do Incra

A coordenação estadual do “PT pra Valer”, tendência do Partido dos Trabalhadores (PT), decidiu, pela unanimidade de seus 15 integrantes, expulsar o militante Raimundo de Oliveira Filho (foto) das fileiras do grupo político.

Atualmente, ele ocupa o cargo de superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Marabá. Em resolução lavrada no último dia 25 de janeiro, em Belém, a coordenação justifica que Raimundo “traiu a confiança” do grupo.

A coordenação conclui que, “por reiteradas vezes, Raimundo Oliveira descumpriu acordos e decisões das instâncias do PT pra Valer”, pois, nos últimos dois anos, ele “conduziu as ações do Incra de Marabá muitas vezes em desacordo com as orientações e proposições da tendência”, além de dar publicidade às divergências internas, ferindo a ética, os estatutos e a tradição partidária.

Jandir Merla, atual adjunto do Incra de Marabá, assumirá a superintendência interinamente até a publicação da portaria de nomeação de Rosilvete Lima da Silva, mais conhecida como “Rose”, que é a nova indicada ao cargo pela tendência. Ela já trabalha no órgão e tem a posse prevista para o dia 1º de março. (Enize Vidigal)

Resolução da Coordenação Estadual do PT pra Valer
A coordenação estadual da tendência PT pra Valer, reunida em sua sede no dia 25 de janeiro de 2010 para discutir o comportamento do militante RAIMUNDO DE OLIVEIRA FILHO, aprovou, por unanimidade, a seguinte resolução:

CONSIDERANDO QUE,
a) Por reiteradas vezes Raimundo Oliveira descumpriu acordos e decisões das instâncias do PT pra Valer;
b) Nos últimos dois anos Raimundo Oliveira conduziu as ações do Incra de Marabá muitas vezes em desacordo com as orientações e proposições da tendência;
c) Há mais de um ano Raimundo Oliveira vem expondo publicamente, inclusive na imprensa, as divergências internas, ferindo a ética, os estatutos e a tradição partidária, desgastando as lideranças do grupo;
d) RAIMUNDO OLIVEIRA, enfim, traiu a confiança que lhe foi depositada pelo deputado federal Zé Geraldo, pela deputada estadual Bernadete e pelo conjunto da direção estadual do PT pra Valer;

POR TUDO ISSO, A COORDENAÇÃO DO PT PRA VALER DECIDE:
1. Expulsar Raimundo Oliveira dos quadros de militantes da tendência PT pra Valer;
2. Indicar o nome da companheira Rose (Rosilvete Lima da Silva) para assumir imediatamente a direção da Superintendência do Incra de Marabá;
3. Reafirmar a tática eleitoral, definida há dois anos pela Assembleia Estadual da Tendência, de lançar Zé Geraldo para deputado federal e 3 candidatos a deputado estadual, a saber: Airton Faleiro, Bernadete ten Caten e Valdir Ganzer.

Belém, 25 de janeiro de 2010
Coordenação Estadual do PT pra Valer

Gazeteiros


A mudança está só no começo

O Pará é cortado por rios e os rios são nossa rua, como diz a canção de Paulo André e Ruy Barata. Rua que precisa de navegabilidade. É que vai acontecer dia 30 de junho, quando a hidrovia do Araguaia-Tocantins terá sua navegabilidade retomada, após 34 anos de interrupção.

Desde 2007 lançamos 30 concursos e fizemos 30 mil nomeações.

Entre 2010 a 2014, há expectativa de geração de quase 120 mil empregos no Pará, fruto de investimentos públicos e privados, média de 30 mil empregos por ano. Retomamos o volume recorde de geração de emprego obtido em 2008.

Ainda este ano implantaremos 6 escolas técnicas no Estado: Santarém, Conceição do Araguaia, Abaetetuba, Bragança, Itaituba e Altamira.

O Navega Pará, programa de inclusão social, envolveu 53 municípios e atinge 2 milhões de pessoas. Já entregamos 86 infocentros, 16 cidades com áreas públicas de internet grátis nas orlas, em praças.

Antes, o auxílio-alimentação era para 10 mil servidores. Agora é para os 90 mil servidores e não há perdas salariais.

Eclusas de Tucuruí, siderúrgica de Marabá, hidrovia do Araguaia-Tocantins, hidrelétricas plataformas do rio Tapajós, a Usina de Belo Monte, a pavimentação das rodovias Santarém-Cuiabá e Transamazônica, recuperação das rodovias: algumas obras que impulsionam o salto para o futuro.

Pela primeira vez, alunos da rede pública receberam do governo 900 mil agendas escolares, 900 mil mochilas e 1,8 milhão de uniformes, sendo duas camisas para cada estudante.

A Universidade do Oeste do Pará é uma realidade, com 500 docentes, entre mestres e doutores.

35 mil famílias terão casa própria até o final deste ano.

100 mil famílias terão a certidão que atesta que são donas do pedaço em que moram.

Terminamos 2009 com mais de 62 mil jovens cadastrados no Bolsa Trabalho, outra iniciativa inédita do meu governo. E este ano garantiremos o benefício da bolsa para 37.070 bolsistas.

Vamos implantar este ano 60 pontos de cultura, 48 pontos de leitura, 35 cinemas populares em todo o Estado.

Enfrentamos em 2009 a maior enchente dos últimos 50 anos nas calhas dos rios Amazonas, Tapajós, Xingu, Tocantins e Itacaiúnas. Mesmo padecendo os efeitos da crise internacional, garantimos assistência a 50 municípios atingidos pelas enchentes.

Já inauguramos o Hospital de Tracuateua, que estava com a obra parada há seis anos e vamos inaugurar este ano hospitais de pequeno porte em Oeiras do Pará, Senador José Porfírio, Nova Ipixuna, Bagre, Melgaço e Prainha. E vamos inaugurar em Altamira a primeira UPA - Unidade de Pronto Atendimento. A primeira de uma série de dez.

Essas foram algumas das boas novas levadas aos deputados e deputadas hoje (2) pela manhã. Uma prestação pública do que temos feito nestes 3 anos. (Blog da Ana Júlia)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Secretário municipal de Esporte participa de conferência no DF


Anderson e o ministro dos Esportes, Orlando Silva

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Anderson Marcos Moratorio, participou, nos 21 e 22 de janeiro, da III Conferência Nacional do Esporte (CNE), ocorrida no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Anderson Moratorio vem desempenhando um importante papel no esporte no município e aproveitou a oportunidade para aumentar seus conhecimentos e contribuir cada vez mais com esporte de Parauapebas.

A conferência teve como tema principal “Plano decenal do esporte e lazer - 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”.

O evento teve como principais objetivos apresentar o projeto geral da III CNE; Plano Nacional de Mobilização; deflagração das etapas nos estados e municípios; orientações para instalação das comissões organizadoras estaduais e orientação do site e sistema de registro.

Mobilização de segmentos - A conferência tem se constituído num espaço importante de mobilização de segmentos diversos do esporte, proporcionando o diálogo da sociedade civil com o estado para a proposição e controle de políticas sociais no esporte.

Como processo democrático de gestão participativa instaurado neste governo, a CNE aponta para a concretização do esporte e lazer na agenda das políticas públicas estruturantes.

O evento tem etapas que acontecem em datas pré-agendadas. Dentro deste programa, acontecerá também em Parauapebas uma conferência municipal, como etapa municipal e/ou regional, no período de 1º de fevereiro a 11 de abril; etapa estadual, de 1º de março a 5 de maio; e etapa nacional, no período de 3 a 6 de junho de 2010.

O secretário municipal de Esporte e Lazer elogiou a atitude do Governo Lula em dar mais qualidade ao esporte no Brasil, haja vista que teremos Olimpíadas e Copa do Mundo no Brasil.

“Foi uma satisfação muito grande participar desta importante conferência, pois aprendemos muito com ela e vamos procurar aplicar o que aprendemos no esporte e Parauapebas”, comemorou Anderson Moratorio.

O secretário aproveitou para informar que já começou a mobilização juntamente com sua equipe de trabalho para a realização da etapa municipal em Parauapebas.

Arrastão da folia

Foliões da escola de samba Mocidade Independente do Primavera prometem fazer um grande arrastão no próximo domingo (7), com concentração dos carnavalescos às 15 horas na Praça Mahatma Gandhi e saida às 16 horas pela Rua A, com destino ao barracão da escola, no bairro Primavera.

Carnavalescos da nova escola de samba Acadêmicos do Liberdade também prometem fazer um grande arrastão da folia na cidade no próximo domingo, mas não revelaram ainda o itinerário por onde os foliões vão passar.

E por falar em carnaval, é grande a movimentação nos barracões das escolas de samba que vão desfilar na avenida este ano, com a produção de fantasias, adereços e carros alegóricos.

Central de disque-denúncia já começa atender comunidade

Fotos: Waldyr Silva






A população de Parauapebas e de municípios vizinhos (Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás) já começa a utilizar os serviços da Central Disque Denúncia, instalada na última quarta-feira (27/01) no quartel da Polícia Militar, em Parauapebas.

No momento em que transcorria a solenidade de lançamento do sistema, foi informado aos presentes que a Central acabara de receber as três primeiras denúncias da comunidade de Parauapebas, dando conta de violência contra a mulher, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

A solenidade de instalação da central, que atende pelo telefone (94) 3346-2250, ocorrida no auditório do Atrium Hotel, contou com as presenças do prefeito Darci José Lermen; do secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo; presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Adelson Silva; Silvio Vaz de Almeida, presidente da Fundação Vale; Mônica Roicha, promotora de Justiça; coordenadora executiva do Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC), Adriana Nune; diretores da Acip e da CDL; represdentantes do Tribunal de Justiça do Pará, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, OAB, imprensa e entidades não-governamentais, além de um grande público convidado.

De acordo com vídeo institucional exibido na cerimônia, o Disque Denúncia é uma central de atendimento comunitária destinada a receber informações sobre atividades ilícitas e situações ligadas à criminalidade.

Qualquer pessoa pode ligar para o telefone 3346-2250 e fornecer informações que ajudarão as autoridades no combate ao crime. As autoridades responsáveis pelo sistema garantem que os nomes dos denunciantes são mantidos em sigilo absoluto e as ligações não são rastreadas e nem gravadas.

Quem denunciar crimes pode complementar a denúncia com informações e acompanhar as providências adotadas e os resultados obtidos pelos órgãos competentes.

O serviço do Disque Denúncia funciona 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, com profissionais devidamente treinados para atender a comunidade.

Ao usar a palavra, o prefeito Darci Lermen enfatizou a importância da instalação do sistema de disque-denúncia em Parauapebas, uma "poderosa arma” à disposição da população contra atividades ilícitas e situações ligadas à criminalidade.

Na oportunidade, o gestor municipal fez um apelo às autoridades representantes do Poder Judiciário (juízes) e Ministério Público (promotores) para que fixassem raízes em Parauapebas e ficassem mais tempo prestando serviço na cidade, em virtude do curto tempo de permanência de juízes e promotores públicos no município.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mais de 9,5 mil famílias aptas a programa habitacional popular

Fotos: Waldyr Silva





Dentre as cerca de 20 mil pessoas cadastradas junto à Prefeitura de Parauapebas para serem beneficiadas com o programa “Minha casa, minha vida”, do governo federal, 9.522 passaram no crivo de avaliação e se encontram aptas para adquirir imóveis no programa.

A revelação foi feita na última quarta-feira (27) pelo secretário municipal de Habitação, Antonio Neto Pereira, que estava acompanhado do assessor de Comunicação, Alexandre Magno, durante coletiva concedida à imprensa local.

O secretário lembrou que no ano passado o governo municipal distribuiu cerca de 30 mil senhas para a população se inscrever ao programa de habitação do governo federal. Dessa quantidade de senhas, foram cadastradas aproximadamente 20 mil pessoas interessadas em adquirir casa própria. Dos 20 mil cadastros, foram selecionadas 9.522, que vão concorrer aos primeiros mil imóveis a serem construídos em Parauapebas.

Durante a entrevista, Antonio Neto esclareceu aos repórteres que a prefeitura entra na parceria com o programa “Minha casa, minha vida” como agente fiscalizador, enquanto a Caixa Econômica Federal (CEF) se responsabiliza pela execução da construção das casas, por meio da empresa HF Engenharia, com apoio da Fundação Vale.

Na quarta-feira (27), estava prevista a assinatura do contrato entre a CEF e a HF Engenharia, para dar início à construção dos mil imóveis, mas a solenidade foi adiada para data ainda não anunciada.

Também foi cancelada a solenidade que ocorreria na mesma ocasião para assinatura de protocolo de intenções entre a Fundação Vale e a Prefeitura de Parauapebas para garantir o repasse de R$ 2 milhões para a construção de uma escola e um posto de saúde, para atender aos moradores das mil casas que serão construídas no bairro dos Minérios, localizado às margens da rodovia PA-160.

20º Encontro da Mulher

A Prefeitura de Parauapebas está convidando todas as mulheres do município para uma reunião, na próxima quinta-feira, dia 04/02/10, às 15 horas, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), para tratar do 20º Encontro da Mulher, quando será definida, dentre outras questões, a escolha das líderes de equipe da tradicional gincana.