sábado, 31 de maio de 2008

Semana do Meio Ambiente em Parauapebas

A Semana do Meio Ambiente em Parauapebas conta com diversas atividades a serem desenvolvidas pela Prefeitura Municipal e Vale.

As atividades da Vale incluem palestras e discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade, painel de melhores práticas ambientais, exposições e oficinas para produção de papel reciclado e fabricação de produtos com reaproveitamento de garrafas peti.

As ações apresentadas pela Vale durante a Semana do Meio Ambiente consolidam todo o trabalho desenvolvido, de forma contínua, pela mineradora em todos os estados onde ela atua.

Por sua vez, a Prefeitura de Parauapebas desenvolve o Mutirão Verde, na manhã deste domingo (1º), com o plantio de cerca de 5 mil mudas de espécies nativas às margens do igarapé Ilha do Coco; encontro com o líder comunitário Zé Pescador no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), às 9 horas de terça-feira (3); Pedágio Ecológico em frente à Câmara Municipal, às 9 horas de quarta-feira (4); sessão de filme ecológico, "Uma verdade inconveniente", às 19h30 no auditório do Ceup; Mostra Ambiental e Cultural de Parauapebas, às 17 horas na escola Chico Mendes, de 8 às 17 horas na escola Chico Mendes; e show de encerramento da XIII Semana do Meio Ambiente, com Nilson Chaves, e premiação das escolas vencedoras de concurso ambiental, às 21 horas, na escola Chico Mendes.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Inscritos no vestibular da UFPA

Recebo, publico e agradeço comentário do amigo José Omar.

Caro Waldyr:
A UFPA acaba de divulgar o número total de inscritos ao vestibular previsto para o dia 08/06, na nossa querida Parauapebas. Anote aí:

DIREITO - 1.341 - 26,8 P/VAGA
ENG.CIVIL - 1.707 - 28,4 P/VAGA
QUIMICA - 870 - 17,4 P/VAGA
C.NATURAIS - 336 - 6,7 P/VAGA
C.INFORMAÇÃO - 634 - 18,1 P/VAGA
FILOSOFIA - 133 - 2,9 P/VAGA

Comentário: mais de 5.000 candidatos concorrerão ao processo seletivo, demanda fortemente reprimida de cidadãos que querem cursar uma universidade pública, gratuita e de qualidade, como a cinquentenária UFPA.

Um enorme contigente de mão-de-obra querendo se qualificar. Quem sabe se, além do minério, o investimento em um pólo educacional, equiparando Parauapebas a cidades como Gurupi, aqui no vizinho Tocantins, não venha a ser uma alternativa sólida de progresso para o município?

Acredito, particularmente, muito nisso.

Um abração:

José Omar

________________________
Atualizada em 11h43, de 02/06

O cartão de inscrição estará disponível nesta semana, de 3 a 6 de junho, e pode ser impresso a partir do site do Daves (http://www.daves.ufpa.br/).

A prova será realizada no próximo domingo (8), das 8 às 13 horas, mas os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência a seu local de prova, a fim de que sejam evitados transtornos.

As escolas onde as provas devem acontecer são Carlos Henrique e Carlos Dummond (bairro da Paz), Chico Mendes e João Prudêncio (Cidade Nova), Paulo Fonteles e Eduardo Angelim (Rio Verde), Jozias Leão (bairro Maranhão) e Marluce Massariol (União).

O Ceup será utilizado nesse mesmo dia unicamente para o seletivo de Química, posto que o vestibular para esse curso diferencia-se dos demais por ter sido divulgado em edital à parte.

Mostra cultural discute temas sobre meio ambiente

Tendo como principais temas sustentabilidade, cooperativismo, mudanças climáticas, solo e preservação ambiental, ocorre na próxima sexta-feira (6), na escola Marluce Massariol, bairro União, a III Mostra Cultural da Educação do Campo.

A exposição tem como finalidade trabalhar aspectos do cotidiano rural sob o ponto de vista dos alunos, com ênfase no tratamento dado ao ambiente no e com o qual as escolas camponesas convivem.

A III Mostra é aberta à comunidade e envolve mais de 3.500 estudantes das 25 escolas atendidas pelo setor de Educação Rural da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Além dos alunos, mais de 100 professores e pessoal de apoio se envolvem com o trabalho, a fim de levar à sociedade informações precisas e contextualizadas.

As unidades educacionais envolvidas na III Mostra são Alegria do Saber, Antônio Vilhena, Coração de Mãe, Crescendo na Prática, Dom Pedro II, Edonias Batista, Estrela D’Alva, Firmino de Oliveira, Gonçalves Dias, Irmã Dulce, Jorge Amado, Lineu Muniz, Monteiro Lobato, Nicolau Dino, Nova Jerusalém, Paulo Fonteles II, Paulo Freire, Pedagogia da Alternância, Pedro Vale II, São José III, Santa Maria, Santa Tereza, União do Povo, 18 de Outubro e 21 de Abril. (Fonte: Semed)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Brilho


Gisele lança blog ecológico

A modelo número um do mundo, Gisele Bündchen, inaugurou na última terça-feira (27) seu blog ecológico. Lá ela diz que pretende trocar idéias sobre meio ambiente com os internautas. Um pouco de experiência ela já tem.

Há dois anos com o programa "Y Ikatu Xingu", do Instituto Sócio-Ambiental, Gisele passou a defender as águas, em especial as da bacia hidrográfica do Rio Xingu. Em seguida passou a apoiar organizações como a "Nascentes do Brasil", da WWF.

Espaço da Poesia16

"Blade runner"

Autor: Josette Lassance

Ele
ela
bonecos de cera
na rua, piche
no céu,
oito aviões supersônicos
nosferatu nos museus
um beijo que acaba no vácuo.

Pássaros mortos empalhados enfeitam os fios elétricos da parte mais antiga da cidade, cenas de cinema mudo, música? Apenas o grito do vento seco batendo nos tubos ocos dos esgotos.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Coronel Curió saiu do armário?

Luiz Carlos Antero

Em todas as ocasiões que rompeu o silêncio acerca da Guerrilha do Araguaia, o mais destacado membro da comunidade de informações da ditadura, o coronel do Exército Sebastião Rodrigues de Moura, o Curió (ou “Dr. Marco Antonio Luchini”, do “Incra''), se manteve nos limites do diversionismo, mencionando, aqui ou acolá, detalhes da operação de extermínio determinada pelos generais Emílio Garrastazu Médici, Orlando e Ernesto Geisel. Sempre travestido com ares de muita importância, tratou invariavelmente de prover credibilidade às suas “revelações”.

Exemplo disso é a recente declaração que busca desqualificar a identificação de Maria Lúcia Petit — pois, como que a confirmar o que dizia Médici, Curió seria a única fonte militar autorizada em assuntos da Guerrilha. Essa noção se reafirma quando ele reitera a apropriação dos arquivos “secretos” das FFAA acerca do conflito, acenando para os familiares como a única “tábua de salvação” para os que desejam enterrar dignamente seus mortos.

Entretanto, nada do que ele possa dizer, terá a força para mudar a essência da História, ilustrada pelos balaços que, juntamente com o coronel Lício Maciel, levou de uma outra guerrilheira, Lúcia Maria de Souza: “Guerrilheira não tem nome, tem causa, seu f.d.p.”, disse “Sônia” antes de ser covardemente metralhada. Seu corpo foi abandonado no Igapó do Taboão, como era conhecida a área do “chafurdo” (jargão militar da “guerra suja” que identificava os combates travados).

Curió, diz hoje que “queria ter enterrado a guerrilheira Sônia com honras militares”. Admite, entretanto, que metralhou uma prisioneira e não saberia onde encontrá-la para atribuir-lhe tais honras: “Deixei o corpo dela para trás porque eu estava ferido, ela tinha me acertado com um tiro no braço e atingido o rosto do Lício (comandante da tropa). Tínhamos que buscar socorro”.

É esse o eminente representante da tropa a quem coube a tarefa de guardião da postura e dos segredos militares no combate à Guerrilha?

“Heróicas” lembranças
Não por acaso, quando são maiores as pressões (sociais e, neste caso, também judiciais) pela revelação dos arquivos, é ele quem resolve (ou é escalado para) “sair do armário” trazendo consigo “59” (e não 60 ou 61) comunistas insepultos. E, externando a versão que será definitivamente adotada acerca da desastrosa intervenção militar que violou todos os princípios da Convenção de Genebra e do Código Militar, em especial quanto à honra em combate e ao tratamento dos prisioneiros de guerra.

Como, no início dos anos 1970, não fora deflagrado nenhum ato beligerante no Sul do Pará e aconteceu um ataque massivo das FFAA com gigantesca (e inédita desde a 2ª Grande Guerra) mobilização de tropas contra o povo da região, seria necessário apresentar à sociedade e à própria história oficial do País algo bem mais digno e convincente que a idéia de uma “guerra suja”. Ou no estilo do incômodo imbróglio da Guerra do Paraguai — o “heróico” genocídio de paraguaios e brasileiros que perdurou por cinco anos, apoiado pelos ingleses e sob o comando do marechal Duque de Caxias e outras eminências castrenses, no qual a destruição dos vestígios de opulência do pais vizinho ocasionou imensos prejuízos financeiros e morais também para o Brasil.

Pois, é sempre adequado lembrar que a Guerrilha do Araguaia foi iniciada pelos militares em abril de 1972 e que, apesar da preparação ainda preliminar e da precariedade dos armamentos dos guerrilheiros, teve uma duração inesperada para os generais. Mormente essa façanha que, sem arrogância, sustentou uma resistência desgastante de três anos para o regime, elevando o tom do seu pânico quanto às “diabruras” comunistas, esta foi uma guerra jamais reconhecida no panteão oficial e nenhum combatente foi julgado como tal. Nem o hediondo massacre da Lapa, dois anos após, coloriu o amarelamento castrense, pois João Amazonas e outros dirigentes continuavam à solta.

Nas entrevistas e reportagens veiculadas nos últimos dias pela revista Isto É, Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil, entre diversas outras, Curió anuncia a publicação de um livro e, numa delas (GM, 05.05.2008), trata da referida questão de fundo que determinaria a extensão e profundidade da violência do regime militar contra os guerrilheiros do PCdoB: a possibilidade estratégica de uma zona liberada num espaçoso território rico em minérios — alvo da cobiça do grande capital.

Na trajetória dessa operação, a privatização da CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) ou a criação do Estado de Carajás teriam lugar colateral à linha das tarefas subseqüentes assumidas pelo coronel Curió. Leia artigo completo aqui. Mais aqui e aqui.

Câmara dos Deputados aumenta número de vereadores no país

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno, na terça-feira (27), proposta que cria 24 faixas de números de vereadores, de acordo com o tamanho da população de cada município.

Para a menor faixa populacional, de até 15 mil habitantes, a Câmara poderá ter no máximo 9 vereadores. A maior faixa é de 55 vereadores, para o município com mais de 8 milhões de habitantes - o que atinge apenas a cidade de São Paulo.

Com a aprovação final da proposta, o município de Parauapebas saltará dos atuais 10 vereadores para 19, por se enquadrar na faixa entre 120 mil e 160 mil habitantes.

O texto aprovado aumenta o número de vereadores dos atuais 51.748 para 59.791, mas reduz os gastos com vereadores de R$ 6 bilhões para R$ 4,8 bilhões anuais, porque o limite de gastos das prefeituras com cada Câmara foi fixado em 2% a 4,5% da arrecadação da prefeitura.

Hoje, esse limite está em 5% a 8% da receita, dependendo da arrecadação do município. Os percentuais variam com base no número de habitantes e do total da receita arrecadada pelos municípios.

Aprovado por 419 votos a 8 e 3 abstenções, o texto foi fruto de uma emenda relatada pelo deputado federal Vitor Penido (DEM-MG) à Proposta de Emenda à Constituição 333/04. A PEC, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), também diminui os percentuais de gastos com as câmaras calculados sobre a receita tributária dos municípios.

Na avaliação de Vitor Penido, o importante nessa proposta é que ela disciplina o número de vereadores e diminui o gasto total com câmaras de vereadores. “É certo que algumas câmaras terão de cortar gorduras”, reconhece.

A PEC original elevava o número de vereadores dos atuais 51.748 para 57.295; e o substitutivo da comissão especial - assim como a emenda aprovada - propunha o aumento do número de cadeiras para 59.791.

O objetivo da PEC é resolver a polêmica criada em 2004, quando o TSE interpretou a Constituição Federal quanto ao número de vereadores que poderiam ser eleitos naquele ano, extinguindo mais de 8 mil assentos nas câmaras dos 5.562 municípios.

Segundo turno
Se todo o plenário concordar, a Câmara poderá votar o segundo turno da PEC antes do intervalo regimental de cinco sessões entre as duas votações. Depois de promulgada, a futura emenda constitucional produzirá efeitos apenas a partir da próxima legislatura.

O deputado Flávio Dino ressaltou que "o fortalecimento dos legislativos municipais aumentará a sua pluralidade política, com maior eficiência de sua função fiscalizadora e de expressão dos interesses das comunidades".

Para o deputado Mário Heringer (PDT-MG), que também participou da elaboração do texto final, a proposta "vai atender ao anseio da sociedade, que é dar representatividade e diminuir as despesas".

Apesar de concordar com o texto final, o autor da PEC acredita que o Senado poderá ajustar detalhes quanto aos repasses para as câmaras. "Minha parte eu já fiz. Do jeito que está nós andamos muito. É uma grande vitória do Parlamento", disse Pompeo de Mattos.

Parlamentares se reúnem com garimpeiros em Serra Pelada

Fotos: Enize Vidigal




Cerca de 800 garimpeiros participaram de audiência em Serra Pelada com os deputados Zé Geraldo (federal) e Bernadete ten Caten (estadual), ambos do PT, para debater com a comunidade os principais entraves socioecômicos enfrentados no antigo garimpo, no município de Curionópolis.

A reunião ocorreu na última sexta-feira (23), com a participação de nove cooperativas de mineradores; do sindicato da categoria; dos índios Mudjetyre Suruí, da Aldeia Itahy; e do assessor da governadora do Pará, Luiz Rezende.

Os principais questionamentos dos garimpeiros foram sobre a área ocupada pela mineradora Vale em Serra Pelada, o atendimento dos direitos minerários, o abandono social e a violência policial ocorrida durante a prisão dos líderes do MST,Vagner da Silva Cruz, Fábio dos Santos Bezerra e Eurival Martins Carvalho, o Totó; além do presidente da Coopserra, Etevaldo da Cruz Arantes.

Na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado, Bernadete Caten ficou de pedir a apuração de possível abuso da polícia naquele episódio, junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup).

A deputada se comprometeu a pedir para o Governo do Estado levar programas sociais para Serra Pelada e realizar políticas públicas, tais como recuperação da estrada de acesso, que está bastante danificada; saneamento básico, inclusive para combate à hanseníase, que tem ali uma das maiores incidências do país; conclusão da escola estadual, que está com as obras paradas desde 2005; sem falar nos índios, que reclamam a quebra de acordos pelos executivos federal e estadual.

Os garimpeiros ficaram de encaminhar à parlamentar um diagnóstico social de Serra Pelada, enquanto ela rechaçou que vai articular a participação das secretarias estaduais de Educação (Seduc); Trabalho, Emprego e Renda (Seter); Saúde (Sespa); Transporte (Setran); Justiça e Direitos Humanos (Sejudh); e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além da Companhia de Habitação do Estado (Cohab).

Outra promessa da petista foi a intermediação com o governo para dar continuidade à mesa de negociação sobre a criação da reserva extrativista de Serra Pelada, que foi iniciada em 25 de abril deste ano, em Parauapebas, numa reunião com vários órgãos das administrações estadual e federal.

Bernadete anunciou as primeiras conclusões da Comissão Temporária de Estudos Minerários, criada na Assembléia Legislativa do Estado, a pedido dela e que também é presidida por ela, para a elaboração de uma nova política ao setor, que vislumbre a justiça social na distribuição da riqueza mineral.

Por sua vez, o deputado Zé Geraldo falou do empenho dele pela recente aprovação do Estatuto do Garimpeiro, que reconheceu a profissão; e anunciou as cinco cooperativas que estão com os direitos minerários garantidos, podendo iniciar a pesquisa de lavra exploração em áreas pré-definidas. (Enize Vidigal)

Cinqüenta mil acessos

Estamos ultrapassando a casa dos 50 mil acessos em nosso blog.
Fundado em 16 de novembro de 2006, este espaço só chega a esta marca, graças a nossos importantes visitantes e colaboradores, pelo que agradecemos a todos.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Remo faz 3 a 1 no Águia

O Clube do Remo acaba de aplicar 3 a 1 contra o Águia de Marabá, gols assinalados por Marcelo Maciel (37’1º) e Ratinho (28’2º e 48’2º, este último de pênalti), pelo Remo, e Marclésio (12’2º, de pênalti), pelo Águia de Marabá.

O jogo valeu pela sétima rodada do Parazão 2008 e ocorreu no Baenão, em Belém.

A equipe azulina assegurou o primeiro lugar na classificação e não pode mais perder o posto, já que nenhum outro time tem pontuação suficiente para chegar no Remo.

Assim, o Leão joga apenas por empates na fase final para ficar com o título do Parazão.

Gasolina, diesel e álcool nas estradas


domingo, 25 de maio de 2008

Parlamentares discutem setor da mineração

Para discutir mudanças no Código de Mineração, em vigor desde 1967, deputados federais, senadores e especialistas do setor participam do Seminário de Mineração, que será realizado no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados, na próxima terça-feira (27), em Brasília.

O evento é uma realização da Frente Parlamentar em Defesa da Infra-Estrutura Nacional, com patrocínio do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), da Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Jóias (Abragem), do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e do Sebrae.

O seminário vai tratar principalmente do marco legal da mineração, em relação ao diagnóstico, aos aspectos sócio-ambientais e às oportunidades de mercado.

Visa ainda discutir as dificuldades e os impactos da mineração e aproveitar as oportunidades do setor, que proporciona produção de riquezas, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Estão confirmadas a participação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, além do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar; do presidente do Ibram, Paulo Camilo; e do diretor-presidente da Phorum Consultoria e Pesquisas em Economia, Paulo Hadad.

A deputada federal Bel Mesquita (PMDB-PA), vice-presidente de Mineração da Frente Parlamentar, encabeça a organização do seminário, que promete discutir os entraves que afetam o setor mineral.

Paralelamente ao evento, será realizada a Exposição da Cadeia Produtiva de Mineração, no período de 27 a 30 de maio, nas dependências do Congresso Nacional, em Brasília.

Vale planeja gerar 35 mil empregos no Pará

Para sustentar seu crescimento nos próximos cinco anos, período para o qual a empresa anunciou investimentos de US$ 59 bilhões, a Vale prevê, em cinco anos, a geração de 35 mil novos postos de trabalho no Estado do Pará.

O número corresponde a mais da metade de todos os novos postos de trabalho a serem criados pela empresa dentro e fora do Brasil, que totalizam 62 mil novos empregos diretos, sendo 33 mil empregos próprios e 29 mil para terceiros (permanente e em projetos).

O município de Parauapebas já colhe os frutos deste trabalho, que inclui programas de recrutamento, formação e desenvolvimento, com o objetivo de selecionar e/ou formar mão-de-obra qualificada para as áreas de negócios da empresa.

Mais de 3.200 profissionais, formados ou em formação, já foram beneficiados com os programas de formação desenvolvidos na região e estão atuando na própria Vale ou no mercado de trabalho na região.

Para atingir esta meta, o departamento de recursos humanos da mineradora está lançando uma campanha que visa atrair talentos em todo o país e no mundo. Serão oito programas de recrutamento, formação e desenvolvimento.

Estes programas são as portas de entrada para novos talentos na empresa e acontecerão ao longo do ano, no Brasil e no exterior.

Confira abaixo os programas de desenvolvimento que estão sendo oferecidos no Brasil ao longo de 2008:

Especialização profissional: 300 vagas
Quem podia se inscrever: engenheiros e geólogos com até três anos de formados
Bolsa-auxílio: R$ 3 mil por mês durante as aulas
Localidades: Pará, Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais
Inscrições: até 04/04

Formação profissional: 3.500 vagas
Quem podia se inscrever: jovens de 18 a 28 anos, com ensino médio ou curso técnico completo
Bolsa-auxílio: R$ 400,00 a R$ 800,00 (formação teórica) e R$ 800,00 a R$ 1.200,00 (formação prática) e benefícios
Localidades: Pará, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
Inscrições: até março de 2008

Programa de estágio: 2.000 vagas
Quem pode se inscrever: alunos de cursos técnicos (a um ano de se formar) e alunos de cursos superiores (até dois anos de se formar). A lista completa dos cursos aceitos está disponível no site www.vale.com
Bolsa-auxílio: R$ 350,00 a R$ 780,00, dependendo da carga horária (4 h ou 6 h) e da localidade, além de benefícios
Localidades: Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, Sergipe, São Paulo e Distrito Federal
Inscrições: março e agosto de 2008

Estágio de férias: 80 vagas
Quem pode se inscrever: alunos de Engenharia e Geologia que estão a um ano da formatura
Bolsa-auxílio: R$ 420,00 a R$ 840,00, dependendo da carga horária, além de benefícios
Localidades: Pará e Maranhão
Inscrições: junho e julho 2008

Para mais informações, acesse o site http://www.vale.com/

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Violência

A violência voltou a preocupar a população de Parauapebas nos últimos dias.
No início da noite da última terça-feira (20), no bairro da Paz, bandidos tentaram assaltar um comerciante, resultando na morte de dois bandidos e do comerciante. No dia seguinte, um terceiro assaltante foi localizado e executado pela polícia.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Pensar global

É um imperativo de consciência ajudar o nosso próximo. Mas ajudar alguém num país distante, que nunca conhecemos, nunca viremos a conhecer, e que provavelmente nunca retribuirá a nossa ajuda, é um ato de cidadania mundial.

Depois das ações de socorro às vítimas das tragédias em Myanmar e na China, seria bom que a comunidade internacional considerasse a necessidade de criar uma força internacional de socorro e apoio a povos vítimas de calamidades naturais.
Numa aldeia, todos se conhecem e todos se ajudam; na aldeia global deve acontecer a mesma coisa.

'Serra Pelada, esperança não é sonho'



Há 20 anos os dias são os mesmos em Serra Pelada.

Espera-se.
Pela reabertura do garimpo, pelo dinheiro da caixa econômica, por água e esgoto, pela visita do presidente da república.

Espera-se.
Para sair daquele lugar, para dar aos filhos alguma dignidade, para pintar os cabelos, para comprar um carro ou roupa nova.

Espera-se.
Pela solução do problema, pela união dos garimpeiros, pela reestruturação da cooperativa. E essa estranha esperança, que mais aprisiona que liberta, é o que os faz acordar e dormir sob o ouro, todos os dias.

Este é um convite pra a pré-estréia do filme "Serra Pelada, esperança não é sonho”, dirigido por Priscilla Brasil. Domingo, dia 25 de maio, às 19h30, no teatro Maria Sylvia Nunes (entrada franca).
Flyer virtual e texto de apresentação e serviço do documentário de Priscilla Brasil, produto do prêmio do DocTV, da Secretaria de Audio Visual do MinC, TVE, e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABPEC). (Fonte: Quinta Emenda)

Nota do MST

Nota do MST sobre protesto do MTM (Movimentos de Trabalhadores e Garimpeiros na Mineração) e prisões de garimpeiros e trabalhadores rurais no Pará.

1- Desde 7 de abril, mais de 2 mil trabalhadores organizados no MTM (Movimentos de Trabalhadores e Garimpeiros na Mineração) se encontram acampados às margens da Estrada de Ferro Carajás (EFC), no assentamento Palmares, em Parauapebas, sudeste do Pará. Os garimpeiros exigem uma negociação com o governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, e com o governo do Estado do Pará.

2- Os governos federal e estadual não cumprem o papel do Estado e não abriram canais de negociação com o MTM, ignorando suas legítimas demandas e as manifestações que acontecem desde abril. Os garimpeiros organizaram duas manifestações na EFC, nos dias 17 de abril e 13 de maio, com a interdição pacífica da estrada de ferro. A imprensa empresarial fez uma cobertura parcial dos protestos do MTM, deixando de lado as suas reivindicações. O governo segue a mesma linha e se recusa a abrir negociação com os trabalhadores do garimpo.

3- A sede da Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada), em Curionópolis (697 km de Belém), na região de Serra Pelada, foi ocupada pelos integrantes do MTM, em 18 de maio, pelas seguintes razões:
a) Foi assassinado o ex-presidente da Coomigasp, Josimar Barbosa, em 8 de maio, em Marabá, a mando da atual diretoria da cooperativa.
b) A diretoria da Coomigasp mantém um convênio para a exploração da cava de Serra Pelada com a empresa mineradora Vale e Colossus, que exclui dos seus benefícios 80% da classe garimpeira, especialmente aqueles que estão organizados no MTM.

4- Na ação da ocupação da sede da Coomigasp, em Serra Pelada, coordenada pelo MTM, foram presos e detidos mais de 40 pessoas e três integrantes do MST, que estavam no protesto em solidariedade à luta dos garimpeiros.

5- A Polícia Militar agiu com truculência e feriu dezenas de garimpeiros. Depois, 13 pessoas foram levadas para o quartel da PM de Parauapebas e cinco foram presas em Belém. Foram detidos dois dirigentes do MTM, Etevaldo Arantes e Eugênio Viana, e três integrantes da coordenação estadual do MST, Eurival Martins (Totô), Wagner da Silva e Fábio dos Santos, que estão detidos na penitenciária de Coqueiros.

6- Diante desses acontecimentos, o MST manifesta apoio aos garimpeiros acampados e ao MTM e exige a libertação dos presos políticos que defendem uma nova forma de gerenciamento das riquezas minerais do país e a reforma agrária. A prisão dos militantes do MST e do MTM tem motivação política por parte do Governo do Estado e do Judiciário paraense, que cedeu às pressão da Vale.

Marabá, 19 de maio de 2008
COORDENAÇÃO ESTADUAL DO MST-PA

A volta


terça-feira, 20 de maio de 2008

Coomigasp volta a funcionar

Depois do tumulto no domingo (17), a sede da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) voltou a funcionar normalmente na manhã desta última terça-feira (20). Entretanto, mais de 40 policiais militares continuam no local para manter a ordem e 100 oficiais estão de prontidão, caso haja conflitos.

O caso
A sede da cooperativa foi invadida no domingo passado por integrantes do Movimento de Trabalhadores em Mineração (MTM) e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Os manifestantes expulsaram o presidente da cooperativa, Waldemar Pereira Falcão, que foi espancado e expulso da sede da cooperativa.

Presos em Belém
Cinco dos invasores da Coomigasp foram presos e transferidos pela Polícia Militar em avião do Governo do Estado na segunda-feira (19) para Belém, onde se encontram à disposição da justiça: Wagner da Silva Cruz, Fábio dos Santos Bezerra e Eurival Martins Carvalho, o “Totô”, membros do MST; e Etevaldo da Cruz Arantes e Eugênio Viana Barbosa, do MTM.

Depois de serem submetidos a exame de corpo delito no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, os acusados foram encaminhados para o Centro de Recuperação do Coqueiro.

Os cinco acusados foram reconhecidos pelo atual presidente da cooperativa, Waldemar Falcão, que assumiu a entidade depois da morte do presidente Josimar Barbosa, assassinado no dia 7 do corrente, em Marabá.

Em Belém, as lideranças de garimpeiros e de sem-terra foram ouvidas pelo delegado da Divisão de Operações Especiais (Dioe), Eduardo Rollo, que autuou os acusados por formação de quadrilha, roubo, dano, cárcere privado e invasão de propriedade. Outros sete detidos estão presos na delegacia de Parauapebas.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Prefeitura oferece cursinho preparatório para vestibular

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abre nesta terça-feira (20), no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), a partir das 8 horas, inscrições para a primeira etapa do Cursinho Popular Preparatório, totalmente gratuito.

O cursinho, que inicia na quarta-feira (21) e vai até 7 de junho, oferece 400 vagas distribuídas (100 em cada) nos turnos matutino, vespertino e noturno e aos finais de semana.

Para garantir cadeira no cursinho, o pleiteante deve chegar cedo ao Ceup e apresentar RG e comprovante de conclusão de ensino médio em escola pública.

Espaço da Poesia15

Parauapebas

Autor: Itamar de Cerqueira

Não foi aqui que nasci
Mas escolhi pra viver
Assim aqui convivi
Crescendo e te vendo crescer.

Dia a dia, ano a ano
Constrói-te feliz cidade
Sejas feliz por mais este ano
Parauapebas, minha vaidade.

Por tudo que hoje sou
Por tudo que aqui vivi
Em meu peito ecoou
Parauapebas, meu lugar é aqui.

domingo, 18 de maio de 2008

Integrantes do MTM invadem cooperativa em Serra Pelada


Integrantes do Movimento de Trabalhadores da Mineração (MTM) invadiram a sede da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), na manhã deste domingo (18), e expulsaram e espancaram o presidente da entidade, Waldemar Pereira Falcão.

Waldemar Falcão assumiu a Coomigasp depois da morte de Josimar Barbosa, assassinado no dia 7, em Marabá.

Durante o conflito, doze garimpeiros foram presos, entre eles o líder do MTM, Etevaldo Arantes, e deteve outras 30 pessoas, entre estas integrantes do MST. A PM chegou a tentar impedir inclusive o trabalho de repórteres que cobriam os fatos em Serra Pelada.

A sede da Coomigasp já foi desocupada e está sob vigilância da Polícia Militar.
________________________
Atualizada às 7h45, de 19/05
Nota do Governo do Estado
A Polícia Militar deteve 40 pessoas, às 13 horas de hoje (18 de maio), na sede da Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada (COMIGASP). Dentre os detidos encontravam-se lideranças do MST e de outros movimentos. A ação da PM evitou um confronto entre cerca de 2 mil garimpeiros, que disputavam o controle da cooperativa.
O Governo vinha acompanhando de perto as negociações entre as lideranças garimpeiras, no sentido de manter o diálogo como forma de solução pacífica das disputas. Não obstante, mais uma vez, o Governo foi surpreendido pela ruptura das negociações e pela ação violenta dos movimentos.
Diante do quadro de tensão e violência criado na região, o Governo do Estado decidiu coibir qualquer ato que, a pretexto de pressões políticas, venha resultar em desestabilização de ordem social e desrespeito à lei.
O Governo do Estado do Pará continuará defendendo o diálogo como principal ferramenta para a pacificação dos conflitos e não admitirá qualquer forma de desafio ao estado de direito. (Secom)

Remo vence Vila Rica e Paysandu perde para Ananindeua

Jogando fora de casa, o Remo saiu com a vitória contra o Vila Rica, no Parque do Bacurau, em Cametá, neste domingo (18), com o placar de 2 a 0, gols assinalados por Ratinho e Maurício Oliveira.

Com a vitória, o Remo segue invicto e na liderança do segundo turno do Parazão 2008, com 18 pontos. No próximo dia 24, às 16 horas, no Baenão, o Leão enfrenta o Águia. O próximo jogo do Vila Rica é contra o São Raimundo, no Barbalhão, em Santarém, no dia 25.

Paysandu
Com erros cruciais no setor defensivo, o Paysandu perdeu a segunda partida consecutiva e caiu para a terceira posição na tabela de classificação do Parazão 2008.

Na partida contra o Ananindeua neste domingo (18), na Curuzu, o time bicolor não conseguiu se impor em campo e perdeu por 3 a 1.

Inscrições para vestibular da UFPA encerram na terça-feira

Encerra na próxima terça-feira (20) o período de inscrição ao Processo Seletivo Especial (PSE) 2008 da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A instituição universitária oferta ao município de Parauapebas 60 vagas em Engenharia Civil (duas turmas, cada uma com 30 alunos), 50 em Direito, 50 em Filosofia, 45 em Ciências Naturais e 35 em Sistemas de Informação. Há ainda 50 vagas ofertadas num curso de Química da UFPA, modalidade a distância.

Direito e Engenharia Civil vão funcionar em regime regular-modular, como acontece atualmente com os cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis, ambos pela UFPA. Direito é noturno. Engenharia Civil terá a turma de agosto no período matutino e a de março no período noturno. Os demais cursos terão aulas em regime intervalar, em período de férias.

O valor da taxa é R$ 63,00 e a prova acontece no dia 8 de junho, composta por redação e 40 questões objetivas (“de marcar”), sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 4 de cada uma das disciplinas de Biologia, Química, Física, História e Geografia.

Parauapebas possui atualmente, em instituições de ensino público, cursos de Jornalismo, Contábeis, História, Geografia, Biologia, Letras e Matemática, pela UFPA; Zootecnia, com turma regular e anual, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); e Educação Física, pela Universidade Estadual do Pará (Uepa), esta última graduação restrita a profissionais da educação.

Para mais informações acerca do vestibular 2008 da UFPA com cursos para o município, acesse o site do Daves (www.daves.ufpa.br; vá direto à página de inscrição) ou dirija-se ao Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), situado na Rua A. Para inscrever-se em Química, acesse: https://secure.daves.ufpa.br/pse22008/.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Show Trilogia também marcou aniversário da cidade

Fotos: Waldyr Silva











Apresentado pelos cantores paraenses Nilson Chaves, Lucinnha Bastos e Mahrco Monteiro, no último sábado (9) na Praça da Cidadania, bairro Rio Verde, o Show Trilogia foi mais um evento que marcou a programação dos 20 anos de emancipação político-administrativa de Parauapebas.
Na véspera do show, o trio concedeu coletiva no hotel para a imprensa local, num bate-papo descontraído, falando da carreira artística de cada um e detalhando a idéia de se juntar e desenvolver o Projeto Trilogia, "A força que vem das ruas".
Nilson Chaves revelou ter nascido em Belém, onde começou sua carreira, participando de festivais de música e compondo para grupos de teatro paraenses.
Por volta de 1975, decidiu mudar-se para o Rio de Janeiro e se apresentar em casas de shows, compor para espetáculos de teatro e dança e tornar-se parceiro, entre outros, de Luli e Lucina e Thereza Tinoco, que registram essas parcerias em discos.
Dono de uma voz suave e sensibilidade de um compositor que capta as saudades e lembranças de sua terra, Nilson Chaves, ao deixar fluir essa combinação, encontrou seu caminho de cantador e violeiro amazônico.
Também paraense, Mahrco Monteiro contou que em agosto de 2003 foi convidado por Nilson Chaves e Lucinnha Bastos para, juntos, realizarem um dos maiores e mais arrojados projeto da música do Pará, o Trilogia, “a força que vem das ruas”, que consistiu na gravação de três CDs ao vivo em três shows em duplas: “Avenida Nazaré” (Nilson e Lucinnha), “Sacramenta Nazaré” (Mahrco e Lucinnha) e “Bar do Parque” (Nilson e Mahrco).
Filha de Luciano Bastos, fundador do Banda Sayonara, Lucinnha Bastos também nasceu em Belém. Cantora, violonista e compositora, a artista celebrou em 2004 seus 30 anos de carreira. Em 1977, fez sua primeira apresentação no Theatro da Paz, ao lado de Miltinho, no Projeto Pixinguinha.
À noite, Lucinnha Bastos, Mahrco Monteiro e Nilson Chaves se revezaram no palco, interpretando os maiores sucessos do trio, para delírio e aplauso do público.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Band e Cidade na final da Copa de Futsal da Aicop

Fotos: Waldyr Silva

TV Band


Rádio Cidade


Lance de partida

Depois de despachar o Correio do Pará pelo placar de 6 a 3 e a TV Liberal por 5 a 1, respectivamente, os times da TV Band e da Rádio Cidade se classificaram para a final da I Copa Aicop de Futsal.

Em virtude da realização dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs), que encerram no próximo domingo (18), os coordenadores da Copa de Futsal estão com dificuldades para encontrar quadras para a realização da partida final da copa.

Como os membros da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) estão planejando promover um “Pagodão da Imprensa” no dia 24 de maio, os coordenadores da copa devem conversar nesta quarta-feira (14) com os representantes dos dois times para adiar o jogo final para aquela data e fazer uma só festa.

A direção da Aicop aproveita para agradecer, antecipadamente, a todos que colaboraram e vêm apoiando a realização dos jogos da I Copa Aicop de Futsal.

A entidade agradece também o apoio recebido da Liga Esportiva de Parauapebas, na pessoa de Solange Campos, que disponibilizou os árbitros Alexandro dos Santos Lima, Fábio Quaresma da Silva Dourado, Antonio Pires Costa, Líbia Lemos Alexandre e Jânio Pereira Balsaque para apitar e organizar os jogos.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Comunicado da Vale

1) - Um grupo de garimpeiros, sob a liderança do MST, invadiu, às 13h30 de hoje, 13 de maio, a Estrada de Ferro Carajás (EFC), no mesmo local da última ocupação, durante o Abril Vermelho, em Parauapebas (PA);

2) - Os invasores fizeram dois trabalhadores da Vale reféns, após interceptar um carro da empresa. Os dois foram obrigados a deixar o veículo e levados para o acampamento montado pelo MST a cerca de 70 metros da ferrovia desde o início de abril;

3) - Nesta 11ª invasão a uma instalação da Vale desde março do ano passado, os invasores alegam tratar-se de um protesto pelo fato de não ter sido dada seqüência às reuniões acertadas com os governos federal e estadual para o atendimento de suas reivindicações;

4) - A empresa vem sendo usada por esses grupos para chamar a atenção dos governos estadual e federal para o atendimento de suas demandas;

5) - A Vale se encontra involuntariamente envolvida, há mais de um ano, numa disputa que não lhe diz respeito, leva medo a seus empregados e à população local e interfere nas suas atividades. A resolução dessa situação depende unicamente do empenho das autoridades.

Rio, 13 de maio de 2008

Abolição

Na sessão solene que homenageou os 120 anos da abolição da escravatura no Brasil, nesta segunda-feira (12/05), na Assembléia Legislativa do Pará, a deputada estadual Bernadete ten Caten (PT) destacou as políticas de igualdade racial que vêm sendo desenvolvidas pelos governos federal e estadual, nas gestões de Lula e Ana Júlia.

O aniversário da abolição ocorre nesta terça-feira, 13 de maio.

A deputada Bernadete comemorou o Dia das Mães em NovaIpixuna, onde entregou um carro à Associação de Mulheres do Município (Amorene), em meio a muita festa.

A doação foi fruto de emenda parlamentar dapetista feita no Orçamento do Estado de 2008. Antes, ela tomou café da manhã com os ocupantes da fazenda Bandeira, na área da Coca-Cola, em Marabá.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

domingo, 11 de maio de 2008

Espaço da Poesia14

Primeira rua de Belém

Autor: José Maria Vilar

Vestígios
dos primeiros dias:
Vultos caminham devagar.
Sinhás e suas mucamas
Senhores e seus negócios:
engenhos,
fazendas
e escravos.

As tardes tropicais amoleciam
corações ainda plantados
no longínquo Portugal.

Os passos marcaram ruas
no espaço sem tréguas
para que as calçadas
se espreguiçassem feridas

sexta-feira, 9 de maio de 2008

C O N V I T E

A diretoria da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) convida todos os associados da entidade para participar de uma reunião a ser realizada na sala de videoconferência do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) na próxima terça-feira, dia 13 do corrente, às 18 horas, para tratar da seguinte pauta:
a) Apresentação de propostas e sugestões para elaboração do plano de trabalho da atual gestão.

Parauapebas, 6 de maio de 2008

A diretoria

Canteiros da PA-275 recebem mudas de ipês

Fotos: Waldyr Silva






Como parte da programação de aniversário dos 20 anos de Parauapebas, os canteiros da rodovia PA-275, na entrada da cidade, receberam dezenas de mudas de ipês. O ato cívico do plantio ocorreu na manhã da última terça-feira (6), com a presença de autoridades, empresários, ambientalistas e populares.

Ao usar a palavra, o prefeito Darci José Lermen disse esperar que Parauapebas continuasse crescendo como os ipês: rápido, forte, com bases sólidas, destacando-se dentre as demais cidades e perpetuando-se com sua beleza única.

Após fazer a leitura da extensa programação dos 20 anos de emancipação político-administrativo do município, que ocorre neste sábado (10), o gestor parauapebense pediu que pelo menos neste período os jornais locais não estampassem em suas páginas fotos escabrosas de eventuais crimes cometidos e dessem lugar para as coisas positivas que o município tem.

Por sua vez, o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Barbosa Vieira, destacou que Parauapebas já vem se tornando a “cidade dos ipês”, pela quantidade de árvores plantadas em vários pontos da cidade e se destacar por sua beleza no período da floração.

Usaram ainda a palavra, todos destacando o embelezamento das flores dos ipês, o vereador Euzébio Rodrigues, o vice-prefeito Moisés Gomes, o diretor do Departamento de Ferrosos Norte da Vale, José Carlos Soares; José Rinaldo de Carvalho, presidente da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas; e a anciã Maria Araújo do Nascimento, com 105 anos de idade.

O vice-prefeito Moisés Gomes destacou que o plantio de árvore é a continuação da vida e sugeriu que se cada um dos habitantes do município plantasse uma muda de ipê Parauapebas seria a cidade mais arborizada e florida do mundo.

Após a solenidade de praxe, procedeu-se o plantio das 20 primeiras mudas de ipê por autoridades e convidados, representando os 20 anos de Parauapebas. Depois, as demais mudas foram plantadas ao longo do canteiro central da rodovia PA-275, na entrada da cidade.

Prefeitos da região buscam investimentos em Brasília

Fotos: Rodrigo Nunes

Prefeitos posam com ministro


Darci Lermen entrega proposta a Márcio Fortes

Prefeitos de sete municípios do sul e sudeste do Pará entregaram na última quarta-feira (7), em Brasília, ao ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, pedido de investimentos de recursos federais em obras da infra-estrutura, no valor de cerca de R$ 180 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), previstos no Orçamento Geral da União.

O pedido visa beneficiar aproximadamente 80 mil pessoas com a construção de cerca de 4 mil moradias, além de obras de drenagem, pavimentação e redes de água e esgoto nos respectivos municípios.

A proposta, feita a partir do resultado do Diagnóstico Socioeconômico do Sudeste do Pará, realizado pela Fundação Vale, que identificou as principais carências da região, beneficia os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Tucumã, Ourilândia do Norte.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz, a idéia é contribuir com os poderes públicos federal, estadual e municipal na redução do déficit de infra-estrutura nas regiões onde a empresa mantém suas operações.

Entre 2008 e 2012, a mineradora promete investir US$ 59 bilhões, dos quais US$ 20 bilhões no Pará. No período, a Vale irá criar 62 mil novos empregos, mais da metade (35 mil) no Pará. (Fontes: Vale e Ministério das Cidades)

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Ausência

Tarefas extras têm me impedido de atualizar diariamente este blog, mas espero que a partir da próxima segunda-feira (12) a atualização seja normalizada.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Programação dos 20 anos de Parauapebas

DATA / O QUE / ONDE / QUEM / HORÁRIO
05/05 - Coletiva da Imprensa Gabinete / Sala Reunião / Batista /ASCOM - 15h00
- Apresentação Programação de aniversário da Cidade aos secretários e coordenadores CEUP – Sala de Vídeo e Conferência Batista/ASCOM 17h00
06/05 - Ato Cívico / Plantio de Ypês no prolongamento da Av. Liberdade Entrada cidade (próximo ao viaduto) / Luís Vieira 8h00
- Palestra secretário de Assuntos Estratégicos / CEUP Sempror / Carmelita (Marcílio Monteiro) 14 às16 h
- Inauguração da Escola do B. Nova Vida e entrega de kit / Escolar Nova Vida Cerimonial / SEMED / 18h00
07/05 - Passeio de alunos no Parque Zoobotânico Carajás / Raimundo Neto/SEMED / 9h00
- Entrega dos Pequenos animais / CETAF / Davi / SEMPROR /Gaginete/Domires 10h00 08 e 09/05 - Futsal, voleibol e handebol / Quadras: portaria, quartel e posto JK / Coord. de Esporte / Anderson / 16 às 19 h
08/05 - Artes Marciais / Praça de Eventos Coord. Esporte / Anderson / 16h30
- Esportes Radicais / Praça de Eventos / Coord. Esporte / Anderson
16 às 18 h
- Lançamento de amostra cultural teatro e música /CDC / Coord. Cultura/Afonso Camargo 21h00
09/05 - Inauguração / Rua do Comércio / Rio Verde / Praça da Cidadania / Edson SEMOB/ Coutinho/SEMAS / 18h00
- DJ Cleiton / Praça da Cidadania Coord. Cultura/Afonso Camargo / 18 às 20h00
- Cantor regional Manelão / Praça da Cidadania Coord. Cultura/Afonso Camargo 20 às 21h00
- Atração Nacional – Padre Joãozinho / Praça da Cidadania Coord. Cultura/Afonso Camargo 21 às 22h30
- Artista Local - Rafael Nascimento (1º lugar FEMPA – Festival de Musica de Parauapebas) / Praça da Cidadania Coord. Cultura/Afonso Camargo 22h30 às 23h00
- Apresentação Cultural (Raízes da Amazônia) / Praça da Cidadania Coord. Cultura/Afonso Camargo / 23 a 00h00
- Banda Nacional – Trilogia – Belém (Lucinha Bastos, Nilson Chaves, Marco Monteiro) / Praça da Cidadania Coord. Cultura/Afonso Camargo / 00h00 às 02h00
10/05 - Alvorada bairros da cidade / Coord. Cultura/Afonso Camargo / 06h00
- Passeio Ciclístico Praça do Bairro Beira Rio Coord. Esporte/Anderson / 07h00
- Ato Cívico - Celebração 20 anos de Parauapebas–PAZ–Coral Municipal
- Abertura do JIP's, abertura da feira de artesanatoe rua de lazer / Em frente Supermax / Planejamento/Gabinete/Cultura Representantes dos programas (Pipa, Lep, Educação) /
08h00
10/05 - Premiação do Concurso de Redação / Temas: A cidade que queremos e o Campo que queremos Escolas Públicas / Raimundo Neto/SEMED / 10h00
- Jogo de Futebol (Seleção de Parauapebas x seleção brasileira de Máster) / Estádio Rosenão / Coord. Esporte/Anderson / 16h00
- DJ Lobato / Praça de Eventos / Coord. Cultura/Afonso Camargo 19 às 21h00
- Apresentação Cultural Grupo Yawara / Praça de Eventos / Coord. Cultura/Afonso Camargo / 21 às 21h30
- Cantor Sertanejo Lailson / Praça de Eventos / Coord. Cultura/Afonso Camargo / 21h30 às 22h30
- Banda Local Wamberto e Banda e convidados / Praça de Eventos / Coord. Cultura/Afonso Camargo / 22h30 às 23h30
- Pronunciamento do Prefeito e show pirotécnico / Praça de Eventos / Coord. Cultura/Afonso Camargo / 23h30 a 00h00
- Banda Nacional Titãs / Praça de Eventos / Coord. Cultura/Afonso Camargo / 00h00 às 02h00
16/05 - Inauguração da Ponte e Água do Cedere I/Agua do Onalicio Barros / Cedere I / Cerimonial/Obras / 17h00
- Formatura do Programa Inclusão Digital / CDC / Coutinho/SEMAS / 19h00
17/05 - Inauguração da Escola Terra Rocha / Cerimonial/Obras/Semed / 10h00
24/05 - Inauguração Posto de Saúde e Escola Vilinha / Cerimonial/Obras/Semed / 10h00
25/05 - Inauguração Posto de Saúde / APA / Cerimonial/Obras / 9h00
31/05 - Inauguração Praça/Posto de Saúde/Caixa d'água / Palmares II / Cerimonial/Obras/Semed / 17h00
13/06 - Casamento Comunitário / CDC / Gabinete
Joelma / 18h30
20/06 - Inauguração Escola Liberdade II / Cerimonial/Obras/Semed / 17h00
27/06 - Inauguração Duplicação da PA c/trevo B. da Paz / Cerimonial/Obras / 18h00

terça-feira, 6 de maio de 2008

Maior escola de Parauapebas será inaugurada nesta terça-feira



Será inaugurada nesta terça-feira (6), a partir das 18 horas, no bairro Nova Vida, a escola municipal Antônio Matos. A construção da escola iniciou-se em outubro do ano passado e teve custo de R$ 2,5 milhões. A nova unidade escolar conta com o maior prédio entre os estabelecimentos da rede municipal, e o sexto erguido nos últimos três anos e meio.

A obra de 3.300 m² (o equivalente à área de um campo de futebol) visa promover educação de qualidade a crianças, jovens e adultos de Parauapebas, bem como ao alívio do sistema de matrículas.

A nova escola vai gerar 2.200 vagas, isto é, proporcionar atendimento a 2.200 alunos da 1ª à 8ª série. Além disso, 100 estudantes terão aulas de reforço. Em termos comparativos, a escola terá tanta gente quanto a população urbana do menor município paraense, Bannach, ou três vezes a população do município menos populoso do Brasil, Borá, no interior de São Paulo.

O prédio possui 16 salas de aula, cada uma com 49 m², biblioteca, sala para alunos especiais, sala de informática, sala de artes, seis banheiros (todos com sanitários adaptados a portadores de necessidades especiais), quadra de esportes, bloco administrativo (com salas para reunião, direção e professores; secretaria e arquivo; banheiros para funcionários), além de mini-estacionamento, guarita, depósito, almoxarifado, refeitório, entre outros.

Com a escola pronta, serão beneficiadas diretamente comunidades onde residem cerca de 40 mil pessoas e que formam o mais populoso complexo de bairros de Parauapebas – o Da Paz, formado pelos bairros da Paz, Guanabara, Nova Vida e Caetanópolis.

Homenagem
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Matos Filho foi criada pelo Decreto nº 112, de 1º de abril de 2007. É impossível falar da importância da escola sem reconhecer o fato de que o sindicalista Antônio Matos (o popular “Antônio do Alho”), quem lhe emprestou o nome, foi um cidadão atuante que muito contribuiu na luta pelos interesses do homem do campo de Parauapebas.

O nome Antônio Matos é uma homenagem ao sindicalista que, no dia 8 de junho de 2005, foi misteriosamente assassinado por um motoqueiro. O crime foi veiculado pela imprensa de todo o Brasil e chocou Parauapebas.

Contatos
A escola está localizada na rua Santa Maria, s/nº, bairro Nova Vida. A diretora responsável pelo prédio é Maria Arnete Oliveira. Mais informações pelos telefones (94) 3346-8234/8235/7557/2018, ramal 202. (Fonte: Semed)

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Pequenos produtores vão ser beneficiados com bodes e ovelhas

Dezenas de pequenos produtores rurais de Parauapebas estão secadastrando junto à Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) eassociações para desenvolver criação de bodes e ovelhas, por meio doProjeto Diversificar Ovino-Caprinocultura.

Nesta quarta-feira (7), a Prefeitura de Parauapebas vai promover umdia de campo no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar (Cetaf), àsmargens da rodovia PA-160, a partir das 9 horas, quando naoportunidade vão ser entregues aos pequenos agricultores cadastradosna Sempror plantéis formados por um reprodutor e quatro matrizes(fêmeas).

O Projeto Diversificar vem sendo desenvolvido pela prefeitura, emparceria com a Emater (Empresa , Ufra e Cooper, e tem como objetivoampliar a renda das famílias rurais, melhorar o conhecimento dospequenos produtores na condução dos sistemas alternativos e melhorar opotencial genético das criações tradicionais.

Para participar do projeto, o interessado tem que ser pequenoprodutor, morar na propriedade agrícola, praticar agriculturafamiliar, demonstrar aptidão para a criação de pequenos animais epossuir propriedade compatível com a cultura.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Darci x Bel

No blog do Bacana

O blog falou a pouco com o Darci Lermen prefeito de Parauapebas que disse o seguinte:

"A Bel acha que ganhou as eleições e ela está muito enganada"

"De forma alguma mandei invadir a ferrovia, o que eu disse foi (se não tiver jeito façam, mas de forma pacífica, sem baderna, pois a ocupação e a baderna só interessa aos executivos da Vale"

"Em Pebas a situação é diferente que em outras prefeituras, claro que a decisão de subir em meu palanque é da Governadora mas eu tenho certeza absoluta que ela subirá em meu palanque e fará campanha declarada para mim"

"Durante o período que Bel foi prefeita tivemos 15 invasões rurais e em minha administração apenas uma"

"Tenho minha consciência tranquila que luto pelos interesses do povo de Pebas, na justiça, o que a Bel não fez em 8 anos. A Vale tem de entender que este casamento da cidade com ela é para sempre mas que ela não pode tratar nosso povo como um povo de terceira categoria"

"A Vale quer passar a impressão que sou um prefeito aloprado, mas penso muito antes de tomar qualquer decisão e as ocupações em abril todos já previam, não tem nada a ver comigo".

Falamos agora a pouco com a deputada Bel Mesquita que nos disse o seguinte:

"Não acredito que Ana Júlia suba no palanque de Darci, afinal eu também fiz campanha para ela, sou sua aliada e ajudei nesta vitória. Que ela mande todo o PT apoiá-lo, mas ela, como Governadora que nós do PMDB ajudamos a eleger, não deve subir em palanque onde dois aliados concorrem ao mesmo cargo, como em Parauapebas"

"Como prefeito temos que manter o estado de direito, temos que ser supra partidários, não podemos incentivar ocupações e invasões"

"O Darci ainda não desceu do palanque, esqueceu que é prefeito de todos, não só do PT"

"Esta ação que o Darci diz que ganhou contra a Vale fui eu que entrei, em meu mandato. Até que correu rápido já que a justiça é tão lenta"

"Foi ótimo ter trocado o PSDB pelo PMDB. Nunca tive espaço para conversar com outros partidos quando estava com os tucanos, todas as decisões vinham de Belém. No PMDB não, temos voz, somos respeitados, somos uma confraria de amigos"

"Sempre convivi bem com a Vale, não podemos esquecer que ela é parte de Parauapebas e se eleita vou defender, como sempre fiz, os interesses de Parauapebas, assim como os executivos da Vale defendem seus interesses, mas farei isso sem inflamar ninguém, na paz, dentro da lei"

"Não sei se Jader é candidato ao Senado, sei que o PMDB todo quer isso. O senado é o local dele"

"Dentro do partido tenho uma importância não só local, como regional e até estadual, graças aos espaços que me foram dados. Isso é respeito, coisa que no PSDB não havia".

Última rodada da I Copa Aicop de Futsal

Acontece neste domingo (4), a partir das 14 horas, a última rodada da I Copa Aicop de Futsal, na quadra esportiva da escola Marluce Massariol, bairro União.

Defrontam-se Correio do Pará x TV Band (às 14 horas), Rádio Tribu’s x TV Liberal (15 horas), Jornal Hoje x Rádio Cidade (16 horas) e O Regional x Jornal Impacto (17 horas).

Desta rodada se classificam quatro times, que jogam entre si na final.

CLASSIFICAÇÃO
Posição Times PG J V E D GP GC SG
1º - TV Band 13 6 4 1 1 46 22 24
2º - TV Liberal 13 6 4 1 1 31 30 1
3º - Correio do Pará 10 6 3 1 2 14 13 1
4º - Rádio Cidade 9 6 3 - 3 41 21 20
5º - O Regional 9 6 3 - 3 25 23 2
6º - Rádio Tribus 7 6 2 1 3 15 27 -12
7º - Jornal Hoje 6 6 2 - 4 13 22 -9
8º - Jornal Impacto 0 3 - - 3 9 36 -27

Repórter 70

Coluna Repórter 70 de O Liberal desta quinta-feira (01)

Emendas
Das 21 emendas apresentadas pela deputada Bel Mesquita ao Orçamento Geral da União de 2008, ironicamente nenhuma se destina a Parauapebas, município do qual foi prefeita e onde se apresenta como pré-candidata para retornar ao posto pelo PMDB. Depois, quando o eleitor diz que só é lembrado em véspera de eleição, não lhe querem dar razão.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Governador do Maranhão manda fechar rádio do Estado

O governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), fez ontem (29) o que muitos governantes gostariam de fazer, mas não têm coragem - ou não são suficientemente loucos para tanto: determinou o fechamento por 10 dias da rádio Timbira, que pertence ao próprio governo do Estado.

A polícia foi até a sede da emissora e cumpriu a ordem sem pestanejar.

“O governador me ligou dizendo que a emissora não estava ajudando o governo dele, que iria prejudicá-lo neste momento em que tem um processo de cassação de mandato no TSE, e que iria tirá-la do ar por dez dias”, contou ao jornal Folha de S.Paulo o diretor da rádio Gilberto Lima.

A Secretaria de Comunicação do Estado preferiu dizer que o governador determinou que a rádio fosse fechada apenas para "ajustes técnicos necessários". E que ao final do período será anunciada a nova direção da emissora.

Espaço da Poesia13

Pão

Autor: Jorge Bastos

Do teu pão
faço a hora
movo a massa
o fogo queima a sua lição

e a mão anônima
em seu naufrágio.

O rigor
leveda sobre a mesa
Trabalho, úlcera
quando anoitece

O pão
faz o tempo
comer o alimento.

A noite passa,

migalhas