domingo, 30 de novembro de 2008

O golpe do malandro

CRÔNICAS DO PC

A tradicional família Pereira Sousa tinha membros espalhados por vários estados do Brasil. O nome era forte, respeitado, porque muitos dos que portavam o sobrenome conseguiram galgar posições de destaque no cenário político, agropecuário e industrial das regiões Norte e Nordeste.

Corria o ano de 1960. Algumas de suas figuras tornaram-se pessoas notórias ao se elegerem, um senador, outro governador, seis deputados federais e quatro deputados estaduais, além de dezenas de prefeitos em importantes cidades, inclusive em uma capital.

O nome Pereira Sousa tornou-se relevado, cheio de prestígio, riqueza e poder. Tinha mais uma particularidade que se tornou tradição: exigia-se que cada membro da família fosse exemplo de tudo, de honestidade, procedimentos e moral. Não se admitia transgressões por qualquer Pereira Sousa, por mais insignificante que fosse. Pai solteiro, mãe solteira, nem pensar!

O casamento constituía-se a única maneira de se viver a dois. Também estávamos nos anos 60.
Foi nessa ocasião que entra de gaiato na história da família o estudante Roberval, jovem, moderno, jogador de tênis em quadras de fundo de quintal, sem outra ocupação.

Pobre, vivia procurando oportunidade para melhorar de vida. Até que encontrou. Começou a namorar Zuleide, filha do prefeito Gonçalo Pereira Sousa, que administrava uma importante cidade.

Cheio de lábia, Roberval conseguiu conquistar o coração da garota, que se apaixonou perdidamente por ele. Seduziu-a tanto que um dia aconteceu o inesperado pela família. A menina inexperiente, apaixonada, não teve topete suficiente e cedeu aos encantos e investidas do bonitão, várias vezes. Bastou para sentir enjôos, cinqüenta e poucos dias depois da primeira.

Roberval, muito feliz e cheio de si, entrou radiante no café onde o esperavam os camaradas, e pra começo de conversa vai avisando que ficou noivo de moça prendada, de pais importantes e ricos.
Na certa, sua situação de liso acabaria brevemente.

Ninguém acreditou na conversa. Logo um pé-rapado igual e ele encontrar um partidão, duvidavam muito! E haja indagação: "Você encontrou, mesmo, alguma família que lhe quis por genro?"

"E por que não? Não sou bacana, charmoso, inteligente, e um futuro campeão da Taca Davis de Tênis, o que me tornará famoso e rico?"

"Larga de sonhar, ó malandro; você nasceu mesmo foi para viver na gandaia, entre nós", duvidou um dos amigos, que conhecia muito bem Roberval.

Outro ainda debochou: "Então, o pai da moça deve ter saído no mínimo da prisão, por algum mal feito".

"Nada disso. É o homem mais honesto desse país", rebateu Roberval.

"Vem a ser o caso. A mãe deve ter casa aberta, ou vender mingau na rua!"

"É a pessoa mais reta do mundo!"

"Nesse caso, a filha é um monstro? É corcunda? É maneta? É torta? É uma desiludida da vida?"

"É linda e pura como um anjo!"

E com aquela simplicidade própria das caras de pau, Roberval emendou: "Tem apenas um probleminha: está ligeiramente grávida, e para assegurar o meu futuro, o pai é o papai aqui".

Realmente. Para a família Pereira Sousa, quando o bucho de Zuleide apareceu foi aquela decepção toda, nunca antes acontecida. Não provocariam um escândalo, seria pior. E foram buscar o Roberval para casar, tudo acobertado, “debaixo de sete capas.”

Para encurtar conversa, Roberval transformou-se em um cidadão respeitado, optando pela carreira política. Foi eleito vereador e presidiu a Câmara Municipal por dois anos seguidos. Alguns de seus amigos tornaram-se assessores diretos no seu gabinete, reconhecendo que Roberval teve muita sorte em chegar aonde chegou.

Soube usar, no momento certo, a “cabecinha” e a cabeçorra.

Pedro Cláudio de Moura Reis (PC) / E-mail: pcmourareis@yahoo.com.br

sábado, 29 de novembro de 2008

Modelo de Parauapebas vence concurso Ford Models Brazil

A modelo Tayane Leão (foto), 14 anos, natural de Parauapebas (PA), foi a grande vencedora do concurso de beleza Ford Models Super of the World Model Brazil, realizado na última sexta-feira (28), em São Paulo, e transmitido ao vivo pela MTV.

Tayane foi escolhida por um corpo de jurados formado por personalidades brasileiras ligadas à moda, a artistas e a profissionais da mídia.

A modelo paraense vai agora concorrer à final mundial do concurso, em janeiro de 2009, em Montenegro (Europa).

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará elege primeira diretoria

Fotos: Waldyr Silva

João Brasil, Noé Atzingen, Manoel Rodrigues, Adalgisa Batista e Eduardo Castro


Parte dos membros e convidados da confraria

Composta por 30 cadeiras destinadas a autores da região que tenham obras publicadas, foi eleita na última terça-feira (25), em Marabá, a primeira diretoria da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará, composta pelos "imortais" João Monteiro Brasil (presidente), Noé von Atzingen (secretário-geral), Manoel Rodrigues (primeiro-secretário), Adalgisa C. Batista (segunda-secretária) e Eduardo Castro (diretor de Finanças).

Além dos membros da diretoria acima, fazem parte da confraria escritores e poetas como Ademir Braz (Pagão), Paulo Bosco Rodrigues Jadão, Terezinha Guimarães, Pedro Cláudio de Moura Reis (PC), João Brasil Filho, Félix Urano (Tibirica), Ricardo Tavares Pinto, entre outros.

Das 30 vagas disponibilizadas pela Academia de Letras, vinte contemplam autores do município de Marabá e as outras dez se destinam a escritores de outros municípios das regiões sul e sudeste do estado.

Como as 30 cadeiras ainda não estão todas "ocupadas", a nova diretoria da Academia está recebendo currículo de escritores que tenham obras publicadas para análise e eventual inclusão na entidade.

O objetivo da Academia de Letras é reunir escritores da região como forma de associação para divulgar as obras dos autores, buscar patrocínio junto ao poder público e iniciativa privada para publicação dos trabalhos e integrar a confraria.

Procurando emprego?

O Sine está oferecendo as seguintes vagas em Parauapebas:

Ajudante de via permanente (quatro vagas)
Almoxarife (quatro vagas)
Assistente administrativo financeiro (uma vaga)
Assistente de RH (com exp. mínima de 1 ano) - uma vaga
Assistente de suprimento (uma vaga)
Atendente (duas vagas)
Atendente (duas vagas)
Auxiliar administrativo (duas vagas)
Auxiliar contábil (uma vaga)
Brocador (uma vaga)
Caixa (feminino) - uma vaga
Carpinteiro (três vagas)
Chapeiro (uma vaga)
Costureira (duas vagas)
Designer gráfico (uma vaga)
Encarregado de cabeamento (uma vaga)
Engenheiro de planejamento (uma vaga)
Garçonete (com experiência)
Impressor (uma vaga)
Mecânico (uma vaga)
Médico do trabalho (uma vaga)
Motorista (cinco vagas)
Nutricionista/Técnico em nutrição (uma vaga)
Operador de caixa (uma vaga)
Operador de patrol (com introdutório) - uma vaga
Operador de rolo compactador (com introdutório) - uma vaga
Padeiro (duas vagas)
Pedreiro de acabamento (uma vaga)
Repórter para cultura (uma vaga)
Salgadeiro (uma vaga)
Secretária do lar (duas vagas)
Técnico de cabeamento (quatro vagas)
Técnico de informática (três vagas)
Técnico de instalação (duas vagas)
Técnico de planejamento (duas vagas)
Técnico de segurança do trabalho (duas vagas)
Técnico em refrigeração (uma vaga)
Torneiro mecânico (três vagas)
Vendedor (com exp. em venda de motos) - uma vaga
Vigia (uma vaga)

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Culto marca 50 anos da atuação pastoral de Firmino Gouveia

Um culto em ação de graças no Templo Central da Assembléia de Deus em Belém, na rua 14 de Março, marcará neste sábado (29), a partir das 19 horas, as comemorações do jubileu de ouro do ministério pastoral do pastor Firmino Gouveia, 78 anos de idade.

Cerca de 500 pastores que compõem o colégio pastoral da igreja local deverão participar do culto. Além deles, estarão presentes pastores da Convenção de Pastores do Estado (Comieadepa), obreiros e importantes nomes ligados à Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB).

Livro
Também no sábado será lançado o livro “Firmino Gouveia – Arauto do fogo pentecostal”, organizado pelo pastor e escritor Rui Raiol. É uma biografia que alcança os 50 anos do pastorado de Firmino Gouveia.

Ordenado em 1º de dezembro de 1958, Firmino Gouveia é o membro nº 9 da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil e por 16 anos serviu à Convenção do Pará, sendo seu presidente de honra.

O pastor presidiu a igreja-mãe das Assembléias de Deus por 29 anos, fundou o Seminário Teológico e edificou um dos maiores e mais belos templos evangélicos do país. E tornou-se pioneiro na área de comunicação de rádio e TV no Brasil.

Em janeiro de 1997, passou a direção ao pastor Samuel Câmara, que permanece até hoje. (Fonte: Blog Espaço Aberto)

FBI e CIA investigam Jader Barbalho

Deu na coluna Painel, da Folha de S.Paulo de hoje (27):

Barrado
Jader Barbalho (PMDB-PA) tenta há seis meses obter visto de entrada nos EUA. O pedido vem sendo repetidamente rejeitado pela embaixada em Brasília. A razão para as negativas é uma investigação do FBI e da CIA sobre atividades do deputado.

Juíza decide não diplomar suplentes de vereador

A juíza Eline Salgado Vieira, titular da 75ª Zona Eleitoral, decidiu que não vai fazer a diplomação dos suplentes de vereadores, como vem ocorrendo em Parauapebas nos anos eleitorais.

A solenidade de diplomação do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores eleitos está marcada para o próximo dia 5 no cartório eleitoral, no período das 9 às 11 horas da manhã.

Segundo a magistrada, o suplente só será diplomado quando houver necessidade de o mesmo assumir o cargo de outro eleito. A Justiça Eleitoral tem prazo, até março do próximo ano, para diplomar os suplentes, não sendo obrigada a fazer isto agora.

Diplomação em Canaã
Tão logo termine a solenidade de diplomação em Parauapebas, a juíza se deslocará para Canaã dos Carajás, onde procederá, no período das 11 às 13 horas, a diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos naquele município, que pertencem à mesma zona eleitoral.

Cinema em Movimento na região

Crianças, jovens e adultos têm um encontro marcado com o projeto Cinema em Movimento, uma ação gratuita que facilitará o acesso à sétima arte: o cinema.

Por meio de projeções de filmes brasileiros, curtas paraenses e animações, a Vale e a Cabloca Produções pretendem estimular a valorização do cinema nacional, nos municípios de Canaã dos Carajás, Parauapebas e Marabá.

A primeira parada do Cinema em Movimento será em Marabá, nesta sexta-feira, dia 28, a partir das 19 horas, no Galpão de Artes de Marabá.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Cursos gratuitos

PROGRAMA BOLSA TRABALHO 2008
VAGAS PARA COMPLEMENTAR NOVAS TURMAS

Curso: Auxiliar de Escritório
Turma: 01
Vagas: 12
Período: 01-12-08 a 06-02-09
Horário: Das 11 às 15 horas
Local: Escola Marluce Massariol

Curso: Recepcionista
Turma: 01
Vagas: 21
Período: 01-12-08 a 06-02-09
Horário: Das 11 às 15 horas
Local: Escola Marluce Massariol

Curso: Eletricista de Alta e Baixa Tensão com NR 10
Turma: 01
Vagas: 13
Perpiodo: 01-12-08 a 06-02-09
Horário: Das 11 às 15 horas
Local: Escola Marluce Massariol

Curso: Vendedor de Comércio Varejista
Turma: 02
Vagas: 50
Período: 01-12-08 a 06-02-09
Horário: Das 11 às 15 horas
Local: Escola Marluce Massariol

Curso: Digitador
Turma: 01
Vagas: 13
Período: 01-12-08 a 06-02-09
Horário: Das 11 às 15 horas
Local: Escola Marluce Massariol

Curso: Soldador
Turma: 02
Vagas: 34
Período: 09-12-08 a 20-02-09
Horário: Das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Local: Ceup

Curso: Repositor de Mercadoria
Turma: 02
Vagas: 50
Período: 09-12-08 a 20-02-09
Horário: Das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Local: Ceup

Curso: Almoxarife
Turma: 02
Vagas: 35
Período: 09-12-08 a 20-02-09
Horário: Das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Local: Ceup

EXIGÊNCIAS
Ter idade de 18 a 29 anos; estar desempregado há pelo menos 6 meses; residir no Estado do Pará há pelo menos 3 anos; ter pelo menos 5 anos de escolaridade ou concluído no máximo há 5 anos o Ensino Médio e que não esteja cursando o ensino superior.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista (para homens), Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade ou Declaração que esteja estudando.
OBS: Além de o curso ser totalmente gratuito, o aluno ainda ganha incentivo condicionado temporário no valor de 70 reais mensal.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO
24 de novembro a 5 de dezembro de 2008

Seminário ‘Violência: Discutindo prevenção, atendimento às vítimas e reparação’

A violência a cada dia ganha mais robustez em suas várias formas, física e simbólica, como um fenômeno dos tempos modernos. Os sentimentos como insegurança e desesperança dominam o ambiente de lazer e trabalho. O Sistema de Justiça e de Segurança Pública demonstrasse incapaz de acompanhar as dinâmicas da sociedade.

A violência em seus diversos aspectos e as formas de prevenção e reparação às vítimas e seus familiares estão entre os temas do Seminário “Violência: Discutindo prevenção, atendimento às vítimas e reparação”, que ocorre nos dias 27 e 28, no Hotel Beira Rio, em Belém.

O evento é uma promoção da Sociedade Paraense de Defesa de Direitos Humanos (SDDH), em parceria com segmentos da sociedade civil e os governos federal e estadual.

Programação
27 de novembro de 2008
18 horas – Mesa de abertura: SEJUDH, SEDH, SDDH, Grupo de Prevenção à Violência (GPV) e Comitê Dorothy
19 horas – Conferência de abertura
Inácio Cano
Nilda Turra
20 horas – Cofee break

28 de novembro de 2008
8h30 às 9h30 – Conferência
Tema: Violência e criminalidade
Prof. dr. Reinaldo Nobre Pontes (Unama)
Jean François
9h30 às 12 horas – Mesa-redonda
Tema: Prevenção e atendimento às vítimas de violência
Coordenação: SDDH
Participação: SEJUDH, Segup, MP, DPE, GPV, Sedes, Sespa e Ouvidoria
12 às 12h30 – Debate
12h30 às 14 horas – Almoço
14 às 16h30 – Três GTs
Tema: Violência – Prevenção, atendimento e reparação
16h30 às 18 horas – Plenária

MAIORES INFORMAÇÕES
Léslie Carolina - MSN: lelecarusso@hotmail.com Cel.: (91) 8169-6253 / 9107-6367 / SDDH – 3225-1950
Rogério Almeida - (91) 8819-5172

Minc pede apoio à FSN para intervir em Paragominas

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, solicitou ao ministro da Justiça, Tarso Genro, apoio da Força de Segurança Nacional (FSN) para intervir em Paragominas (PA), onde manifestantes realizaram, na última segunda-feira (24), uma manifestação contra fiscais do Ibama. Os fiscais haviam apreendido no município cerca de 400 metros cúbicos de madeira, carregados em 14 caminhões.

Minc anunciou que o MMA não vai recuar na investida que vem fazendo contra os crimes ambientais. “Pelo contrário, vamos intensificar as ações e punir os responsáveis”, garantiu o ministro.

A manifestação feita por cerca de 3 mil pessoas contra fiscais do Ibama é a resposta dos desmatadores à Operação Rastro Negro, que apreendeu no município cerca de 400 metros cúbicos de madeira carregados em 14 caminhões, na madrugada de domingo, dia 23.

Há indícios de que a madeira tenha vindo de uma reserva indígena, por conta da essência maçaranduba, que só é encontrada na reserva indígena próxima à estrada da Caipe, onde os infratores foram flagrados.

De acordo com Marco Antonio Vidal, fiscal do Ibama, os manifestantes atearam fogo na garagem do escritório do órgão, onde estavam quatro veículos, duas L-200, um Fiat e um Fusca, além de depredarem o prédio, roubarem os caminhões com as toras e conduzir tratores, pás carregadeiras e caminhões até o hotel para intimidar os fiscais.

"Eles depredaram os móveis, equipamentos do escritório e queimaram os processos que estavam lá. Ainda tentaram invadir o hotel onde estamos hospedados, arrancando o portão de entrada com o trator e ateando fogo na entrada, mas foram impedidos de continuar, por causa das bombas de gás lacrimogêneo que foram lançadas pela Polícia Militar", conta Vidal.

Segundo o coordenador geral de fiscalização do Ibama, Luciano Evaristo, em resposta aos atentados, “iremos intensificar as fiscalizações para coibir o desmatamento e o roubo de madeira das terras indígenas da região, aumentando a presença do estado na área. Já fizemos o pedido à Polícia Federal, que está em Altamira com a operação Arco de Fogo, junto com a Força Nacional de Segurança, para se deslocarem para o local”.

A Operação Rastro Negro, que deu origem a essa série de acontecimentos, está sendo realizada em Paragominas desde o dia 28 de outubro com o objetivo de combater a produção, transporte e comércio ilegal de carvão vegetal no estado.

Até o momento, a equipe destruiu mais de 200 fornos de carvão ilegais, apreendeu 120 metros cúbicos de carvão vegetal, e aplicou multas que somam mais de 2 milhões de reais. (Gerusa Barbosa, assessora de Comunicação do MMA)

Educação


segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Vote na modelo de Parauapebas

A modelo Tayane Leão Melo, de Parauapebas, está concorrendo com 15 garotas de todo o Brasil à final do concurso de beleza Supermodel 2008, em São Paulo, dia 29 do corrente.

Para ajudar a modelo parauapebense a se classificar, acesse o link e vote em Tayane: http://mtv.uol.com.br/supermodel/meninas

domingo, 23 de novembro de 2008

Águia perde para Guarani e fica fora da segunda divisão

O time do Águia de Marabá acaba de perder por 2 a 1 para o Guarani (SP) e fica fora da segunda divisão, classificando-se na quinta posição da série C do campeonato brasileiro da terceira divisão.

sábado, 22 de novembro de 2008

Nem todos os homens são durões

CRÔNICAS DO PC

No bairro onde resido, sou vizinho de um casal de aposentados, senhor Félix e dona Rosário.

Os dois são muito conhecidos e queridos em toda a cidade, pela simplicidade da vida que levam e tratar bem quem quer que seja. Por tudo isso, os dois ganharam o respeito e admiração de ricos e pobres. Uma das qualidades que os enobrecem é sempre a solidariedade nos momentos em que se precisa de ajuda.

O casal não tem filhos, dado a situação estéril de Rosário. Ela nunca quis tentar gravidez artificial, pelo simples fato de acreditar em milagres. Tinham muita fé. Se Deus assim determinasse, Rosário pegaria barriga um dia.

Passados alguns anos, agora estavam desvanecidos. A idade não permitia mais. Rosário acabara de completar 45 anos, começando a sentir os efeitos, que achava ser da menopausa.

No entanto, nada os abalava e viviam felizes, solidários, compartilhando a vida de um para o outro.

Quem vê Rosário assim, fora de casa, tão educada e tratável, acredita ser pessoa de excelente comportamento, uma companheira excelente ao lado do esposo querido. Seria injusto afirmar-se o contrário.

É mais ou menos assim. Só um pormenor. Dentro de casa, Rosário trata Félix de maneira muito rígida, porque conheceu desde cedo ele ser uma pessoa obediente a seus caprichos. E sabem como é! Mulher só quer encontrar uma brechinha para tomar conta da situação e mandar no homem. É próprio delas mesmas. Da natureza de cada uma para se vingar de um passado de subserviência, quando não tinham vez e viviam submissas, sujeitas aos caprichos do companheiro, obedecendo cegamente a suas ordens.

Como não sou machista, acho que a mulher merece o espaço que adquiriu com todas as conquistas de se igualar aos homens, tendo os mesmos direitos. Só não concordo de o cara ser dominado, ter um amor maior, paixão, seja lá o que for, transformando-se em homem humildemente submisso, e tornar-se um joguete nas mãos da companheira.

Mas, é isso mesmo! Quem manda no mundo nascer pessoas com o gênio passivo de um senhor Félix, não estando nem aí para os caprichos da esposa!?

Depois de muitos anos de vida a dois, ele sempre dando duro no trabalho, até se aposentar, poderia muito bem assumir o papel de doméstico, fazendo todos os serviços da casa, cuja intenção era agradar a mulher. Não ligava para os falatórios dos vizinhos, principalmente o lero-lero de cabras bestas, linguarudos, e que vivem de comentar a vida alheia, na inconveniência de nada poderem ver e ficar calados. Ao contrário, andam de olhos arregalados, prestando atenção ao que os outros fazem, só para botar a boca no mundo e contar fuxico.

O senhor Félix não tem vergonha de dizer. É de praxe todos os dias pela manhã receber das mãos de dona Rosário a lista dos procedimentos a realizar durante o dia. No decorrer da manhã faz o café, lava a roupa, pratos, talheres, limpa a casa, faz a comida. Executa todas as obrigações, alegre, satisfeito, sempre cantarolando as músicas que estão nas paradas de sucessos das rádios FM da cidade.

Ao meio dia, chama Rosário no quarto do casal, que desde às 8 horas está preocupada em anotar os assuntos do dia divulgados nos programas femininos da TV Mulher e serve o almoço na mesa da sala de jantar, regado a vinho brasileiro, produzido no Vale do Rio São Francisco.

Numa ocasião dessas, após as refeições e da sesta do começo da tarde, Rosário sentiu-se mal, começando uma crise de náuseas e vômitos. Félix tentou vários recursos caseiros, fazendo chás, todavia nada debelou o mal repentino da mulher. Não perdeu mais tempo, levou-a imediatamente a um hospital. Examinado por um clínico, foi internada para observação e exames de rotina. Félix, preocupado, permaneceu ao seu lado como acompanhante. Somente no outro dia pela manhã saíram os resultados dos exames. Tudo bem. Nada de grave para preocupar, Apenas um exame de urina tinha de ser refeito. Os médicos estavam descrentes do resultado. Poderia haver erro.

Após a repetição de um “planotest” e “ultra-som”, fora confirmado: Rosário estava grávida, aos 45 anos. Um fato raro, principalmente em se tratando de uma mulher considerada estéril.

Senhor Félix e dona Rosário receberam a notícia, ficando os dois eufóricos, sem querer acreditar na verdade. Só poderia ter acontecido o tão esperado milagre.

Durante a gestação, dona Rosário foi bem cuidada, por tratar-se de uma gravidez de risco. Nove meses depois, a criança nasceu de parto normal. Era um lido garoto. Ainda no leito da maternidade, ela chamou o marido para dizer-lhe: “Coloque uma doméstica para tomar conta da casa. A partir de agora, você vai cuidar somente de mim e do bebê”.

E o homem, feliz, transformou-se numa babá, fazendo tudo direitinho. Limpando a criança, trocando fraldas, dando banhos e cuidando muito bem da querida esposa, até os dias de hoje.

Pedro Cláudio de Moura Reis (PC) / E-mail: pcmourareis@yahoo.com.br

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

MP discorda de licença ambiental para construção de termoelétrica no Pará

O Ministério Público (MP) do Pará discorda da licença ambiental concedida à Vale para construção de uma usina termoelétrica, no município de Barcarena, e poderá entrar com ação na justiça solicitando a suspensão do projeto. A licença foi liberada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente do Pará (Coema), por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Para o promotor Raimundo Morais, a usina termoelétrica de Barcarena representa uma ameaça ambiental por causa da grande quantidade de carbono que será despejada na atmosfera.

"São mais de dois milhões e meio de toneladas de carbono por ano, o que significa um volume equivalente à emissão de todos os carros do Rio de Janeiro durante um ano", anunciou o promotor.

A Vale informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que os padrões adotados nos estudos de emissão de gases da futura usina estão de acordo com critérios do Banco Mundial e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A empresa assegura ainda que a termoelétrica vai utilizar tecnologia limpa e moderna que reduzem, em mais de 90%, as emissões de carbono.

Raimundo Morais discorda das explicações da Vale sobre a tecnologia que será usada na termoelétrica para reduzir a emissão de gases de carbono.

"As melhores tecnologias são muito mais eficientes do que essa que a Vale está apresentando. Como ela é mais cara, a Vale optou pela mais barata, que é mais suja. É muito fácil você gerar energia, gerar riqueza, transferindo para a sociedade os custos desse processo", observou o promotor. (Leandro Martins/Rogério Almeida)

Arrastão de conscientização e controle da tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Combate à Tuberculose, realiza, no período de 26 a 28 de novembro, um grande arrastão de conscientização e controle da doença, levando a vários bairros de Parauapebas, de forma lúdica e interativa, informações sobre o que é a tuberculose e sua forma de tratamento.

Dez funcionários participarão da ação, visitando órgãos públicos, bares, restaurantes, igrejas e associações, para palestra e panfletagem. As orientações serão feitas através de teatro, com servidores caracterizados de pulmão, visando informar a comunidade que a doença afeta diretamente esse órgão do corpo.

Participe! Não fique de fora. “Tuberculose tem cura; juntos venceremos este mal”. (Elisabete Teles)

PROGRAMAÇÃO
DATA: 26/11/08 (manhã e tarde)
Locais: unidades de saúde, associações e igrejas
Horários: das 8 às 14 horas
DATA: 26/11/08 (noite)
Locais: bares e casas noturnas
Horários: A partir das 20 horas
DATA: 27/11/08 (manhã)
Locais: Portaria de acesso a Carajás (panfletagem), a partir das 6 horas; sinal de trânsito da rua 14 (panfletagem), a partir das 7 horas; arrastão por todas as secretarias municipais, iniciando pelo gabinete do prefeito, a partir das 8 horas; unidades de saúde, associações, igrejas e bancos (palestras e panfletagem).
DATA: 28/11/08 (manhã)
Locais: unidades de saúde, associações e igrejas (palestras), a partir das 8 horas.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Diplomação de candidatos eleitos será dia 5

A justiça eleitoral de Parauapebas marcou para o próximo dia 5 de dezembro a diplomação dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos nas eleições do último dia 5 de outubro, como também dos respectivos suplentes de vereadores.

A solenidade de diplomação será realizada no auditório do Tribunal do Júri, Fórum de Parauapebas, bairro Cidade Nova. (Fonte: Blog Zé Dudu)

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

G 4


Bispo do Xingu recebe Prêmio Verde das Américas

O bispo prelado do Xingu, dom Erwin Kräutler (foto), que também é presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), recebe no próximo dia 27 o Prêmio Verde das Américas 2008, na categoria direitos humanos.

A solenidade de entrega da comenda está marcada para ser realizada às 9h30, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.

O objetivo do prêmio é homenagear personalidades e instituições que têm, ao longo dos anos, contribuído para o desenvolvimento, a preservação ambiental do planeta e a melhor qualidade de vida. Dom Erwin Kräutler foi indicado por diversas autoridades e comunidades indígenas.

Currículo
Natural da Áustria, dom Erwin foi consagrado bispo prelado do Xingu pelo papa João Paulo II em 1980. No ano seguinte, recebeu a cidadania brasileira. Atuou com a irmã Dorothy Stang e prossegue no mesmo trabalho em defesa dos direitos das comunidades camponesas e indígenas, além da preservação ambiental na região amazônica.

Projeto Cinema Livre em Parauapebas

Nesta sexta-feira (21), a partir das 18 horas, no Centro de Conferência TWA Brasil/HSS, Parauapebas vai receber o projeto Cinema Livre, evento que contará com exibições gratuitas de filmes e homenageará os cineastas paraenses Alan Rodrigues e Priscilla Brasil. O projeto visa a popularização do cinema, tornando-o acessível a todos, principalmente no interior onde raramente há locais como salas de cinema.

Homenageados
Os homenageados do evento são cineastas paraenses que se destacaram no cenário nacional com suas produções. A documentarista Priscilla Brasil produziu os documentários premiados “Serra Pelada – Esperança não é um sonho” e “As filhas da Chiquita”, enquanto o diretor Alan Rodrigues foi o vencedor do 1º Doc TV, realizado pela antiga TVE, com o curta “Açaí com Jabá”. Todos os filmes dos cineastas vão ser exibidos durante o evento.
A mostra também contará com os documentários locais produzidos pelos alunos de jornalismo da UFPA, entre eles “Minério que vai gente que fica”, “Lixão”, “Imigrantes”, “Caminhos da luta” e “Riacho doce”.
Objetivo
O objetivo do projeto é a democratização do cinema, formando público para produções alternativas que raramente são exibidas no interior. As oficinas vão ser responsáveis em despertar o olhar crítico e instruir tecnicamente os futuros cineastas, assim pondo produções do interior paraense na rota dos grandes festivais alternativos brasileiros. E o mais importante: proporcionar diversão e entretenimento.
Realização
Os produtores do Projeto Cinema Livre já são conhecidos do público, agora dando continuação a antigos projetos do Labirinto Cinema Clube (1ª e 2ª Mostra de Cinema de Parauapebas).
Atualmente, o grupo se encontra-se em reorganização, partindo pra novas idéias e novos projetos, entre eles encontram-se: Rubens Motta, Carlos Viana e Djair Oliveira. (Homer Serejo)

CRONOGRAMA DAS MOSTRAS DE CINEMA
Local: Centro de Conferência TWA Brasil / HSS – Parauapebas
Horário: 18 horas
Mostra de cinema com os filmes “Serra Pelada, esperança não é sonho”, “As filhas da Chiquita” e “Açaí com jabá”.
A mostra será realizada para um público bem amplo, com a finalidade de formação de platéia e entretenimento. O objetivo da mostra será de educação e aprimoramento do olhar, análise fílmica e geração de discussão.
Grade da mostra e oficinas
Sexta-feira: “Serra Pelada, esperança não é sonho”, “As filhas da Chiquita” e “Açaí com jabá”.
Sábado: Oficinas de roteiro e vídeo digital e oficina de direção.

Jogos Abertos do Pará iniciam nesta quinta-feira, em Belém


Equipe de handebol

Inicia em Belém nesta quinta-feira (20), e vai até domingo (23), a IV edição dos Jogos Abertos do Pará. O município de Parauapebas será representado por uma delegação composta de 75 atletas, que vão disputar o certame nas modalidades futsal, basquetebol, handebol e atletismo, nas categorias masculino e feminino.

A delegação parauapebense parte para Belém às 23 horas desta quarta-feira (19), de frente do ginásio poliesportivo do bairro Beira Rio, com muita disposição para trazer troféus e medalhas.

Janini em niver

Registro com muito carinho o aniversário de Janini Bandeira Silva, a caçula de minhas três queridas filhas, que ocorre nesta quarta-feira (19), Dia da Bandeira. Na foto, Janini, que é casada e mora em Marabá, aparece tietando o cantor gospel Robson Monteiro. Parabéns, Janini!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Dois anos de blog

Completamos neste 16 de novembro, despercebidamente, dois anos de atuação deste blog.

Obrigado a todos os colaboradores e visitantes que até aqui têm nos acompanhado e apoiado.

domingo, 16 de novembro de 2008

Águia vence Atlético, mas perde quarta posição

A equipe do Águia de Marabá venceu o Atlético Goianiense (GO) na tarde deste domingo (16), em partida disputada no estádio Mangueirão, em Belém, pelo placar de 2 a 1.

Os gols foram marcados por Reinaldo, do Atlético, aos 14 minutos do primeiro tempo, e por Aleilson e Soares, do Águia, respectivamente aos 20 e 37 minutos da etapa inicial.

Com a vitória do Duque de Caxias (RJ) sobre o Rio Branco (AC) por 4 a 1, o Águia perdeu a 4ª posição no octogonal final da Série C do Campeonato Brasileiro, e terá que arrancar a vaga para a série B no próximo domingo (23), em Campinas (SP), contra o Guarani.

sábado, 15 de novembro de 2008

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Revelado primeiro nome do novo secretariado de Darci

O prefeito Darci Lermen revelou oficialmente para este blog o nome do primeiro secretário que vai compor o primeiro escalão no segundo mandato, a partir de 1º de janeiro.

Trata-se de Delmar Steffen, grande experiente em administração pública, que vai assumir a nova Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.

Segundo Darci, Delmar vai atuar na prefeitura como uma espécie de “primeiro-ministro”, deixando o gestor municipal mais livre para buscar recursos junto às esferas estadual e federal.

Instado a revelar outros nomes para compor o novo secretariado, o prefeito respondeu que por enquanto ele está apenas sondando os nomes, mas que ainda tem nada definido, apenas especulação por parte de alguns políticos e imprensa.

Darci deixou escapar que os atuais secretários municipais têm os cargos mantidos até 31 de dezembro, e que por isso não seria conveniente revelar nenhum nome para eventual substituição ou mesmo permanência no cargo, até para não deixar ninguém frustrado.

Modelo parauapebense na final do Supermodel 2008


Tayane sendo entrevistada

A modelo Tayane Leão Melo, de Parauapebas, é uma das 15 garotas de todo o Brasil a concorrer à final do concurso de beleza Supermodel 2008, dia 29 de novembro, em São Paulo.

Para se classificar à final do certame de beleza, Tayane passou por várias eliminatórias, concorrendo com mais de 10.000 garotas de todo o país.

Caso a modelo de Parauapebas se classifique na grande final, ela vai assinar contrato de 4 anos com a Ford, e ganhar vaga para representar o Brasil em Nova York.

No momento, Tayane Melo está enfrentando uma grande dificuldade para conseguir patrocínio para que ela viaje com os pais e se mantenha em São Paulo. A modelo quer viajar dia 21 do corrente, para São Paulo, onde vai passar por uma maratona de fotos, apresentações e cursos.

É a primeira vez que uma representante do Pará vai à final deste concurso.

Contatos para apoio: (94) 9903-8562/3356-3444.

Exposibram reúne especialistas internacionais em mineração e meio ambiente

Fotos: Waldyr Silva

Disposição dos estandes da exposição


Darci recebendo brinde do pessoal da Scania


Examinando equipamento na M.Shimizu


Público no auditório do Hangar
Belém - Dezenas de palestrantes brasileiros e estrangeiros participaram do I Congresso de Mineração da Amazônia e da Exposição Internacional de Mineração (Exposibram), no período de 10 a 13 de novembro, nas instalações do Hangar – Centro de Convenções da Amazônia –, em Belém.
O prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen, participou de workshop e de palestras proferidas no evento por renomados especialistas em mineração e meio ambiente.
Várias palestras foram proferidas no congresso, entre estas “Diretrizes do ICMM de boas práticas para mineração e biodiversidade”, “Mercado mineral: desafios e oportunidades”, “Cenários para o mercado de commodities minerais”, “Novos riscos para a competitividade da mineração brasileira”, “Necessidades de formação de mão-de-obra para o setor mineral”.
Nas visitações aos estandes da exposição, Darci Lermen conversou com expositores, inclusive com diretores de empresas instaladas em Parauapebas, como Metso, Vale, Clean Service, M.Shimizu, Geosol, Oyamota; examinou produtos de alta tecnologia e foi consultado sobre a potencialidade do município para instalação de novas empresas.

Sermão


Nove anos de TV Liberal Parauapebas

Waldyr Silva


À frente o jornalista Jorge Roberto Vieira, a TV Liberal está completando 9 anos de atividades na cidade de Parauapebas.

Como matéria especial para marcar a data, neste sábado (15) o prefeito Darci Lermen será envistado pelo repórter José Neves no Jornal Liberal primeira edição, a partir das 11 horas, com transmissão para todo estado.

Dividida em três blocos de 6 minutos cada, a entrevista com o prefeito de Parauapebas foi gravada na manhã da última quarta-feira (12) nos estúdios da TV Liberal, em Belém.

Na entrevista, Darci Lermen fala da campanha que o reelegeu para o segundo mandato de prefeito, da composição da futura Câmara Municipal, da relação com a mineradora Vale, formação do secretariado, estruturação da máquina administrativa, prioridades nas ações de governo, entre outros temas.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Prefeito de Parauapebas recebe troféu e diploma destaque 2008

Fotos: Waldyr Silva








Belém - Reconhecido através de pesquisa pelas políticas públicas desenvolvidas este ano à frente da administração do município de Parauapebas, o prefeito Darci José Lermen (PT) foi uma das 28 personalidades homenageadas pelo programa Sala Vip, veiculado pela TV Rauland, em Belém.
A premiação ocorreu na noite de quarta-feira (12) durante jantar especial no Salão Karajás do hotel Belém Hilton, com as presenças das personalidades homenageadas e de convidados.
Ao receber as comendas das mãos de Gil Reis, apresentador do programa Sala Vip, o prefeito Darci Lermen declarou que dedicava o prêmio a toda equipe da prefeitura, também responsável pela conquista do reconhecimento.
O gestor municipal aproveitou para convidar os demais homenageados a visitar Parauapebas no próximo mês de dezembro, para apreciar os arranjos iluminados natalinos instalados no centro da cidade, o que torna a cidade como a mais iluminada por ocasião da festa de Natal.
Segundo Gil Reis, o prêmio Destaque 2008 do programa Sala Vip vem sendo conferido há dez anos, após pesquisa a todos que fizeram a diferença no ano corrente.
Por ocasião da premiação às pessoas e autoridades contempladas, foi gravado um programa especial para ser exibido nos próximos nos dias 15 e 22 do corrente.
O programa Sala Vip é uma produção independente de Gil Reis exibida aos sábados, às 22 horas, pela TV Rauland, Rede Gazeta, canal 14, em Belém, para reconhecer e promover as empresas, profissionais e políticos que se destacaram em 2008.
Na oportunidade, foram homenageadas 28 pessoas dos segmentos político, empresarial, industrial, comerciante, profissional liberal, instituição de saúde e educativa; pecuarista, artístico, entre outros.
Darci Lermen se fez acompanhar no evento pelo procurador geral do município, advogado Hernandes Spinosa Margalho.
Após a entrega das comendas e breves discursos dos contemplados, foi servido jantar especial no próprio Salão Karajás do Belém Hilton.

Encantos da viúva rica

CRÔNICAS DO PC

Podemos afirmar que a viúva Luzia Bernardes, sem sombra de dúvidas, aparecia com a primeira fortuna existente naquela cidade do interior do Pará.

O marido dela morreu fazia três anos, de acidente no rio Araguaia, quando pescava e caiu nas caudalosas águas, no encontro com o rio Tocantins. Sem saber nadar, afundou imediatamente.

A viúva ficou dona de várias fazendas, uma empresa de transporte, além de quatro grandes supermercados, localizados em cidades circunvizinhas, e dinheiro depositado, rendendo dividendos em quatro grandes bancos.

Mulher rica, é claro, nunca faltavam candidatos a cortejá-la, a maioria dos pretendentes, pensando mesmo em casamento, uma maneira menos precipitada de se firmar na vida e viver numa boa.

Quem tinha maior vista grande na viúva era o doutor Andrade, um advogado criminalista, famoso, porque, defendendo ou acusando, a maioria das vezes sempre se saia vencedor. O causídico tinha outra qualidade aparente: um coração afetuoso, cheio de amor, que fez o corpo ficar imantado, isto é, sempre rumando voluntariamente para onde existia a presença de “metais”, para ficar ligado.

E ele, considerando-se homem experiente, com muita voluptuosidade, resolveu atacar nas formas mais sábias de conquistas, cuja finalidade era conquistar a viúva de vez. Estudou a situação, tentando ser cortês, fino cavalheiro, solícito, solidário, empreendedor, e nada. A mulher não cedia. Continuava determinada a ficar sozinha, administrando seus bens.

Dona Luzia Bernardes tinha apenas 32 anos, conservando uma beleza que imediatamente dava nas vistas de qualquer homem sensível ao admirar o belo. Além dos interesses, era também o que mais fazia doutor Andrade morrer de paixão. E ele estava cansando depois de muito girar. Até que decidiu jogar uma cartada maior, aproveitando jantar em que os dois participavam na casa de um amigo.

No intervalo em que ficaram sozinhos numa varanda forrada de caramanchões, doutor Andrade, surpreendentemente, perguntou à bela milionária, sem mais rodeios, encarando-a de maneira muita séria: “Quer casar comigo?”

O que ela pensou um pouco para responder secamente: “Não sei”.

Mulher quando é independente e não precisa de homem para lhe garantir segurança é uma coisa diferente, fica dura na queda, não sendo com cantadinhas que vá cair em braços facilmente. Todavia, dona Luzia Bernardes não quis ser descortês, voltou a falar muita séria, mas sorrindo: “Ah, caro doutor. Não quero falar no assunto antes de saber que estou amando novamente. Por enquanto, nunca me esqueci do meu finado marido. Se assim continuar, nunca mais me casarei”.

O advogado não se conteve. Respirou fundo e, parecendo-se preocupado, exclamou gesticulando: “Mas, senhora!...” Andou doutor Andrade para frente, coçando a cabeça, sem terminar a frase. “O quê, caro doutor?”, interrogou a mulher, bastante curiosa. “Diga-me, agora, por favor. Finalmente o que pretende fazer com esse dinheiro todo que a senhora tem?”
Dona Luzia Bernardes deu meia volta e retirou-se sem mais pronunciar uma palavra com o doutor advogado.

Pedro Cláudio de Moura Reis (PC) / E-mail: pcmourareis@yahoo.com.br

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Darci Lermen recebe prêmio destaque do programa Sala Vip

O prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (foto), é uma das personalidades indicadas para receber a comenda Destaque 2008, do programa televisivo Sala Vip, veiculado pela TV Rauland, da Rede Gazeta.

A premiação ocorre nesta quarta-feira (12) durante jantar especial no Salão Karajás do hotel Belém Hilton, com as presenças das personalidades homenageadas e de convidados.

O prêmio Destaque 2008 é composto de troféu e diploma conferidos há dez anos, após pesquisa a todos que fizeram a diferença no ano corrente.

Por ocasião da premiação às pessoas e autoridades contempladas, será gravado um programa especial, com uma hora de duração e participação dos homenageados e convidados.

Trata-se de uma promoção do programa Sala Vip, produção independente exibida aos sábados, às 22 horas, pela TV Rauland, Rede Gazeta, canal 14, em Belém, para reconhecer e promover as empresas, profissionais e políticos que se destacaram em 2008.

O titular deste blog pega vôo daqui a pouco (23h10) em Marabá, para cobrir o evento em Belém.

J.Neto lança novo CD


Aos 48 anos de idade, J.Neto acumula experiência considerável na música gospel nacional, tendo gravado, ao longo de 23 anos de carreira, nada menos do que 18 álbuns

Consagrado no meio gospel por sua voz marcante e interpretação sempre emocionante, J.Neto acaba de preparar o seu mais novo CD, intitulado "Riquezas". Lançado pela gravadora Kether Music, o CD foi produzido em estúdios de última geração no Rio de Janeiro. A previsão é que chegue às lojas de todo o Brasil na segunda quinzena de novembro.

“Riquezas” é um álbum especial onde J.Neto canta músicas de adoração que marcaram gerações. O CD traz grandes sucessos como “Restitui”, “Autor de minha fé”, “Situações”, “Consagração”, “Alfa e ômega”, “Mover do espírito”, “Ele é Jesus”, “Creio”, “Jesus Cristo mudou meu viver”, “Vaso novo”, “Não tente sozinho”, dentre outros.
J.Neto é um dos raros cantores gospel a ter músicas em trilhas sonoras de novelas, como "Escrava Isaura", "Essas mulheres" e "Cidadão brasileiro", contribuindo desta forma para um maior espaço do cantor gospel na mídia secular. (Fonte: http://kethermusic.com.br/ - http://www.jotaneto.net)

Mesa Diretora do Legislativo de Canaã

Derrotados numa tentativa de reeleição, os atuais vereadores Dermivaldo “Pingo” (sem partido), Ana Gerlane (PT), Gilson Campos (PSDB), Lourivaldo Batista (PDT) e Zito Augusto (PT) devem aprovar na próxima quinta-feira (13), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, lei que amplia de um para dois anos o mandato do próximo presidente da Mesa Diretora do Legislativo, com possibilidade de reeleição para mais dois anos.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Empresários lançam pedra fundamental do primeiro shopping center de Parauapebas

Fotos: Bariloche Silva






Bastante concorrido pela sociedade local, no último sábado (8), o almoço que lançou a pedra fundamental do primeiro shopping center a ser construído em Parauapebas.

O evento contou com as presenças de executivos representantes da Urbia Commercial Properties, Premium Engenharia S/A e Guanandi, empresas responsáveis pela execução do empreendimento, além de empresários, comerciantes, políticos, imprensa e outros convidados.

Com investimento de R$ 42 milhões, o shopping center terá 14,5 mil metros de área bruta locável e 21,2 mil metros de área total construída para abrigar três lojas âncoras, duas megalojas, 720 vagas de estacionamento, áreas para motos e bicicletas; praça de alimentação com 15 operações e mais de 600 assentos; espaço cultural com salas de cinema, livraria, café, lanchonete, área para eventos, deck panorâmico e outros itens.

As obras do shopping serão executadas pela construtora Premium Engenharia, e terão início ainda este ano, com conclusão programada para o final do segundo semestre de 2009, a tempo das compras de Natal.

O empreendimento, que recebe o nome de Unique Shopping, vai ser construído no residencial Viver Bem Parauapebas, localizado no km 3 da rodovia PA-275, saída para Curionópolis.

I Festival de Talentos da Melhor Idade

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza no próximo dia 3 de dezembro, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), o I Festival de Talentos da Melhor Idade.

De acordo com a organização, o evento será aberto para todos os idosos e público em geral.

domingo, 9 de novembro de 2008

Diretores da Aicop apresentam identificação oficial da entidade


Frente


Verso

Membros da diretoria da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), à frente o presidente Waldyr Silva, apresentaram semana passada aos associados da entidade a nova carteira de identificação dos profissionais filiados.

No documento de identificação constam logomarcas da associação e do veículo de comunicação onde o associado trabalha; RG e número de inscrição do portador. O número da matrícula é liberado pela diretoria, para emissão do documento, à medida em que o associado pagar a primeira mensalidade, no valor de R$ 20,00.

Têm direito à confraternização todos os associados (acompanhado de dois convidados) que estiverem em dia com a Aicop e apresentar a carteira de identificação na portaria do CTG. Por isso, é importante que a categoria pague as mensalidades e não fique de fora da festa da imprensa.

Foi decido também nas últimas reuniões da Aicop que a festa de confraternização da entidade ocorrerá no dia 19 de dezembro próximo (data de fundação da associação), nas instalações do Centro de Tradições Gaúchas (CTG).

Para não correr o risco de esquecer-se de pagar e ficar inadimplente com a associação, na hora de quitar a primeira mensalidade o associado pode optar em autorizar a empresa onde trabalha a descontar os R$ 20,00 todos os meses na folha de pagamento e em seguida o empregador repassa a quantia descontada para a Aicop.

Comissões já estão sendo formadas para buscar patrocínio no comércio, nos prestadores de serviços e nos órgãos públicos para a realização da confraternização da categoria.

A próxima reunião da Aicop está marcada para terça-feira (11), no restaurante Raízes, a partir das 18 horas. Associados e ainda não associados que militam em veículos de comunicação em Parauapebas não deixem de participar de mais essa reunião.

Câmara realiza sessão de homenagem à umbanda

A Câmara dos Deputados realiza sessão solene nesta segunda-feira (10), às 10 horas, em homenagem ao centenário da umbanda.

Os deputados Carlos Santana (PT-RJ) e Vicentinho (PT-SP) são os autores da iniciativa.

Radialistas querem Conferência Nacional de Comunicação

O Dia do Radialista foi tema de homenagem no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, na última sexta-feira (7). Participaram da solenidade parlamentares, representantes do Sindicato dos Radialistas do Distrito Federal, diretores de empresas de Comunicação de Brasília e da Rádio Câmara.

Para o sindicalista Chico Pereira, diretor do Sindicato dos Radialistas do Distrito Federal, "a palavra de ordem" é lutar pela realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação.

"Estamos empenhados em realizar esse encontro no primeiro semestre de 2009, como forma de discutir a nova regulamentação da comunicação no país. Além disso, continuamos na defesa dos direitos trabalhistas da categoria", declarou o radialista.

Águia vence Rio Branco no Mangueirão

A equipe do Águia de Marabá venceu o time do Rio Branco (AC), pelo placar de 1 a 0 (gol de Aleilson, aos 27 minutos do primeiro tempo), no estádio do Mangueirão, na tarde deste domingo (9).

Com o resultado, o Águia garante pelo menos o 4º lugar no grupo, ou seja, se garante na zona de classificação do octogonal final da Série C do Campeonato Brasileiro.

A próxima partida do Águia está marcada para quarta-feira (12), em Aracaju (SE), contra o Confiança.

sábado, 8 de novembro de 2008

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Jovens qualificados para o mercado de trabalho

Oportunidade de crescimento profissional e de mais qualidade de vida. Essa é a expectativa do jovem Anderson Wanzer, de 26 anos, que acabou de se formar no curso de “Operador de Equipamentos de Mina”, em Ourilândia do Norte, sul do Pará. Ele faz parte da primeira turma do Programa de Formação Profissional do projeto Onça Puma, da mineradora Vale.

O aprendiz é um dos 104 jovens, com idade superior a 18 anos, que estudaram durante um ano no curso oferecido pela empresa. Seis meses de estudos foram dedicados às aulas teóricas e os outros seis preenchidos com aulas práticas. “Com capacitação profissional, tenho a chance de ter um emprego que me proporcione um futuro mais competitivo no mercado de trabalho”, explica Anderson Wanzer.

Desenvolvimento social
A Vale investe na formação de mão-de-obra nas regiões em que atua com o objetivo de capacitar e aumentar a disponibilidade de profissionais operacionais e técnicos de nível médio no mercado local.

Desde 2001, foram realizados 54 cursos, com 244 turmas em 32 localidades de seis estados brasileiros. Ao todo, mais de 6 mil jovens participaram dos cursos e quase 4.500 foram contratados pela mineradora.

O Programa de Formação Profissional é um passo importante para a geração de renda e emprego nos municípios de relacionamento da Vale, como o Projeto Onça Puma. “É gratificante saber que através do programa é possível proporcionar aos jovens uma perspectiva de um futuro promissor”, reconhece Dione Queiroz, gerente de Recursos Humanos da Vale.

Outro município beneficiado com o programa, Parauapebas, já formou mais de 3.200 jovens, que hoje atuam na própria Vale e no mercado de trabalho na região. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale)

Destinação do lixo eletrônico

Quantas vezes você já trocou de celular neste ano? E o que você fez com as pilhas usadas do seu controle remoto?

Materiais como pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, CDs, lâmpadas fluorescentes e muitos outros, quando não descartados adequadamente, vão parar em aterros comuns, contaminando o solo e as águas, e trazendo danos para o meio ambiente e para nossa saúde.

A boa notícia é que boa parte desse lixo pode ser reutilizada em equipamentos novos ou reciclados em outros produtos. Basta que as pessoas dêem destino adequado ao seu “lixo eletrônico”.

Em muitas cidades, o órgão responsável pela destinação do lixo eletrônico é a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Quando não souber para onde levar o seu aparelho ou acessório, ligue para a assistência técnica autorizada do fabricante e peça informações. (Fonte: http://giselebundchenblog.blogspot.com/2008/11/lixo-eletrnico-de-verdade.html)

Bandidos migram para internet

Teclados de computador têm se transformado em armas potentes nas mãos de grandes criminosos no país. Com menos riscos e maior lucratividade, estelionatários e traficantes investem em crimes cibernéticos, que possibilitam diversas formas de golpes, como invasão de contas bancárias, crimes contra a integridade física e moral; tráfico de drogas e estelionato; criação de páginas de empresas-fantasma e de pedofilia.

Falta de legislação específica é um dos principais obstáculos que a polícia enfrenta. As autoridades afirmam que não há crime perfeito na internet, pois sempre deixam rastros, mas Goiás está entre os dez estados com maior índice de crimes virtuais.

De acordo com dados da SaferNet Brasil, organização não-governamental que luta pela segurança no mundo virtual, Goiás é apontado como o 10º Estado no ranking de crimes pela internet. O levantamento se refere até março deste ano.

Só em casos de denúncia de pedofilia, o portal da entidade recebeu mais de 35 mil denúncias referentes a mais de dez mil páginas na internet.

Cerca de mil denúncias de crimes contra os direitos humanos, como pedofilia, racismo, neonazismo, homofobia e instigação à tortura e ao suicídio provenientes de todo o Brasil são recebidas diariamente via internet pela Safernet Brasil.

No que se refere a furtos de senha pela internet, Goiás lidera a lista. O Brasil tem mais de 20 milhões de usuários de internet. É uma das maiores comunidades virtuais do mundo. Portanto, é natural esperar que haja certa suscetibilidade por parte dos navegantes.

Em Goiás, só o Orkut, maior página de relacionamentos da rede, responde por média de dez registros semanais na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Parte desta culpa, especialmente no que se refere a calúnias, difamação e uso indevido de dados bancários, também pesa sobre ombros do internauta.

O delegado Álvaro Melo, que comandou Grupo de Repreensão a Crimes Cibernéticos de Goiás, na Deic, participou de cursos internacionais específicos de crimes na internet, afirma que, sem legislação própria, condutas ilícitas na internet estão atraindo quadrilhas que antes atuavam em crimes como roubo a bancos e tráfico de drogas.

Embora reconheça haver ainda poucos investigadores específicos, a autoridade policial diz acreditar que a aprovação de legislação própria consiga conter a expansão desses crimes. Fonte: Diário da Manhã - Safernet

Campanha convoca homens a lutar pelo fim da violência contra mulher

O governo brasileiro lançou na última semana a campanha "Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres". Com isso, o país é o primeiro a aderir à campanha mundial, criada em fevereiro deste ano, pela Organização Nações Unidas (ONU), para mobilizar a população masculina em torno do problema.

No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos. No mundo, uma a cada três mulheres já foi espancada, estuprada, escravizada ou sofre algum tipo de violência. Os dados são da Fundação Perseu Abramo e da Anistia Internacional, respectivamente.

A campanha brasileira consiste na utilização do site http://www.homenspelofimdaviolencia.com.br/ para reunir assinaturas de homens que queiram participar da iniciativa. A meta é atingir 90 mil adesões (quase 4 mil já foram coletadas). O endereço eletrônico está sendo distribuído a redes, sindicatos, associações, comunidades e instituições. Assinaturas também são coletadas em grandes eventos públicos.

Já constam no site as assinaturas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; do Congresso Nacional, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN); e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto; e também do ex-jogador Raí, da seleção brasileira de futebol.

Liberdade x Obama



"Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda."
Cecília Meireles, em Romanceira da Inconfidência

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Brasil derrota Águia por 2 a 1

O time do Águia de Marabá foi derrotado pela segunda vez consecutiva, desta vez pela equipe do Brasil, na cidade de Pelotas (RS), na noite desta quarta-feira (5).

Os gols de Brasil foram feitos por Alex Martins e Sharlei, respectivamente aos 21 minutos do primeiro tempo e aos 15 minutos da etapa complementar, enquanto que o gol do Águia foi marcado por Ciro, aos 25 minutos do segundo tempo.

Com a derrota do Águia, a situação fica mais difícil para o time paraense se classificar no octogonal final da Série C do Campeonato Brasileiro.

A próxima partida do Águia de Marabá ocorre no próximo domingo (9) contra o Rio Branco (AC), no estádio Mangueirão, em Belém.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

100.000 acessos!

Chegamos aos 100 mil acessos, graças a você, internauta, a quem agradecemos de coração.
Muito obrigado!

Cobra no telhado

CRÔNICAS DO PC

Ao amanhecer do dia de uma quarta-feira, quando o sol começava a despontar, eu espreguiçava na cama com aquela tremenda indisposição de me levantar, ainda sonolento, por ter dormido tarde. De repente, ouvi gritos de mulheres da casa vizinha, pedindo ajuda. Pulei da cama disposto a ajudar.

Conheci tratar-se das irmãs Bartira e Luciana, que de olhos arregalados, tremendo dos pés à cabeça, apontavam para o telhado da casa. Bartira, enrolada numa toalha de banho, tentava falar, tilintando os dentes e gaguejando, mas não conseguia pronunciar uma palavra: “Uma co...co...co...co-bra no...no... te... te...te...telhado”. E apontou a mão em direção à cumeeira da casa.

Célia, minha companheira, que já se encontrava ao meu lado, facão na mão com todo aquele ar de valentona, pensando tratar-se de invasão de ladrões (que nas cidades estão vagando soltos pelas ruas), tentou entender o que realmente estava acontecendo. Bartira voltou a explicar, ainda muita nervosa, e falando bem alto para desengasgar e ser ouvida: “TEM UMA COBRA BEM GRANDE NO TELHADO DO BANHEIRO!”

Aproveito para dizer a você que um nordestino com as minhas características, cabra macho do sertão, não tem medo de fera nenhuma, seja ela cobra, onça, leão, tarântula, centopéia e até mesmo lobisomem encantado. Pois é isso mesmo!

Sem mais contar conversa, entrei de porta adentro na casa das mulheres e fui direto ao banheiro. Meu Deus! Pra que fiz isso? O que vi me fez ser cauteloso. Estirada no telhado, se encontrava uma monstruosa cobra toda rajada, língua pra fora, se enrolando toda, o que após ficou aquela rodilha assombrosa. Calculei a bicha ter dois metros de tamanho e bem grossa. Para impressionar as mulheres, eu também coloquei a minha língua pra fora da boca, e fiquei encarando a cobra, soltando assobios parecendo silvos.

Luciana, com a filhinha nos braços, protegia-a como podia, tremendo, temerosa, com medo de a serpente engolir a criança, e achando que ela, fera, havia mamado em seus peitos, por estarem sugados. E sua mãe lhe falava que é costume de cobras mamarem em peitos de mulher parida. Pedi calma, afirmando não ter esse perigo, nem de uma coisa, nem de outra, o que a cobra procurava era ratos para comer.

Célia, mulher que conhece bem o homem que tem, bateu em meu ombro, mostrando um sorriso sarcástico, parecendo ter encontrado o momento de eu mostrar os feitos vantajosos que sempre lhes conto, me encarou e cobrou de mim: “Chegou a hora de você provar sua valentia, meu querido. De tanto ouvir suas histórias e aventuras, acredito, dominar uma cobra mansa vai ser moleza de sua parte”.

Não gostei. Célia estava sendo perversa comigo em me jogar em tamanha boca quente. Quero afirmar, para não restar dúvidas: costumo enfrentar perigos no habitat dos animais. Fora deles, não conheço as manhas, a exemplo de uma monstruosa cobra, trepada no telhado de um banheiro.

Fiquei pensando numa saída para não ficar desmoralizado perante as mulheres. Peguei um pedaço grosso de caibro e segurei firme. Célia foi logo me advertindo: “Não pode machucar e nem matar a cobra. Domine-a, como você me disse que fazia com Caroline, Godofredo e Luisa, três cascavéis criadas em sua companhia”.

Baixei a cabeça, me sentindo lá embaixo perante as duas mulheres vizinhas. Quem manda ser conversador, contador de vantagens? Pensei. Minha sorte foi aparecer outro vizinho, dizendo-se ser o dono da cobra. Pediu licença e calmamente dirigiu-se ao banheiro da casa de Luciana e Bartira. Estalou os dedos, assobiou várias vezes, depois ficou chamando pelo nome da cobra: “Severina! Severina! Desça, minha querida, e se enrole em mim”.

A cobra aos poucos foi se esticando, pondo a língua pra fora, até chegar aos ombros do homem, e se enrolar com toda a calma em seu pescoço. Ele agradeceu a todos nós, e saiu, antes informando: “Severina é uma cobra jibóia mansa, de minha estimação”.

Célia ficou segurando em minha mão, sem dizer uma palavra para não aumentar a confusão. Aquele sorriso zombeteiro, estampado em seus lábios, que eu concluí ser para mim, numa advertência propositada, de não querer mais ouvir bravatas.

Mesmo vendo-me cabisbaixo, sem jeito, frustrado, Bartira e Luciana me agradeceram pela atitude de socorrê-las num momento de perigo, afirmando que homens com minha disposição existem poucos no mundo. E isso me confortou, deixando-me de certa maneira de peito estufado, embora Célia continuasse com aquele desprezível e sarcástico sorriso nos lábios.
Pedro Cláudio de Moura Reis (PC) / E-mail: pcmourareis@yahoo.com.br

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Oficinas, corrida e show encerram Maspp 2008

Fotos: Waldyr Silva

Dança de carimbó


Dança de salão

As apresentações das oficinas de coral, de teatro, de dança de salão e de voz e violão, e ainda a corrida do servidor, marcaram o encerramento da IV Mostra de Artes dos Servidores Públicos de Parauapebas (Maspp), ocorrida no último final de semana (31/10 e 01/11), no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC).

No último dia da Maspp, sábado (1º), ocorreu pela manhã a tradicional corrida do servidor, com a participação de jovens e adultos de ambos os sexos, além de deficientes visuais, no percurso compreendido entre o CDC, entrada da rua do Comércio e retorno para o CDC, pela rodovia PA-275.

À noite, a partir das 21 horas, no CDC, ocorreram as apresentações das oficinas de coral, de teatro, de dança de salão e de voz e violão, com os servidores sendo aplaudidos de pé pelos espectadores presentes.

Na oportunidade, foram sorteados aos servidores públicos duas bicicletas, passagem aérea Parauapebas-Belém-Parauapebas, microcomputador, vale-compra no valor de R$ 150,00 e outros presentes de menor porte.

Além das oficinas e sorteio de brindes, a culminância da Maspp houve ainda apresentação do grupo de rap Estilo Ágape de Free Style, danças folclóricas (carimbó, lundu e outras) e show da banda Tecno Mania, de Goiânia (GO).

O coordenador da CTRH (Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos), Alípio Mário Ribeiro, aproveitou o momento para, em nome do prefeito Darci José Lermen, agradecer o empenho de todos os servidores públicos que participaram da mostra de artes deste ano, como também o apoio do comércio local e de todas as pessoas que prestigiaram o evento nos dois dias de sua realização.

Mocidade do Primavera escolhe samba-enredo no CDC

A escola de samba Mocidade Independente do Primavera escolhe o samba-enredo para o carnaval 2008 na próxima quinta-feira (6), no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), por ocasião da realização da tradicional Quinta Cultural, a partir das 20 horas.

O enredo da escola de samba para o próximo carnaval é “Verequete, o rei dos tambores”, uma homenagem a ser prestada ao mestre Verequete, que hoje conta com 93 anos de idade.

A pesquisa para levantar informações acerca do homenageado foi feita por alunos da 5ª e 8ª séries da escola municipal Eunice Moreira, do bairro Vila Rica.

Na oportunidade, concorrem no 13º Festival de Samba do Primavera quatro sambas-enredo. O samba-enredo vai ser escolhido por um corpo de jurados a ser formado no dia do evento.

De acordo com Raimundo Pinto, o “homem do sapato branco”, um dos diretores da escola de samba Mocidade Independente do Primavera, a família Pinto começou a fazer carnaval em Parauapebas em 1985, no núcleo urbano de Carajás, com a apresentação e desfile do bloco carnavalesco Piratas da Serra.

Na quinta-feira (6), no CDC, segundo Raimundo Pinto, haverá apresentação de slides e vídeo sobre a história do carnaval em Parauapebas ao longo dos últimos 20 anos.

Sem cotas


domingo, 2 de novembro de 2008

Duque de Caxias vence Águia de Marabá no Mangueirão

O time Duque de Caxias (RJ) venceu neste domingo (2) o Águia de Marabá por 2 a 1, gols marcados por Gleidson (do Águia, aos 22 minutos do primeiro tempo) e Dudu (do Duque de Caxias, aos 25’/1º e aos 13’/2º), no estádio Mangueirão, em Belém.

Com o resultado, o Águia continua com na terceira colocação do octogonal final da Série C do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos, e enfrenta o Brasil (RS), na próxima quarta-feira (5), em Pelotas (RS).

Parauapebas conquista Copão de Seleções 2008

A seleção de futebol de Parauapebas conquistou neste sábado (1º) o título de campeão do Copão Sul do Pará de Seleções, ao derrotar o selecionado de Marabá, por pênalti.

Com a conquista, Parauapebas se integra mais uma vez ao elenco das seleções que vão participar do campeonato intermunicipal de seleções do interior do Estado, em Belém.

Paulo Diniz no encerramento do Fempa

O cantor e compositor pernambucano Paulo Diniz (foto) acaba de ser contratado para se apresentar na última noite do II Festival de Música de Parauapebas (Fempa), que transcorrerá no período de 27 a 29 de novembro deste ano, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC).
As inscrições para calouros, que são gratuitas, já estão abertas e encerram no próximo dia 14, na Coordenadoria Municipal de Cultura, localizada na rua D nº 330, bairro Cidade Nova, fone (94) 3346-8186.
Paulo Diniz


Nascido no interior de Pernambuco (Pesqueira), Paulo Diniz foi para Recife trabalhar como crooner e baterista em casas noturnas. Foi locutor e ator de rádio e televisão, em Pernambuco e no Ceará. Em 1964, foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na Rádio Tupi e passou a compor com mais freqüência.
Sua primeira gravação saiu em 1966, com a música "O chorão". Quatro anos depois lançou dois LPs, e em seguida dedicou-se à tarefa de musicalizar poemas de língua portuguesa de autores como Carlos Drummond de Andrade ("E agora, José?"), Gregório de Matos ("Definição do amor"), Augusto dos Anjos ("Versos íntimos"), Jorge de Lima ("Essa Nega Fulô") e Manuel Bandeira ("Vou-me Embora pra Pasárgada").
Suas músicas foram gravadas por Clara Nunes, Emílio Santiago, Simone e outros. Entre seus sucessos destacam-se "Pingos de amor", gravado por vários intérpretes, "Canoeiro", "Um chopp pra distrair", "I want to go back to Bahia" (uma homenagem a Caetano Veloso, então exilado em Londres) e "Quem tem um olho é rei", todas em parceria com Odibar.
Foi um dos poucos cantores/compositores que seguiram carreira com sucesso depois de passado o modismo da Jovem Guarda. Entre 1987/1996, não gravou nenhum disco, em decorrência de graves problemas de saúde que quase o deixaram paralítico.

Recuperado, em 1997 retomou à carreira, quando novamente já tinha residência fixa no Recife; gravou um especial para a TV Educativa da Bahia e preparou-se para lançar novo CD com canções a partir de poemas de grandes poetas brasileiros, como Drummond, Augusto dos Anjos, Gonçalves Dias, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira e outros.